Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul
 







 

20/05/2024
 

Comunidade

Obra é inaugurada inacabada e com estrutura precária

Avatar

Publicado

em

_DSC0040No apagar das luzes de sua gestão, o ex-prefeito Jairo Jorge inaugurou uma obra inacabada no bairro Niterói. O “parque” da Paz”, que em teoria é um espaço que deve privilegiar a multiplicidade religiosa, foi entregue com infraestrutura inacabada e precária. Segundo os antigos gestores da Prefeitura, o custo total da obra do “parque” chega a R$ 1,44 milhão e não foi divulgado o valor gasto com esta parte que foi entregue.

Localizado à beira do Rio Gravataí, na Rua Ari Dias Ferreira, no Bairro Niterói, o “parque” ocupa uma área de 64 hectares. A administração de Jairo Jorge prometeu que seria um “parque” inter-religioso com pórtico, estacionamento para 55 vagas, praça de alimentação, lojas, playgroud e anfiteatro. Além disso, ele teria módulos para todas as religiões. Na prática, apenas o módulo para religiões de matriz africana foi entregue antes da inauguração e nem mesmo a via de acesso até este módulo está concluída.

Estrutura precária

Os veículos que se deslocam dentro do “parque” para chegar até as estátuas que fazem referência a orixás precisam passar por uma via estreita que tem pavimentação só até a metade e depois se transforma apenas em um aterro, onde os carros afundam parcialmente as rodas ao trafegar.
Quando chove, se torna ainda mais difícil o acesso ao “parque”. Nossa equipe de reportagem visitou o local em um dia de sol e, mesmo assim, um lamaçal tomava conta do espaço. A falta de pavimentação e de mecanismos de escoamento para a água que fica represada pelos aterros construídos para abrigar as futuras estruturas do “parque” fazem com que a umidade seja constante.

Na primeira etapa, foram executados demarcação topográfica, manejo vegetal, aterramento da área, guarita e banheiros de contêiner, trilhas que levam ao círculo de matriz africana, construção e colocação das três primeiras de 12 esculturas prometidas. Embora os contêineres tenham sido instalados no local, horas depois da festa de inauguração eles foram depredados. Depois disso as estruturas de guarita e banheiros foram retiradas do local. O Timoneiro contatou a atual gestão da Prefeitura para saber o que aconteceu com os contêineres e para obter os valores gastos pela administração anterior no “parque”. No entanto, não recebemos resposta até o fechamento desta edição.

Vereadores discutem

O vereador Juares Hoy (PTB) se pronunciou em seu perfil no Facebook na última semana, mostrando os problemas da estrutura do “parque” e contestando os valores gastos na obra. O vereador Paulinho de Odé (PT) publicou um texto em resposta, no qual questionou se Juares estaria praticando perseguição política e religiosa. Horas depois, Juares publicou um novo vídeo, no qual afirmou que não tem nada contra nenhuma religião e voltou a afirmar que vê problemas na localização e no valor gasto para a construção do “parque”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Serviço de recuperação de documentos na cidade de Canoas começou nesta quarta-feira

Redação

Publicado

em

Serviço de recuperação de documentos na cidade de Canoas começa nesta quarta-feira

O Poder Judiciário do RS, em parceria com a Defensoria Pública e o Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) de Canoas  a partir desta quarta-feira, 15, uma força-tarefa para identificação e registro civil das pessoas atingidas pelas enchentes que estão abrigadas nos alojamentos temporários do município. O serviço funcionará das 9h às 17h.

“Recomeçar é Preciso!”

O Programa “Recomeçar é Preciso!” levará uma comitiva composta por juízes, servidores, estagiários e defensores públicos para realizar o levantamento dos dados para confecção da segunda via das certidões de nascimento e casamento e certidão de óbito, a fim de garantir o direito básico de identificação civil.

Nesta primeira fase, com o apoio de professores e alunos da Universidade Luterana do Brasil, serão atendidas as pessoas que estão no alojamento da Ulbra, pois conta com o maior número de atingidos pela catástrofe natural que assolou o Estado.

O alojamento da Ulbra está localizado na Av. Farroupilha, número 8001 – São José, Canoas

 

Continuar a ler

Comunidade

DESASTRE NO RS: Defesa Civil de Canoas reforça pedido por doação de cobertores

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Defesa Civil de Canoas reforça pedido por doação de cobertores - Foto: Bruna Ourique

A Prefeitura de Canoas, por meio da Defesa Civil, necessita, com urgência, da doação de cobertores para ajudar as famílias resgatadas pelas equipes de socorro. O item se faz necessário para aquecer as pessoas que estão sendo retiradas das águas.

As doações poderão ser entregues na Central de Doações, localizada na Cassol Centerlar, na Avenida Farroupilha, 5775, no bairro Marechal Rondon.

Além dos cobertores, a comunidade também pode contribuir com colchões, produtos de limpeza, itens de higiene, água, toalhas e alimentos perecíveis e não perecíveis.

Continuar a ler

Comunidade

DESASTRE NO RS: Barcos de voluntários fazem a diferença nos resgates na cidade de Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Barcos de voluntários fazem a diferença nos resgates na cidade de Canoas - Foto: Bruna Ourique

O apoio de voluntários com o uso de barcos e outras embarcações de pequeno porte vem fazendo a diferença nas ações de resgate em diferentes regiões da cidade de Canoas.

De acordo com a Defesa Civil, os meios de transporte possibilitam o acesso às áreas tomadas pelas cheias e onde não é mais possível a aproximação a pé ou com veículos automotores. Além disso, as estruturas também são utilizadas durante à noite, quando os resgates aéreos estavam impossibilitados.

Prefeito faz apelo por ajuda

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um apelo para que mais proprietários de embarcações contribuíssem com os resgates de modo voluntário.

“Se as pessoas tiverem barcos, nós estamos necessitando muito desses meios. Em grande parte dos locais, com a elevação da água, somente conseguimos ingressar de barco nos bairros. Então, apelamos para que as pessoas realmente cedam barcos para que a gente possa continuar trabalhando o dia. Solidariedade é a palavra certa. E, nós, felizmente, diante desta magnitude do desastre em Canoas, de outro lado, percebemos que, felizmente, a nossa raça humana continua sendo solidária”, destacou o prefeito durante live em suas redes sociais.

Os proprietários de barcos são orientados a comparecer até a sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas (Rua Humaitá, 1130, Nossa Senhora das Graças), para melhor organização dos resgates.

Já as demais pessoas interessadas em atuar como voluntários, em outras diferentes frentes, podem seguir até a sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, Nossa Senhora das Graças).

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm

Canoas unida

Prefeitura de Canoas Adverte


Isso vai fechar em 20 segundos