Clima
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas

Diante da previsão de um novo episódio crítico de chuvas no Rio Grande do Sul no fim de semana, o governador Eduardo Leite coordenou, na manhã desta sexta-feira, 27, uma reunião de alinhamento das estruturas estaduais de resposta e prevenção. Participaram presencialmente e de forma virtual integrantes da equipe de governo, incluindo as áreas de segurança, infraestrutura, comunicação, saúde, educação, meio ambiente, assistência social e defesa civil.
O encontro teve como objetivo revisar os protocolos de atuação, reforçar a comunicação com os municípios e planejar medidas preventivas para minimizar os impactos da instabilidade meteorológica prevista.
Segundo a Defesa Civil estadual, há risco de chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em algumas regiões do Estado, como Serra, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo. A atualização completa está disponível no site defesacivil.rs.gov.br.
Durante a reunião, foi definida a instalação de três gabinetes avançados de crise da Defesa Civil, que funcionarão em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Caxias do Sul. Esses centros servirão como pontos de apoio e articulação regional para o acompanhamento em tempo real da situação nas áreas com maior probabilidade de impacto.
O alinhamento inclui ainda a emissão de avisos e alertas à população nas próximas horas, com base nas atualizações dos sistemas de monitoramento meteorológico. A mobilização também prevê uma reunião virtual do governador com prefeitos e coordenadores regionais da Defesa Civil no final do dia, para reforçar a integração com os municípios e garantir a execução dos planos de contingência locais.
As equipes do governo do Estado estão em prontidão para o atendimento de ocorrências, com foco especial na proteção de vidas e na redução de danos. O governador destacou a importância da agilidade e da cooperação entre Estado e municípios neste momento de atenção.
“Nossa prioridade é agir com rapidez e coordenação. Estamos estruturando a resposta antes que os efeitos da chuva se intensifiquem, com todos os órgãos envolvidos preparados para dar suporte aos municípios e à população”, afirmou Leite.
A população deve acompanhar os canais oficiais da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades locais. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 190 (Brigada Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Clima
Rio Grande do Sul terá semana de extremos: calor de 36°C, temporais e chegada de ar polar

O Rio Grande do Sul terá uma semana marcada por calor, chuva e mudanças nas condições do tempo. A previsão indica temperaturas elevadas no início do período, com máximas de até 36°C nesta segunda-feira, 17, além de possibilidade de temporais, granizo e rajadas de vento de até 80 km/h.
O calor começou a ganhar força ainda no domingo, 16, e deve permanecer na segunda-feira. A atuação de um bloqueio atmosférico dificulta o avanço do ar frio sobre a Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 13°C.
Entre segunda-feira, 17, e quarta-feira, 19, Oeste, Campanha e Zona Sul devem concentrar os maiores períodos de instabilidade. Há previsão de chuva, descargas elétricas, vento forte e possibilidade de granizo. Os acumulados podem variar de 10 a 80 milímetros, com volumes pontuais de até 150 milímetros na região Sul.
Na quarta-feira, o bloqueio atmosférico começa a perder força, favorecendo o avanço de uma nova frente fria. As pancadas de chuva devem aumentar principalmente no Oeste e na Campanha. Na Zona Sul, Região Metropolitana, Serra e Costa Doce, a chuva tende a ocorrer de forma mais isolada.
A passagem da frente fria também deve provocar uma queda nas temperaturas. A mudança será mais acentuada entre quinta e sexta-feira, 21, quando uma massa de ar polar deve avançar sobre o Estado.
Com o ar frio, a chuva perde força e o tempo firme começa a retornar ao Rio Grande do Sul. A tendência é de estabilidade ao longo do próximo fim de semana, porém com temperaturas mais baixas.
Clima
Seis rios seguem acima da cota de inundação em municípios do Rio Grande do Sul

Dados do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) indicam que seis rios permanecem acima da cota de inundação em ao menos 11 municípios gaúchos. A atualização foi divulgada às 7h desta quarta-feira, 29.
Conforme o levantamento, as medições registradas são:
* Rio Caí, em Caxias do Sul: 4,98 metros (cota de inundação: 4,70 metros);
* Rio Caí, em São Sebastião do Caí: 10,80 metros (cota: 10 metros);
* Rio dos Sinos, em São Leopoldo: 4,74 metros (cota: 4,50 metros);
* Rio Jacuí, em Dona Francisca: 8,57 metros (cota: 7,50 metros);
* Rio Gravataí, em Gravataí: 4,80 metros (cota: 4,75 metros);
* Rio Taquari, em Encantado: 12,20 metros (cota: 12 metros);
* Rio Taquari, em Estrela: 21,73 metros (cota: 19 metros);
* Rio Taquari, em Lajeado: 21,90 metros (cota: 19 metros);
* Rio Uruguai, em Uruguaiana: 9,16 metros (cota: 8,50 metros);
* Rio Uruguai, em São Borja: 9,08 metros (cota: 9 metros);
* Rio Uruguai, em Itaqui: 9,08 metros (cota: 8,30 metros).
Clima
Novo alerta vermelho do INMET prevê tempestades no RS até quarta-feira, 29

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades no Rio Grande do Sul. O aviso iniciou às 10h desta terça-feira, 28, e segue válido até as 12h de quarta-feira, 29.
O alerta abrange municípios das regiões Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense e Sudoeste Rio-grandense.
Segundo o INMET, há previsão de chuva intensa, com volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, além de ventos superiores a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
O aviso indica risco de grandes danos em edificações, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e transtornos em áreas urbanas e rurais.
Durante o período de vigência do alerta, o instituto orienta que a população evite áreas abertas durante tempestades, não permaneça próxima a árvores, placas de publicidade e estruturas que possam ser afetadas pelos ventos fortes. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando houver segurança para isso.
Em caso de emergência, a orientação é acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e seguir as orientações da Defesa Civil de cada município.

Educação5 dias atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever

Canoas1 semana atrásDesfile Cívico retorna às ruas de Canoas neste domingo; veja programação

Transporte1 semana atrásTrensurb terá operação especial durante a Expointer 2026; confira as mudanças
Sem categoria1 semana atrásUnidade móvel do Tudo Fácil oferece emissão da CIN e outros serviços na Expointer

Policial1 semana atrásHomem é morto a tiros no bairro Mato Grande, em Canoas

Semana Farroupilha6 dias atrásSemana Farroupilha de Canoas começa nesta sexta com programação até 20 de setembro

Geral1 dia atrásInscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7
Fazenda1 dia atrásSimples Nacional terá novo prazo para 2027; veja até quando as empresas podem solicitar





























































