Enchente 2024 Canoas
Prefeito atualiza ações e medidas para retomar serviços e ajudar as comunidades de Canoas

O prefeito Jairo Jorge concedeu uma entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (6), no Paço Municipal, para atualizar as medidas que estão sendo adotadas em meio às fortes chuvas que devastaram Canoas e região. A catástrofe natural atinge 60% da área do município, ou seja, dois terços do território, com a água alcançando toda a parte Oeste da cidade (bairros como Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Harmonia, São Luís e Mato Grande), da região do bairro Niterói (ao Leste) e até da rua Brasil, do Centro.
“Em boa parte dessas regiões, a água alcançou de quatro a cinco metros de profundidade. Foram cerca de 180 mil pessoas atingidas com as águas de rios, como Taquari, Delta do Jacuí, Sinos e Caí, no lado Oeste, e pelo rio Gravataí, no bairro Niterói”, explicou o prefeito.
Dois óbitos foram confirmados, oficialmente, pelo Instituto-Geral de Perícias e pela Brigada Militar em decorrência das cheias. Jairo Jorge destacou o empenho e o apoio dos diversos órgãos de segurança, como Força Aérea Brasileira (FAB), Exército, Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros e Força Nacional, com ações de policiamento ostensivo, preventivo e de apoio aos serviços.
O prefeito destacou as dezenas de medidas para enfrentar as adversidades causadas pelo evento climático extremo que atinge a população. São ações concretas em diferentes eixos a fim de contribuir ainda mais os esforços das equipes da Prefeitura, forças de segurança e civis voluntários.
Confira as medidas:
Centros: quatro Centros de Resgates serão abertos em diferentes pontos da cidade. Cada um desses locais conta com duas lideranças como pontos focais e com a tarefa de organizar os trabalhos de voluntários nos serviços de assistência social.
Acolhimento: o município tem cerca de 17 mil pessoas acolhidas em 59 espaços organizados pela Prefeitura. As estruturas oferecem café da manhã, almoço, jantar e disponibilizam água e serviços de higiene. As bases contam com um responsável da área da saúde e servidores de escolas alocados em cada um desses locais, além de agentes de força de segurança e mesmo guardas privados. Um espaço de acolhimento exclusivo para crianças sem acompanhamento está sendo disponibilizado na EMEI Vovó Babali (av. Inconfidência, 721, Centro), com funcionamento 24 horas.
Abastecimento de água: a Prefeitura pretende retomar as operações na estação de tratamento de água no bairro Niterói, o que deve viabilizar a volta do abastecimento de 80% da cidade. Ainda serão abertos poços artesianos e cisternas em locais estratégicos para atender população. O município contando com 38 caminhões-pipa à disposição para atendimento à comunidade. Locais como abrigos, hospitais e bairros, sem abastecimento, recebem a atenção desses veículos.
Segurança: as corporações da segurança estadual — Brigada Militar e Polícia Civil — e a própria Guarda Municipal (GM) vem promovendo patrulhamentos constantes nas regiões de áreas inundadas e secas. A presença desses agentes busca combater o crime organizado e inibir delitos como furtos e saques.
Acolhimento de animais: atualmente, Canoas conta com 11 centros de atenção aos animais resgatados da enchente. Em torno de 1 mil pets estão a salvo e sob a guarda da Prefeitura neste momento. Os bichinhos recebem alimentação e cuidados.
Saúde: Diante os estragos causados pelas águas em equipamentos públicos, como Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), três UPAS, três farmácias populares e quatro CAPS; diversas equipes estão sendo remanejadas para reforçar o acolhimento e criar unidades volantes para atender a população. Haverá também um reforço no Hospital Universitário (HU) e no Hospital Nossa Senhora das Graças. Canoas terá três hospitais de campanha em operação, sendo que um já está em atividade, na Ulbra. As outras unidades — no HU e no Hospital Nossa Senhora das Graças — entrarão em funcionamento nos próximos dias. Medicamentos também estão sendo colocados à disposição nos quatro centros de acolhimento e assim como atendimento psicológico.
Centrais: as doações em prol dos necessitados poderão ser entregues na Central de Doações, localizada na Cassol Centerlar, na Avenida Farroupilha, 5775, no bairro Marechal Rondon. Também será aberta uma Central de Entregas, em endereço a ser confirmado.
Cadastro de Desabrigados: já existe uma listagem no site da Prefeitura com nomes das pessoas resgatadas e assistidas em cada um dos abrigos em funcionamento, que pode ser conferida aqui. Ainda, será organizada a divulgação de nomes de pessoas desaparecidas a partir de boletins da Polícia Civil para ajudar na localização.
Acampamentos: o município está disponibilizando o Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, para centralizar os atendimentos das pessoas que estão em locais públicos, fora dos abrigos. A medida busca facilitar acolhimento e garantir mais segurança.
Alimentação: os voluntários estão contribuindo para viabilizar a alimentação pronta junto às quatro centrais para garantir refeições para as pessoas atingidas.
PIXs: a Prefeitura lançou a chave PIX sos@canoas.rs.gov.br para arrecadar valores para fornecer abrigo, alimentos, roupas e outros itens essenciais. Ainda conta com uma chave PIX sosanimais@canoas.rs.gov.br para causa animal, a fim de custear cuidados veterinários, alimentação e demais assistências necessárias.
Enchente 2024 Canoas
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato

“A cidade ainda sofre com as consequências da tragédia de 2024. A população está assustada, e cada nova chuva traz de volta o medo. Precisamos acelerar as obras de prevenção e reconstrução”, afirmou o parlamentar.
Entre os investimentos garantidos para Canoas, estão:
Para Busato, é hora de união de esforços entre os governos federal, estadual e municipal. Canoas não pode esperar. “A população precisa de segurança, dignidade e obras estruturantes que deem uma resposta definitiva às cheias”, concluiu.
Enchente 2024 Canoas
Atuação da Ulbra na enchente é reconhecida pela Câmara Federal

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) receberá a Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren, concedida pela Câmara dos Deputados. Criada em reconhecimento a pessoas ou instituições que contribuíram com serviços prestados à comunidade e à promoção dos valores cristãos, a premiação será entregue durante sessão especial, no dia 17 de junho, às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães do Congresso, em Brasília. A indicação partiu do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS).
Essa é a primeira edição da medalha que leva o nome de Daniel Berg e Gunnar Vingren, missionários suecos que foram pioneiros do evangelismo no Brasil. O capelão-geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm Silva, ressalta que a Ulbra é a única instituição que está sendo agraciada com a medalha, o que evidencia nossas raízes de uma comunidade religiosa cristã que se preocupa em poder contribuir com a construção e o fortalecimento da sociedade por intermédio da educação.
“Uma medalha de um mérito evangélico vem reafirmar o nosso espírito de fé que impulsiona ações em direção ao próximo, além de reconhecer o trabalho realizado como maior abrigo do Estado. As pessoas também vivenciaram um apoio emocional e espiritual muito presente durante toda a época do abrigo.”
Em sua indicação, o deputado Marcel Van Hattem destacou a atuação da Ulbra durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024. Na ocasião, a universidade montou, no campus Canoas, o maior abrigo do Estado, acolhendo cerca de 8 mil pessoas e 3 mil animais que ficaram desalojados devido à catástrofe climática.
“A escolha da Ulbra para receber a Medalha do Mérito Evangélico é mais do que justa. É um reconhecimento pelo extraordinário trabalho de acolhimento, amor ao próximo e solidariedade cristã. Foram milhares de vidas impactadas, não só com assistência material, mas também com apoio espiritual e humano”, afirmou Van Hattem.
Premiação
A Medalha do Mérito Evangélico é conferida por uma comissão julgadora composta por representantes da Mesa Diretora e de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados. Os escolhidos pelos serviços evangelísticos prestados com impacto positivo para a sociedade foram:
– Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, Campus Canoas (RS);
– Nilton dos Santos (SC);
– Firmino da Anunciação Gouveia (PA);
– Isamar Pessoa Ramalho (RR)
– Francisco Tércio de Vasconcelos Cordeiro (PE);
Enchente 2024 Canoas
Emoção durante homenagem da Ulbra aos voluntários da enchente

A dedicação de colaboradores, alunos, professores e pessoas da comunidade durante a enchente de maio de 2024 agora está eternizada, em frente ao Prédio 6 do campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Um evento em homenagem aos voluntários aconteceu na noite de quinta-feira, 22, com a participação do governador Eduardo Leite, e foi marcado pela emoção.
Na ocasião, foi instalada uma placa em agradecimento e reconhecimento aos esforços empreendidos durante os 64 dias em que a Ulbra serviu como abrigo para mais de 8 mil pessoas, em Canoas, com os seguintes dizeres:
“Nossa gratidão aos voluntários que, com coragem e solidariedade, apoiaram o povo gaúcho e essa instituição durante as enchentes de maio de 2024.”
O presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Melke, destacou que esse é um momento de reconhecimento, pois o mês de maio de 2024 jamais será esquecido.
“O Rio Grande do Sul sofreu, Canoas sofreu. Mas, também foi um tempo de solidariedade. Em questão de horas, e com a ajuda de todos vocês, erguemos aqui o maior abrigo do Estado, o maior abrigo de vítimas de eventos climáticos da América Latina. Vocês transformaram uma tragédia em testemunho de humanidade e solidariedade. A gratidão será eternizada e estará gravada não apenas no metal, mas na memória coletiva de um povo que virou exemplo de resiliência. Em nome da nossa instituição, agradeço a cada voluntário, a cada gesto, a cada vida alcançada”, ressaltou Melke.
O governador Eduardo Leite comentou sobre o importante papel da Ulbra no acolhimento aos gaúchos.
“A Ulbra não esperou demanda, imediatamente abriu as portas, se mobilizou e ajudou milhares de famílias. Um grande exemplo de solidariedade que deve estar presente em cada um de nós individualmente e nas instituições. Cada gesto, cada vida alcançada fez diferença. E isso renova em mim a fé no ser humano. Por isso, como governador e como cidadão, meu muito obrigado”, acrescentou o governador.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, fez um relato dos primeiros momentos em que as águas entraram em Canoas, atingindo 70 mil residências, o Pronto Socorro e 21 mil empresas.
“Hoje é um dia de gratidão, reverência e de reconhecimento. Ficaram muitas imagens, mas nada mais forte do que a solidariedade. Eu mesmo fui acolhido durante 32 dias no bairro Igara, pois minha casa ficou com quase dois metros de água. Parabéns a todos que se envolveram. Canoas vai superar as dificuldades e voltar a crescer”, salientou.
Em uma fala emocionada, o capelão-geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm Silva, lembrou que o espaço de aprendizagem se transformou num local de acolhimento, onde gestos singelos revelaram um relevante trabalho social.
Universidade virou uma cidade
Em maio de 2024, o campus Canoas se tornou uma grande central de solidariedade. A estimativa inicial era de receber 300 pessoas. Em menos de 24 horas, a Universidade transformou-se em uma cidade com os seus prédios acolhendo milhares de famílias e mais de 3 mil animais desalojados de suas casas devido às águas. Helicópteros da Força Aérea Brasileira pousavam a todo momento na Instituição trazendo crianças, adultos e idosos resgatados.
Ambulatórios foram instalados nos prédios, houve atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), auxílio jurídico e encaminhamento para emissão de documentos perdidos e a orientação quanto aos benefícios concedidos pelos governos. As ações de solidariedade e acolhimento reforçam o compromisso social e os princípios praticados pela Ulbra em seus mais de 50 anos de história.
- Política1 semana atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Canoas6 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Educação1 semana atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade1 semana atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Economia1 semana atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Educação1 semana atrás
Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual
- Canoas1 semana atrás
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações
- Saúde1 semana atrás
Estado abre seleção para municípios aderirem a programa que oferece atendimento em saúde mental