Conecte-se conosco




 

29/11/2023
 

Destaques

Selo ‘Cidade das Oportunidades’ é lançado pela Prefeitura em evento com empresários locais

Redação

Publicado

em

Nesta terça-feira, 21, um evento realizado no auditório Sady Schivitz, na Prefeitura de Canoas, lançou o selo Canoas – Cidade das Oportunidades. Segundo os criadores, da Diretoria de Publicidade, da Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM), a nova marca tem como principal objetivo a união de esforços da população, classe empresarial e Poder Público para acelerar o desenvolvimento e o empreendedorismo no município.

Apresentação

O secretário de Comunicação de Canoas, Giuliano Amaro, e o secretário-adjunto, Giovani Gafforelli apresentaram no telão o conceito do selo, que, segundo eles, visa fomentar o desenvolvimento da cidade, apresentando pluralidade de possibilidades para oferecer, saindo do lugar de “cidade dormitório”, e ganhando visibilidade com as grandes empresas que aqui empreendem. “Não podia ser apenas uma campanha publicitária, tinha que ser maior”, destacou Giuliano durante a apresentação.

Foram destacados no encontro dados do município, com objetivo de enfatizar o fato dele possuir três universidades, ser o 3º maior PIB do Estado, mais de 46 mil empresas ativas, possuir a 2ª maior arrecadação de ICMS do Estado (com 5,81%) e uma população de mais de 349 mil pessoas.

Discurso de representantes do Legislativo e Executivo

Líder da bancada do governo na Câmara, vereador Mossini falou sobre a importância de o selo representar Canoas em todos os lugares do mundo. “Representa a população de Canoas, que onde estiver, terá sua marca, de um município que se orgulha de crescer”, destacou.

O prefeito Nedy de Vargas Marques disse que é importante que se olhe para os pontos positivos da cidade e menos para os negativos. “Canoas tem uma posição estratégica no Rio Grande do Sul. Ficamos próximos à Capital, quatro rodovias federais passam por aqui, temos quatro universidades e o segundo maior sistema de saúde do estado. Além disso, somos o terceiro maior PIB e a segunda maior arrecadação de ICMS entre os municípios gaúchos. Com estes predicativos, estamos crescendo diariamente a passos largos, atraindo empreendedores para se instalarem aqui. Eles sabem que Canoas oferece espaço, terreno e as ferramentas necessárias para quem quer empreender. Agora, cabe a todos nós darmos as mãos para colocar Canoas no caminho da legalidade e do desenvolvimento”.

Questionado pelo Timoneiro sobre o simbolismo do lançamento da marca acontecer num momento peculiar da gestão municipal (que tem o prefeito eleito Jairo Jorge afastado do cargo, o Nedy respondeu: “Não tenha dúvida nenhuma de que estamos vivendo um novo momento. Não está no script da normalidade um prefeito de uma grande cidade estar afastado. Mas eu tenho que cumprir o meu compromisso. Estou me esforçando para que Canoas não pare por causa dessas ilegalidades”. O prefeito ainda sublinhou a importância da eleição de um vice-prefeito, que, segundo suas falas, é como um jogador reserva, fazendo comparação com o futebol, e que ele está ali para dar continuidade ao serviço.

Representantes da Melnick e Arcádia Urbanismo, da Viezzer Supermercados e da MRV estiveram presentes na cerimônia.

Prefeito Nedy discursando sobre lançamento do selo Cidade das Oportunidades / Foto: Simone Dutra/OT

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaques

Canoas decreta situação de emergência em virtude das cheias

Redação

Publicado

em

Canoas decreta situação de emergência em virtude das cheias

Em virtude dos danos causados pelos temporais e pela cheia dos rios na cidade no mês de novembro, Canoas decretou situação de emergência. Publicado no Diário Oficial, o Decreto 489, de 22 de novembro, tem validade por até 180 dias.

A medida simplifica as contratações emergenciais necessárias por parte do governo e possibilita que, pela classificação de Nível II, os cidadãos afetados pelo desastre encaminhem a solicitação de saque do FGTS.

Esse processo, no entanto, não é imediato, pois ainda depende da homologação do Governo do Estado e do reconhecimento pelo Governo Federal. A Prefeitura irá informar a população sobre essa liberação em seus canais oficiais de comunicação.

O documento contou com parecer do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), por meio da Defesa Civil. Segundo o órgão, em torno de 450 residências foram atingidas pelas cheias dos rios dos Sinos e Gravataí, o que representa cerca de 1,8 mil canoenses afetados.

Em novembro, entre os dias 1º e 22, o município registrou um acumulado de 342,6 milímetros (mm), enquanto a média histórica para o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de 105,5 mm. Os volumes resultaram em transtornos e prejuízos à população. Na Praia do Paquetá, o Rio dos Sinos ultrapassou em três metros a cota de inundação.

 

Continuar a ler

Destaques

TRF-4 determina novo afastamento do prefeito Jairo Jorge

Redação

Publicado

em

Operação Copa Livre A Operação Copa Livre tem como foco as suspeitas de contratações irregulares na área da saúde pela prefeitura de Canoas. Em 31 de março de 2022, Jairo Jorge foi afastado temporariamente do cargo em decorrência dessa investigação. No entanto, como não houve uma decisão judicial para manter essa determinação, Jairo retornou ao cargo em 28 de março deste ano, após quase um ano de afastamento cautelar, que havia sido prorrogado anteriormente em setembro de 2022. Investigação Na investigação da Operação Copa Livre, o Ministério Público examinou cinco contratos no valor total de R$ 66,7 milhões. Esses contratos abrangiam a gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, os serviços prestados pelo Samu e a contratação de serviços de limpeza e copeiragem. A acusação afirmou que todos esses contratos foram “claramente direcionados a empresas e entidades previamente definidas pelo grupo criminoso investigado, com o objetivo de enriquecimento ilícito dos envolvidos”. A defesa do prefeito nega qualquer envolvimento em tais acusações. A suposta apropriação indébita de verbas federais sustenta a decisão do Tribunal de Justiça de que o processo deve ser julgado na esfera federal.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, investigado pela Operação Copa Livre, teve seu afastamento prorrogado na tarde desta quinta-feira, 23, após ter retornado ao cargo em março deste ano.

A assessoria de comunicação do Prefeito se manifestou em nota:

“O TRF-4, por sua Quarta Seção, em Curitiba, reconheceu a competência federal para o julgamento de todos os processos referentes à Operação Copa Livre. O relator entendeu, acompanhado por outro julgador, não prorrogar o afastamento do prefeito Jairo Jorge. No entanto, por maioria, entenderam os demais magistrados pela prorrogação do afastamento, mesmo tendo o prefeito retornado ao cargo há oito meses, sem ter qualquer denúncia recebida contra ele. A defesa aguarda a publicação do acórdão, com o voto divergente, para adotar as medidas necessárias e recursos cabíveis no sentido da reversão da decisão. O prefeito Jairo Jorge mantém sua confiança na Justiça dos homens e na Justiça Divina”.

Quem assume a prefeitura

Na ausência de Jairo, quem deve assumir o cargo no executivo é Nedy de Vargas Marques (Avante), qeu encontra-se hospitalizado na Santa Casa de Porto Alegre, recuperando-se de uma cirurgia cardíaca.

Nas redes sociais, Nedy gravou um vídeo agradecendo o apoio recebido e postou:

“Queria dizer para todos, que torcem por mim, que estão ao meu lado, que acreditam no meu trabalho como homem público, que estou de volta, firme e forte, para continuar o meu trabalho como gestor público, buscando sempre me empenhar para diminuir as desigualdades sociais do nosso querido município”.

Reprodução Instagram

Reprodução Instagram

Ainda de acordo com o vice-prefeito, ele ainda não foi notificado da decisão da Justiça. No caso de não conseguir assumir a prefeitura, o indicado é Cris Moraes (PV), presidente da Câmara de Vereadores de Canoas.

Operação Copa Livre

A Operação Copa Livre tem como foco as suspeitas de contratações irregulares na área da saúde pela prefeitura de Canoas. Em 31 de março de 2022, Jairo Jorge foi afastado temporariamente do cargo em decorrência dessa investigação.

No entanto, como não houve uma decisão judicial para manter essa determinação, Jairo retornou ao cargo em 28 de março deste ano, após quase um ano de afastamento cautelar, que havia sido prorrogado anteriormente em setembro de 2022.

Investigação

Na investigação da Operação Copa Livre, o Ministério Público examinou cinco contratos no valor total de R$ 66,7 milhões. Esses contratos abrangiam a gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, os serviços prestados pelo Samu e a contratação de serviços de limpeza e copeiragem.

A acusação afirmou que todos esses contratos foram “claramente direcionados a empresas e entidades previamente definidas pelo grupo criminoso investigado, com o objetivo de enriquecimento ilícito dos envolvidos”.

A defesa do prefeito nega qualquer envolvimento em tais acusações. A suposta apropriação indébita de verbas federais sustenta a decisão do Tribunal de Justiça de que o processo deve ser julgado na esfera federal.

Acórdão

Até o momento, o acórdão da decisão não foi publicado, o que deve ocorrer em até em até 48 horas

Continuar a ler

Destaques

VÍDEO: Resgate das famílias em Canoas

Redação

Publicado

em

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm