Conecte-se conosco

header-top






 

16/06/2024
 

Clima

Chuva volta nesta quinta-feira, mas sem chances de novo repique da enchente

Redação

Publicado

em

Frente fria que trará chuvas ao Estado

Canoas deve começar a quinta-feira, 23, com o retorno da instabilidade. Segundo o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), há indícios de chuva forte, com volumes altos, que podem ocasionar transtornos.

Conforme a meteorologia, uma frente fria será responsável por trazer chuva forte, ventos, raios, trovoadas e risco de temporais localizados. Pode ocorrer inclusive a queda de granizo.

A meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias, destaca os volumes estimados a partir das projeções meteorológicas. “Os sistemas apontam um prognóstico de acumulados entre 20 a 40 milímetros, e pontualmente, com até 50 milímetros, em alguns bairros. É possível ocorrer um pico de 15 a 25 milímetros e depois segue chovendo”, destaca.

Segundo ela, as precipitações não devem implicar em um novo repique da enchente nos próximos dias. Entretanto, os níveis do Guaíba e Rio do Sinos poderão subir por conta do ingresso de vento Sul, com forte intensidade, no período de sexta para sábado.

Estael alerta que a temperatura voltará a ter mudanças após o calor desta quarta-feira, 22. “A sensação de frio retorna com a passagem dessa frente fria. As marcas despencam na sexta-feira em um dia úmido, com chuva fraca e muito vento. As rajadas serão geladas e no quadrante Sul/ Sudoeste”, acrescenta.

Na sexta-feira, 24, o tempo fica instável e frio novamente, com previsão de pouca oscilação térmica. Pela manhã, a mínima será de 10°C, e a máxima deverá chegar aos 15°C, à tarde.

Clima

Prefeitura de Canoas planeja obras nos diques e a construção de duas novas estruturas

Redação

Publicado

em

Após as águas das enchentes de maio de 2024 abaixarem, o governo municipal planeja reforçar os sistemas que seguram a água fora da cidade.

Como os diques dos bairros Niterói e Mathias Velho sofreram avarias, a prefeitura planeja melhorá-los, além de construir duas novas estruturas na Mato Grande e na São Luís.

O planejamento foi mostrado ao público em coletiva feita pelo prefeito, Jairo Jorge, na quinta-feira, 13.

Segundo ele, já há tratativas com a Corsan para alocação dos recursos necessários para os novos diques, além de aumentar as estruturas existentes para a altura de 7 metros.

Além disso, os sistemas das casas de bombas devem passar por mudanças. Hoje, eles ficam na altura das cotas de inundação da cidade.

Segundo a prefeitura, tanto os equipamentos de drenagem da água de dentro dos bairros como os geradores que permitem que eles funcionem mesmo sem luz devem ser elevados acima das marcas atuais.

O objetivo é que, mesmo se um evento semelhante como o deste ano ocorrer, as casas de bombas possam fazer seu trabalho sem a necessidade de recorrer a equipamentos externos.

Durante a crise climática, foram utilizadas 14 motores e 50 motobombas móveis — que estão de prontidão caso as chuvas previstas até 21 de junho causem algum transtorno.

Continuar a ler

Clima

Pedidos de resgate durante os próximos dias em Canoas podem ser feitos por telefone

Redação

Publicado

em

Poucas semanas depois das enchentes que atingiram a maior parte dos municípios do Estado e ainda com muitas pessoas limpando suas casas, é possível que chova mais de 70 milímetros neste final de semana.

Como parte de um plano de contingência apresentado na quinta-feira, 21, a Prefeitura de Canoas colocou novas funcionalidades no telefone criado especificamente para a atuação nas enchentes, o SOS Canoas, disponível pelo número (51) 3236-2000.

Agora, é possível pedir informações sobre os pontos de alagamento na cidade em tempo real por esse contato.

Além disso, em caso de novos alagamentos com as chuvas prometidas para os próximos dias, os canoenses podem pedir para serem levados a um abrigo ou então, em casos mais extremos, resgatados em suas casas.

Não há uma garantia de alagamentos nos próximos dias em razão dessa chuva, que tem volume menor do que as registradas entre o final de abril e começo de maio.

Entretanto, segundo o portal MetSul, o problema seriam os vários dias seguidos de chuva sem a normalização dos sistemas de escoamento das cidades ou do nível dos rios em todo o Estado.

Continuar a ler

Clima

Saiba onde ir em caso de alagamentos em Canoas nos próximos dias

Redação

Publicado

em

Roberto Tarjas é nomeado secretário extraordinário de Apoio à Reconstrução em Canoas

A Prefeitura de Canoas anunciou, na quinta-feira, 13, um plano de contingência para as chuvas que devem começar neste sábado, 15, e ir até a próxima sexta-feira, 21.

De acordo com o portal de meteorologia MetSul, estão previstos cerca de 160 milímetros de chuvas para o período. A maior parte do volume deve cair no domingo, 16, com 70 milímetros.

Foram colocados a disposição oito pontos de referência para que as pessoas saibam para onde ir em caso de novas inundações:

  • Emef Thiago Würth (Mathias Velho)
  • Escola Estadual Bento Gonçalves (Mathias Velho)
  • Colégio Estadual Tereza Francescutti (Mathias Velho)
  • Emef Max Oderich (Harmonia)
  • Emef Rio Grande do Sul (Mato Grande)
  • Escola Estadual Fátima (Fátima)
  • Praça Tiradentes (Rio Branco)
  • Emef Santos Dumont (Niterói)

Nesses locais, caso necessário, equipes das forças de segurança, da Defesa Civil e dos militares deverão fazer o deslocamento de novos desabrigados para a Ulbra. Dali, as pessoas serão levadas para um dos 38 abrigos disponíveis na cidade.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm