Clima
Chuva volta nesta quinta-feira, mas sem chances de novo repique da enchente
![Frente fria que trará chuvas ao Estado](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Reduzidas_29_04_2024_CHUVA_CENTRO_Guilherme_Pereira-11.jpg)
Canoas deve começar a quinta-feira, 23, com o retorno da instabilidade. Segundo o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), há indícios de chuva forte, com volumes altos, que podem ocasionar transtornos.
Conforme a meteorologia, uma frente fria será responsável por trazer chuva forte, ventos, raios, trovoadas e risco de temporais localizados. Pode ocorrer inclusive a queda de granizo.
A meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias, destaca os volumes estimados a partir das projeções meteorológicas. “Os sistemas apontam um prognóstico de acumulados entre 20 a 40 milímetros, e pontualmente, com até 50 milímetros, em alguns bairros. É possível ocorrer um pico de 15 a 25 milímetros e depois segue chovendo”, destaca.
Segundo ela, as precipitações não devem implicar em um novo repique da enchente nos próximos dias. Entretanto, os níveis do Guaíba e Rio do Sinos poderão subir por conta do ingresso de vento Sul, com forte intensidade, no período de sexta para sábado.
Estael alerta que a temperatura voltará a ter mudanças após o calor desta quarta-feira, 22. “A sensação de frio retorna com a passagem dessa frente fria. As marcas despencam na sexta-feira em um dia úmido, com chuva fraca e muito vento. As rajadas serão geladas e no quadrante Sul/ Sudoeste”, acrescenta.
Na sexta-feira, 24, o tempo fica instável e frio novamente, com previsão de pouca oscilação térmica. Pela manhã, a mínima será de 10°C, e a máxima deverá chegar aos 15°C, à tarde.
Clima
Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar
![Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Sala-de-Situacao-e-Defesa-Civil-do-RS-orientam-para-de-temperaturas-altas-e-baixa-umidade-relativa-do-ar.jpeg)
A Sala de Situação e a Defesa Civil do RS orientam para os próximos dias, cujo prognóstico é de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar sobre Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Centro, Vales, RMPOA, Costa Doce e parte do Sul.
Previsão do tempo
Na segunda-feira, 13, o ar seco e quente segue atuando no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e parte da Campanha. As temperaturas mínimas ficam entre 14 e 18°C, já durante à tarde, as máximas devem atingir valores entre 33 e 38°C. A umidade relativa do ar permanece em torno de 30% em áreas do Oeste e Campanha.
Na terça-feira, 14, a massa de ar seco e quente continua atuando no Estado, especialmente no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Campanha. Durante a manhã as temperaturas atingem valores entre 15 e 19°C, enquanto à tarde, ficam em torno dos 35 aos 40°C. A umidade relativa do ar varia de 20% a 30% em áreas da fronteira Oeste e da Campanha.
A quarta-feira, 15, inicia com temperaturas mínimas entre 18 e 24°C no Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Centro, Vales e RMPOA. Durante a tarde, as temperaturas ficam em torno dos 34 a 42°C. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% nessas áreas.
Na quinta-feira, 16, a onda de calor ganha mais força sobre o Estado. As temperaturas mínimas variam entre 18 e 25°C no Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, Vales, RMPOA, Costa Doce e parte do Sul. As temperaturas máximas ficam em torno dos 35 aos 42°C, nessas regiões. A umidade relativa do ar fica em torno dos 30%.
Durante a sexta-feira, 17, as condições de altas temperaturas se mantêm em boa parte do Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas variam entre 18 e 26°C, enquanto à tarde, as máximas ficam em torno dos 29 a 39°C. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% na fronteira Oeste.
A tendência é que, no sábado, 18, as temperaturas continuem elevadas devido a onda de calor em áreas do Oeste, Missões, Campanha, Centro e RMPOA. Nessas regiões, as temperaturas mínimas variam entre 19 e 25 °C, já as máximas ficam em torno de 25 e 38°C. A umidade relativa do ar durante à tarde segue em torno de 25% e 35% em áreas da fronteira Oeste e parte da Campanha.
Umidade relativa do ar
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. É importante manter-se hidratado e ter atenção redobrada com crianças e pessoas enfermas.
Clima
Ferramenta de alerta da Defesa Civil para desastres entra em operação nas regiões Sul e Sudeste
![Ferramenta de alerta da Defesa Civil para desastres entra em operação nas regiões Sul e Sudeste](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Ferramenta-de-alerta-da-Defesa-Civil-para-desastres-entra-em-operacao-nas-regioes-Sul-e-Sudeste.jpeg)
A partir desta quarta-feira, 4, o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, entrará em operação nas regiões Sul e Sudeste e estará disponível em casos de desastres de grande perigo. A tecnologia foi criada em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras.
Redes 4G e 5G
A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
No último fim de semana, um alerta demonstração foi enviado para 36 municípios do Rio Grande do Sul e, também, para a cidade de Belo Horizonte (MG) como forma de mostrar a funcionalidade do Defesa Civil Alerta para a população.
As cidades gaúchas que receberam o alerta demonstração foram: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria.
A ferramenta será integrada às outras formas de alerta já utilizadas pela Defesa Civil. Ela será empregada exclusivamente em casos de desastres extremos ou severos, que representem risco iminente à população.
Clima
Defesa Civil do Rio Grande do Sul realiza demonstração de nova ferramenta de alerta
![Defesa Civil do Rio Grande do Sul realiza demonstração de nova ferramenta de alerta](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Defesa-Civil-do-Rio-Grande-do-Sul-realiza-demonstracao-de-nova-ferramenta-de-alerta.jpeg)
No sábado, 30, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizou uma demonstração da nova ferramenta Defesa Civil Alerta, enviando um alerta para 36 municípios de diversas regiões do Estado utilizando a tecnologia cell broadcast.
O envio do alerta foi feito em duas etapas. O primeiro foi às 15h para os seguintes municípios: Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pântano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul.
O segundo ocorreu às 15h05, abrangendo Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.
Os militares do Centro de Operações da Defesa Civil (Codec) estadual utilizaram a Interface de Divulgação de Alertas Públicos para enviar a mensagem aos celulares dos municípios com o seguinte conteúdo:
“Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de Emergência no RIO GRANDE DO SUL. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.
A mensagem foi limitada devido ao número restrito de caracteres disponíveis.
Moradores de municípios vizinhos também podem ter recebido a mensagem devido à proximidade das torres de sinal de telefonia.
O que foi avaliado na demonstração
Durante o teste, foi verificado o funcionamento da ferramenta de alertas cell broadcast. Essa nova tecnologia, criada em parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede celular para enviar alertas com aviso sonoro e vibratório, sobrepondo-se a qualquer outro conteúdo exibido na tela do usuário.
Os técnicos do Codec, responsáveis pelo envio do alerta, relataram que o exercício transcorreu conforme o planejado, sem intercorrências.
Durante a execução, foram monitorados diversos aspectos da ferramenta, como a velocidade de envio da mensagem, a efetividade na recepção do alerta pelos celulares nos municípios e o funcionamento da tecnologia cell broadcast. O processo foi concluído dentro do cronograma.
A ferramenta será integrada às outras formas de alerta já utilizadas pela Defesa Civil Estadual a partir de 4 de dezembro. Ela será empregada exclusivamente em casos de desastres extremos ou severos, que representem risco iminente à população
- Clima1 semana atrás
Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar
- Luto1 semana atrás
Diretor do Hospital Universitário de Canoas, Edemar da Costa morre em acidente de carro
- Emprego1 semana atrás
Câmara de Canoas abre seleção para estagiários com inscrições até 3 de fevereiro
- Comunidade1 semana atrás
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução
- Opinião1 semana atrás
“Oportunidades perdidas!” (Por Carlos Marun – ex-Ministro)
- Serviços1 semana atrás
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas