Conecte-se conosco

header-top


 






 

14/06/2025
 

Clima

Canoas pode ter mais do que o dobro de chuva prevista para maio na primeira semana do mês

Redação

Publicado

em

As previsões para o clima em Canoas até o dia 5 de maio apontam para a possibilidade de um intenso volume de chuvas. Segundo artigo da meteorologista Estael Sias no portal MetSul, ao serem considerados diferente modelos de previsão, estima-se que ocorram de 75 a 250 milímetros de precipitação entre o final de abril e os primeiros dias do próximo mês.

O município costuma ter média de 95 milímetros de chuva em maio, o que aponta para valores que podem passar de duas vezes o esperado para esta época do ano em apenas alguns dias.

Essa quantidade, entretanto, não virá em apenas um dia, mas na soma das instabilidades previstas para a região ao longo deste final de semana e até domingo da próxima semana. Até lá, a instabilidade deve continuar, em maior ou menor intensidade. Também há a possibilidade de temporais e até queda de granizo em dias de acúmulo mais intenso.

O artigo da MetSul ainda aponta para riscos geológicos, como deslizamentos de terra, em diversas regiões do Estado, e a possibilidade de que rodovias estaduais e federais sejam afetadas.

O cenário apresentado é avaliado pelo instituto de meteorologia como semelhante ao do segundo semestre de 2023, quando enchentes atingiram diferentes partes do RS.

Tudo isso ocorre por conta da presença do fenômeno El Niño, mesmo que em menor intensidade do que no ano passado. Somam-se a isso uma área de instabilidade surgida na Bolívia que avançou pelo Norte da Argentina e está chegando ao Sul do Brasil.

Clima

Centro de Monitoramento da Defesa Civil prevê possibilidade de geada nos próximos dias no RS

Redação

Publicado

em

Centro de Monitoramento da Defesa Civil prevê possibilidade de geada nos próximos dias no RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualizou o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS; confira abaixo:

Nesta terça-feira, 10, temperaturas mínimas ainda mais baixas em todo o território gaúcho, variando entre -4°C e 3°C no Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Sudeste e áreas do Centro, com condições para geada generalizada. Nas demais regiões gaúchas, variam entre 4°C e 10°C, e há chance de geadas pontuais no Norte e Serra. As máximas sobem pouco e oscilam entre 8°C e 15°C.

Na quarta-feira, 11, as temperaturas mínimas variam entre -4°C e 4°C em grande parte do Estado, com condições para geada generalizada. No Noroeste, próximo à Argentina, e no Litoral, variam entre 5°C e 9°C. Já as máximas oscilam entre 8°C e 16°C. A sensação de frio aumenta devido às rajadas de vento que variam entre 20 e 35 km/h em praticamente todo o território gaúcho.

Na quinta-feira, 12, as temperaturas mínimas variam entre -1°C e 6°C na Serra, Norte, RMPOA, Costa Doce, Sul e Campanha, com chance de geada na Serra, parte dos Vales, RMPOA, e áreas altas do Sul e Sudeste. Nas demais regiões, ficam entre 7°C e 12°C. À tarde, as máximas oscilam entre 8°C e 19°C. Novamente há rajadas de vento no Estado, variando entre 20 e 50 km/h ao longo do dia.

Na sexta-feira, 13, as temperaturas mínimas oscilam entre -2°C e 5°C no Sul, Sudeste, Centro, RMPOA e Serra, com chance de geada, e entre 6°C e 12°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam mais amenas em comparação aos dias anteriores, variando entre 13°C e 19°C. As rajadas de vento variam entre 20 e 50 km/h no Estado.

A tendência é que, no sábado, 14, as temperaturas mínimas sigam baixas na metade Leste do Estado, variando entre 5°C e 11°C, enquanto na metade Oeste, ficam entre 12°C e 15°C. Na tarde, as máximas oscilam entre 13°C e 22°C.

Continuar a ler

Clima

Campanha do Agasalho 2025 – Aquece RS tem início no estado

Redação

Publicado

em

Campanha do Agasalho 2025 - Aquece RS tem início no estado

Com a chegada do frio, o Governo do Estado lança a Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco na arrecadação de cobertores, mantas, lençóis e toalhas de banho. O objetivo é mobilizar a população para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade durante o inverno.

A campanha é organizada pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom).

Doe com responsabilidade

A solidariedade transforma vidas, mas o ato de doar deve ser feito com consciência e responsabilidade. Por isso, não serão aceitas peças sujas, rasgadas ou sem condições de uso, pois isso compromete a eficácia da campanha.

As doações devem estar limpas e em boas condições, prontas para uso imediato. Como o estoque da Defesa Civil já está abastecido com roupas e calçados, o foco da campanha em 2025 está em itens de cama, mesa e banho, como:

  • Lençóis
  • Fronhas
  • Cobertores
  • Mantas
  • Toalhas de banho

Triagem e distribuição

A Defesa Civil é responsável por coordenar a triagem e a distribuição das doações que são repassadas aos municípios atingidos por desastres, para que atendam a sua população, e também em ações de caráter assistencial por meio das Assistências Sociais dos municípios e repasses a entidades conveniadas.

Os pontos de coleta já estão disponíveis com os parceiros dessa edição da Campanha. Na capital e região metropolitana, os pontos são:

  • as unidades do supermercado Zaffari
  • as agências do Banco do Brasil
  • restaurantes da rede Mc Donald’s

Confira aqui a lista com todos os pontos de coleta da região

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil Estadual alerta para instabilidades que podem gerar temporais isolados e queda de granizo no RS

Redação

Publicado

em

Defesa Civil Estadual alerta para instabilidades que podem gerar temporais isolados e queda de granizo no RS

Entre esta quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5, as instabilidades seguem atuando na metade norte do Rio Grande do Sul, com chuva de moderada a forte intensidade e aumento da condição de temporais isolados associados à queda de granizo.

No final da tarde e na noite de quarta-feira, 4, uma área de baixa pressão combinada ao fluxo de umidade vindo do norte do País favorece instabilidades no Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Nordeste, Vales, Serra e Centro do Estado, com chuva moderada a forte, acompanhada de descargas elétricas, queda de granizo e eventuais rajadas de vento (50 a 70 km/h associados às instabilidades). Os acumulados variam de 20 a 50 mm/dia.

Na madrugada e parte da manhã de quinta-feira, 5, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e o avanço de uma frente fria mantém a chuva moderada a forte, com temporais isolados, descargas elétricas, queda granizo e possibilidade de rajadas de vento de até 70 km/h associadas às instabilidades nas Missões, Noroeste, Centro-Norte e Nordeste.

No Centro, Vales, Serra e Região Metropolitana de POA, há chuva moderada a forte com trovoadas. Os acumulados entre 20 e 60 mm/dia, podendo pontualmente chegar aos 80 mm/dia em parte do Noroeste e Norte.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques