Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul
 







 

21/05/2024
 

Geral

Feira do Peixe movimenta comércio na véspera da Sexta-feira Santa

Redação

Publicado

em

Foto: Derli Colomo Junior

Aberta desde terça-feira, 16, entre a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e a Praça da Bandeira, a Feira do Centro da cidade é um dos cinco polos de venda de pescado montados em Canoas para atender ao público na proximidade da Sexta-feira Santa, que antecede o domingo de Páscoa.

A aposentada Terezinha Dich, moradora do bairro Harmonia, vai ao local há muitos anos nesta época. Para ela, é o momento ideal para escolher um peixe de qualidade. “Eu venho aqui porque é mais cômodo, é outro ambiente, e é muito bom poder escolher a variedade que se quer”, conta ela. Com uma tainha resfriada e fresca já comprada, a aposentada vai convidar a família para almoçar na sexta-feira, 19, mas afirma que a compra prossegue nesta quarta-feira, 17.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Airton Souza, visitou a Feira na tarde desta quarta-feira e celebra a organização do evento, que, este ano, teve recursos do município somente na área central. Nos bairros, onde tradicionalmente também ocorre a Feira do Peixe, os investimentos para a realização foram da iniciativa privada. De acordo com o secretário, a solução encontrada foi importante para os comerciantes. “Estamos dando uma atenção especial à saúde em Canoas, com o atraso dos repasses de recursos do Estado para a área. Porém, também damos atenção ao empreendedor, ao nosso comércio. Mantivemos a tradição da Feira, e conseguimos trazer os peixeiros e o pessoal da Economia Solidária, com artesanato e comida caseira. E a variedade de peixes impressiona. Há peixe já frito, peixe fresco, congelado, e até mesmo o peixe vivo, pescado na hora. Neste momento, foi importante realizarmos a Feira”, comenta o secretário.

Os canoenses têm ainda a oportunidade de comprar os produtos da Feira do Peixe nesse dia 18, das 8h às 20h, e também no dia 19, das 8h às 12h. No Centro, a Feira ocorre em frente à Igreja Matriz, na Rua Cônego José Leão Hartmann. No bairro Mathias velho, ocorre na Praça Pio X; No Guajuviras, ocorre na rótula da Rua 1; No Niterói, o evento acontece na Praça Dona Mocinha; E no Rio Branco, a Feira do Peixe ocorre na Praça Cônego Lotário Steffens.

Feriado altera funcionamento de serviços em Canoas

O feriadão de Páscoa alterará serviços públicos em Canoas. De acordo com a Lei Municipal 4390/99, não haverá expediente nas repartições públicas no município na tarde de quinta-feira, 18, além de sexta-feira, 19, feriado nacional. Os serviços considerados essenciais estarão funcionando. Confira abaixo:

SAÚDE:

– Samu: atendimento 24 horas.
– Hospital de Pronto Socorro (HPS): atende todos os dias, urgências, emergências e traumas (adulto e pediátrico) 24 horas (Rua Caçapava, 100, bairro Mathias Velho). Expediente normal.
– Hospital Universitário (HU): estará aberto normalmente, atendendo urgências obstétricas (gestantes) e ginecológicas, 24 horas (Avenida Farroupilha, 8.001, bairro São José). Expediente normal.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: Quinta-feira, 18, estarão abertas normalmente, das 8h às 17h. Sexta-feira, 19, estarão fechadas.

UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAs):

– UPA Hugo Simões Lagranha / 24h (Rua Cairu, 600, bairro Rio Branco): funcionará normalmente, todos os dias, 24 horas. Expediente normal.
– UPA Carlos Giacomazzi / 24h (Avenida Boqueirão, 2.900, Bairro Guajuviras) funcionará normalmente, todos os dias, 24 horas. Expediente normal.
– UPA 16 Horas Sudeste (rua 1º de Maio, 534, bairro Niterói) não funciona na sexta, 19, nem no domingo, 21. Na quinta, 18, e sábado, 20, estarão abertas.
– UPA do idoso (Rua José de Alencar, 381, bairro Rio Branco) não funciona na sexta, 19, nem no domingo, 21. Na quinta, 18, e sábado, 20, estará aberta.

EDUCAÇÃO:

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e de Educação Infantil (EMEIs) não terão aula na quinta-feira, 18, na parte da tarde, e na sexta-feira, 19.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Limpeza de áreas atingidas pela enchente deve iniciar na segunda-feira

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas anunciou que, na segunda-feira, 20, devem começar os trabalhos para limpeza das áreas atingidas pela enchente na cidade.

A operação começará pelos bairros São Luís, Mato Grande e Fátima, onde o nível das águas já recuou o suficiente para possibilitar o serviço.

Nas demais regiões, a administração municipal segue monitorando a altura da cheia, para que os locais também passem por limpeza.

Para intensificar o serviço, a Prefeitura realizou a locação emergencial equipamentos pelo prazo de 90 dias.

Também foi assinado um contrato para a locação de 31 motobombas, que ajudarão na retirada das águas de todo o lado oeste da cidade.

Essas bombas ficarão à disposição da Prefeitura por 30 dias, a contar da chegada de cada uma.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Estação de água que abastece Esteio e Sapucaia do Sul volta a funcionar

Redação

Publicado

em

Os sistemas de captação e de tratamento da estação Esteio, responsável também pelo abastecimento de Sapucaia do Sul, voltaram a funcionar na madrugada deste sábado, 18. A água produzida na estação de tratamento deverá chegar às residências a longo do final de semana.

Esse é o penúltimo dos 67 sistemas de abastecimento da Corsan afetados pelas cheias a ser regularizado. O último é a Estação de Tratamento Rio Branco em Canoas, ainda inundada, que abastece a parte oeste da cidade.

A retomada é resultado de uma força-tarefa da companhia com mais de 750 colaboradores para recuperar as estruturas no sistema da Região Metropolitana atingidas pelas cheias.

As ações do Plano de Contingência seguem reforçando o abastecimento em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul até que o sistema esteja completamente restabelecido.

Para isso, a Corsan instalou cinco Estações Móveis de Tratamento, perfurou novos poços artesianos e estabeleceu 10 km de novas adutoras que permitem manobras na distribuição de água de forma a mitigar o desabastecimento na região.

Esteio

Na sexta-feira, 17, os técnicos da companhia puderam intensificar os trabalhos pela baixa do nível da água na estação e pela chegada de dois geradores de alta capacidade.

Enquanto o time de mergulhadores e técnicos atuava na vedação das instalações e na limpeza e reparo dos equipamentos, equipes realizavam a drenagem da água do interior dos prédios.

A partir daí, foi possível colocar motores, bombas e quadros elétricos de comando, essenciais para a recuperação operacional da estrutura, em funcionamento.

Canoas

A ETA Rio Branco está localizada na parte da cidade que ainda está alagada e, por isso, segue inoperante.

Equipes atuam na recuperação da estrutura, na secagem, limpeza e reparos de bombas e quadros de comando. O trabalho foi viabilizado pela chegada de um gerador de alta capacidade.

Neste domingo, 19, serão realizados testes na estação de captação e de tratamento. Quando entrar em operação, a estação vai reforçar o abastecimento do lado leste da cidade, que atualmente abriga cerca de 80% da população. Quando o nível da água que ocasiona a inundação do lado oeste baixar, a ETA iniciará o fornecimento de água, gradualmente, também para as áreas secas da região.

Para ampliar o abastecimento no município, a companhia está restaurando e reativando a estação de tratamento na Base Aérea do município.

De acordo com o Centro de Operações Integradas da Corsan, até o início da tarde deste sábado, 18, 106 mil imóveis dos sistemas que atendem as cidades de Canoas estão desabastecidos, sendo 39 mil da ETA Rio Branco e 67 mil do sistema Esteio-Sapucaia.

No pico das cheias, esse número chegou a 906 mil em todas as regiões atingidas no Estado. Ainda, para ampliar o abastecimento em Canoas, iniciaram os trabalhos para a restauração e reativação da estação de tratamento localizada na Base Aérea.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Prefeito assina contrato para limpeza das áreas atingidas

Redação

Publicado

em

O prefeito Jairo Jorge assinou nesta sexta-feira, 17, o contrato para locação emergencial de máquinas para auxiliar na limpeza de áreas atingidas pela enchente em Canoas.

São 40 retroescavadeiras, 120 caminhões caçamba basculante, 10 caminhões garra, duas motoniveladoras e quatro pás carregadeiras. Os trabalhos serão feitos conforme o recuo do nível das águas.

A Secretaria Municipal de Obras segue na instalação das bombas móveis empregadas para retirar das ruas a água acumulada em todo o lado oeste da cidade. Quatro equipamentos já estão operando, dois no bairro Mathias Velho e dois no Rio Branco.

Durante os próximos dias, as instalações de bombas continuam a ocorrer em ambos os diques, podendo chegar a até 40 máquinas.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm

Canoas unida

Prefeitura de Canoas Adverte


Isso vai fechar em 20 segundos