Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

20/09/2024
 

Clima

Governo federal testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares

Redação

Publicado

em

O governo federal prepara o lançamento de um sistema de disparo de alerta de emergência sobre chuvas e deslizamentos de encostas para todos os celulares de uma mesma região.

O anúncio foi feito pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Augusto Braun, no Rio de Janeiro, durante evento na última quarta-feira, 15, e confirmado ao jornal Estadão pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta segunda-feira.

Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança entrará em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data marcada. Atualmente, o projeto está em fase de testes de ajustes e finalização, incluindo as cidades onde o piloto será implementado.

O sistema é utilizado por outros países para informar sobre emergências climáticas, como terremotos. Nele, mensagens na tela de um celular aparecem como um pop-up, que se sobrepõe a qualquer tipo de conteúdo na tela. Todos os dispositivos de uma mesma região recebem o alerta, emitindo o som de uma sirene.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que testa a tecnologia desde outubro de 2022, os órgãos competentes podem optar por diferentes modos de alerta, incluindo um mais intrusivo, que dispara notificações com sinais sonoros e vibrações nos smartphones, exigindo que o usuário confirme a visualização do alerta para interromper a notificação.

Além de informar a população sobre os riscos, os alertas também podem indicar como proceder diante de eventos climáticos. Diferentemente do atual sistema de alerta por SMS, mantido atualmente pela Defesa Civil, o celular não precisa estar cadastrado para receber as mensagens.

No evento no Rio, Braun explicou que a implementação da ferramenta leva tempo, pois exige o treinamento dos agentes municipais e estaduais da Defesa Civil, que vão operar o disparo das mensagens, e a elaboração de planos de contingência para o mecanismo.

“Existem quatro ações essenciais. Primeiro, é fundamental identificar o risco. Depois, preparar a comunidade para agir no desastre. Em seguida, organizar os dados oferecidos pelas agências federais e, por fim, fazer a informação chegar aos moradores”, detalhou Braun em nota.

Clima

Frente fria deve trazer chuva a Canoas no feriado de 20 de Setembro; veja previsão

Redação

Publicado

em

Frente fria deve trazer chuva a Canoas no feriado de 20 de Setembro; veja previsão

O avanço de uma frente fria, que irá cruzar pelo território gaúcho na sexta-feira, 20, deve resultar em pancadas de chuva no feriado de 20 de Setembro. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), as precipitações podem ser fortes e com a possibilidade de temporais isolados.

Com base nas projeções dos institutos de meteorologia, a tendência é que os volumes sejam de aproximadamente 23 milímetros (mm) ao longo da sexta.

A semana dos canoenses começou com tempo seco e céu claro na segunda-feira, 16. Os próximos dias terão condições climáticas semelhantes, com a presença do sol. A amplitude térmica típica do mês de setembro também será observada na semana.

O dia de maior sensação de calor será na quinta-feira, 19, em virtude de uma massa de ar seco, que faz com que a máxima chegue aos 28ºC.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira (17): dia de tempo seco com céu claro. O vento predomina de Leste com rajadas moderadas. Mínima de 12°C e máxima de 24°C.

Quarta-feira (18): o sol predomina na cidade com vento de Leste/Sudeste com fraca intensidade. Mínima de 14°C e máxima de 25°C.

Quinta-feira (19): uma massa de ar seco domina as condições do tempo e esquenta mais. O vento predomina do quadrante Leste/Nordeste. Mínima de 13°C e máxima de 28°C.

Sexta-feira (20): uma nova frente fria irá cruzar o Rio Grande do Sul com previsão de pancadas de chuva. Chance de precipitações fortes com temporais isolados. Mínima de 18°C e máxima de 26°C.

Continuar a ler

Clima

Calor predomina nesta semana em Canoas e temperaturas podem chegar a 36°C

Redação

Publicado

em

Calor predomina nesta semana em Canoas e temperaturas podem chegar a 36°C

De acordo com o Escritório de Resiliência Climática, o dia mais quente deverá ser na quarta-feira, 11, com a máxima podendo chegar aos 36°C no período da tarde. Além disso, o vento predomina no quadrante Norte, o que gera aquecimento e favorece a chegada da fumaça das queimadas da Amazônia.

Mais próximo do final de semana, a temperatura novamente será amena na cidade. Na sexta-feira, 13, ainda pode ocorrer chuva passageira de fraca intensidade.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, 10: uma massa de ar seco predomina com previsão de aberturas de sol e grande variação térmica na cidade. Previsão de calor. Mínima de 17°C e máxima de 31°C.

Quarta-feira, 11: o dia será de calor. O vento predomina do quadrante Norte e, além de gerar aquecimento, propicia a chegada da fumaça das queimadas. Mínima de 21°C e máxima de 36°C.

Quinta-feira, 12: o sol predomina com certa variação de nuvens e, por isso, a temperatura sobe menos. Entretanto, o abafamento ainda predomina na cidade. Mínima de 20°C e máxima de 27°C.

Sexta-feira, 13: dia terá variação de nuvens e temperatura amena em Canoas. Pode ocorrer chuva passageira de fraca intensidade. Mínima de 15°C e máxima de 23°C.

 

Continuar a ler

Clima

Confira a previsão do tempo para esta semana em Canoas

Redação

Publicado

em

Confira a previsão do tempo para esta semana em Canoas

O frio ainda segue presente ao longo dos próximos dias em Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), embora haja a presença de muitas nuvens, intercalando períodos de sol e nublado, nesta segunda-feira, 12, não há chance de pancadas de chuva assim como ao longo da semana.

Na terça-feira, 13, o amanhecer será com temperaturas baixas e mínima na casa dos 6ºC. A quarta-feira, 14, começará fria e o que chama a atenção é a ampla variação térmica – mínima de 7ºC e máxima atingindo 20ºC, à tarde.  Na sexta-feira, 16, as marcas sobem um pouco mais e alcançam a faixa dos 23ºC.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, 13: o dia começa frio, com o aumento de nuvens no decorrer do dia. Não há chance de chuva. Mínima de 6°C e máxima de 14°C.

Quarta-feira, 14: a manhã começa com sol e sem nuvens no céu, o que será a tendência também durante a tarde. Dia de grande variação térmica com aquecimento gradual. Mínima de 7°C e máxima de 20°C.

Quinta-feira, 15: dia com sol e poucas nuvens no céu, assim como a noite. Novamente haverá grande variação térmica em Canoas. Sem possibilidade de chuva. Mínima de 9°C e máxima de 22°C.

Sexta-feira, 16: sol com algumas nuvens durante o dia. Não chove. Mínima de 11°C e máxima de 23°C.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm