Política
Prefeito Jairo Jorge anuncia medidas e mantém apenas quatro secretários

O prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), retornou à Prefeitura de Canoas na manhã desta terça-feira, 28, após término do prazo de afastamento estabelecido pela Justiça Estadual na Operação Copa Live.
No seu retorno, o prefeito foi recebido por dezenas de apoiadores em frente à Prefeitura, e a cerimônia contou com a fala de um pastor e a escadaria do prédio municipal foi lavada por representantes religiosos de matriz africana. “Meu foco é recuperar Canoas, que é a cidade que eu nasci e a cidade que eu amo”, enfatizou.
Primeiras medidas anunciadas
– Procurar o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário e o Governo Federal e apresentar uma proposta para que os dois hospitais sejam administrados de forma pública pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas, além de criar uma Secretaria Extraordinária para a Gestão Hospitalar, com o objetivo de acompanhar, monitorar e fortalecer o trabalho dos três hospitais da cidade.
– Retomada do Choque de Limpeza, além de lançar o Canoas Iluminada, com objetivo de garantir que cem por cento das lâmpadas esteja funcionando e que tragam segurança efetiva para as famílias em todos os bairros da cidade.
– Criação do novo Decálogo Ético, e do Autoridade de Transparência – órgão a ser coordenado pela Ouvidora- Geral do Município – para auxiliar nas ações de apuração, investigação e transparência em sintonia com a Controladoria-Geral do Município.
– Volta do Prefeitura na Rua neste sábado, 1º, no bairro Rio Branco, das 9h às 12h, na Praça Cônego Lotário Steffens, oportunidade para a população levar demandas, críticas, sugestões e ideias diretamente ao prefeito, secretários e subprefeitos.
– Lançamento do Prefeitura Itinerante que, de segunda a sexta-feira, estará nos quatro quadrantes e na região central do município, ouvindo a comunidade e buscando sugestões. Nos domingos, a iniciativa estará nos parques.
Mudança no secretariado
Quatro foram mantidos nos cargos. São eles: Beth Colombo, secretária de Educação; Aristeu Ismailow, secretário de Saúde; Maurício Rocha, secretário Especial de Engenharia e Arquitetura; e Deise Busato, secretária de Licitações, Compras e Parcerias. Segundo informou o prefeito, os demais devem ser anunciados em até duas semanas.
“Rombo milionário”
Em entrevista concedia a RBS TV, Jairo afirmou que a cidade enfrenta um rombo milionário nas contas públicas. “São números próximos de 300 milhões de reais. Então o déficit de 2022 é o maior de toda nossa história. Tem fornecedores que não recebem desde setembro, e temos que colocar em dia”, disse.
A mesma reportagem ouviu o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques, que retrucou as falas de Jairo, alegando ser cortina de fumaça para o afastamento, que, segundo ele, teria gerado turbulência e repercutido no orçamento do Município. “As contas estão totalmente dia. Não é verdade o que está dizendo Jairo Jorge”, finalizou.
Política
Tina Colares assume vaga de Cris Moraes na Câmara de Vereadores de Canoas

Tomou posse como vereadora na terça-feira, 28, a primeira suplente do PV, Tina Colares. Ela assume a vaga deixada por Cris Moraes, que está, de forma interina, como chefe do executivo municipal.
A nova vereadora tomou posse em um ato na sala da presidência, sendo recepcionada pelo presidente Gilson Oliveira (Avante).
Sobre Tina Colares
Tina é Licenciada em Educação Física pela ULBRA Canoas, com especialização em dança pela PUC/RS e MBA Produção Executiva e Gestão de Risco.
Foi também supervisora dos programas do Centro de Atividade Motora Adaptada ULBRA Canoas e Professora da rede estadual de ensino com experiência em gestão de projetos.
Em 2013 foi delegada estadual na Conferência Nacional de Cultura e atuava, desde 2021, na administração Secretaria da Cultura, primeiro como Gestora Cultural e depois como Secretária Adjunta.
Cris Moraes
Cris Moraes está no segundo mandato e era o atual presidente da Câmara Municipal para o biênio de 2023/2024.
Política
PEC das Ferrovias é aprovada na Assembleia Legislativa do RS

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Ferrovias, de autoria do deputado Felipe Camozzato (NOVO) e outros 28 parlamentares, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do RS nesta terça-feira, 28. A matéria foi chancelada, em primeiro turno, com 46 votos favoráveis e dois contrários.
Sobre a PEC
A PEC desburocratiza investimentos ao permitir o modelo de autorização de investimentos – além da concessão. E garante mais agilidade ao governo do Estado para viabilizar investimentos privados em ferrovias estaduais, aquelas que não interligam portos e cruzam a fronteira estadual.
Além disso, a proposta também contempla terminais, pátios e outras infraestruturas acessórias.
Ao falar no plenário, Felipe Camozzato defendeu que as ferrovias são uma alternativa para aumentar a competitividade do Estado, que atualmente possui um custo logístico acima da média nacional.
O deputado cita o exemplo do estado do Mato Grosso, que aprovou a sua PEC e teve um investimento de $11,2 bilhões em ferrovias.
“Precisamos cada vez mais utilizar a malha ferroviária como uma forma de transporte barata e eficiente, para aumentar a competitividade para o Estado. Mato Grosso está saindo na frente e deu início a uma das maiores obras de extensão ferroviária do Brasil. Agora será a vez do Rio Grande do Sul”, menciona.
Política
Vereador Gilson Oliveira assume presidência da Câmara Municipal de Canoas

Em cerimônia realizada na noite de sexta-feira, 24, o vereador Gilson Oliveira (Avante) assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Canoas.
A transmissão do cargo ocorreu nas dependências do Gabinete da Presidência, contando com a presença do então presidente Cris Moraes (PV), agora prefeito interino da cidade.
O motivo da transferência de responsabilidades foi então a convocação de Cris Moraes para assumir a Prefeitura Municipal, conforme Ofício N° 611 de 2023 enviado pelo Executivo Municipal, diante do afastamento do prefeito Jairo Jorge e a impossibilidade, por motivos de saúde, do vice-prefeito Nedy de Vargas Marques.
Diante dessa convocação, Moraes transmitiu oficialmente o cargo de Presidente ao Vereador Gilson Oliveira.
Durante a breve cerimônia, Gilson expressou seu compromisso em assumir a presidência da Casa Legislativa durante o período de afastamento do titular.
Ele destacou sua disposição em liderar e colaborar para o bom andamento dos trabalhos legislativos. A ata oficial da reunião, numerada como Ata 201, registra os momentos da transmissão de cargo.
- Destaques1 semana atrás
CHEIAS: 28 pessoas são resgatadas pela Defesa Civil de Canoas
- Nova Santa Rita1 semana atrás
Informação de que subestação de energia alagada em Nova Santa Rita corre risco de desabastecimento é falsa
- Geral1 semana atrás
Guaíba atinge maior nível desde enchente de 1941 em Porto Alegre e invade trilhos do trem
- Notícias1 semana atrás
Sicoob inaugura no centro sua terceira agência em Canoas
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “O GUERNICAUSTO” (por Omar Ferri)
- Nova Santa Rita1 semana atrás
Cheia histórica do Rio Caí ultrapassa sete metros no município e atinge residências
- Geral1 semana atrás
Presidente Lula assina medidas para igualdade racial no Dia da Consciência Negra
- Destaques1 semana atrás
VÍDEO: Resgate das famílias em Canoas