Conecte-se conosco

header-top


 






 

25/03/2025
 

Enchente 2024 Canoas

Lula anuncia ações para moradia, FGTS e Ministério para Reconstrução do RS

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 15. Foi a terceira vez que o mandatário veio ao Estado em duas semanas, desde que começou a situação de catástrofe climática no RS.

Ao desembarcar na Base Aérea de Canoas, ele anunciou uma série de novas medidas para a reconstrução em nível estadual. Além de confirmar iniciativas já estudadas pelo governo federal, como o PIX de R$ 5,1 mil por família atingida, novas ações foram apontadas. Depois disso, o presidente seguiu para a Unisinos, em São Leopoldo, em cerimônia oficial.

Para aqueles que tiveram suas casas destruídas em áreas urbanas, será feita a compra assistida de imóveis usados, com a busca do imóvel pelo beneficiário e também através de chamamentos públicos para interessados em vender casas. Em ambas as situações, a Caixa Econômica Federal ficará responsável por fazer a avaliação dos bens.

Também está prevista a aquisição de imóveis em processo de leilão da Caixa e do Banco do Brasil que estejam desocupados, além de ações como a aquisição de imóveis de construtoras já em obras ou concluídos e aproveitamento de propostas inscritas e não selecionadas na seleção do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em 2023. Para os casos que não forem contemplados nas medidas anteriormente citadas, haverá uma nova seleção do MCMV para os municípios.

Em sua fala, o presidente Lula enfatizou que o Governo Federal dará todos os recursos necessários para reconstrução do Estado. “Trago uma mensagem para os gaúchos: não percam a fé. Vamos reconstruir as casas e reerguer a vida no Rio Grande do Sul. Seguimos trabalhando e cuidando das pessoas. Não mediremos esforços para ajudar as pessoas a reconstruírem suas vidas”, ressaltou.

O prefeito Jairo Jorge destacou a importância do apoio do Governo Federal para a reconstrução da cidade. “Além de todas as pessoas e casas atingidas, tivemos grandes prejuízos de equipamentos públicos, entre escolas, unidades de saúde, UPAs, CRAS e o nosso HPS. O presidente Lula garantiu que todos esses bens que o município perdeu serão devolvidos pelo Governo Federal. Também precisaremos arrumar imediatamente todos os sistemas de proteção, por isso já levamos técnicos do Exército para realizar vistorias em nossos diques e nas casas de bombas”, frisou.

Outras medidas

Qualquer cidadão com saldo na conta do FGTS poderá sacar o valor máximo de R$ 6.220,00. Também foi anunciada a antecipação do pagamento do Bolsa Família para esta sexta-feira (17). Mais 21 mil famílias que preenchem os requisitos do programa no RS entrarão na folha de pagamento de junho. O Ministério do Desenvolvimento Regional seguirá identificando outras famílias que cumpram os requisitos.

Também foi feita a antecipação do calendário de pagamento do Abono Salarial 2024 para maio para o total de trabalhadores habilitados, cujo estabelecimento empregador esteja nos municípios com reconhecimento federal de calamidade/emergência. Ainda serão liberadas duas parcelas adicionais do Seguro-Desemprego para os desempregados que já estavam recebendo o benefício na data do reconhecimento federal de calamidade pública, além da restituição do Imposto de Renda no 1º lote para contribuintes do estado.

O Governo Federal ainda suspendeu por seis meses as parcelas do FGTS e do Minha Casa Minha Vida. O tempo para usar o saldo do FGTS para pagar parcelas em atraso foi ampliado de seis para 12 meses, com uma carência de 180 dias para novos financiamentos.

Ministério para Reconstrução do RS

Na ocasião, também foi anunciada a criação do Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. As atividades serão coordenadas pelo ministro Paulo Pimenta, que fica responsável pela articulação com o governo estadual e os municípios para as ações de reconstrução.

Enchente 2024 Canoas

Prefeitura de Canoas se reúne com governo do Estado para discutir reconstrução do Município

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas se reúne com governo do Estado para discutir reconstrução do Município

A Prefeitura de Canoas e o governo do Estado reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 21, para trocar informações acerca dos esforços de reconstrução do Município após as enchentes de maio de 2024.

O prefeito Airton Souza, o vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e adjuntos conversaram com a secretária estadual adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, a informaram sobre o andamento de obras e ações de atendimento à população atingida pela calamidade, e receberam detalhes sobre o andamento de demandas do Município junto ao governo do Estado.

Segundo assessoria da gestão municipal, entre as medidas discutidas na reunião está a criação, pela Prefeitura de Canoas, de um fundo municipal para receber, de forma mais rápida e menos burocrática, recursos de fundos dos governos estadual e federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul.

Ainda que, a administração municipal está formatando o projeto que cria o fundo para que seja enviado, nos próximos dias, para a apreciação da Câmara de Vereadores. Os secretários municipais de Obras e Reconstrução, Habitação e Regularização Fundiária, Fazenda e Projetos e Captação de Recursos apresentaram ao governo do Estado as ações e as demandas de cada pasta.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, defendeu a importância de um olhar especial para a reconstrução da cidade e o atendimento das necessidades das pessoas afetadas pelas enchentes do ano passado.

“A gente entende a situação das pessoas. Elas perderam tudo. Este é um trauma que as pessoas vão carregar pelo resto da vida.”

A secretária estadual adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, recebeu as informações e as demandas canoenses, explicou o funcionamento da pasta e as medidas que serão tomadas para atender às necessidades do Município.

“É extremamente necessário a gente conhecer a demanda do Município de forma completa. Conhecer os desafios, para que a gente possa avaliar a melhor forma do Estado apoiar. Nosso compromisso é de avaliar as demandas de uma forma integrada”, disse Angela.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol

Na próxima segunda-feira, 17, às 14 horas, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução, inicia a construção do muro de proteção contra cheias junto à distribuidora Cassol, na avenida Guilherme Schell, próximo ao número 130.

Durante a catástrofe climática de maio de 2024, o antigo muro que existia no local, e que não era próprio para contenção de enchentes, se rompeu e foi o primeiro ponto por onde as águas começaram a entrar na cidade.

Na ocasião, estarão presentes o secretário Municipal de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o prefeito Airton Souza, e o vice-prefeito Rodrigo Busato.

 

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Comitê Científico discute soluções para obstáculos enfrentados pelos moradores de Canoas durante e após a enchente de 2024

Redação

Publicado

em

Comitê Científico discute soluções para obstáculos enfrentados pelos moradores de Canoas durante e após a enchente de 2024

A comunidade do bairro Rio Branco, em Canoas, recebeu, na quinta-feira, 13, uma ação social do South Summit Brazil, conduzida pelo Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática (CCARC).

Intitulada Supporting Communities Affected by Floods (Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações), a atividade consistiu em ouvir a população e debater soluções para os obstáculos enfrentados durante e após a enchente de 2024.

“Este trabalho de escuta de quem foi mais afetado pelas cheias é fundamental para que a gente construa planos de ação adequados às realidades de cada comunidade”, explicou o professor Joel Goldenfum, secretário-executivo do Comitê Científico.

A ação também acontecerá nesta sexta-feira, 14, em Alvorada (14/03), e na próxima segunda (17/3), em Eldorado do Sul. Os resultados desses encontros serão apresentados durante o South Summit, que acontece de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. O evento é correalizado pelo governo do Estado.

Depoimentos

Durante a reunião, a comunidade relatou os desafios vividos durante a enchente, desde as adversidades enfrentadas no auge das cheias até o momento de reconstrução e pós-enchente. A dinâmica foi dividida em três momentos: Memórias do Desastre, Um Olhar para o Futuro e Síntese e Priorização.

“Fiquei três meses fora de casa”, contou Rafaela Cavalheiro, moradora do bairro Fátima. “Vim até aqui hoje para ser ouvida e contribuir para as soluções. É bom ouvir as diferentes visões de quem foi atingido. Assim se constrói uma estratégia para situações futuras”, complementou.

Mara Madril, que reside no bairro Rio Branco, compartilha da mesma opinião: “É muito importante o que está acontecendo aqui hoje para estarmos preparados caso aconteça de novo. Na enchente de maio ninguém estava. Não sabíamos o que fazer”.

A ação Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações é promovida pelo Comitê, em parceria com a Central Única das Favelas Rio Grande do Sul (Cufa-RS) e o fundo filantrópico Regenera RS.

Ações Sociais do SSB

Previstas para acontecer antes, durante e depois do evento, tanto na capital quanto no interior, as ações sociais do South Summit Brazil 2025 são focadas em diferentes grupos da comunidade gaúcha e incluem palestrantes, economia circular, dinâmicas artísticas, iniciação empreendedora, capacitação em inovação e tecnologia, entre outras ações.

As iniciativas têm à frente a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape). Todas elas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e buscam promover acesso mais amplo ao ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques