Conecte-se conosco

header-top







 

06/07/2026
 

Cultura

Feira do Livro de Canoas começa no sábado, 25

Avatar

Publicado

em

Tradicionais letras já estão posicionadas na cidade. Foto: Bruno Lara/OT.

Tradicionais letras já estão posicionadas na cidade. Foto: Bruno Lara/OT.

A 32ª Feira do Livro de Canoas terá sua abertura oficial no sábado, 25, a partir das 18 horas, com a presença de autoridades, escritores, convidados e participação do Coral de Canoas. Logo após a cerimônia, o Teatro do Sesc/Canoas será palco da montagem de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, com direção de Zé Adão Barbosa e que integra as celebrações dos 50 anos de publicação do livro homônimo de Jorge Amado.

Homenagens

Com o lema “26 Letras e Infinitas Histórias. Literatura é Inovação”, e também lembrando os 400 anos de morte de Miguel de Cervantes e William Shakespeare, a Feira tem como homenageada a escritora Martha Medeiros, que terá um encontro com seus leitores no dia 28 de junho; e como patrona a escritora Maria Rigo que, aos 80 anos, é acadêmica de Letras no Unilasalle. A cidade de Paraty, por conta da sua Festa Literária, a Flip, é outra homenageada.

Destaques

Quatro nomes internacionais estarão na programação deste ano na Feira. O primeiro é o chileno Vladimir Safatle, que palestrará no dia 29 de junho. O premiado escritor angolano Gonçalo Tavares, autor de “Jerusalém”, estará presente no dia 4 de julho. Já no dia 7 se apresentarão o holandês Arthur Japin, que vem lançar o seu “O Homem com Asas”, e Benjamin Moser, autor do premiado “Why This World”, que lançará a biografia da escritora brasileira Clarice Lispector.

Música

A programação musical começa com o pocket show “Poesia para todo Sampler”, de Richard Serraria, no dia 29 de junho, às 15 horas, na Casa das Artes Villa Mimosa. Os compositores Jards Macalé e Jorge Mautner palestrarão no dia 30 de junho. No dia 1º de julho a violonista Badi Assad apresentará um musical infantil, enquanto Arnaldo Antunes se apresentará no dia 3.

Maria Bethânia

Maria Bethânia encerrará a Feira no dia 9 de julho, no Teatro do Sesc, com o recital-poético “Caderno de Poesias”. Para esta apresentação, os ingressos serão distribuídos exclusivamente um dia antes, em 8 de julho, a partir do meio-dia, no Auditório Central da Feira, mediante a doação de um livro em bom estado.

Mais convidados

A 32ª Feira do Livro ainda contará com as presenças de escritores como Eduardo “Peninha” Bueno, Lya Luft, Paula Taitelbaum , Luiz Gonzaga Belluzzo, Gerson Colombo, Luisa Geisler, Cláudia Tajes, Luis Augusto Fischer, Pedro Bandeira, a cantora Olivia Byington e seu filho, o ator e escritor Gregório Duvivier. E também com apresentações do Canoas Coletivo de Dança, dos grupos teatrais Cuidado que Mancha e Cia Halarde, da Casa do Poeta de Canoas e da Orquestra de Flautas da EMEF Erna Würth, além de oficinas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de encontros de entidades ligadas à literatura.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Mostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas

Redação

Publicado

em

A organização da Mostra Curta FECIC divulgou a lista oficial das obras selecionadas para a atual edição do evento. Ao todo, 17 curtas-metragens integram a programação, reunindo produções desenvolvidas por estudantes de seis instituições de ensino do município.

As obras representam escolas das redes pública, incluindo as esferas municipal, estadual e federal, além da rede privada, reforçando a diversidade de participação no projeto.

Segundo a curadoria, a seleção buscou valorizar diferentes linguagens cinematográficas e as narrativas criadas pelos jovens realizadores. O recorte final inclui nove filmes de ficção, cinco documentários, duas animações e um curta experimental.

A mostra destaca o audiovisual como ferramenta de expressão artística e reflexão dentro do ambiente escolar, evidenciando o envolvimento crescente de estudantes com a produção cinematográfica.

As escolas da rede municipal reúnem a maior parte dos selecionados. A EMEF Arthur Oscar Jochims integra a programação com cinco títulos: “Ainda te acharei”, “Contas da esperança: A Matemática em Números”, “Guerra Russa”, “O Disfarce de 1945” e “Sombras da Guerra”. Da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, foram escolhidos “Axé e Amém”, “Entre o passado e o presente: A força dos Quilombos”, “Entre tradição indígena e o mundo contemporâneo” e “Gritos da Resistência”. Já a EMEF Paulo Freire participa com “A pessoa que eu fui”, “Racismo na Escola” e “O protótipo”, enquanto a EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera participa com o filme “O dia do Labubus”.

Completam a seleção oficial os curtas “A Arte segundo Cildo Meireles” e “A Cartomante”, produzidos no Instituto Federal; “Daydream”, do Colégio IPUC e “Depois do Inverno”, realizado pelos alunos da E.E.E.M André Leão Puente.

Além da exibição inédita das produções estudantis, a Mostra Curta FECIC, que acontece dia 2 de julho, às 14h, no Sesc Canoas, promoverá a entrega de certificados e a seleção oficial das obras que irão concorrer na categoria estudantil do 4º Festival de Cinema de Canoas, que ocorre em setembro.

No mesmo dia, a partir das 18h30min, o Painel Audiovisual e Educação, reunirá educadores, realizadores e especialistas para discutir o uso do audiovisual como instrumento pedagógico, encerrando com uma roda de conversa mediada por profissionais do setor.

O Curta FECIC é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. O festival conta ainda com o apoio do Sesc Canoas e o apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.

Continuar a ler

Cultura

Curta Fecic recebe 43 filmes de escolas de Canoas e terá exibições no Sesc em julho

Redação

Publicado

em

Curta Fecic recebe 43 filmes de escolas de Canoas e terá exibições no Sesc em julho

O projeto Curta Fecic, braço estudantil do Festival de Cinema de Canoas (Fecic), encerrou a sua etapa de inscrições com excelente adesão da comunidade escolar. Ao todo, foram recebidos 43 filmes, dos quais 33 curtas-metragens foram validados. As produções representam o talento de alunos e professores de nove escolas locais, abrangendo as redes municipal (6), estadual (1), federal (1) e privada (1).

A partir de agora, os 33 filmes habilitados passarão pela avaliação da comissão organizadora do festival. É essa seletiva que irá eleger e definir os títulos oficiais que vão compor a Mostra Curta Fecic e ganharão a tela do cinema em julho.

Encontros Curta Fecic

O expressivo engajamento é reflexo direto dos Encontros Curta Fecic, maratona itinerante que percorre as escolas municipais desde a primeira edição do Fecic. Coordenadas pelo ator Angelo Sérgio e pelo diretor geral do Fecic, Alexandre Derlam, as atividades promovem exibições de filmes e debates com turmas do Ensino Fundamental, Médio e EJA, plantando a semente da criação audiovisual diretamente nas salas de aula. Até julho, estão previstos mais 3 encontros nas escolas da rede municipal.

Programação do Curta Fecic

O resultado de toda essa produção chega à tela grande no dia 2 de julho, no teatro do Sesc Canoas, com atividades gratuitas e abertas à comunidade:

– 14h às 16h30 – Mostra Curta Fecic: Exibição dos filmes estudantis selecionados, debates com os realizadores e entrega de certificados. As obras escolhidas também concorrerão à categoria estudantil do Fecic, que acontece de 23 à 26 de setembro.

– 18h30 – Painel Audiovisual e Educação: Encontro focado no cinema como ferramenta pedagógica. O debate contará com a presença de André Bozzetti (idealizador do FECEA – Alvorada), Katia Souza Montinelli (coordenadora do CurtaENEM) e de professores locais que compartilham as suas experiências práticas.

O Curta Fecic é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, apoio do Sesc Canoas e apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.

Serviço

O quê: Projeto Curta Fecic (Mostra Estudantil e Painel Educação)
Quando: 02 de julho, a partir das 14h
Onde: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Entrada: Gratuita
Informações: Instagram @festivaldecinemadecanoas

Continuar a ler

Cultura

Canoas celebra Dia do Trabalhador com programação no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/ PMC

Canoas celebrou o Dia do Trabalhador na sexta-feira, 1º, com uma programação no Parque Eduardo Gomes. Ao longo do dia, o espaço recebeu atividades culturais, serviços e opções de lazer para a comunidade.

A programação contou com feira de artesanato, food trucks, distribuição de mudas, apresentações musicais e atividades educativas voltadas ao público infantil.

Pela manhã, foi realizado o ato de abertura com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Base Aérea de Canoas, que executou o hino do município.

O prefeito Airton Souza, destacou a importância da data.

“O dia do trabalhador é todos os dias. Mas hoje, de modo especial, esta data é um momento de reconhecimento e gratidão a cada homem e mulher que, com esforço, dignidade e dedicação, constroem diariamente o desenvolvimento da nossa cidade. É por meio do trabalho que fortalecemos a economia, promovemos a justiça social e abrimos caminhos para novas oportunidades. Neste 1º de maio, reafirmamos nosso compromisso em valorizar o trabalhador, garantir direitos e seguir investindo em políticas públicas que gerem emprego, renda e mais qualidade de vida para todos”, comenta.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flavio dos Santos, ressaltou a organização do evento, pensado para agradar diferentes públicos.

“Todas as secretarias fizeram muito para que este evento ocorresse. É uma festa de integração, de união, onde a gente pretende fazer com que o cidadão de Canoas confraternize e festeje o Dia do Trabalhador da melhor forma”, diz.

Moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, a advogada Camila Oliveira Borges, 46, aproveitou a festa ao lado da filha, Pietra Emanuelly, 7.

“Achei muito legal a programação, que conta com atividades para os adultos e também para as crianças. Gostei muito da feirinha de artesanato e minha filha aproveitou bastante a escolinha de trânsito”, conta.

A dona de casa Sônia Gomes Chaves, 68, também participou do evento.

“Adorei a programação. Cheguei cedo no parque e fiz aula de dança, ganhei uma muda de cereja, que vou plantar junto das plantinhas que eram da minha mãe. Encontrei minhas amigas. Foi muito divertido”, diz.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques