Clima
Governo federal testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares

O governo federal prepara o lançamento de um sistema de disparo de alerta de emergência sobre chuvas e deslizamentos de encostas para todos os celulares de uma mesma região.
O anúncio foi feito pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Augusto Braun, no Rio de Janeiro, durante evento na última quarta-feira, 15, e confirmado ao jornal Estadão pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta segunda-feira.
Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança entrará em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data marcada. Atualmente, o projeto está em fase de testes de ajustes e finalização, incluindo as cidades onde o piloto será implementado.
O sistema é utilizado por outros países para informar sobre emergências climáticas, como terremotos. Nele, mensagens na tela de um celular aparecem como um pop-up, que se sobrepõe a qualquer tipo de conteúdo na tela. Todos os dispositivos de uma mesma região recebem o alerta, emitindo o som de uma sirene.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que testa a tecnologia desde outubro de 2022, os órgãos competentes podem optar por diferentes modos de alerta, incluindo um mais intrusivo, que dispara notificações com sinais sonoros e vibrações nos smartphones, exigindo que o usuário confirme a visualização do alerta para interromper a notificação.
Além de informar a população sobre os riscos, os alertas também podem indicar como proceder diante de eventos climáticos. Diferentemente do atual sistema de alerta por SMS, mantido atualmente pela Defesa Civil, o celular não precisa estar cadastrado para receber as mensagens.
No evento no Rio, Braun explicou que a implementação da ferramenta leva tempo, pois exige o treinamento dos agentes municipais e estaduais da Defesa Civil, que vão operar o disparo das mensagens, e a elaboração de planos de contingência para o mecanismo.
“Existem quatro ações essenciais. Primeiro, é fundamental identificar o risco. Depois, preparar a comunidade para agir no desastre. Em seguida, organizar os dados oferecidos pelas agências federais e, por fim, fazer a informação chegar aos moradores”, detalhou Braun em nota.
Clima
Defesa Civil alerta para volta da chuva no Estado a partir de terça-feira, 16

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a partir da tarde de segunda-feira, 16, instabilidade avança sobre o Estado, com chuva moderada a pontualmente forte, raios, temporais isolados com queda de granizo que devem atuar no Oeste, Campanha e parte do Centro, com acumulados variando entre 40 e 90 mm/dia, enquanto na Costa Doce, Sul e Missões, ficam abaixo de 40 mm/dia.
As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h na metade Norte do Estado, podendo também atuar durante as instabilidades em outras regiões. O dia amanhece com temperaturas baixas, com mínimas oscilando entre 2°C e 11°C e possibilidade de geada nos Campos de Cima da Serra.
Na terça-feira, 17, instabilidades com chuva forte, raios, temporais com queda de granizo, com acumulados variando entre 40 e 80 mm/dia atuam no Sul, Costa Doce, Vales, Região Metropolitana POA, Litoral Médio e Campanha, podendo atingir 90 mm/dia na região das Missões, Noroeste e Centro. As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h em áreas da metade Norte, podendo pontualmente exceder os 90 km/h, e também podem atuar durante as instabilidades em outras regiões.
Na quarta-feira, 18, as instabilidades seguem, com chuva forte e persistente, raios, temporais isolados, queda de granizo e rajadas de vento de 50 a 80 km/h.
Os acumulados variam entre 40 e 90 mm/dia na Costa Doce, Vales, Serra, Região Metropolitana POA e Litoral Médio e Norte, podendo atingir os 120 mm/dia no Centro, Noroeste e Missões, enquanto nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 40 mm/dia.
Clima
Centro de Monitoramento da Defesa Civil prevê possibilidade de geada nos próximos dias no RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualizou o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS; confira abaixo:
Nesta terça-feira, 10, temperaturas mínimas ainda mais baixas em todo o território gaúcho, variando entre -4°C e 3°C no Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Sudeste e áreas do Centro, com condições para geada generalizada. Nas demais regiões gaúchas, variam entre 4°C e 10°C, e há chance de geadas pontuais no Norte e Serra. As máximas sobem pouco e oscilam entre 8°C e 15°C.
Na quarta-feira, 11, as temperaturas mínimas variam entre -4°C e 4°C em grande parte do Estado, com condições para geada generalizada. No Noroeste, próximo à Argentina, e no Litoral, variam entre 5°C e 9°C. Já as máximas oscilam entre 8°C e 16°C. A sensação de frio aumenta devido às rajadas de vento que variam entre 20 e 35 km/h em praticamente todo o território gaúcho.
Na quinta-feira, 12, as temperaturas mínimas variam entre -1°C e 6°C na Serra, Norte, RMPOA, Costa Doce, Sul e Campanha, com chance de geada na Serra, parte dos Vales, RMPOA, e áreas altas do Sul e Sudeste. Nas demais regiões, ficam entre 7°C e 12°C. À tarde, as máximas oscilam entre 8°C e 19°C. Novamente há rajadas de vento no Estado, variando entre 20 e 50 km/h ao longo do dia.
Na sexta-feira, 13, as temperaturas mínimas oscilam entre -2°C e 5°C no Sul, Sudeste, Centro, RMPOA e Serra, com chance de geada, e entre 6°C e 12°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam mais amenas em comparação aos dias anteriores, variando entre 13°C e 19°C. As rajadas de vento variam entre 20 e 50 km/h no Estado.
A tendência é que, no sábado, 14, as temperaturas mínimas sigam baixas na metade Leste do Estado, variando entre 5°C e 11°C, enquanto na metade Oeste, ficam entre 12°C e 15°C. Na tarde, as máximas oscilam entre 13°C e 22°C.
Clima
Campanha do Agasalho 2025 – Aquece RS tem início no estado

Com a chegada do frio, o Governo do Estado lança a Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco na arrecadação de cobertores, mantas, lençóis e toalhas de banho. O objetivo é mobilizar a população para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade durante o inverno.
A campanha é organizada pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom).
Doe com responsabilidade
A solidariedade transforma vidas, mas o ato de doar deve ser feito com consciência e responsabilidade. Por isso, não serão aceitas peças sujas, rasgadas ou sem condições de uso, pois isso compromete a eficácia da campanha.
As doações devem estar limpas e em boas condições, prontas para uso imediato. Como o estoque da Defesa Civil já está abastecido com roupas e calçados, o foco da campanha em 2025 está em itens de cama, mesa e banho, como:
- Lençóis
- Fronhas
- Cobertores
- Mantas
- Toalhas de banho
Triagem e distribuição
A Defesa Civil é responsável por coordenar a triagem e a distribuição das doações que são repassadas aos municípios atingidos por desastres, para que atendam a sua população, e também em ações de caráter assistencial por meio das Assistências Sociais dos municípios e repasses a entidades conveniadas.
Os pontos de coleta já estão disponíveis com os parceiros dessa edição da Campanha. Na capital e região metropolitana, os pontos são:
- as unidades do supermercado Zaffari
- as agências do Banco do Brasil
- restaurantes da rede Mc Donald’s
Confira aqui a lista com todos os pontos de coleta da região
- Sem categoria3 dias atrás
Entidades reagem com dureza ao projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Emprego7 dias atrás
Caravana de Empregos em Canoas terá participação de 17 empresas e mais de 700 vagas
- Saúde5 dias atrás
Futuro da Fundação Municipal de Saúde de Canoas é debatido na Câmara com manifestação do lado de fora
- Emprego6 dias atrás
I Feira de Empregabilidade e Cidadania terá palestras e integração entre empresas em Canoas
- Gastronomia6 dias atrás
ASA Açaí inaugura primeira unidade em Porto Alegre, no Cais Embarcadeiro
- Sem categoria4 dias atrás
Governo organiza 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+ e promove diversas atividades no Mês do Orgulho
- Habitação5 dias atrás
Obras do Residencial Quero-Quero em Canoas recebem visita do Governo Federal
- Oportunidade5 dias atrás
Concurso da Polícia Federal segue com inscrições abertas para 1000 vagas; salário pode chegar a R$ 26.800,00