Conecte-se conosco

header-top



 




 

13/05/2024
 

Clima

Canoas pode ter mais do que o dobro de chuva prevista para maio na primeira semana do mês

Redação

Publicado

em

As previsões para o clima em Canoas até o dia 5 de maio apontam para a possibilidade de um intenso volume de chuvas. Segundo artigo da meteorologista Estael Sias no portal MetSul, ao serem considerados diferente modelos de previsão, estima-se que ocorram de 75 a 250 milímetros de precipitação entre o final de abril e os primeiros dias do próximo mês.

O município costuma ter média de 95 milímetros de chuva em maio, o que aponta para valores que podem passar de duas vezes o esperado para esta época do ano em apenas alguns dias.

Essa quantidade, entretanto, não virá em apenas um dia, mas na soma das instabilidades previstas para a região ao longo deste final de semana e até domingo da próxima semana. Até lá, a instabilidade deve continuar, em maior ou menor intensidade. Também há a possibilidade de temporais e até queda de granizo em dias de acúmulo mais intenso.

O artigo da MetSul ainda aponta para riscos geológicos, como deslizamentos de terra, em diversas regiões do Estado, e a possibilidade de que rodovias estaduais e federais sejam afetadas.

O cenário apresentado é avaliado pelo instituto de meteorologia como semelhante ao do segundo semestre de 2023, quando enchentes atingiram diferentes partes do RS.

Tudo isso ocorre por conta da presença do fenômeno El Niño, mesmo que em menor intensidade do que no ano passado. Somam-se a isso uma área de instabilidade surgida na Bolívia que avançou pelo Norte da Argentina e está chegando ao Sul do Brasil.

Clima

Restaurante Popular de Canoas se mantém aberto para distribuição de marmitas

Redação

Publicado

em

O Restaurante Popular de Canoas está aberto de segunda a segunda, das 10 às 18 horas. A equipe de trabalho do local distribui marmitas às famílias canoenses que foram vítimas das enchentes ou estão abrigando outras pessoas.

Para fazer a retirada das refeições, basta ir ao local e informar o número de pessoas que estão na sua residência.

O Restaurante Popular fica na avenida Boqueirão, nº 2.751, no bairro Estância Velha.

Continuar a ler

Clima

Corsan abre poços no Capão do Corvo e COM e prevê abastecimento total das áreas secas de Canoas até sexta-feira

Redação

Publicado

em

Após o reínicio da captação de água em Canoas na noite de terça-feira, 7, a expectativa dos canoenses passou a ser ver a água sair pela torneira. Alguns pontos da área central, Nossa Senhora das Graças, Marechal Rondon e outros bairros experimentaram momentos de ter de volta a água, mas de forma muito inconstante. E será assim até pelo menos sexta-feira, segundo a Corsan.

Questionada pela reportagem de O Timoneiro ainda de como seria este retorno, se existia uma ordem e uma previsão para a normalização, a companhia respondeu por meio de sua assessoria de comunicação que está previsto que até sexta-feira todos os bairros da parte leste de Canoas sejam abastecidos, ainda que em alguns ocorra de forma gradual e com oscilações.

O trabalho de recuperação do abastecimento de Canoas vem sendo feito por meio de ações emergenciais como a implantação de uma estação flutuante de captação de água, concluída em pouco mais de 24 horas e a abertura de seis poços artesianos no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), no bairro Marechal Rondon, e quatro no Centro Olímpico Municipal, no Igara. Desta forma, será possível ampliar a captação e tratamento de água e aumentar a distribuição para os moradores da cidade.

Continuar a ler

Clima

Corsan retoma abastecimento gradual de água em Canoas

Redação

Publicado

em

No final da noite desta terça-feira, 7, a Corsan começou a retomada gradual do abastecimento em Canoas. O fornecimento é feito a partir da nova estação de captação de água, construída em pouco mais de 24 horas, junto ao rio Gravataí, onde fica a Estação de Tratamento Niterói. Segundo a companhia, os registros já podem ser abertos.

A água captada e tratada no local abastecerá, neste momento, todo o lado leste da cidade, onde ficam os bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças, Marechal Rondon, Estância Velha, Olaria, Igara, Guajuviras, São José e Brigadeira. Atualmente, esta região concentra 80% da população de Canoas, já que o lado oeste foi evacuado devido aos alagamentos do último final de semana.

Nestas primeiras horas de reativação do abastecimento, podem ocorrer oscilações. A Companhia seguirá utilizando, por tempo indeterminado, caminhões-pipas, reservatórios emergenciais e caminhonetes com reservatórios para garantir o acesso da população à água tratada.

No início da noite, técnicos realizaram testes mecânicos, elétricos e de qualidade da água. Após a certificação da efetividade do sistema, foi possível iniciar o enchimento dos reservatórios e, na sequência, a distribuição para a cidade

A Corsan recomenda à população que siga fazendo o uso consciente da água, sem desperdícios. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter a falta de água novamente.

Qualidade da água

A água que chega às torneiras é potável, pronta para ser consumida com segurança. A Corsan cumpre com todos os procedimentos exigidos para o tratamento, distribuindo à população uma água de qualidade e dentro das normas e portarias estabelecidas pelas agências reguladoras.

Construção da captação

Para viabilizar a nova estação de captação, foi instalada no rio Gravataí uma bomba submersível, de 2,5 toneladas, que será sustentada por um guincho durante todo o período de utilização. Um guindaste está sendo utilizado para manter a tubulação suspensa sobre o dique existente no local e conectar a estação de tratamento Niterói à bomba submersa no rio.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm