Conecte-se conosco

header-top







 

27/05/2026
 

Geral

Mulheres são 79% dos inscritos para programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho

Redação

Publicado

em

Contemplados do CNH Social 2025 tem até sexta, 5, para apresentar documentação no Centro de Formação de Condutores

Encerrado o prazo para as inscrições para a CNH Social, DetranRS e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgam os primeiros números do programa, que oferecerá 3 mil serviços de habilitação gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico ou Devolve ICMS. O grande destaque foram as mulheres, que representaram 79% do total de 281.543 inscritos. Mais de 221 mil candidatas se inscreveram.

A habilitação para as categorias A e B (carro e moto) representou 86% das inscrições do programa (mais de 241 mil), considerando ambos os gêneros. Os demais serviços tiveram quase 40 mil inscritos (23,3 mil para adição e 16,5 mil para mudança de categoria).

Inscritos pelo Estado

Os municípios com o maior número de inscritos são:

  • Porto Alegre (64.507)
  • Pelotas (13.910)
  • Canoas (9.928)
  • Santa Maria (7.331)
  • Bagé (6.821)
  • Uruguaiana (5.599)
  • São Leopoldo (5.465)
  • Gravataí (4.034)
  • Novo Hamburgo (3.840)
  • Caxias do Sul (3.693)
  • Passo Fundo (2.955)

Sorteio

A seleção dos candidatos será realizada por sorteio, com coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), no dia 17 de julho. Será utilizado o aplicativo de sorteio da Nota Fiscal Gaúcha, seguindo as mesmas regras de aleatoriedade, segurança e auditoria daquele programa. A aleatoriedade será garantida pelos números da loteria federal, que serão utilizados como chave para a geração dos bilhetes.

Após o sorteio no dia 17 de julho, o DetranRS fará a verificação dos requisitos de acesso ao programa por meio de consulta a Base Nacional de Condutores. Serão eliminados candidatos que não cumprirem todas as exigências do edital: pessoas que já possuem serviço de habilitação aberto ou estão com processo de suspensão ou cassação em aberto ou, ainda, que cometeram crime de trânsito.

A divulgação dos contemplados será na segunda-feira (21/7), no site do DetranRS. A lista também será posteriormente publicada no Diário Oficial do Estado. Os inscritos poderão consultar sua situação no sorteio pela Central de Serviços e os contemplados serão informados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.

Abertura do processo de habilitação

Os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no Centro de Formação de Condutores de sua preferência em até 45 dias (até o dia 05 de setembro).

Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (RENACH), o candidato deverá apresentar comprovação de que mora no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.

Geral

Corsan repassa R$ 140 mil para projeto de hidroginástica voltado a idosos em Canoas

Redação

Publicado

em

A Corsan repassou R$ 140 mil ao Fundo Municipal do Idoso de Canoas para a realização de um projeto de hidroginástica voltado a pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa será desenvolvida pela Fundação LaSalle, com apoio do Conselho Municipal do Idoso.

O projeto atenderá idosos em situação de vulnerabilidade social e moradores de instituições de longa permanência do município. A proposta é promover atividades voltadas à saúde, qualidade de vida e inclusão social.

As aulas devem começar nos próximos meses, com previsão inicial de atendimento a 40 participantes.

A equipe de responsabilidade social da Corsan acompanha os projetos do Fundo Municipal do Idoso desde 2024, possibilitando aportes financeiros por meio dos recursos incentivados da empresa.

“Quando vimos este projeto de hidroginástica para pessoas da terceira idade, ficamos encantados. Fez todo o sentido para a empresa apoiar, pois nossa matéria-prima é a água, nossa vida é água. E é por meio das atividades na água que os idosos têm a oportunidade de ter mais qualidade de vida”, afirmou a gerente de Relações Institucionais da Corsan, Renata Weisheimer Rohde.

“É muito gratificante poder contribuir com projetos que têm grande significado e impacto social para a cidade”, acrescentou o analista de Responsabilidade Social da Corsan, Jaison Belíssimo. Ele observa que muitos idosos não têm condições financeiras de fazer a hidroginástica. “Realidade que está sendo transformada por meio deste projeto”, finaliza.

A chefe de unidade do Centro de Convivência do Idoso de Canoas e secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Camila Ferreira, explica que esse valor possibilitará a ampliação do projeto, chegando a 60 participantes.

“Sabemos que estes exercícios prolongam a mobilidade das pessoas idosas, pois podem ser realizados sem impacto. Além disso, têm tudo a ver com a Corsan, empresa que fornece água tratada para nossa comunidade e que pode, por meio desta água, melhorar a qualidade de vida de quem tem mais de 60 anos”, disse.

A qualidade de vida e a longevidade a partir da hidroginástica também foram destacadas pelo coordenador-geral da Fundação LaSalle, Lucinei José Hanauer.

“Por meio deste aporte, proporcionaremos o desenvolvimento e o fortalecimento dos vínculos da pessoa idosa, melhorando seus aspectos de locomoção, motricidade e socialização, além de aumentar a expectativa de vida”, enfatizou.

A entidade é responsável por desenvolver o projeto, quer é realizado nas estruturas da Unilasalle.

Continuar a ler

Policial

Homem é preso em Nova Santa Rita suspeito de abusar da sobrinha de 17 anos

Redação

Publicado

em

Redes Sociais: Delegado Maurício Barison

Um homem de 50 anos foi preso na manhã desta terça-feira, 26, em Nova Santa Rita, suspeito de estuprar a sobrinha de 17 anos.

Prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Proteção à Criança a ao Adolescente (DPCA) de Canoas, coordenados pelo delegado Maurício Barison.

De acordo com a investigação, a mãe da adolescente procurou a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas e denunciou que o suspeito, tio da vítima, morava na mesma residência da família e cometia os abusos quando a mãe estava trabalhando.

Policia Civil também investiga a suspeita de abusos contra a irmã mais nova da adolescente, uma criança de 11 anos.
Após a denúncia, a justiça concedeu medidas protetivas com base na Lei Henry Borel. Conforme a polícia, o investigado teria descumprido as determinações e passado a perseguir a vítima, o que levou a sua Prisão Preventiva.

Continuar a ler

Geral

Governo do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS

Redação

Publicado

em

O governador Eduardo Leite assina na próxima segunda-feira, 25, duas portarias relacionadas à atividade minerária no Lago Guaíba e ao aproveitamento da areia retirada em dragagens de manutenção das hidrovias do Rio Grande do Sul.

A cerimônia está marcada para as 15h, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

As portarias tratam da regulamentação ambiental da mineração no Lago Guaíba e do uso econômico da areia removida durante serviços de dragagem nas hidrovias gaúchas.

Também devem participar do ato a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques