Canoas
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações

De acordo com a Prefeitura de Canoas, a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática segue acompanhando os níveis dos rios que atravessam a cidade, assim como promove rondas nas áreas ribeirinhas atingidas ou mais vulneráveis, divulga prognósticos da previsão do tempo e reforça as medidas de prevenção.
Em Canoas, a segunda-feira, 30, amanheceu fria, com céu encoberto e episódios de garoa. O comportamento dos volumes dos rios Caí, Gravataí, Jacuí e Sinos e do Guaíba segue sob análise e monitoramento da Diretoria de Monitoramento do Clima.
Somado ao esforço do órgão, as equipes de Obras, Projetos e engenheiros da Prefeitura estão em atividade acompanhando as condições dos diques do sistema de proteção e até mesmo adotando estratégias preventivas como a contratação de bombas anfíbias e outras de porte menor para combater acúmulos de água em eventuais precipitações volumosas.
Motores
A região da Vala da Madrinha, no Mato Grande, ganhou o reforço de mais bombas e agora soma cinco equipamentos instalados na região. Além das duas que já estavam em operação mais outras três bombas auxiliares foram colocadas no fim de semana como medida preventiva.
Além disso, outras unidades já foram instaladas como reforço à algumas Casas de Bombas, tanto a 7 e a 6 receberam duas cada. Caso ainda seja necessário, mais motores serão assegurados e posicionados de modo preventivo, estrategicamente, conforme a necessidade e compreensão das equipes de engenheiros da Prefeitura.
Casas de Bombas
Todas as oito Casas de Bombas e suas estruturas foram vistoriadas e seguem com equipes reforçadas. Ainda foram posicionados geradores em todas as Casas e em algumas delas inclusive ganharam o reforço de bombas auxiliares como apoio.
Diques
As equipes de engenheiros estão atentas as estruturas de proteção às cheias do município. A ampliação da extensão do talude de proteção da estrutura que compreende ao dique do Mato Grande, que está em fase de obras, assim como elevação da barreira de contenção na obra do Muro da Cassol, estão entre as medidas preventivas já adotadas.
Hidrojateamento
Equipes seguem nas ruas realizando ações de microdrenagem e limpeza de bocas de diferentes pontos da cidade. Os trabalhos já chegaram a contar com até 10 caminhões de hidrojateamento desobstruindo pontos da rede de drenagem. Os esforços estão concentrados, principalmente, em áreas que podem ser consideradas mais vulneráveis, como os bairros Niterói, Rio Branco, Mato Branco e Mathias Velho.
Na manhã desta segunda-feira (30), os caminhões e equipes atuaram em pontos problemáticos no bairro Mathias Velho e no Niterói. A região da Avenida das Canoas também recebeu melhorias no fim de semana.
Big bags
De modo preventivo, na região das obras do Muro da Cassol foram posicionados sacos big bags para serem usados como bloqueio, caso seja necessário. Vale ressaltar que, aquela região que fica abaixo do nível da rua, tradicionalmente, recebe as águas do Rio Gravataí e que costumam alcançar o amplo pátio da empresa. Mesmo com a fase inicial da obra do muro, o sistema de drenagem da Cassol ajuda no escoamento dessas águas de inundação para a rede que leva até à Casa de Bombas 3.
O mesmo recurso de big bags será aplicado na passagem da empresa Bianchini, na região da BR-448, caso a equipe de engenharia identifique algum risco com eventual elevação do nível do Rio Jacuí. Ressaltando que essa e outras medidas são preventivas e recursos que ficam à disposição, caso necessário, e visam tranquilizar a população canoense.
Abrigo
Atualmente, a cidade conta com 13 famílias desabrigadas do Beco Irmão Rizzo, que fica na região da Berto Círio, bairro São Luís, devido às fortes chuvas da semana passada. O novo evento climático deste final de semana não resultou em novas pessoas desalojadas ou desabrigadas. O Abrigo no Ginásio São Luís (Rua Rebouças, nº 1000, bairro São Luís) segue aberto e preparado para receber eventuais novos desabrigados.
Esforços conjuntos
Além da Defesa Civil, as pastas de Obras e Reconstrução, Projetos e Captação de Recursos, Assistência Social, Segurança, Mobilidade Urbana, Secretaria de Comunicação, Serviços e Zeladoria Urbana e Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão seguem engajadas na organização e execução de diferentes medidas.
Atualizações
Os canais oficiais da Prefeitura de Canoas divulgarão em tempo real, todas as ações preventivas em execução. E em qualquer necessidade de medida extrema, a população será informada com antecedência e responsabilidade com as devidas orientações.
Telefones de contato
Conforme a Defesa Civil, casos de emergência relacionados a alagamentos, inundações ou outras intempéries podem ser comunicadas nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Canoas
Canoas inicia turno único na Prefeitura a partir desta segunda, 3 de novembro

A Prefeitura de Canoas entra em vigor hoje, 3 de novembro, com o turno único de atendimento. Até 28 de fevereiro de 2026, o expediente da Administração Pública Direta e Indireta será de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.
De acordo com a prefeitura, a medida não afeta serviços considerados essenciais, que manterão seus horários regulares conforme o Decreto nº 270, de 5 de abril de 2010. Entre eles estão a Central de Atendimento ao Cidadão, escolas municipais, unidades de saúde de todos os níveis de atenção e o PROCON municipal.
O turno único é justificado pela administração como uma forma de reduzir gastos com energia, água e outros insumos, estimando economia de aproximadamente R$ 1 milhão por mês.
Canoas
Marco Leite recebe o Título de Cidadão Canoense em sessão marcada por emoção

Em uma cerimônia marcada por emoção, memória e gratidão, o comunicador Marco Leite foi homenageado com o Título de Cidadão Canoense, concedido pela Câmara Municipal de Canoas na quinta-feira, 23. Natural de Barra do Quaraí, distrito de Uruguaiana, Marco chegou à cidade em 1978 e desde então construiu uma trajetória sólida na comunicação local, sendo reconhecido por sua atuação engajada e pelo olhar atento às questões sociais e políticas da região.
A sessão, proposta pelo vereador Bamberg (PSDB) e aprovada por unanimidade entre os parlamentares, reuniu autoridades, amigos, familiares e colegas de profissão.
“Estamos homenageando alguém que ajudou a construir a história desta cidade, mesmo com todas as adversidades que enfrentou. Marco Leite representa uma trajetória de superação, compromisso e contribuição direta com a sociedade canoense”, destacou Bamberg em seu discurso.
A história de Marco se entrelaça com a de Canoas desde cedo. Aos 13 anos, começou como entregador de jornais no tradicional O Timoneiro, mas logo passou a sonhar com a escrita, desejo que viria a se concretizar anos depois. Tornou-se figura conhecida nos cafés e lancherias da cidade, locais de debate político nos anos 80, e ali passou a transitar entre autoridades, jornalistas e lideranças locais.
Formado como produtor gráfico e jornalista, Marco atuou em praticamente todos os veículos de imprensa da cidade: Folha de Canoas, Radar, Diário de Canoas, além de publicações estaduais como Correio do Povo, Jornal do Comércio e o Diário Oficial do Estado. Também exerceu a função de assessor de imprensa da Prefeitura de Canoas por sete anos. Mas foi com o Notícias da Aldeia, canal que criou para discutir de forma crítica os rumos da cidade, que consolidou sua voz como agente provocador de reflexões e debates.
“O Notícias da Aldeia se transformou em um espaço necessário. É um veículo que instiga o pensamento, que cobra, mas que também propõe. E isso é fundamental numa democracia viva”, pontuou o prefeito Airton Souza, que acompanhou a cerimônia ao lado de outras autoridades.
Canoas
Prefeitura na Tua Casa deste sábado foi cancelado devido a questões climáticas

O evento do Prefeitura na Tua Casa deste sábado 18, que ocorreria no bairro Mato Grande, foi cancelado devido à previsão de chuva do final de semana. A nova data será definida e divulgada posteriormente.

Geral1 semana atrásCampanha de arrecadação de cabelos termina na quinta-feira, 30, em Canoas

Animais1 semana atrásCanoas realiza Feira de Adoção Temática de Halloween neste sábado, 1º de novembro

Geral1 semana atrásComeça hoje 6ª edição do programa “Miau na Rua” com castração gratuita de gatos em Canoas

Geral1 semana atrásBRDE recebe visita da cônsul-geral da França para tratar de iniciativas de sustentabilidade

Saúde1 semana atrásSimers visita UPAs de Canoas após mudança de administração

Geral1 semana atrásCanoas lança projeto para se tornar referência nacional em sustentabilidade e resiliência urbana

Policial1 semana atrásGoverno do RJ confirma 121 mortos em megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha; 4 eram policiais

Transporte1 semana atrásCanoas reforça linhas de ônibus e cria linha especial no domingo de finados





























































