Conecte-se conosco




 

29/11/2023
 

Política

Prefeito Jairo Jorge anuncia medidas e mantém apenas quatro secretários

Redação

Publicado

em

O prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), retornou à Prefeitura de Canoas na manhã desta terça-feira, 28, após término do prazo de afastamento estabelecido pela Justiça Estadual na Operação Copa Live.

No seu retorno, o prefeito foi recebido por dezenas de apoiadores em frente à Prefeitura, e a cerimônia contou com a fala de um pastor e a escadaria do prédio municipal foi lavada por representantes religiosos de matriz africana. “Meu foco é recuperar Canoas, que é a cidade que eu nasci e a cidade que eu amo”, enfatizou.

Primeiras medidas anunciadas

– Procurar o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário e o Governo Federal e apresentar uma proposta para que os dois hospitais sejam administrados de forma pública pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas, além de criar uma Secretaria Extraordinária para a Gestão Hospitalar, com o objetivo de acompanhar, monitorar e fortalecer o trabalho dos três hospitais da cidade.

– Retomada do Choque de Limpeza, além de lançar o Canoas Iluminada, com objetivo de garantir que cem por cento das lâmpadas esteja funcionando e que tragam segurança efetiva para as famílias em todos os bairros da cidade.

– Criação do novo Decálogo Ético, e do Autoridade de Transparência – órgão a ser coordenado pela Ouvidora- Geral do Município – para auxiliar nas ações de apuração, investigação e transparência em sintonia com a Controladoria-Geral do Município.

– Volta do Prefeitura na Rua neste sábado, 1º, no bairro Rio Branco, das 9h às 12h, na Praça Cônego Lotário Steffens, oportunidade para a população levar demandas, críticas, sugestões e ideias diretamente ao prefeito, secretários e subprefeitos.

– Lançamento do Prefeitura Itinerante que, de segunda a sexta-feira, estará nos quatro quadrantes e na região central do município, ouvindo a comunidade e buscando sugestões. Nos domingos, a iniciativa estará nos parques.

Mudança no secretariado

Quatro foram mantidos nos cargos. São eles: Beth Colombo, secretária de Educação; Aristeu Ismailow, secretário de Saúde; Maurício Rocha, secretário Especial de Engenharia e Arquitetura; e Deise Busato, secretária de Licitações, Compras e Parcerias. Segundo informou o prefeito, os demais devem ser anunciados em até duas semanas.

“Rombo milionário”

Em entrevista concedia a RBS TV, Jairo afirmou que a cidade enfrenta um rombo milionário nas contas públicas. “São números próximos de 300 milhões de reais. Então o déficit de 2022 é o maior de toda nossa história. Tem fornecedores que não recebem desde setembro, e temos que colocar em dia”, disse.

A mesma reportagem ouviu o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques, que retrucou as falas de Jairo, alegando ser cortina de fumaça para o afastamento, que, segundo ele, teria gerado turbulência e repercutido no orçamento do Município. “As contas estão totalmente dia. Não é verdade o que está dizendo Jairo Jorge”, finalizou.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Tina Colares assume vaga de Cris Moraes na Câmara de Vereadores de Canoas

Redação

Publicado

em

Tina Colares assume vaga na Câmara de Vereadores de Canoas no lugar de Cris Moraes

Tomou posse como vereadora na terça-feira, 28, a primeira suplente do PV, Tina Colares. Ela assume a vaga deixada por Cris Moraes, que está, de forma interina, como chefe do executivo municipal.

A nova vereadora tomou posse em um ato na sala da presidência, sendo recepcionada pelo presidente Gilson Oliveira (Avante).

Sobre Tina Colares

Tina é Licenciada em Educação Física pela ULBRA Canoas, com especialização em dança pela PUC/RS e MBA Produção Executiva e Gestão de Risco.

Foi também supervisora dos programas do Centro de Atividade Motora Adaptada ULBRA Canoas e Professora da rede estadual de ensino com experiência em gestão de projetos.

Em 2013 foi delegada estadual na Conferência Nacional de Cultura e atuava, desde 2021, na administração Secretaria da Cultura, primeiro como Gestora Cultural e depois como Secretária Adjunta.

Cris Moraes

Cris Moraes está no segundo mandato e era o atual presidente da Câmara Municipal para o biênio de 2023/2024.

Continuar a ler

Política

PEC das Ferrovias é aprovada na Assembleia Legislativa do RS

Redação

Publicado

em

PEC das Ferrovias é aprovada na Assembleia Legislativa do RS

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Ferrovias, de autoria do deputado Felipe Camozzato (NOVO) e outros 28 parlamentares, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do RS nesta terça-feira, 28. A matéria foi chancelada, em primeiro turno, com 46 votos favoráveis e dois contrários.

Sobre a PEC

A PEC desburocratiza investimentos ao permitir o modelo de autorização de investimentos – além da concessão. E garante mais agilidade ao governo do Estado para viabilizar investimentos privados em ferrovias estaduais, aquelas que não interligam portos e cruzam a fronteira estadual.

Além disso, a proposta também contempla terminais, pátios e outras infraestruturas acessórias.

Ao falar no plenário, Felipe Camozzato defendeu que as ferrovias são uma alternativa para aumentar a competitividade do Estado, que atualmente possui um custo logístico acima da média nacional.

O deputado cita o exemplo do estado do Mato Grosso, que aprovou a sua PEC e teve um investimento de $11,2 bilhões em ferrovias.

“Precisamos cada vez mais utilizar a malha ferroviária como uma forma de transporte barata e eficiente, para aumentar a competitividade para o Estado. Mato Grosso está saindo na frente e deu início a uma das maiores obras de extensão ferroviária do Brasil. Agora será a vez do Rio Grande do Sul”, menciona.

Continuar a ler

Política

Vereador Gilson Oliveira assume presidência da Câmara Municipal de Canoas

Redação

Publicado

em

Vereador Gilson Oliveira assume Presidência da Câmara Municipal de Canoas

Em cerimônia realizada na noite de sexta-feira, 24, o vereador Gilson Oliveira (Avante) assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Canoas.

A transmissão do cargo ocorreu nas dependências do Gabinete da Presidência, contando com a presença do então presidente Cris Moraes (PV), agora prefeito interino da cidade.

O motivo da transferência de responsabilidades foi então a convocação de Cris Moraes para assumir a Prefeitura Municipal, conforme Ofício N° 611 de 2023 enviado pelo Executivo Municipal, diante do afastamento do prefeito Jairo Jorge e a impossibilidade, por motivos de saúde, do vice-prefeito Nedy de Vargas Marques.

Diante dessa convocação, Moraes transmitiu oficialmente o cargo de Presidente ao Vereador Gilson Oliveira.

Durante a breve cerimônia, Gilson expressou seu compromisso em assumir a presidência da Casa Legislativa durante o período de afastamento do titular.

Ele destacou sua disposição em liderar e colaborar para o bom andamento dos trabalhos legislativos. A ata oficial da reunião, numerada como Ata 201, registra os momentos da transmissão de cargo.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm