Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul
 







 

20/05/2024
 

Geral

Contra reforma da Previdência, professores paralisam no dia 24

Redação

Publicado

em

Os profissionais da educação de Canoas anunciam que irão parar suas atividades no dia 24 de abril. A mobilização, que é anunciada em diversos Estados, será para reafirmar a contrariedade da categoria em relação à reforma da Previdência.

“Vamos realizar um ato dos profissionais da educação. Será um dia de paralisação dos profissionais de educação do município de Canoas. Não haverá aula neste dia. Todos farão panfletagem nas comunidades, nas estações do Trensurb, Niterói, Canoas e Mathias Velho. À tarde, teremos concentração a partir das 13h, em frente a Prefeitura, para, às 15h, fazermos uma caminhada até o INSS, na Rua Inconfidência”, informa o presidente do Sinprocan, Júlio César Rodrigues.

Durante a Assembleia Geral do CPERS, Helenir Aguiar Schürer destacou as “consequências brutais que a Reforma da Previdência representa a todos (as) os (as) professores (as) e funcionários(as) de escola, com maior força às mulheres”.

A presidente do CPERS ressaltou que a única saída para impedir que a proposta de Reforma defendida por Bolsonaro seja aprovada é a resistência de todos os educadores e demais trabalhadores. “Somos novamente desafiados a resistir. Vamos tomar às ruas e pressionar prefeitos, vereadores, deputados e senadores dizendo claramente que se votarem a favor da Reforma não terão nossos votos. Não é fácil a nossa missão, mas a história do CPERS nos habilita a conquistar essa importante vitória”, conclamou. Após o término da Assembleia, os (as) educadores (as) seguiram em caminhada até o Palácio Piratini para entregar a pauta de reivindicações ao governo.

A avaliação de lideranças de diversas correntes e internas do CPERS é de que o momento é de união da categoria e que é preciso somar esforços com outros movimentos de trabalhadores na luta contra a reforma.

Segundo os sindicatos, com relação direta à categoria, a reforma eleva a idade mínima de aposentadoria de professores da rede pública para 60 anos (hoje em 50 anos para mulheres e 55 para homens) e o tempo de contribuição para 30 anos (hoje 25 para mulheres e já em 30 para homens).

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Limpeza de áreas atingidas pela enchente deve iniciar na segunda-feira

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas anunciou que, na segunda-feira, 20, devem começar os trabalhos para limpeza das áreas atingidas pela enchente na cidade.

A operação começará pelos bairros São Luís, Mato Grande e Fátima, onde o nível das águas já recuou o suficiente para possibilitar o serviço.

Nas demais regiões, a administração municipal segue monitorando a altura da cheia, para que os locais também passem por limpeza.

Para intensificar o serviço, a Prefeitura realizou a locação emergencial equipamentos pelo prazo de 90 dias.

Também foi assinado um contrato para a locação de 31 motobombas, que ajudarão na retirada das águas de todo o lado oeste da cidade.

Essas bombas ficarão à disposição da Prefeitura por 30 dias, a contar da chegada de cada uma.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Estação de água que abastece Esteio e Sapucaia do Sul volta a funcionar

Redação

Publicado

em

Os sistemas de captação e de tratamento da estação Esteio, responsável também pelo abastecimento de Sapucaia do Sul, voltaram a funcionar na madrugada deste sábado, 18. A água produzida na estação de tratamento deverá chegar às residências a longo do final de semana.

Esse é o penúltimo dos 67 sistemas de abastecimento da Corsan afetados pelas cheias a ser regularizado. O último é a Estação de Tratamento Rio Branco em Canoas, ainda inundada, que abastece a parte oeste da cidade.

A retomada é resultado de uma força-tarefa da companhia com mais de 750 colaboradores para recuperar as estruturas no sistema da Região Metropolitana atingidas pelas cheias.

As ações do Plano de Contingência seguem reforçando o abastecimento em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul até que o sistema esteja completamente restabelecido.

Para isso, a Corsan instalou cinco Estações Móveis de Tratamento, perfurou novos poços artesianos e estabeleceu 10 km de novas adutoras que permitem manobras na distribuição de água de forma a mitigar o desabastecimento na região.

Esteio

Na sexta-feira, 17, os técnicos da companhia puderam intensificar os trabalhos pela baixa do nível da água na estação e pela chegada de dois geradores de alta capacidade.

Enquanto o time de mergulhadores e técnicos atuava na vedação das instalações e na limpeza e reparo dos equipamentos, equipes realizavam a drenagem da água do interior dos prédios.

A partir daí, foi possível colocar motores, bombas e quadros elétricos de comando, essenciais para a recuperação operacional da estrutura, em funcionamento.

Canoas

A ETA Rio Branco está localizada na parte da cidade que ainda está alagada e, por isso, segue inoperante.

Equipes atuam na recuperação da estrutura, na secagem, limpeza e reparos de bombas e quadros de comando. O trabalho foi viabilizado pela chegada de um gerador de alta capacidade.

Neste domingo, 19, serão realizados testes na estação de captação e de tratamento. Quando entrar em operação, a estação vai reforçar o abastecimento do lado leste da cidade, que atualmente abriga cerca de 80% da população. Quando o nível da água que ocasiona a inundação do lado oeste baixar, a ETA iniciará o fornecimento de água, gradualmente, também para as áreas secas da região.

Para ampliar o abastecimento no município, a companhia está restaurando e reativando a estação de tratamento na Base Aérea do município.

De acordo com o Centro de Operações Integradas da Corsan, até o início da tarde deste sábado, 18, 106 mil imóveis dos sistemas que atendem as cidades de Canoas estão desabastecidos, sendo 39 mil da ETA Rio Branco e 67 mil do sistema Esteio-Sapucaia.

No pico das cheias, esse número chegou a 906 mil em todas as regiões atingidas no Estado. Ainda, para ampliar o abastecimento em Canoas, iniciaram os trabalhos para a restauração e reativação da estação de tratamento localizada na Base Aérea.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Prefeito assina contrato para limpeza das áreas atingidas

Redação

Publicado

em

O prefeito Jairo Jorge assinou nesta sexta-feira, 17, o contrato para locação emergencial de máquinas para auxiliar na limpeza de áreas atingidas pela enchente em Canoas.

São 40 retroescavadeiras, 120 caminhões caçamba basculante, 10 caminhões garra, duas motoniveladoras e quatro pás carregadeiras. Os trabalhos serão feitos conforme o recuo do nível das águas.

A Secretaria Municipal de Obras segue na instalação das bombas móveis empregadas para retirar das ruas a água acumulada em todo o lado oeste da cidade. Quatro equipamentos já estão operando, dois no bairro Mathias Velho e dois no Rio Branco.

Durante os próximos dias, as instalações de bombas continuam a ocorrer em ambos os diques, podendo chegar a até 40 máquinas.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm

Canoas unida

Prefeitura de Canoas Adverte


Isso vai fechar em 20 segundos