Conecte-se conosco

header-top


 






 

11/01/2025
 

Enchente 2024 Canoas

Corsan retoma abastecimento gradual de água em Canoas

Redação

Publicado

em

No final da noite desta terça-feira, 7, a Corsan começou a retomada gradual do abastecimento em Canoas. O fornecimento é feito a partir da nova estação de captação de água, construída em pouco mais de 24 horas, junto ao rio Gravataí, onde fica a Estação de Tratamento Niterói. Segundo a companhia, os registros já podem ser abertos.

A água captada e tratada no local abastecerá, neste momento, todo o lado leste da cidade, onde ficam os bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças, Marechal Rondon, Estância Velha, Olaria, Igara, Guajuviras, São José e Brigadeira. Atualmente, esta região concentra 80% da população de Canoas, já que o lado oeste foi evacuado devido aos alagamentos do último final de semana.

Nestas primeiras horas de reativação do abastecimento, podem ocorrer oscilações. A Companhia seguirá utilizando, por tempo indeterminado, caminhões-pipas, reservatórios emergenciais e caminhonetes com reservatórios para garantir o acesso da população à água tratada.

No início da noite, técnicos realizaram testes mecânicos, elétricos e de qualidade da água. Após a certificação da efetividade do sistema, foi possível iniciar o enchimento dos reservatórios e, na sequência, a distribuição para a cidade

A Corsan recomenda à população que siga fazendo o uso consciente da água, sem desperdícios. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter a falta de água novamente.

Qualidade da água

A água que chega às torneiras é potável, pronta para ser consumida com segurança. A Corsan cumpre com todos os procedimentos exigidos para o tratamento, distribuindo à população uma água de qualidade e dentro das normas e portarias estabelecidas pelas agências reguladoras.

Construção da captação

Para viabilizar a nova estação de captação, foi instalada no rio Gravataí uma bomba submersível, de 2,5 toneladas, que será sustentada por um guincho durante todo o período de utilização. Um guindaste está sendo utilizado para manter a tubulação suspensa sobre o dique existente no local e conectar a estação de tratamento Niterói à bomba submersa no rio.

Enchente 2024 Canoas

Prefeitura de Canoas prorroga estado de calamidade pública até 10 de março de 2025

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas prorroga estado de calamidade pública até 10 de março de 2025

Na segunda-feira, 23, a Prefeitura de Canoas publicou no Diário Oficial do Município o decreto 541/2024, que prorroga o Estado de Calamidade Pública até o dia 10 de março de 2025. O texto, assinado pelo prefeito Jairo Jorge, determina a extensão da vigência do Decreto 176, de 6 de maio de 2024.

A decisão tem como base o Decreto Legislativo Estadual nº 57.905, de 11 de dezembro, e visa dar continuidade às ações emergenciais e de recuperação necessárias para mitigar os danos causados pela maior enchente da história de Canoas.

A manutenção do decreto assinado é necessária, entre outros pontos, em função da intensidade dos eventos climáticos, da permanência dos efeitos decorrentes, com danos materiais, ambientais, humanitários, econômicos e sociais.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Divulgada lista com mais de 889 beneficiários do Aluguel Social em Canoas

Redação

Publicado

em

Divulgada lista com mais de 889 mil beneficiários do Aluguel Social em Canoas

A Prefeitura de Canoas divulgou nesta quarta-feira, 18, a lista com o nome de mais 889 beneficiários do programa Aluguel Social, que destina R$ 1 mil por até 12 meses para quem aguarda os imóveis definitivos serem adquiridos ou construídos pelo governo federal.

A lista completa dos canoenses incluídos na ação pode ser conferida no Diário Oficial do Município (DOMC). Outras 1.069 pessoas já vêm recebendo o benefício, chegando a 1.958 o número de famílias contempladas na iniciativa, um aumento de 83% no número de contemplados.

Os abrigados nos Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs) ainda não estão nesta relação. O teto de pessoas que podem ser incluídas no programa é 2.500, sem abertura de novo prazo para inscrições.

Segundo o prefeito Jairo Jorge, o aumento do número de beneficiários reflete o impacto prolongado das enchentes e a necessidade de oferecer suporte às famílias que ainda enfrentam dificuldades para se restabelecer.

“Estamos ampliando o programa, prevendo também que moradores de áreas de risco, onde obras emergenciais como a construção de diques e casas de bombas estão em andamento, tenham prioridade, mesmo sem inscrição prévia. Também estendemos as inscrições para as famílias que estão nos Centros de Humanitários de Acolhimento (CHAs)”, informou o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo da Silva, acrescentou que a Prefeitura recebeu a inscrição de mais de 15 mil famílias. Mais de mil já estão recebendo o benefício, e outras estão em processo de finalização de vistorias e apresentação de documentação.

Em função do estado de calamidade, a reconstrução da cidade, como as obras do sistema de proteção às cheias, demanda o reassentamento de algumas famílias, sendo necessário indicá-las a programas habitacionais futuros.

Benefício

As 542 vagas deverão ser preenchidas por pessoas que estejam nos CHAs, residam nas  áreas dos diques e por demais inscritos da classificação geral.

O benefício é concedido mensalmente e pago via Pix, mediante apresentação de contrato de locação e recibos mensais. Caso os comprovantes não sejam entregues até o dia 10, o pagamento pode ser suspenso no mês seguinte. A iniciativa foi criada em junho deste ano para atender às vítimas das enchentes.

Confira a lista dos novos contemplados no Aluguel Social

Aluguel Social_18122024

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente

Redação

Publicado

em

Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente

Na sessão realizada na quinta-feira, 12, a Câmara aprovou o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, a ser comemorado anualmente em 3 de maio. A iniciativa, em primeira hora de autoria do vereador Duarte, líder do Republicanos, iria ser votada na última quinta-feira, 12.

Por pedido dos demais legisladores, Duarte retirou o projeto e os vereadores reapresentaram, mas de forma conjunta, com a assinatura de todos. A lei busca reconhecer o papel fundamental dos voluntários que atuaram durante a enchente histórica que atingiu o município e o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024.

Projeto de Lei

O projeto de lei aprovado pela Câmara estabelece que o dia 3 de maio será oficialmente o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, integrando o calendário oficial de Canoas.

A data tem como objetivo promover a valorização e o reconhecimento público do trabalho dos voluntários, destacando sua importância na superação da tragédia.

Além disso, a lei autoriza a criação de um monumento em homenagem aos voluntários, eternizando suas contribuições, e prevê ações de divulgação oficial para dar visibilidade ao seu esforço e fomentar a cultura da solidariedade.

Um marco para a memória e o reconhecimento

Canoas foi a cidade mais afetada, percaptamente, pela tragédia, com mais de 80 mil moradias atingidas e diversas áreas isoladas. Durante a crise, voluntários se mobilizaram para oferecer assistência aos desabrigados, utilizando todos os meios possíveis — terra, água e ar — para levar suprimentos, resgatar famílias e oferecer apoio emocional.

O projeto destacou a força coletiva que surgiu durante a tragédia.

“Esses heróis anônimos deixaram suas rotinas de lado para ajudar o próximo, enfrentando longas jornadas, usando recursos próprios e mobilizando redes de solidariedade. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente será uma forma de perpetuar essa memória e honrar aqueles que fizeram a diferença”, afirma a lei.

A justificativa ressaltou que o projeto é um reconhecimento às diversas formas de ajuda que surgiram durante a enchente, independentemente de religião, origem ou etnia.

“Canoas viu um verdadeiro ecossistema de solidariedade surgir. Cristãos, judeus, muçulmanos, brancos, negros e indígenas se uniram para ajudar. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente não celebra apenas a coragem, mas também a união em um momento de profunda dor”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm