Conecte-se conosco




 

29/11/2023
 

Cultura

Carnaval carioca: Vídeo exclusivo da Comissão de Frente da Grande Rio

Redação

Publicado

em

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cultura

36ª ENART acontece entre 24 e 26 de novembro com proposta mais solidária e mais inclusiva

Redação

Publicado

em

36ª ENART acontece entre 24 e 26 de novembro com proposta mais solidária e mais inclusiva

Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, se prepara para receber a 36ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), entre os dias 24 e 26 de novembro, no Parque da Oktoberfest.

O maior evento de arte amadora da América Latina contará com dez palcos que abrigarão apresentações de mais de 20 modalidades, como dança, chula, intérprete vocal, trovas, instrumentais, entre outras.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estima que mais de quatro mil e quinhentos competidores participarão do evento neste ano.

Ingressos solidários

A edição de 2023, mais uma vez traz o ingresso solidário, que, através da doação de um brinquedo novo, o acesso sai pela metade do valor e, se for antecipado (até dia 15), menos ainda.

Todos os brinquedos arrecadados durante a realização do “ENART” serão destinados aos projetos sociais do município, que visam o atendimento das crianças em vulnerabilidade social. Em 2022, foram mais de 4000 brinquedos arrecadados e distribuídos.

A solenidade de abertura oficial acontece sexta-feira, 24, com apresentação do campeão de 2022, do 35º Enart, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha.

Ainda na sexta-feira, iniciam as competições de danças tradicionais. Os vencedores das modalidades serão conhecidos no domingo (26).

Aquisição de ingressos: https://mtg.eleventickets.com/

Transmissão, inclusão, libras e áudio descrição

Desde 2009, o ENART tem transmissão para todo o mundo através da rede mundial de computadores. Neste ano, as danças tradicionais forças A e B, e a chula, terão transmissão ao vivo com intérprete de libras.

No Ginásio Poliesportivo, onde acontece a modalidade danças tradicionais força A, e no Centro de Eventos (estrutura nova) onde acontece a força B, terão espaço inclusivo, para PCDs com áudio descrição.

No domingo, 26, teremos a 2ª edição da modalidade de dança gaúcha de salão PCD, com a participação de duplas representantes das Regiões Tradicionalistas.

Lista da ordem de apresentação das modalidades do ENART 2023

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VJFS1wl6o8QcfpxLbp_7Qos_FLJ3bsAv/edit?usp=sharing&ouid=116009491961844220017&rtpof=true&sd=true

Continuar a ler

Cultura

Piazitos do Sul se prepara para representar Canoas no maior encontro de arte amadora da América Latina

Redação

Publicado

em

Piazitos do Sul se prepara para representar Canoas no maior encontro de arte amadora da América Latina

O único representante da cidade de Canoas que irá competir na modalidade de Danças Tradicionais Força A no ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), o GAG (Grupo de Artes Gaúchas) Piazitos do Sul, sediado no bairro Fátima, está desde o início do ano se preparando para este Festival, que é considerado o maior encontro de arte amadora da América Latina.

Em setembro, participou da fase Inter Regional na cidade de Capão da Canoa e se classificou para a final em Santa Cruz do Sul dias 24, 25 e 26 de novembro.

Como funciona

São 16 pares que ensaiam quase que diariamente com o intuito de representar com excelência a entidade e a cidade de Canoas. Além dos dançarinos, as famílias e os demais integrantes do Piazitos estão numa força tarefa para dar apoio a estes artistas.

O Piazitos já foi duas vezes campeão estadual de danças tradicionais, em 1981 e 1983, e agora sonha com mais uma vitória.

O tema do grupo este ano se foca na união dos estilos Campeiro e ENART para demonstrar que não existe diferença entre estas duas linhas, pois o que importa é o sentimento que o artista irradia quando entra no palco para mostrar a sua arte, alegria e espontaneidade.

A faixa etária dos integrantes vai dos 15 aos 40 anos, mostrando que dança não tem idade e que juntos conseguem apresentar o folclore e a cultura sul rio riograndense com maestria.

Custos

Apesar de toda esta dedicação, os custos para poderem garantir a sua participação é bem alto. Os investimentos são direcionados para a indumentária (de prendas e peões), musical, coreografia e toda a infraestrutura necessária para ir até Santa Cruz do Sul (transporte, alimentação e estadia).

Para tanto, estão sendo realizadas diversas atividades para arrecadação de valores: almoços, jantas, rifas, venda de doces e mensalidades de cada integrante. Mesmo com tudo isto, o que se arrecada não é suficiente.

Ajuda de empresas

Foi lançado um projeto em que se pede ajuda às empresas. Por enquanto ainda não se conseguiu apoiadores, apesar de serem oferecidas algumas contrapartidas como apresentações da invernada, cedência do galpão para eventos e espaço para divulgação da marca. 

“Estamos ‘correndo atrás’ para podermos custear todas as despesas”, dizem os integrantes, que pedem a quem tiver interesse em ajudar pode procurar a entidade, no galpão ou pelas redes sociais.

Além deste trabalho com a invernada adulta, o Piazitos oferece à comunidade outras opções de lazer e aprendizado: invernada mirim, curso de fandango e confraternização em almoços, jantas e bailes.

Galpão

O galpão fica localizado no bairro Fátima, na Rua Cairu, 1780, em Canoas, e está aberto ao público todas as noites a partir das 20 horas, durante a semana, e também nos finais de semana, principalmente aos domingos.

Continuar a ler

Cultura

Eleitos delegados que irão representar Canoas na 6ª Conferência Estadual de Cultura

Redação

Publicado

em

Eleitos delegados que irão representar Canoas na 6ª Conferência Estadual de Cultura – Foto: Guilherme Pereira

A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Canoas aconteceu no domingo, 22, no Colégio Estadual Marechal Rondon.

Na ocasião, foram apresentados à comunidade os delegados eleitos para representarem a cidade na 6ª Conferência Estadual de Cultura.

O evento ainda não tem data definida.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Tina Colares, a conferência reuniu mais de 170 fazedores de cultura do município.

“O evento nos possibilitou discutir e definir, juntamente com a comunidade, diretrizes do plano de cultura do município”, destacou.

Delegados eleitos

Sociedade Civil:
– Capoeira – Leandro Miranda
– Afro-indígena – Valéria Benítez
– Livro, Leitura e Literatura – Walter Kuhne
– Dança – Norelle Pereira
– Música – Tony Capelão
– Teatro – Denisson Bereta
– Audiovisual – Leila Silveira

Governo municipal:
– Tina Colares
– Ágata Mostardeiro

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm