Conecte-se conosco

header-top


 






 

24/03/2025
 

Cultura

Abertas as inscrições para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas

Redação

Publicado

em

Estão abertas, até o dia 22 de abril, as inscrições para interessados em compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas. O processo seletivo é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Ipiranga, 120, Centro, ou pelo e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br. Para se inscrever, os representantes da sociedade civil, lideranças, membros e ativistas na promoção da igualdade racial de Canoas deverão apresentar os seguintes documentos:

  1. Relatório de atividades contendo as ações desenvolvidas no âmbito da promoção da igualdade racial, no Município de Canoas, com tempo mínimo de 2 anos de atuação;
  2. No caso de movimento social: ofício assinado pelo representante legal, com a indicação de seu representante para o processo de votação;
  3. Para pessoas físicas: requerimento constando a qualificação completa (nome completo, número de identidade, número do CPF, escolaridade, profissão e endereço completo);
  4. Documentos pessoais: cópia de RG, CPF, comprovante de residência e Título de Eleitor;
  5. A representação das entidades e movimentos sociais deverá apresentar Cópia do Estatuto social e das suas alterações e Cópia da última ata de eleição da diretoria;
  6. Em caso de organizações sem personalidade jurídica constituída: ofício do segmento que representa assinado pelo responsável do mesmo e por, no mínimo, dois de seus membros atuantes, e documento de reconhecimento por entidades com personalidade jurídica que ratifique a sua existência frente a seu segmento de atuação;
  7. Formulário padrão de inscrição devidamente preenchido (conforme Anexo I do Edital);
  8. Comprovação de atuação no Movimento da Igualdade Racial de Canoas através de, no mínimo, 5 (cinco) fotos;
  9. Comprovantes e certificados de participação em cursos, simpósios, seminários, workshops (oficinas), eventos culturais, concursos, feiras, paradas livres, atos e/ou manifestações públicas;
  10. Comprovante de participação como palestrante, conferente, orador;
  11. Projetos elaborados e executados (comprovados);
  12. Declaração de idoneidade pessoa física (Anexo II) para cada um dos representantes da sociedade civil, lideranças, membros e ativistas no Movimento da Igualdade Racial do município de Canoas;
  13. Cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ), dentro de seu prazo de validade ou em conformidade com a Instrução Normativa RFB nº 1634/2016.

Confira o edital aqui.

Sobre o Conselho

O Conselho Municipal é um órgão colegiado de caráter permanente, consultivo e deliberativo, vinculado à Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes. Ele tem a finalidade de propor, deliberar e fiscalizar as políticas de promoção da igualdade racial junto à população negra e em outros segmentos étnicos da população brasileira, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito, a discriminação e a xenofobia. Busca também reduzir as desigualdades raciais nos campos econômico, social, político, cultural e educacional, em conformidade com o Estatuto da Igualdade Racial.

Cultura

Mostra “Branca: a Dona da Casa” resgata memórias da mascote da Casa dos Rosas

Redação

Publicado

em

Mostra “Branca a Dona da Casa” resgata memórias da mascote da Casa dos Rosas

A história da cadela Branca, figura emblemática da Casa dos Rosas, está em destaque na mostra “Branca: a Dona da Casa”, inaugurada na manhã desta quinta-feira, 20.

A exposição resgata memórias e relatos sobre a mascote, que viveu no espaço desde antes do restauro do prédio em 2016. A iniciativa é realizada pela equipe do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria do Bem-Estar Animal.

Branca era presença constante na região central de Canoas, especialmente nas proximidades da antiga estação de trem e da Casa dos Rosas, ponto turístico do município. Cuidada pela comunidade que frequentava o museu, ela se destacou em um período de redução no número de animais em situação de rua na área.

A mostra propõe uma experiência interativa, permitindo que visitantes deixem recordações e depoimentos sobre a cadela e outros animais de estimação. A exposição conta com um ensaio fotográfico de Rodrigo Silveira, um curta-metragem editado por Wender Zanon e textos produzidos por Filipe Smidt Nunes, elaborados pela equipe do Museu Municipal.

“Branca se tornou nossa colega de trabalho e acompanhou todo o processo de instalação do museu. Muitas pessoas vinham ao espaço especialmente para visitá-la”, relembra Airan Milititsky Aguiar, chefe da Unidade de Museu e Arquivo Histórico.

A secretária do Bem-Estar Animal, Paula Lopes, destaca a relevância do vínculo entre a comunidade e os cães de rua. “Conhecer a história da Branca reforça a importância dos cães comunitários. Foram 15 anos de cuidado coletivo, o que mostra como essa relação foi significativa”, comenta.

A Casa dos Rosas, onde a mostra acontece, foi construída no início dos anos 1900 no estilo “chalé de chácara”, com telhas francesas e adornos lambrequins. É a construção mais antiga da cidade e atualmente abriga o Museu Municipal Hugo Simões Lagranha.

Continuar a ler

Cultura

Porto Alegre comemora aniversário de 253 anos com programação diversificada

Redação

Publicado

em

Porto Alegre comemora aniversário de 253 anos com programação diversificada

Porto Alegre celebra 253 anos em 26 de março com uma programação diversificada. Nos próximos dias, estão previstos shows musicais, exposições de arte, corridas, eventos esportivos e o tradicional Baile da Cidade, que irá acontecer no sábado, 29, no Parque da Redenção, com 15 atrações.

Um dos destaques é o circuito do Carnaval de Rua, com mais blocos desfilando na Orla, Lomba do Pinheiro, Cruzeiro e Restinga por meio de edital do Fumproarte.

Programação – 253 anos de Porto Alegre
* programação sujeita a alterações

Sexta-feira, 21, a domingo, 30:
STU Pro Tour, no trecho 3 da Orla

Sábado, 22 a 29 de março – Atividades ambientais promovidas pela SmamusSaiba mais aqui.

Domingo, 23:
8h – Corrida do Aniversário de Porto Alegre (parceria com Sesc-RS)

Local: em frente ao Paço Municipal – Praça Montevidéu, 10, bairro Centro Histórico;

8h – Pedal das Chaminés: em parceria com o Shopping Total, ciclistas irão do shopping até a usina (ida e volta);

9h30 – 47 anos do Brique da Redenção
Exposição de carros antigos, que sairão do Shopping Total até o brique;

18h – Tributo a Elis – show com a cantora Marguerite Silva Santos
Local: Estátua de Elis Regina na Orla do Guaíba;

Segunda-feira, 24:
10h30 – Dança Comunidade

Local: Centro Municipal de Cultura – avenida Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus

Terça-feira, 25:
12h – Churrasco Solidário

Local: Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, bairro Centro Histórico;

Quarta-feira, 26:
8h30
 – Ação educativa cultural com alunos de escolas da rede pública de ensino para 150 Crianças.
Local: Museu Joaquim José Felizardo – rua João Alfredo, 582, bairro Cidade Baixa;

11h – Encontro da Cultura com pessoas que circulam pelo Centro para cantar o “Parabéns a você” pelos 253 anos de Porto Alegre.
Local: Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico)
Palco inclusivo disponível para apresentações artísticas e culturais.

Quinta-feira, 27:
18h – Exposição Paisagens de Porto Alegre na pintura de Érico Santos – Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéo, 10), bairro Centro Histórico;

20h – Aniversário da Cinemateca Capitólio com sessão gratuita do filme A Mulher de todos, de Rogério Sganzerla – rua Demétrio Ribeiro, 1.085, bairro Centro Histórico;

19h – Cerimônia de premiação do Açorianos de Teatro Adulto, Circo e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil – Teatro de Câmara Túlio Piva: rua da República, 575, bairro Cidade Baixa;

Sexta-feira, 28:
19h – Cerimônia de Premiação do Açorianos de Artes Visuais
 – Teatro de Câmara Túlio Piva: rua da República, 575, bairro Cidade Baixa;

Sábado, 29:
14h – Exposição Road Sense I
: na Biblioteca Municipal Josué Guimarães – avenida Erico Verissimo, 307, bairro Cidade Baixa;

15h – Baile da Cidade, no Parque da Redenção;
Atrações: DJ Carol; Roda de Capoeira; Cláudia Quadros; Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos; Nego Izolino; CTG Estância da Azenha; Xandele; Alma Gaudéria; Negra Jack; Banda Municipal 100 anos; Tributo a Charlie Brown; escolas de samba Mocidade da Lomba do Pinheiro, União da Tinga e Imperadores do Samba; Papas da Língua.

Sábado, 29: Carnaval de Rua
12h – Circuito de Blocos da Orla – Edital Fumproarte
Local: avenida Augusto de Carvalho, no Centro Histórico;

16h – Desfile do Bloco Areal da Baronesa
Local: Praça Garibaldi, no bairro Cidade Baixa;

17h – Circuito de Blocos Zona Norte – Edital Fumproarte
Local: Praça México, no bairro Rubem Berta;

Piquenique Cultural Porto Alegre 253 anos – Memória & Identidade
17h – Aula aberta: uma experiência de aprendizagem com os profissionais da memória da Prefeitura de Porto Alegre e convidados (alunos e professores dos cursos de Museologia, Arquivologia e Biblioteconomia da UFRGS).
Local: Museu Joaquim José Felizardo, na rua João Alfredo 582

Domingo, 30: Carnaval de Rua
12h – Circuito de Blocos Leste – Edital Fumproarte
Local: Praça da Juventude – Parada 12 A, bairro Lomba do Pinheiro;

15h – FavelaFolia – Apresentação de Blocos Carnavalescos – AMAVTRON
Local: avenida Cruzeiro do Sul – Esplanada da Grande Cruzeiro;

17h – Carnaval de Rua nas Ilhas – apresentação de escolas de samba e blocos
Local: Colônia de Pescadores Z5, Ilha da Pintada;

17h – Carnaval de Rua – Circuito de Blocos Zona Sul – Edital Fumproarte
Local: Praça Macedônia, no bairro Restinga;

Domingo, 30:
12h – Apresentação de Rodrigo Almada e banda

Local: Praça Nelson Marchezan – bairro Cohab Costa e Silva;

Continuar a ler

Cultura

Desfiles de Carnaval de Esteio serão no dia 28 de março

Redação

Publicado

em

Desfiles de Carnaval de Esteio serão no dia 28 de março

Cinco escolas de samba e quatro blocos carnavalescos vão participar dos desfiles do Carnaval esteiense. Promovido pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o evento será realizado no próximo dia 28 no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. A Passarela do Samba será montada junto ao Portão 9 (Avenida Celina Kroeff – Novo Esteio).

A festa começa às 20h, com a entrega das chaves da cidade para a Corte do Carnaval e o desfile do bloco formado por integrantes e convidados do Gabinete da Primeira-dama e do núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa).

Às 21h30min, começam os desfiles dos blocos Filhos de Mandela, Império do Samba e Princesa Africana, agremiações que receberão R$ 3 mil pela participação. Depois, será a vez das cinco escolas de samba da cidade disputarem os troféus.

A primeira a entrar na passarela, às 23h45min, será a Negritude, que falará sobre Ogum, um orixá guerreiro da Umbanda. Logo em seguida, será a vez da Acadêmicos de Esteio, que vai exaltar o sangue.

Os desfiles seguem com a Salgueiro, que terá como seu enredo a marcha das mulheres negras, com a Unidos do Viradouro, que falará sobre Maria Bonita, a rainha do Cangaço, e com a Mocidade Independente do Jardim Planalto, que fecha as apresentações falando sobre o destino.

As escolas serão avaliadas em nove quesitos diferentes, todos eles valendo troféus individuais: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria e comissão de frente. As três primeiras colocadas receberão troféus.

Cada agremiação receberá R$ 40 mil para a sua apresentação.  O valor será repassado através de projeto cultural da Cufa/Esteio. O Desfile de Carnaval será produzido pela Veveta Produções, com incentivo da Lei Rouanet do Governo Federal e patrocínio da Elo.

A entrada e o estacionamento, que devem ser feitos junto aos portões 9 e 10, respectivamente, (Avenida Celina Kroeff), são gratuitos.

Desfiles de Carnaval de Esteio

  • Quando: 28 de março, a partir das 20h
  • Onde: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (Portão 9 – Av. Celina Kroeff)
  • Quanto: Entrada e estacionamento gratuitos
  • Blocos: Gabinete da Primeira-dama/Cufa Esteio, Filhos de Mandela, Império do Samba e Princesa Africana

Escolas de samba:

Negritude
Enredo: Negritude, na fé, exalta Ogum! Cavaleiro de Umbanda, vencedor de demandas

Acadêmicos de Esteio
Enredo: Sangue, a essência da vida no pulsar da verde e rosa

Salgueiro
Enredo: Salgueiro é ébano da cor e essência. De punho cerrado, exalta a marcha das mulheres negras

Unidos do Viradouro
Enredo: A Viradouro hoje exalta Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, a força de uma mulher!

Mocidade Independente do Jardim Planalto
Enredo: O Destino é traçado na Palma da Mão

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques