Conecte-se conosco

header-top


 






 

24/03/2025
 

ENCHENTE RS

Água encanada retorna a pelo menos 95 mil casas no RS

Redação

Publicado

em

A Corsan emitiu novo boletim sobre o desabastecimento em sua área de atuação no Rio Grande do Sul na manhã deste sábado, 11. Ainda há 245 imóveis sem água em 14 municípios. Esse número diminuiu em 95 mil imóveis e uma cidade em relação ao relatório anterior, da noite de sexta-feira, 10.

Segundo a companhia de águas, e evolução do quadro se deve em especial à recuperação dos sistemas em cinco municípios da Região Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e Viamão. No Interior do RS, a expectativa da empresa é de que ainda no sábado o abastecimento seja totalmente normalizado, com desabastecimentos pontuais.

Nos sistemas que voltaram a operar, a água está voltando gradualmente às torneiras. Os reservatórios dos imóveis das regiões mais baixas e próximas às estações recebem a água primeiro. Por isso, a água leva mais tempo para chegar às regiões mais altas e distantes.

Condições do abastecimento nas regiões atingidas

METROPOLITANA

Em 24 horas, o abastecimento na região foi restabelecido para 109 mil famílias. Nesta manhã, 208 mil imóveis de 7 municípios estão sem água. Eram 317 mil na manhã de sexta, 10. Guaíba e Eldorado do Sul estão 100% abastecidas.

Com a capacidade de operação das estações de captação e tratamento do sistema Alvorada-Viamão quase restabelecida em sua totalidade, o abastecimento chega à maioria dos bairros de Alvorada, mas ainda com baixa pressão na vazão em pontos mais altos da cidade. Em Viamão, o fornecimento será gradual ao longo deste sábado.

Em Canoas, a estação de tratamento Rio Branco continua inundada.

No final da noite de sexta-feira, foi concluída a instalação de nova bomba de captação que atende o sistema Cachoeirinha-Gravataí. O restabelecimento gradual do abastecimento em ambos os municípios está previsto durante o dia.

Neste sábado, há concentração de esforços na recuperação do sistema Esteio-Sapucaia, ainda o mais prejudicado pelas inundações. Dentro do Plano de Contingência da companhia, a mobilização é feita com equipes de mergulhadores fazendo a limpeza e desobstrução da área da casa de bombas de captação de água bruta e de tratamento. Além disso, há frentes de trabalho para a instalação de cinco estações móveis de tratamento, a construção de uma nova adutora, a ampliação do fornecimento de caixas d’água e caminhões-pipa para o atendimento da população dos dois municípios, assim como a perfuração de poços para aumentar a distribuição de água.

CENTRAL (Região de Santa Maria)

Atualmente são 31 mil imóveis com desabastecimento em 4 cidades: Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz e Santa Maria.

NORDESTE (Vale do Taquari e Serra)

O abastecimento está próximo do normal na região, uma das mais afetadas desde o começo das chuvas. Nesta manhã, o desabastecimento ainda é parcial em Cruzeiro do Sul, Encantado e Estrela, impactando 4 mil imóveis.

Isenção para os atingidos

O Programa de Apoio pelos eventos climáticos deverá dar isenção nas tarifas aos atingidos pela catástrofe na área de atuação da Corsan.

Os imóveis que sofreram alagamentos terão isenção da conta de água por 2 meses (maio e junho). Os que contam com tarifa social não pagarão a conta por seis meses. Os afetados por desabastecimento também terão isenção do valor do serviço básico na conta de maio. A medida alcança 906 mil usuários em 67 cidades.

A Corsan fará um mutirão de recadastramento para adesão à tarifa social. Mais de 10 mil famílias dos municípios impactados poderão ser beneficiadas.

Monitoramento de barragens

Foi declarado, na sexta-feira, 10, o fim do estado de emergência das barragens São Miguel e Barracão, em Bento Gonçalves. A decisão aconteceu com base no monitoramento e na inspeção realizados pela companhia em conformidade com os procedimentos previstos no Plano Nacional de Segurança das Barragens.

A Defesa Civil já foi comunicada. As famílias que haviam sido retiradas das regiões de risco poderão retornar às suas residências. Mesmo considerando a quantidade de chuvas previstas para os próximos dias, não há risco de rompimento.

ENCHENTE RS

MIDR reconhece a situação de emergência em 14 cidades gaúchas afetadas por desastres

Redação

Publicado

em

MIDR reconhece a situação de emergência em 14 cidades gaúchas afetadas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira, 19, a situação de emergência em 14 cidades gaúchas afetadas por desastres. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.

Estão na lista os municípios de Ametista do Sul, Augusto Pestana, Barros Cassal, Cristal do Sul, Encruzilhada do Sul, Mato Queimado, Muitos Capões, Paim Filho, Restinga Seca, Ronda Alta, São Luiz Gonzaga e Sete de Setembro, que enfrentam um período de estiagem, e Salvador do Sul e Tavares, que foram castigados por fortes chuvas e queda de granizo, respectivamente.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 143 reconhecimentos vigentes, dos quais 114 por estiagem, 17 por chuvas intensas, seis por queda de granizo, cinco por vendaval e um por enxurradas.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias

Redação

Publicado

em

Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias

Como perduram os efeitos dos prejuízos econômicos e sociais por conta dos danos causados pelos eventos meteorológicos do fim de abril e de maio de 2024, o Governo do Rio Grande do Sul decidiu prorrogar o estado de calamidade pública por mais 90 dias.

decreto 58.052 foi publicado na segunda edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feir, 11, data em que se encerra a validade da prorrogação anterior (Decreto 57.905).

O novo texto também atualiza os decretos 57.596, de 1º de maio de 2024, 57.600, de 4 de maio, e 57.646, de 30 de maio, que declararam estado de calamidade pública no território estadual.

Os eventos meteorológicos foram considerados de grande intensidade, sendo definidos como desastres de Nível III – estragos de grande escala de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

Conforme o decreto, “considerando que permanecem os efeitos decorrentes dos eventos climáticos, com danos materiais e ambientais, especialmente a destruição de rodovias e pontes, bem como de moradias”, houve a decisão pela prorrogação.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

Gestão do governo do RS durante a enchente de 2024 recebe destaque em prêmio nacional

Redação

Publicado

em

Gestão do governo do RS durante a enchente de 2024 recebe destaque em prêmio nacional

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), recebeu, na segunda-feira, 24, enchentes de 2024. O reconhecimento foi recebido na abertura do evento anual da plataforma, realizado na bolsa B3, no centro da capital paulista.

O evento tem como tema PPP’s e concessões: investimentos em infraestrutura no Brasil e reúne gestores públicos e privados, ministros do governo federal e representantes dos governos estaduais e de prefeituras.

Após a mesa de abertura, a plataforma P3C distribuiu as premiações do ano, com duas menções recebidas pelo Rio Grande do Sul por meio da Secretaria da Reconstrução Gaúcha. “O destaque recebido na conferência da P3C é um reconhecimento importante para todo o trabalho que o governo realizou desde maio do ano passado, com vários projetos de infraestrutura concentrados na Reconstrução Gaúcha”, afirmou Gabriel Fajardo, secretário em exercício da Serg.

Nesta terça-feira, 25, novas rodadas de discussão terão lugar no evento da plataforma P3C. A Secretaria da Reconstrução Gaúcha estará presente no painel Viabilidade em PPP’s municipais, representada pelo secretário em exercício, Gabriel Fajardo.

A Serg conta com espaço próprio no evento e preparou, para a ocasião, um material de divulgação para gestores públicos e privados sobre os projetos do governo do Estado.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques