Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

16/10/2026
 

Política

ELEIÇÕES 2024: Convenções começam a colocar as peças no tabuleiro eleitoral

Redação

Publicado

em

Só saberemos quem ocupará o posto máximo do Executivo municipal entre 2025 e 2028 no dia 6 de outubro, data do primeiro turno, ou em 27 de outubro se a eleição for para segundo turno. Mas já podemos antever com mais clareza o grupo provável de prefeituráveis, os possíveis candidatos e candidatas ao cargo.

Isto porque os partidos iniciaram suas convenções e iniciaram as indicações de pré-candidatos a vereador e às chapas majoritárias. Até o dia 25 de julho, quatro já tinham reunido seus filiados, o que deve ocorrer com todos obrigatoriamente até o dia 5 de agosto pelo calendário eleitoral.

O prefeito Jairo Jorge, que está no seu terceiro mandato, é o nome a ser batido. Se antes da enchente de maio poucos se colocavam como desafiantes, o desgaste ao ocupante do cargo provocado pela tragédia levou muitos partidos a acreditarem que podem ocupar um melhor espaço na corrida eleitoral.

Até o fechamento desta edição, embora Jairo ainda não tenha confirmado em convenção seu nome, o tabuleiro tem ele buscando a reeleição e como demais postulantes ao cargo Beth Colombo (Republicanos) e Airton Souza (PL), já indicados ao cargo pelos seus partidos. A vereadora Maria Eunice (PT) postula oficialmente ser vice de Jairo por indicação do partido.

Mais dois nomes estão praticamente na disputa, faltando a confirmação: Odirlei Campiol (Novo) e Rodrigo Cebola (PSOL). Pelo menos 5 vereadores atuais, um ex-vereador e um ex-prefeito podem ainda se lançar candidatos pelos seus partidos ou poderão ser vice em composições.

O ex-prefeito em questão é Busato, atualmente deputado federal e que ainda não negou que pode ser candidato. Aliás, seu partido União Brasil segue negociando e pode mexer bastante no tabuleiro que atualmente está posto, dependendo se ele se lançar ou indicar um nome para vice em outra chapa.

A seguir, como cada partido está saindo ou indo de sua convenção.

PODEMOS

Já no primeiro dia da janela de convenções, o Podemos lançou sua nominata de 22 pré-candidatos a vereador em evento que contou com a presença do prefeito Jairo Jorge (PSD), que o partido apoiará em sua segunda tentativa de reeleição, que seria seu quarto mandato. O partido atualmente tem um vereador, Dr. Laercio, que busca reeleição.

Republicanos

Com duas cadeiras atualmente na Câmara com os vereadores Pastor Duarte e Linck (ambos buscam reeleição), o Republicanos surpreendeu parte do mundo político lançando a ex-vice-prefeita de Canoas Beth Colombo como pré-candidata a Prefeita de Canoas. Colombo é servidora de carreira aposentada do município, com longa participação política em diversos governos, inclusive sendo recentemente secretária de Educação tanto nos governos Jairo Jorge quanto de Nedy de Vargas, um dos raros casos que esteve acima da quebra política entre prefeito e vice.

Mas sua ligação mais forte é com o atual prefeito Jairo Jorge, de quem foi vice-prefeita duas vezes e a sua candidata à sucessão em 2016, quando foi derrotada por Luiz Carlos Busato. Desde lá, se dedicou ao fortalecimento dos quadros femininos do partido Republicanos e se tornou uma liderança estadual do partido.

PL

O Partido Liberal, que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como sua sua liderança, também conta com dois vereadores: Abmael (busca reeleição) e Airton Souza. Após muita briga interna com três nomes buscando a indicação, Airton Souza foi confirmado como candidato a Prefeito do partido. Airton conta com apoio de nomes fortes do partido no Congresso e conta com a presença de Bolsonaro em Canoas para alavancar sua campanha.

Airton é vereador desde 2001, com o intervalo de uma legislatura quando saiu para ser vice do Busato e acabou sendo impedido por uma questão partidária. Foi duas duas vezes o mais votado à Câmara, sendo que uma vez ultrapassou os 5 mil votos, marca que só ele alcançou até hoje.

PT

O Partido dos Trabalhadores também já realizou sua convenção e indicou a vereadora Maria Eunice como pré-candidata a vice na chapa de reeleição de Jairo Jorge. O outro vereador do partido, Emílio Neto, tenta a reeleição. Apesar da indicação de Eunice, Jairo Jorge ainda não anunciou sua vice e, caso ela não ocupe este espaço, o PT poderá ter candidatura própria para o Executivo.

MDB

O MDB chega em sua convenção nesta sexta-feira, 26, com indefinição se seu único vereador, Mossini, será candidato à reeleição ou será indicado como candidato a prefeito ou vice em uma composição.

NOVO

O Partido Novo levará para sua convenção no dia 26 uma chapa pura com os nomes de Odirlei Campiol e Alini Artioli como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Campiol é empresário no ramo de prestação se serviços para reformas e adequações para veículos pesados.

DC

O Democracia Cristã tem um vereador que buscará a reeleição, Gilson Oliveira, e pretende lançar como candidato a Prefeito o ex-vereador Accinelli e como vice Fiúsa, do PRTB. Completa a coligação o PMB.

PSOL

Outra chapa pura será a do PSOL, que confirmará no dia 3 de agosto Rodrigo Cebola e professora Daniele como candidatos a Prefeito e vice, respectivamente. Cebola é liderança comunitária do bairro Fátima e foi vereador por 11 meses em 2011.

UNIÃO

O União Brasil, que fará sua convenção no dia 3 de agosto, está indefinido e pode alterar profundamente o tabuleiro que está atualmente posto. Busato, ex-prefeito e que foi derrotado em sua tentativa de reeleição por Jairo Jorge, é deputado federal e não disse ainda se será ou não candidato. O partido chegou a pré-lançar o nome de Germano Valla, nome de confiança de Busato, e partidos também cortejam seu filho Rodrigo Busato como vice.

PSD

O PSD confirmará o prefeito Jairo Jorge como candidato a reeleição no dia 4 de agosto. Aliás, a coligação está usando como estratégia a realização das convenções da maioria possível dos partidos da base no mesmo dia para causar mais impacto, e para ter mais tempo de negociação.

Jairo está no seu terceiro mandato, que foi extremamente atípico, com afastamentos por parte da justiça, briga com seu vice-prefeito e a maior enchente da história da cidade nas vésperas das eleições. A coligação terá pelo menos seis partidos, podendo ser ainda maior. O partido tem dois vereadores que buscarão reeleição: Patteta e Jefferson Otto.

PDT

O PDT chega indefinido em sua convenção no dia 4 de agosto. O seu único vereador, Alexandre Gonçalves, deverá buscar a reeleição, mas integrantes do partido dizem que ele pode ainda se lançar candidato a Prefeito ou vice.

PV

O Partido Verde apoiará a reeleição de Jairo Jorge e tem um vereador em busca de reeleição, o presidente da Câmara, Cris Moraes. Convenção no dia 4.

PSDB

O PSDB, que tem dois vereadores em busca de reeleição (José Carlos Patricio e Aloísio Bamberg) apoiará a reeleição de Jairo Jorge. Convenção no dia 4.

Avante

O partido apoiará a reeleição do prefeito Jairo Jorge. O Avante tem um vereador, Adriano Agitasamba, que votou a favor da abertura da CPI para investigar a atuação do prefeito durante a enchente, o que deve deixá-lo de fora da nominata de pré-candidatos, já que os filiados do partido devem barrar seu nome na convenção, que será no dia 4 também.

PRD

O partido que nasceu da fusão do PTB e do Patriota tem dois vereadores: Leandrinho e Márcio Freitas. O partido negocia e caminha para a convenção no dia 5 de agosto podendo ter Freitas como candidato a Prefeito.

PP

O Progressistas tem dois vereadores que buscarão reeleição: Jonas Dalagna e Juarez Hoy. Segundo o presidente do partido, Marco Daniel, tanto ele como os vereadores podem ser lançados como candidatos a Prefeito. A convenção é dia 5.

Política

Aprovado fim da escala 6×1: entenda o que muda nas folgas, no salário e na jornada de trabalho

Avatar

Publicado

em

Jonas Pereira / Agência Senado

Aprovada na última quarta-feira, 14, pelo Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 estabelece dois dias de descanso remunerado por semana e reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial. O texto foi aprovado em dois turnos, com 75 votos favoráveis e um contrário em cada votação.

A proposta altera as regras atuais de jornada de trabalho no Brasil e prevê uma implementação gradual, com prazo de transição de 14 meses após a promulgação da emenda constitucional. Como o Senado manteve o texto aprovado anteriormente pela Câmara dos Deputados, a matéria poderá seguir para promulgação pelo Congresso Nacional.

Como será a mudança na jornada de trabalho

A implementação está prevista para ocorrer em duas etapas. Nos primeiros 60 dias após a promulgação da emenda, o limite máximo de trabalho será reduzido de 44 para 42 horas semanais, com a adoção da escala 5×2, que prevê cinco dias de trabalho e dois de descanso.

Após mais 12 meses, a jornada máxima será reduzida para 40 horas semanais. O limite diário permanece em até oito horas.

A proposta também estabelece dois dias de repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. Os dias de descanso não precisam ser consecutivos, e poderão existir regras específicas para determinadas atividades, desde que respeitados os limites estabelecidos.

Salários não poderão ser reduzidos

O texto determina que a redução da jornada não poderá resultar em diminuição salarial. A regra também vale para contratos de trabalho que já estão em vigor, incluindo a preservação dos pisos salariais das categorias profissionais.

A mudança busca garantir mais tempo de descanso aos trabalhadores sem perda de remuneração. A aplicação das novas regras, no entanto, ainda poderá exigir ajustes em contratos, acordos e convenções coletivas.

Regulamentação e regras para setores específicos

Apesar da aprovação, alguns pontos ainda dependem de regulamentação. A proposta prevê a possibilidade de criação de regras específicas para determinadas categorias e regimes diferenciados de trabalho, como a escala 12×36, utilizada em áreas como saúde e segurança.

Também poderão ser estabelecidas medidas transitórias para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. A previsão é que essas medidas sejam definidas por legislação complementar e estejam condicionadas à manutenção dos níveis de emprego.

Outro ponto que deverá ser esclarecido envolve a adaptação dos acordos coletivos às novas regras, além dos critérios para cálculo de horas extras e outras verbas trabalhistas.

Impactos econômicos entram no debate

A redução da jornada também gera discussões sobre os efeitos para empresas, empregos e preços. Representantes do setor empresarial apontam a possibilidade de aumento dos custos de contratação e de produção, enquanto defensores da medida destacam possíveis ganhos de produtividade, melhoria na qualidade de vida e redução do desgaste físico e mental dos trabalhadores.

Os efeitos concretos dependerão da implementação das novas regras, das características de cada setor e das medidas de adaptação adotadas durante o período de transição.

Continuar a ler

Política

Eduardo Leite e Zucco iniciam transição de governo no RS com instalação de escritório

Avatar

Publicado

em

O governador Eduardo Leite e o governador eleito Luciano Zucco inauguraram nesta terça-feira, 13, às 12h30, o Escritório de Transição, instalado no Edifício Guaíba. Os espaços, localizados no 11º andar do prédio, foram disponibilizados pelo atual governo para as equipes responsáveis pela transição administrativa.

Durante o encontro, as coordenações da transição apresentam um panorama geral da administração estadual, com informações sobre a estrutura e o funcionamento do governo.

Em razão do controle de acesso terceirizado ao edifício, apenas as assessorias do governo atual e do governo eleito acompanham a reunião. Imagens e fotografias são disponibilizadas aos veículos de comunicação.

Após o encontro, Eduardo Leite e Luciano Zucco atendem à imprensa na área externa do prédio, em frente à portaria principal. A entrevista está prevista para as 13h30.

Continuar a ler

Política

Visita ao filho Rodrigo como Prefeito é primeira agenda de Busato após reeleição

Avatar

Publicado

em

O deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) esteve em Canoas nesta quinta-feira, 8, em sua primeira agenda oficial após ser reeleito para a Câmara dos Deputados.

Durante a visita, Busato esteve com o filho, Rodrigo Busato (União Brasil), que ocupa temporariamente o cargo de prefeito de Canoas. A agenda ocorreu após o resultado das eleições e teve como foco questões relacionadas ao município e às ações de reconstrução.

Rodrigo parabenizou o deputado pela reeleição e destacou a participação da equipe durante a campanha.

“É uma alegria muito grande ter contribuído para essa conquista, liderando um time que trabalhou muito para garantir a continuidade desse projeto de defesa dos interesses de Canoas em Brasília. Quero parabenizar o deputado Busato pela reeleição e agradecer a toda a nossa equipe pelo empenho. Seguimos juntos, com o compromisso de buscar recursos, fortalecer parcerias e avançar na reconstrução da nossa cidade. Canoas precisa dessa união de esforços para seguir em frente”, afirmou Rodrigo.

Busato agradeceu os votos recebidos em Canoas e falou sobre a atuação do filho e da equipe durante o período eleitoral.

“Quero agradecer a cada canoense que confiou mais uma vez no nosso trabalho. O Rodrigo e toda a sua equipe foram fundamentais para essa conquista. Fiz questão de vir a Canoas nesta primeira agenda para reconhecer esse trabalho, prestigiar o Rodrigo e reafirmar meu compromisso com a cidade. Seguiremos trabalhando para trazer investimentos, apoiar a reconstrução e ajudar Canoas a avançar”, destacou o parlamentar.

Rodrigo Busato exerce temporariamente o cargo de prefeito de Canoas durante o período de recuperação de Airton Souza, que está afastado das atividades após ser diagnosticado com Covid-19.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto