Enchente 2024 Canoas
Prefeitura de Canoas emite alerta para risco de temporal, chuva e frio até dia 13/5
As condições do tempo deverão mudar em Canoas entre o período da tarde e da noite desta quarta-feira (8), com atenção para a previsão de chuva acompanhada de ventos e raios. Com base nas projeções dos institutos de meteorologia, a partir do avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima) informa que a instabilidade poderá ser registrada no município. Os prognósticos indicam precipitações, inclusive com pancadas moderadas em algumas regiões.
Na segunda metade desta quarta (8), o tempo ensolarado dá lugar à instabilidade, com chuva fraca que pode chegar a moderada em alguns pontos. Rajadas de vento e incidência de raios também devem ser observados. Segundo o Eclima, a temperatura terá declínio, ficando na faixa dos 15º C.
A Defesa Civil orienta que, embora o volume de água tenha apresentado um leve recuo, na terça-feira (7), em alguns bairros alagados, que as pessoas desalojadas evitem voltar às suas residências entre quinta (9) e sexta-feira (10). O retorno da chuva e as mudanças para Vento Sul podem favorecer um pequeno aumento do nível dos rios, que ainda são considerados críticos.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, a possibilidade de mais pancadas de chuva entre os dias 11 e 13 de maio podem impactar as bacias do Rio do Sinos, o que contribui com que o nível siga alto por bastante tempo. A projeção atual vai ao encontro do dado já divulgado pela Prefeitura de Canoas, com a estimativa que os volumes de água voltem ao leito em um período de 45 a 60 dias.
Previsão para os próximos dias:
Quarta-feira (08)
O sol predomina em grande parte do dia, entretanto, a chuva retorna entre a tarde e a noite. Não se afasta chuva moderada passageira, mas em geral, a tendência é de baixos acumulados. Rajadas de vento e muitos raios poderão ser registrados. A mínima será de 22ºC, e a máxima, de 30ºC.
Quinta-feira (09)
A direção do vento no quadrante Sul poderá ter efeito de represamento ao longo do dia, inclusive com expectativa de nova elevação no nível do rio. A chuva se afasta, e o céu fica nublado. A temperatura terá queda, com mínima de 16º C e máxima de 20ºC.
Sexta-feira (10)
A instabilidade retorna ao município com variação de nuvens e novas pancadas de chuva. As precipitações podem ser moderadas, de forma passageira da tarde para a noite. Dia sem muita variação térmica, com mínima de 18ºC e máxima de 22ºC.
Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas
Enchente 2024 Canoas
Prefeitura de Canoas prorroga estado de calamidade pública até 10 de março de 2025
Na segunda-feira, 23, a Prefeitura de Canoas publicou no Diário Oficial do Município o decreto 541/2024, que prorroga o Estado de Calamidade Pública até o dia 10 de março de 2025. O texto, assinado pelo prefeito Jairo Jorge, determina a extensão da vigência do Decreto 176, de 6 de maio de 2024.
A decisão tem como base o Decreto Legislativo Estadual nº 57.905, de 11 de dezembro, e visa dar continuidade às ações emergenciais e de recuperação necessárias para mitigar os danos causados pela maior enchente da história de Canoas.
A manutenção do decreto assinado é necessária, entre outros pontos, em função da intensidade dos eventos climáticos, da permanência dos efeitos decorrentes, com danos materiais, ambientais, humanitários, econômicos e sociais.
Enchente 2024 Canoas
Divulgada lista com mais de 889 beneficiários do Aluguel Social em Canoas
A Prefeitura de Canoas divulgou nesta quarta-feira, 18, a lista com o nome de mais 889 beneficiários do programa Aluguel Social, que destina R$ 1 mil por até 12 meses para quem aguarda os imóveis definitivos serem adquiridos ou construídos pelo governo federal.
A lista completa dos canoenses incluídos na ação pode ser conferida no Diário Oficial do Município (DOMC). Outras 1.069 pessoas já vêm recebendo o benefício, chegando a 1.958 o número de famílias contempladas na iniciativa, um aumento de 83% no número de contemplados.
Os abrigados nos Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs) ainda não estão nesta relação. O teto de pessoas que podem ser incluídas no programa é 2.500, sem abertura de novo prazo para inscrições.
Segundo o prefeito Jairo Jorge, o aumento do número de beneficiários reflete o impacto prolongado das enchentes e a necessidade de oferecer suporte às famílias que ainda enfrentam dificuldades para se restabelecer.
“Estamos ampliando o programa, prevendo também que moradores de áreas de risco, onde obras emergenciais como a construção de diques e casas de bombas estão em andamento, tenham prioridade, mesmo sem inscrição prévia. Também estendemos as inscrições para as famílias que estão nos Centros de Humanitários de Acolhimento (CHAs)”, informou o prefeito.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo da Silva, acrescentou que a Prefeitura recebeu a inscrição de mais de 15 mil famílias. Mais de mil já estão recebendo o benefício, e outras estão em processo de finalização de vistorias e apresentação de documentação.
Em função do estado de calamidade, a reconstrução da cidade, como as obras do sistema de proteção às cheias, demanda o reassentamento de algumas famílias, sendo necessário indicá-las a programas habitacionais futuros.
Benefício
As 542 vagas deverão ser preenchidas por pessoas que estejam nos CHAs, residam nas áreas dos diques e por demais inscritos da classificação geral.
O benefício é concedido mensalmente e pago via Pix, mediante apresentação de contrato de locação e recibos mensais. Caso os comprovantes não sejam entregues até o dia 10, o pagamento pode ser suspenso no mês seguinte. A iniciativa foi criada em junho deste ano para atender às vítimas das enchentes.
Confira a lista dos novos contemplados no Aluguel Social
Enchente 2024 Canoas
Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente
Na sessão realizada na quinta-feira, 12, a Câmara aprovou o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, a ser comemorado anualmente em 3 de maio. A iniciativa, em primeira hora de autoria do vereador Duarte, líder do Republicanos, iria ser votada na última quinta-feira, 12.
Por pedido dos demais legisladores, Duarte retirou o projeto e os vereadores reapresentaram, mas de forma conjunta, com a assinatura de todos. A lei busca reconhecer o papel fundamental dos voluntários que atuaram durante a enchente histórica que atingiu o município e o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Projeto de Lei
O projeto de lei aprovado pela Câmara estabelece que o dia 3 de maio será oficialmente o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, integrando o calendário oficial de Canoas.
A data tem como objetivo promover a valorização e o reconhecimento público do trabalho dos voluntários, destacando sua importância na superação da tragédia.
Além disso, a lei autoriza a criação de um monumento em homenagem aos voluntários, eternizando suas contribuições, e prevê ações de divulgação oficial para dar visibilidade ao seu esforço e fomentar a cultura da solidariedade.
Um marco para a memória e o reconhecimento
Canoas foi a cidade mais afetada, percaptamente, pela tragédia, com mais de 80 mil moradias atingidas e diversas áreas isoladas. Durante a crise, voluntários se mobilizaram para oferecer assistência aos desabrigados, utilizando todos os meios possíveis — terra, água e ar — para levar suprimentos, resgatar famílias e oferecer apoio emocional.
O projeto destacou a força coletiva que surgiu durante a tragédia.
“Esses heróis anônimos deixaram suas rotinas de lado para ajudar o próximo, enfrentando longas jornadas, usando recursos próprios e mobilizando redes de solidariedade. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente será uma forma de perpetuar essa memória e honrar aqueles que fizeram a diferença”, afirma a lei.
A justificativa ressaltou que o projeto é um reconhecimento às diversas formas de ajuda que surgiram durante a enchente, independentemente de religião, origem ou etnia.
“Canoas viu um verdadeiro ecossistema de solidariedade surgir. Cristãos, judeus, muçulmanos, brancos, negros e indígenas se uniram para ajudar. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente não celebra apenas a coragem, mas também a união em um momento de profunda dor”, declarou.
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas aprova projetos que garantem gratuidade no transporte público e prorrogação de prazo do IPTU e TCL de 2025
- Economia7 dias atrás
Canoenses tem prazo do pagamento do IPTU em cota única ampliado até 10 de fevereiro
- Serviços1 semana atrás
Falta de energia interrompe abastecimento de água em seis bairros de Canoas
- Política7 dias atrás
Prioridades para 100 dias são apresentadas na primeira reunião de secretariado de 2025 em Canoas
- Canoas5 dias atrás
Rodrigo Busato assume como Prefeito em Exercício de Canoas
- Emprego6 dias atrás
Canoas oferece 270 vagas de emprego em diversos setores
- Política1 semana atrás
Denilson Santos (Republicanos) toma posse como vereador em Canoas
- Política1 semana atrás
Aprovada reforma administrativa e estrutura de secretarias do novo governo em Canoas