Clima
“Estamos atentos e prontos para agir”: Nova Santa Rita emite alerta para possível cheia com chuvas intensas na Serra

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Defesa Civil Municipal, emitiu um alerta preventivo à população para este fim de semana, diante da previsão de fortes chuvas na Serra Gaúcha que podem impactar diretamente o município. A expectativa é de acúmulo entre 100 e 200 milímetros de chuva entre sábado, 29, e domingo, 30, o que pode elevar os níveis dos rios Sinos, Caí e Jacuí, que cortam a Região Metropolitana.
O prefeito Rodrigo Battistella reforçou o compromisso da gestão em proteger as famílias.
“Estamos atentos e prontos para agir com rapidez. Toda nossa equipe está mobilizada e o Centro Humanitário já está preparado para receber quem precisar. A prioridade é garantir segurança, acolhimento digno e assistência a todas as pessoas afetadas.”
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Tiago Silveira, o risco de cheia é real devido ao volume acumulado dos rios que já estão com níveis elevados.
“As fortes chuvas na Serra podem causar reflexos rápidos em Nova Santa Rita, principalmente nas comunidades ribeirinhas. É fundamental que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e nos acionem imediatamente em caso de necessidade.”
Neste momento, 17 famílias – totalizando 44 pessoas – já estão abrigadas no Centro Humanitário de Acolhimento, localizado na Rua Porto da Farinha, 240, bairro Caju. O espaço oferece ambientes privativos, alimentação completa, segurança, atendimento médico e suporte para os animais de estimação.
As regiões mais afetadas até o momento são:
– Porto da Figueira, no bairro Sanga Funda;
– Vila Esperança e Beco do Miguel, no bairro Berto Círio;
– Loteamento Maria José, no bairro Caju.
A Defesa Civil de Nova Santa Rita está em plantão permanente. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone (51) 98922‑89. A Administração Municipal segue monitorando a situação e emitirá novos boletins conforme a evolução do cenário climático.
Clima
Frente fria avança sobre o RS e provoca alerta para temporais nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, nesta quinta-feira, 7, o prognóstico hidrometeorológico para os próximos dias e emitiu alerta para a ocorrência de temporais em diversas regiões do Estado entre a tarde de sexta-feira, 8, e a madrugada de sábado, 9.
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, o avanço de uma frente fria deve provocar chuva forte, rajadas intensas de vento e queda isolada de granizo. Em algumas áreas, os ventos podem ultrapassar os 90 km/h.
Durante a quinta-feira, a instabilidade começa a atuar nas regiões Oeste, Campanha e Sul, com previsão de chuva intensa e acumulados entre 10 e 60 milímetros por dia, podendo superar os 90 milímetros em pontos isolados. Ao longo da noite, os temporais avançam para as regiões Central, Vales, Costa Doce, Missões, Noroeste e Norte do Estado.
Na madrugada e manhã de sexta-feira, a condição para temporais permanece em áreas do Noroeste, Norte, Região Metropolitana, Serra, Litoral Médio e Norte, além das regiões Central, Sul e Nordeste. As rajadas de vento devem variar entre 70 km/h e 90 km/h, acompanhadas de chuva moderada a forte. O mar também deve permanecer agitado.
A tendência é de melhora no tempo no sábado, 9, com estabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul e queda nas temperaturas. Ainda assim, há previsão de chuva fraca a moderada entre a tarde e a noite nas regiões Norte, Nordeste e Litoral Norte.
Segundo a Defesa Civil, os acumulados totais de chuva até o fim do período podem variar entre 15 e 60 milímetros no Estado, com volumes entre 60 e 120 milímetros em áreas do Oeste, Campanha e Sul.
O órgão também alertou para o risco de cheias em arroios e pequenos rios, além de alagamentos em áreas urbanas, especialmente nas cidades classificadas em níveis de atenção e alerta no mapa hidrológico.
Os rios principais devem permanecer dentro dos níveis de normalidade ou atenção para inundação. A exceção é o Rio Ibirapuitã, em Alegrete, que já está acima da cota de inundação e pode seguir elevado devido ao volume de chuva previsto.
Clima
Chuva forte e risco de temporais colocam o Rio Grande do Sul em alerta nesta quinta-feira

O Rio Grande do Sul volta a entrar em alerta nesta quinta-feira, 23, por causa da previsão de intensificação da chuva em diferentes regiões do estado. Segundo a Climatempo, há risco de temporais e possibilidade de transtornos ao longo do dia.
As áreas que exigem maior atenção incluem Missões, Região Central, Vales e Serra. Já o nível mais elevado de perigo se concentra nas regiões Noroeste e Norte.
A previsão indica pancadas de chuva fortes, com acumulados entre 20 e 60 milímetros, podendo chegar a 70 milímetros em pontos das Missões, da região Central e dos Vales. Nas demais áreas, a chuva tende a ocorrer de forma mais irregular e com menor intensidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia também mantém alertas ativos para essas regiões. De acordo com o órgão, as condições de instabilidade devem persistir pelo menos até o fim do dia.
Ao longo desta quinta-feira, 23, a instabilidade avança desde as primeiras horas nas regiões da Campanha, Oeste, Sul, Centro e Região Metropolitana. A previsão é de pancadas entre moderadas e fortes, com possibilidade de temporais isolados.
Durante a tarde e a noite, a chuva ganha intensidade, especialmente na Metade Norte, que abrange Norte, Noroeste, Serra, Oeste e Região Central. Os ventos também podem ser fortes, com rajadas em torno de 70 km/h nessas áreas e podendo chegar a 85 km/h no Noroeste e em parte do Norte.
No Extremo Sul e no Litoral Sul, a tendência é de tempo firme.
As temperaturas apresentam leve queda, com máximas entre 18°C e 27°C e mínimas entre 11°C e 20°C. A sensação deve ser mais amena, porém úmida.
Para sexta-feira, 27, a previsão mantém o cenário de chuva forte e risco de temporais em várias regiões do estado, com ocorrência desde a madrugada. As áreas mais afetadas devem ser Missões, Noroeste, Centro, Norte, Vales, Região Metropolitana, Sul e faixa litorânea.
Os volumes previstos variam entre 10 e 40 milímetros, podendo ser maiores em pontos isolados das Missões e do Noroeste. As temperaturas seguem mais baixas, com máximas entre 17°C e 26°C.
No sábado, 25, a instabilidade continua, mas com chuva mais irregular. O dia deve ter muitas nuvens, períodos de abertura de sol e pancadas ao longo do período.
Clima
Canoas participa de missão internacional na Holanda para fortalecer ações de resiliência climática

Representantes de Canoas participam de uma missão internacional na Holanda voltada ao fortalecimento de estratégias de resiliência climática e gestão de riscos ambientais. A iniciativa é organizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e reúne gestores públicos brasileiros em uma agenda técnica com especialistas e instituições de referência global.
Integram a comitiva do município a secretária de Projetos, Captação de Recursos e PPPs, Daniela Fontoura; a secretária adjunta de Projetos, arquiteta e urbanista Jerusa Mattos; a assessora superior do Gabinete do Prefeito, Daniele Ilha; e o assessor superior do gabinete do vice-prefeito, Wagner Figueiredo.
A programação inclui a troca de experiências com representantes de outras cidades brasileiras, como Juiz de Fora (MG), Niterói (RJ), Maringá (PR), São Carlos (SP) e Alvorada (RS), além da participação de lideranças municipais e instituições ligadas à pauta ambiental. O foco é o compartilhamento de soluções para desafios comuns relacionados às mudanças climáticas.
A escolha da Holanda como destino ocorre em razão da experiência do país em gestão hídrica e adaptação urbana. Cerca de 26% do território holandês está abaixo do nível do mar, o que levou ao desenvolvimento de tecnologias e políticas voltadas à prevenção de enchentes e convivência com a água.
De acordo com as informações divulgadas, a participação da comitiva de Canoas ocorre sem custos para o município, e os assessores não recebem diárias durante a missão.
Durante a agenda em Delft, a secretária Daniela Fontoura destacou os aprendizados adquiridos:
“Hoje foi um dia de muito aprendizado. Visitamos o The Green Village, um laboratório vivo onde soluções sustentáveis são testadas em escala real, integrando arquitetura, urbanismo e tecnologia. Na Universidade Técnica de Delft, participamos de uma sessão técnica que reforçou a importância do planejamento integrado e de longo prazo para cidades mais resilientes, com foco em soluções baseadas na natureza. Também conhecemos, na prática, modelos de mobilidade que priorizam pedestres, ciclistas e o transporte público com segurança e eficiência. À tarde, estivemos no Instituto Deltares, referência mundial em gestão hídrica, conhecendo tecnologias avançadas para prevenção de cheias e adaptação climática”.
A assessora superior do Gabinete do Prefeito, Daniele Ilha, também ressaltou a importância da experiência internacional:
“A gestão e governança integrada constitui o alicerce estratégico para a transformação de cidades resilientes, transcendendo a visão fragmentada das secretarias isoladas para atuar sob uma lógica de ecossistema institucional. Em Canoas, isso significa que o enfrentamento de crises climáticas não é uma tarefa exclusiva de um ente da estrutura administrativa, mas o resultado de uma coordenação transversal que alinha planejamento urbano, gestão ambiental e política publica sob uma diretriz única de Estado. Essa governança assegura que as Soluções Baseadas na Natureza e os investimentos em infraestrutura não sejam ações sazonais, mas componentes de um plano de longo prazo que garante a continuidade das metas de segurança hídrica, promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos públicos e uma resposta ágil à sociedade”

Geral1 semana atrásCorsan repassa R$ 140 mil para projeto de hidroginástica voltado a idosos em Canoas

Policial6 dias atrásSuspeito de homicídio em atacado em Canoas é preso em operação entre Polícia Civil e Brigada Militar

Policial1 semana atrásMulher é encontrada morta no Guaíba com sinais de violência em Porto Alegre
Policial1 semana atrásHomem é preso em flagrante por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Porto Alegre
Economia1 semana atrásPrazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2026 termina nesta sexta-feira

Saúde6 dias atrásCanoas amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 1º de junho

Política3 dias atrásProjeto na Câmara de Canoas propõe isenção da tarifa de esgoto para imóveis sem ligação à rede pública

Policial6 dias atrásLíder de facção é executado a tiros em estacionamento de supermercado em Canoas































































