Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul
 







 

28/05/2024
 

Semana Farroupilha 2023

Provas de Laço do 17º Rodeio Farroupilha de Canoas reúnem mais de 500 laçadores em três dias

Redação

Publicado

em

Provas de Laço do 17º Rodeio Farroupilha de Canoas reúnem mais de 500 laçadores em três dias - Foto: Guilherme Pereira

Mais de 500 laçadores de todo o Estado participaram das provas de Laço do 17º Rodeio Farroupilha de Canoas, que iniciou na sexta-feira, 15, e se encerrou no domingo, 17.

Na Cancha de Tiro de Laço ocorreram as disputas nas modalidades de Laço Vaqueano, Veterano, Patrão e as provas de Gineteada, Taça Farroupilha e Vaca Parada, dentro da programação da 29ª Semana Farroupilha de Canoas.

Segundo o diretor campeiro da 12ª Região Tradicionalista e responsável pelo 17º Rodeio Farroupilha de Canoas, Igor Scherdien, as competições movimentaram participantes de todo o Rio Grande do Sul.

“Superamos as nossas expectativas e obtivemos mais de 500 participantes nas provas campeiras durante os três dias de rodeio. A Cancha de Tiro de Laço ficou movimentada com a grande quantidade de laçadores acampados nos arredores da cancha”, destacou Igor.

Rafaela Saraiva, 11 anos, moradora do bairro Mathias Velho, demonstrou isso durante as provas campeiras. Com título de Campeã estadual e nacional de Vaca Parada, na modalidade Prendinha, a menina incentivou os laçadores iniciantes.

“Desde os cinco anos, Rafaela demonstra afinidade com as provas de laço. Somos de uma família tradicionalista e sempre a incentivamos. Temos que manter viva as nossas tradições gauchescas”, declarou Taiane Saraiva, 38 anos, mãe da Rafaela.

Semana Farroupilha 2023

Shows de artistas gaúchos renomados marcaram a festa tradicionalista no Parcão

Redação

Publicado

em

Tchê Barbaridade - Foto: Divulgação

Com entrada gratuita, a programação das atrações artísticas iniciou na quinta-feira, 14, com a realização dos shows de Tranco Monarca, às 20h, e da apresentação de Sandro Coelho, às 22h, no Multipalco.

Tronco Monarca - Foto: Thiago Guimarães

Tronco Monarca – Foto: Thiago Guimarães

 

Sandro Coelho - Foto: Thiago Guimarães

Sandro Coelho – Foto: Thiago Guimarães

A noite de sexta-feira, 15, foi de muita festa, alegria e honra às tradições na terceira noite da 29ª Semana Farroupilha de Canoas. As atrações musicais ficaram por conta da Banda Gurias Gaúchas, Fábio Duzac – Cardeal Missioneiro e Grupo Oh de Casa, que movimentaram o público.

 

Fábio Duzac - Foto: Thiago Guimarães

Fábio Duzac – Foto: Thiago Guimarães

 

Gurias Gaúchas - Foto: Thiago Guimarães

Gurias Gaúchas – Foto: Thiago Guimarães

No sábado, 16, a partir das 21h iniciou a apresentação do grupo Alma Gaudéria, seguido por Pedro Ortaça e Família Ortaça; finalizando com o show de Pedro Ernesto Denardin.

Pedro Ernesto Denardin - Divulgação

Pedro Ernesto Denardin – Divulgação

Dando sequência às celebrações da cultura e tradição gaúchas, a 29° Semana Farroupilha de Canoas apresentou shows de artistas consagrados no domingo, 17. O Grupo Recuerdos abriu a noite. Na sequência, foi a vez de Marco Lima. O encerramento ficou por conta de Tchê Guri, que reuniu um dos maiores públicos desta edição da festa.

A noite de segunda-feira, 18, o evento foi embalado pelo conjunto tradicionalista Os Monarcas, além do show de Graciele Sousa em conjunto com o Grupo Flor de Mate.

Graciele Souza - Foto: Thiago Guimarães

Graciele Souza – Foto: Thiago Guimarães

Na véspera do feriado, dia 19, três shows ocorreram Multipalco do Parque do Gaúcho.
O primeiro deles foi do canoense de coração, O Cancioneiro, que há 29 anos escolheu a cidade para morar e seguir a carreira artística. No segundo show da noite, o músico Daniel Torres misturou diversos ritmos, desde clássicos da música latina, entre tangos, chamamés e boleros, de autores de países como Paraguai e Uruguai.

Daniel Torres - Foto: Thiago Guimarães

Daniel Torres – Foto: Thiago Guimarães

O Dia do Gaúcho, 20 de Setembro, encerrou as atividades artísticas com apresentações de Leandro Cachoeira, com participação especial de Marcelo Cachoeira, seguido dos shows do Tchê Barbaridade e de Luiz João Corrêa. O músico Leandro Cachoeira estava entusiasmado nos bastidores do show que realizou ao lado do irmão, no Multipalco.

Continuar a ler

Semana Farroupilha 2023

Chama Crioula é extinta e marca encerramento da Semana Farroupilha de Canoas

Redação

Publicado

em

Chama Crioula é extinta e marca encerramento da Semana Farroupilha de Canoas

 

Com a extinção da Chama Crioula, a 29ª Semana Farroupilha de Canoas chegou ao fim na noite de quarta-feira, 20.

A cerimônia ocorreu no Multipalco, com a presença de tradicionalistas e visitantes. Nesta edição, o público superou as expectativas da organização do evento.

Mais de 150 mil pessoas passaram pelo Parque do Gaúcho, localizado no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima, desde a abertura da programação, em 13 de setembro.

O feriado foi de movimento intenso no parque. Visitantes de todas as querências aproveitaram o Dia do Gaúcho e curtiram as atrações culturais e artísticas do evento.

À tarde, houve a cerimônia de premiação das entidades, com a entrega de 164 troféus aos tradicionalistas que se destacaram no evento.

Edemar Costa Oliveira, 57 anos, e Maria Cleidia Klein Oliveira, 55, que formam a Patronagem do CTG Seiva Nativa, do bairro São José, avaliaram positivamente o evento. A entidade conquistou 18 troféus.

“Ao longo do ano, planejamos o nosso desfile temático que representou a Revolução de 1923 e, para a nossa surpresa, fomos o primeiro colocado na categoria Desfile Temático”, declarou o Patrão, que também se destacou nas categorias Esporte Campeiro, Comida Típica e Participação Farroupilha.

A noite contou com as apresentações de Leandro Cachoeira, com participação especial de Marcelo Cachoeira, seguido dos shows do Tchê Barbaridade e de Luiz João Corrêa.

Público supera expectativa e passa de 150 mil visitantes

Conforme o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, a 29ª Semana Farroupilha de Canoas superou todas as expectativas.

“Tivemos mais de 150 mil visitantes no Parque do Gaúcho em uma semana de evento. Conseguimos proporcionar cultura tradicionalista e uma ampla programação cultural tradicionalista, com entrada gratuita à nossa comunidade canoense e aos visitantes de outras cidades. Também incentivamos o público infantil, trazendo as escolas para acompanharem a programação farroupilha por meio de oficinas educativas”, avaliou.

A festividade contou com a parceria da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e da Coordenadoria da 12ª Região Tradicionalista.

Continuar a ler

Semana Farroupilha 2023

Tradicional Desfile Farroupilha deste ano teve foco na solidariedade aos afetados pelas enchentes no RS

Redação

Publicado

em

Tradicional Desfile Farroupilha deste ano teve foco na solidariedade aos afetados pelas enchentes no RS - Foto: Guilherme Pereira

O tradicional Desfile da Semana Farroupilha de Canoas deste ano teve como foco a solidariedade às pessoas afetadas pelas enchentes.

Na manhã da quarta-feira, 20 de setembro, o Desfile Solidário surpreendeu as expectativas da equipe organizadora, reunindo mais de 500 cavalarianos nas ruas, além de caminhões com apresentações temáticas.

Tradicional Desfile Farroupilha deste ano teve foco na solidariedade aos afetados pelas enchentes no RS - Foto: Guilherme Pereira

Foto: Guilherme Pereira

Arrecadações

Nesse evento, foram arrecadados e distribuídos ao total 150 quilos de alimentos, 70 peças de roupas, cinco kits de higiene e dois cobertores.

O secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, enfatizou:

“Este é um grandioso momento de celebração do tradicionalismo e de nossa cultura, sem deixar de lado o olhar solidário, proporcionando ajuda àqueles que mais necessitam. Agradecemos a todos que participaram deste belo evento e contribuíram com suas doações.”

 

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm

Canoas unida

Prefeitura de Canoas Adverte


Isso vai fechar em 5 segundos