Conecte-se conosco

header-top


 






 

16/06/2025
 

Clima

Governo federal testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares

Redação

Publicado

em

O governo federal prepara o lançamento de um sistema de disparo de alerta de emergência sobre chuvas e deslizamentos de encostas para todos os celulares de uma mesma região.

O anúncio foi feito pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Augusto Braun, no Rio de Janeiro, durante evento na última quarta-feira, 15, e confirmado ao jornal Estadão pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta segunda-feira.

Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança entrará em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data marcada. Atualmente, o projeto está em fase de testes de ajustes e finalização, incluindo as cidades onde o piloto será implementado.

O sistema é utilizado por outros países para informar sobre emergências climáticas, como terremotos. Nele, mensagens na tela de um celular aparecem como um pop-up, que se sobrepõe a qualquer tipo de conteúdo na tela. Todos os dispositivos de uma mesma região recebem o alerta, emitindo o som de uma sirene.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que testa a tecnologia desde outubro de 2022, os órgãos competentes podem optar por diferentes modos de alerta, incluindo um mais intrusivo, que dispara notificações com sinais sonoros e vibrações nos smartphones, exigindo que o usuário confirme a visualização do alerta para interromper a notificação.

Além de informar a população sobre os riscos, os alertas também podem indicar como proceder diante de eventos climáticos. Diferentemente do atual sistema de alerta por SMS, mantido atualmente pela Defesa Civil, o celular não precisa estar cadastrado para receber as mensagens.

No evento no Rio, Braun explicou que a implementação da ferramenta leva tempo, pois exige o treinamento dos agentes municipais e estaduais da Defesa Civil, que vão operar o disparo das mensagens, e a elaboração de planos de contingência para o mecanismo.

“Existem quatro ações essenciais. Primeiro, é fundamental identificar o risco. Depois, preparar a comunidade para agir no desastre. Em seguida, organizar os dados oferecidos pelas agências federais e, por fim, fazer a informação chegar aos moradores”, detalhou Braun em nota.

Clima

Defesa Civil alerta para volta da chuva no Estado a partir de terça-feira, 16

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta para volta da chuva no Estado a partir desta segunda-feira, 16

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a partir da tarde de segunda-feira, 16, instabilidade avança sobre o Estado, com chuva moderada a pontualmente forte, raios, temporais isolados com queda de granizo que devem atuar no Oeste, Campanha e parte do Centro, com acumulados variando entre 40 e 90 mm/dia, enquanto na Costa Doce, Sul e Missões, ficam abaixo de 40 mm/dia.

As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h na metade Norte do Estado, podendo também atuar durante as instabilidades em outras regiões. O dia amanhece com temperaturas baixas, com mínimas oscilando entre 2°C e 11°C e possibilidade de geada nos Campos de Cima da Serra.

Na terça-feira, 17, instabilidades com chuva forte, raios, temporais com queda de granizo, com acumulados variando entre 40 e 80 mm/dia atuam no Sul, Costa Doce, Vales, Região Metropolitana POA, Litoral Médio e Campanha, podendo atingir 90 mm/dia na região das Missões, Noroeste e Centro. As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h em áreas da metade Norte, podendo pontualmente exceder os 90 km/h, e também podem atuar durante as instabilidades em outras regiões.

Na quarta-feira, 18, as instabilidades seguem, com chuva forte e persistente, raios, temporais isolados, queda de granizo e rajadas de vento de 50 a 80 km/h.

Os acumulados variam entre 40 e 90 mm/dia na Costa Doce, Vales, Serra, Região Metropolitana POA e Litoral Médio e Norte, podendo atingir os 120 mm/dia no Centro, Noroeste e Missões, enquanto nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 40 mm/dia.

Continuar a ler

Clima

Centro de Monitoramento da Defesa Civil prevê possibilidade de geada nos próximos dias no RS

Redação

Publicado

em

Centro de Monitoramento da Defesa Civil prevê possibilidade de geada nos próximos dias no RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualizou o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS; confira abaixo:

Nesta terça-feira, 10, temperaturas mínimas ainda mais baixas em todo o território gaúcho, variando entre -4°C e 3°C no Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Sudeste e áreas do Centro, com condições para geada generalizada. Nas demais regiões gaúchas, variam entre 4°C e 10°C, e há chance de geadas pontuais no Norte e Serra. As máximas sobem pouco e oscilam entre 8°C e 15°C.

Na quarta-feira, 11, as temperaturas mínimas variam entre -4°C e 4°C em grande parte do Estado, com condições para geada generalizada. No Noroeste, próximo à Argentina, e no Litoral, variam entre 5°C e 9°C. Já as máximas oscilam entre 8°C e 16°C. A sensação de frio aumenta devido às rajadas de vento que variam entre 20 e 35 km/h em praticamente todo o território gaúcho.

Na quinta-feira, 12, as temperaturas mínimas variam entre -1°C e 6°C na Serra, Norte, RMPOA, Costa Doce, Sul e Campanha, com chance de geada na Serra, parte dos Vales, RMPOA, e áreas altas do Sul e Sudeste. Nas demais regiões, ficam entre 7°C e 12°C. À tarde, as máximas oscilam entre 8°C e 19°C. Novamente há rajadas de vento no Estado, variando entre 20 e 50 km/h ao longo do dia.

Na sexta-feira, 13, as temperaturas mínimas oscilam entre -2°C e 5°C no Sul, Sudeste, Centro, RMPOA e Serra, com chance de geada, e entre 6°C e 12°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam mais amenas em comparação aos dias anteriores, variando entre 13°C e 19°C. As rajadas de vento variam entre 20 e 50 km/h no Estado.

A tendência é que, no sábado, 14, as temperaturas mínimas sigam baixas na metade Leste do Estado, variando entre 5°C e 11°C, enquanto na metade Oeste, ficam entre 12°C e 15°C. Na tarde, as máximas oscilam entre 13°C e 22°C.

Continuar a ler

Clima

Campanha do Agasalho 2025 – Aquece RS tem início no estado

Redação

Publicado

em

Campanha do Agasalho 2025 - Aquece RS tem início no estado

Com a chegada do frio, o Governo do Estado lança a Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco na arrecadação de cobertores, mantas, lençóis e toalhas de banho. O objetivo é mobilizar a população para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade durante o inverno.

A campanha é organizada pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom).

Doe com responsabilidade

A solidariedade transforma vidas, mas o ato de doar deve ser feito com consciência e responsabilidade. Por isso, não serão aceitas peças sujas, rasgadas ou sem condições de uso, pois isso compromete a eficácia da campanha.

As doações devem estar limpas e em boas condições, prontas para uso imediato. Como o estoque da Defesa Civil já está abastecido com roupas e calçados, o foco da campanha em 2025 está em itens de cama, mesa e banho, como:

  • Lençóis
  • Fronhas
  • Cobertores
  • Mantas
  • Toalhas de banho

Triagem e distribuição

A Defesa Civil é responsável por coordenar a triagem e a distribuição das doações que são repassadas aos municípios atingidos por desastres, para que atendam a sua população, e também em ações de caráter assistencial por meio das Assistências Sociais dos municípios e repasses a entidades conveniadas.

Os pontos de coleta já estão disponíveis com os parceiros dessa edição da Campanha. Na capital e região metropolitana, os pontos são:

  • as unidades do supermercado Zaffari
  • as agências do Banco do Brasil
  • restaurantes da rede Mc Donald’s

Confira aqui a lista com todos os pontos de coleta da região

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques