Enchente 2024 Canoas
Estado discute reposição de equipamentos para o HPS de Canoas

A Secretaria Estadual da Saúde já discute como reequipar o Hospital de Pronto-Socorro de Canoas (HPSC), alagado durante a enchente das últimas semanas. A titular da pasta, Arita Bergmann, visitou o município no sábado, 18.
A secretária destacou que o governo já conta com um levantamento dos equipamentos perdidos, que poderão ser substituídos por meio de doações de hospitais de outros estados para a rede de saúde do Rio Grande do Sul.
“Precisamos também de um projeto de reforma. Ainda não sabemos se o hospital vai ficar no mesmo lugar ou mudar. Isso vai levar um tempo para ser estruturado, mas já pensamos em possibilidades para garantir os equipamentos”, explicou.
Em reunião com o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, Arita também discutiu a possibilidade de reequipar o Hospital Universitário, na Ulbra, onde esteve durante a visita. Na passagem por Canoas, ela ainda conheceu o hospital de campanha montado na Ulbra para atender a população, principalmente os afetados pelas enchentes.
Instalado no último dia 5, o hospital é responsável pelo atendimento diário de 200 pessoas em regime de 24 horas por dia. A equipe é de 65 profissionais – incluindo clínicos gerais, pediatras, emergencistas e os funcionários da enfermagem, entre outros.
“O atendimento é para todo o município de Canoas, então temos a equipe volante que passa nos abrigos, expandindo o trabalho do hospital de campanha”, explicou a coordenadora da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Juliana Lima de Araújo.
De acordo com a secretária estadual, o primeiro desafio em uma situação de emergência é salvar vidas. “Agora, estamos em um segundo momento, de começarmos a ver o que é possível fazer para restabelecer o funcionamento da rede de saúde e o que podemos programar para o futuro.”
Enchente 2024 Canoas
Prefeitura de Canoas se reúne com governo do Estado para discutir reconstrução do Município

A Prefeitura de Canoas e o governo do Estado reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 21, para trocar informações acerca dos esforços de reconstrução do Município após as enchentes de maio de 2024.
O prefeito Airton Souza, o vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e adjuntos conversaram com a secretária estadual adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, a informaram sobre o andamento de obras e ações de atendimento à população atingida pela calamidade, e receberam detalhes sobre o andamento de demandas do Município junto ao governo do Estado.
Segundo assessoria da gestão municipal, entre as medidas discutidas na reunião está a criação, pela Prefeitura de Canoas, de um fundo municipal para receber, de forma mais rápida e menos burocrática, recursos de fundos dos governos estadual e federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul.
Ainda que, a administração municipal está formatando o projeto que cria o fundo para que seja enviado, nos próximos dias, para a apreciação da Câmara de Vereadores. Os secretários municipais de Obras e Reconstrução, Habitação e Regularização Fundiária, Fazenda e Projetos e Captação de Recursos apresentaram ao governo do Estado as ações e as demandas de cada pasta.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, defendeu a importância de um olhar especial para a reconstrução da cidade e o atendimento das necessidades das pessoas afetadas pelas enchentes do ano passado.
“A gente entende a situação das pessoas. Elas perderam tudo. Este é um trauma que as pessoas vão carregar pelo resto da vida.”
A secretária estadual adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, recebeu as informações e as demandas canoenses, explicou o funcionamento da pasta e as medidas que serão tomadas para atender às necessidades do Município.
“É extremamente necessário a gente conhecer a demanda do Município de forma completa. Conhecer os desafios, para que a gente possa avaliar a melhor forma do Estado apoiar. Nosso compromisso é de avaliar as demandas de uma forma integrada”, disse Angela.
Enchente 2024 Canoas
Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol

Na próxima segunda-feira, 17, às 14 horas, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução, inicia a construção do muro de proteção contra cheias junto à distribuidora Cassol, na avenida Guilherme Schell, próximo ao número 130.
Durante a catástrofe climática de maio de 2024, o antigo muro que existia no local, e que não era próprio para contenção de enchentes, se rompeu e foi o primeiro ponto por onde as águas começaram a entrar na cidade.
Na ocasião, estarão presentes o secretário Municipal de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o prefeito Airton Souza, e o vice-prefeito Rodrigo Busato.
Enchente 2024 Canoas
Comitê Científico discute soluções para obstáculos enfrentados pelos moradores de Canoas durante e após a enchente de 2024

A comunidade do bairro Rio Branco, em Canoas, recebeu, na quinta-feira, 13, uma ação social do South Summit Brazil, conduzida pelo Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática (CCARC).
Intitulada Supporting Communities Affected by Floods (Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações), a atividade consistiu em ouvir a população e debater soluções para os obstáculos enfrentados durante e após a enchente de 2024.
“Este trabalho de escuta de quem foi mais afetado pelas cheias é fundamental para que a gente construa planos de ação adequados às realidades de cada comunidade”, explicou o professor Joel Goldenfum, secretário-executivo do Comitê Científico.
A ação também acontecerá nesta sexta-feira, 14, em Alvorada (14/03), e na próxima segunda (17/3), em Eldorado do Sul. Os resultados desses encontros serão apresentados durante o South Summit, que acontece de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. O evento é correalizado pelo governo do Estado.
Depoimentos
Durante a reunião, a comunidade relatou os desafios vividos durante a enchente, desde as adversidades enfrentadas no auge das cheias até o momento de reconstrução e pós-enchente. A dinâmica foi dividida em três momentos: Memórias do Desastre, Um Olhar para o Futuro e Síntese e Priorização.
“Fiquei três meses fora de casa”, contou Rafaela Cavalheiro, moradora do bairro Fátima. “Vim até aqui hoje para ser ouvida e contribuir para as soluções. É bom ouvir as diferentes visões de quem foi atingido. Assim se constrói uma estratégia para situações futuras”, complementou.
Mara Madril, que reside no bairro Rio Branco, compartilha da mesma opinião: “É muito importante o que está acontecendo aqui hoje para estarmos preparados caso aconteça de novo. Na enchente de maio ninguém estava. Não sabíamos o que fazer”.
A ação Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações é promovida pelo Comitê, em parceria com a Central Única das Favelas Rio Grande do Sul (Cufa-RS) e o fundo filantrópico Regenera RS.
Ações Sociais do SSB
Previstas para acontecer antes, durante e depois do evento, tanto na capital quanto no interior, as ações sociais do South Summit Brazil 2025 são focadas em diferentes grupos da comunidade gaúcha e incluem palestrantes, economia circular, dinâmicas artísticas, iniciação empreendedora, capacitação em inovação e tecnologia, entre outras ações.
As iniciativas têm à frente a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape). Todas elas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e buscam promover acesso mais amplo ao ecossistema de inovação e empreendedorismo.
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol
- Emprego1 semana atrás
Caravana do Emprego oferta vagas em empresa de logística em Canoas na segunda-feira, 17
- Educação1 semana atrás
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas
- Geral1 semana atrás
CICS Cacnoas parabeniza gestão municipal de Canoas por instalação de empresa no município
- Economia1 semana atrás
BRDE alcança R$ 278,7 milhões em novos financiamentos durante Expodireto 2025
- Habitação5 dias atrás
Prefeitura assina autorização do início de obras da construção do Residencial Jacuí
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados visita dique em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil do RS alerta para chuva e vento fortes com raios nesta segunda-feira