Conecte-se conosco

header-top







 

08/05/2026
 

Cultura

Segunda edição da Marcha Trans reúne militantes, famílias e simpatizantes em Canoas

Redação

Publicado

em

O início da semana foi marcado pela realização da II Marcha Trans de Canoas, que ocorreu na tarde da segunda-feira, 8. A atividade contou com uma concentração no Calçadão de Canoas desde as 14 horas, onde foram criados cartazes de apoio ao movimento trans no município. O objetivo do evento é dar visibilidade às pautas e demandas da população travesti, transexual e transgênero.

De acordo com a presidente do Conselho, Jeaniffer Alves de Souza, a atividade buscou conscientizar sobre as violências sofridas por essa população e seus direitos. “Em um primeiro momento lutamos pelo funcionamento do Ambulatório T, que foi uma grande conquista para a população trans. Porém, começamos o ano com a falta de medicamentos, que só conseguimos resolver agora”, salientou.

Para Jorge Rosiak, 34 anos, homem trans e ativista do movimento em Canoas, a marcha é muito importante para o segmento. “Estamos aqui para lutar pela saúde, segurança e empregabilidade, que são pontos importantes na luta pelos direitos da população trans”, reforçou.

Com gritos de “a nossa luta é todo dia, por mais direitos e contra a transfobia”, o grupo se dirigiu até o Paço Municipal por volta das 17 horas. Lá ocorreu uma roda de conversa sobre direitos, saúde e empregabilidade trans.

Segundo o advogado especialista em direitos LGBTQIAPN+ e vice-presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB RS, Diego Cândido, o momento é uma forma de pensar nos direitos como uma construção social. “Os direitos da comunidade não estão previstos em lei, e isso nos traz uma grande insegurança jurídica. Se tornaram direitos pois foram previstos e decididos por meio do Poder Judiciário. Ou seja, a partir de uma decisão de um juiz, se estendeu para o restante da população. É necessário que se tornem leis”, afirmou.

A roda de conversa também contou com a participação do médico Fábio Rosa, que é o responsável pelo atendimento das pessoas que estão em processo transexualizador no Ambulatório T de Canoas; Chris Siberino, mulher trans, palestrante e que foi Miss Trans 2016 de Canoas; e Niel Venso, uma pessoa não binária e usuária do Ambulatório T. Além disso, estiveram presentes dezenas de militantes, simpatizantes, população trans e familiares.

Cultura

Canoas celebra Dia do Trabalhador com programação no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/ PMC

Canoas celebrou o Dia do Trabalhador na sexta-feira, 1º, com uma programação no Parque Eduardo Gomes. Ao longo do dia, o espaço recebeu atividades culturais, serviços e opções de lazer para a comunidade.

A programação contou com feira de artesanato, food trucks, distribuição de mudas, apresentações musicais e atividades educativas voltadas ao público infantil.

Pela manhã, foi realizado o ato de abertura com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Base Aérea de Canoas, que executou o hino do município.

O prefeito Airton Souza, destacou a importância da data.

“O dia do trabalhador é todos os dias. Mas hoje, de modo especial, esta data é um momento de reconhecimento e gratidão a cada homem e mulher que, com esforço, dignidade e dedicação, constroem diariamente o desenvolvimento da nossa cidade. É por meio do trabalho que fortalecemos a economia, promovemos a justiça social e abrimos caminhos para novas oportunidades. Neste 1º de maio, reafirmamos nosso compromisso em valorizar o trabalhador, garantir direitos e seguir investindo em políticas públicas que gerem emprego, renda e mais qualidade de vida para todos”, comenta.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flavio dos Santos, ressaltou a organização do evento, pensado para agradar diferentes públicos.

“Todas as secretarias fizeram muito para que este evento ocorresse. É uma festa de integração, de união, onde a gente pretende fazer com que o cidadão de Canoas confraternize e festeje o Dia do Trabalhador da melhor forma”, diz.

Moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, a advogada Camila Oliveira Borges, 46, aproveitou a festa ao lado da filha, Pietra Emanuelly, 7.

“Achei muito legal a programação, que conta com atividades para os adultos e também para as crianças. Gostei muito da feirinha de artesanato e minha filha aproveitou bastante a escolinha de trânsito”, conta.

A dona de casa Sônia Gomes Chaves, 68, também participou do evento.

“Adorei a programação. Cheguei cedo no parque e fiz aula de dança, ganhei uma muda de cereja, que vou plantar junto das plantinhas que eram da minha mãe. Encontrei minhas amigas. Foi muito divertido”, diz.

Continuar a ler

Cultura

Canoas realiza festa do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

Créditos da foto: Gustavo Garbino

Canoas promove, no dia 1º de maio, a festa do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima. O evento começa às 10h e reúne serviços públicos, atividades culturais e ações voltadas à comunidade.

A programação é organizada pela Prefeitura de Canoas, com participação de secretarias municipais e instituições parceiras. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) participa da organização e apoio às atividades culturais.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Santos, destaca o objetivo da iniciativa.

“A proposta é reunir os canoenses em um momento de convivência, com acesso a serviços e atividades que valorizam o trabalhador e fortalecem o vínculo com a cidade”, afirma.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) leva ações de doação de mudas, o projeto Canoas Recicla e coleta de eletrônicos. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) leva o Banco de Oportunidades e uma feira de artesanato com 40 bancas.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) realiza atividades educativas de trânsito, com exposição de equipamentos como radar e etilômetro, além de ações de conscientização para crianças. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece atendimentos em hospital de campanha, com consultas, vacinação, testes rápidos, serviços odontológicos e distribuição de kits de higiene, com apoio da Aeronáutica.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) promove atividades esportivas e participa com a chegada da Caminhada Roxa, voltada à conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) disponibiliza o Castramóvel para agendamentos, vacinação antirrábica, atendimentos veterinários e ações de adoção.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) atua na organização da segurança do evento e do estacionamento, com apoio de unidade móvel. Já a Secretaria Municipal da Cidadania, da Mulher e Inclusão (SMCMI) oferece serviços como confecção de documentos, elaboração de currículos, encaminhamento de título de eleitor, alistamento militar e emissão da carteira do idoso.

O evento também conta com apoio do Senac, com orientação para currículos e área de saúde, e da Ulbra, com divulgação institucional e informações sobre cursos. Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Aeronáutica também participam da estrutura de atendimento e segurança.

Programação

Abertura com a banda da base – 10h
Aulão de ritmos – 10h15min
Apresentação de boxe – 11h
Apresentação Circo do Homem do Gato – 12h
Jogo de kickball – 14h
Banda Furacão – 14h
DJ Endhy Garcia – 15h15min
Décio Azeredo – 15h30min
DJ Endhy Garcia – 16h15min
CDP Grupo do Pagode – 16h45min
DJ Endhy Garcia – 17h45min
Nosso Balanço – 18h15min
DJ Endhy Garcia – 19h15min
Comunidade Nin-Jitsu – 19h45min

Continuar a ler

Cultura

Esteio inaugura Cineclube com programação gratuita nesta terça-feira, 28

Redação

Publicado

em

Esteio inaugura Cineclube com programação gratuita nesta terça-feira, 28

A cidade de Esteio recebe, nesta terça-feira, 28, a abertura do Cineclube Esteio, uma iniciativa construída em parceria entre coletivos culturais, Pontos de Cultura e a Secretaria de Cultura de Esteio. O evento ocorre das 19h às 21h e terá entrada gratuita.

A proposta do cineclube é promover encontros mensais voltados à exibição e ao debate de produções audiovisuais, reunindo profissionais da área para discutir temas como roteiro, fotografia, técnica cinematográfica e os desafios da difusão no setor.

A ação conta com o apoio do Ponto de Cultura Ciranda, que atua em comunidades periféricas da Região Metropolitana com projetos de incentivo à leitura, cinema comunitário e formação cultural.

A programação de estreia inclui a exibição dos documentários Hip-Hop nas Escolas, de Luciano Silva, e Um Pouco de Tonito, de Alexandre Moraes.

A programação de estreia inclui a exibição dos documentários Hip-Hop nas Escolas, dirigido por Luciano Silva, e Um Pouco de Tonito, de Alexandre Moraes.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques