Conecte-se conosco

header-top








 

28/03/2024
 

Cultura

Feira do Livro de Canoas começa no sábado, 25

Avatar

Publicado

em

Tradicionais letras já estão posicionadas na cidade. Foto: Bruno Lara/OT.

Tradicionais letras já estão posicionadas na cidade. Foto: Bruno Lara/OT.

A 32ª Feira do Livro de Canoas terá sua abertura oficial no sábado, 25, a partir das 18 horas, com a presença de autoridades, escritores, convidados e participação do Coral de Canoas. Logo após a cerimônia, o Teatro do Sesc/Canoas será palco da montagem de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, com direção de Zé Adão Barbosa e que integra as celebrações dos 50 anos de publicação do livro homônimo de Jorge Amado.

Homenagens

Com o lema “26 Letras e Infinitas Histórias. Literatura é Inovação”, e também lembrando os 400 anos de morte de Miguel de Cervantes e William Shakespeare, a Feira tem como homenageada a escritora Martha Medeiros, que terá um encontro com seus leitores no dia 28 de junho; e como patrona a escritora Maria Rigo que, aos 80 anos, é acadêmica de Letras no Unilasalle. A cidade de Paraty, por conta da sua Festa Literária, a Flip, é outra homenageada.

Destaques

Quatro nomes internacionais estarão na programação deste ano na Feira. O primeiro é o chileno Vladimir Safatle, que palestrará no dia 29 de junho. O premiado escritor angolano Gonçalo Tavares, autor de “Jerusalém”, estará presente no dia 4 de julho. Já no dia 7 se apresentarão o holandês Arthur Japin, que vem lançar o seu “O Homem com Asas”, e Benjamin Moser, autor do premiado “Why This World”, que lançará a biografia da escritora brasileira Clarice Lispector.

Música

A programação musical começa com o pocket show “Poesia para todo Sampler”, de Richard Serraria, no dia 29 de junho, às 15 horas, na Casa das Artes Villa Mimosa. Os compositores Jards Macalé e Jorge Mautner palestrarão no dia 30 de junho. No dia 1º de julho a violonista Badi Assad apresentará um musical infantil, enquanto Arnaldo Antunes se apresentará no dia 3.

Maria Bethânia

Maria Bethânia encerrará a Feira no dia 9 de julho, no Teatro do Sesc, com o recital-poético “Caderno de Poesias”. Para esta apresentação, os ingressos serão distribuídos exclusivamente um dia antes, em 8 de julho, a partir do meio-dia, no Auditório Central da Feira, mediante a doação de um livro em bom estado.

Mais convidados

A 32ª Feira do Livro ainda contará com as presenças de escritores como Eduardo “Peninha” Bueno, Lya Luft, Paula Taitelbaum , Luiz Gonzaga Belluzzo, Gerson Colombo, Luisa Geisler, Cláudia Tajes, Luis Augusto Fischer, Pedro Bandeira, a cantora Olivia Byington e seu filho, o ator e escritor Gregório Duvivier. E também com apresentações do Canoas Coletivo de Dança, dos grupos teatrais Cuidado que Mancha e Cia Halarde, da Casa do Poeta de Canoas e da Orquestra de Flautas da EMEF Erna Würth, além de oficinas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de encontros de entidades ligadas à literatura.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Evento ‘Março de Luta’ está de volta ao Rio Grande do Sul na sua 7° edição

Redação

Publicado

em

Evento ‘Março de Luta’ está de volta ao Rio Grande do Sul na sua 7° edição

Na sexta-feira, 22, aconteceu a 7ª edição do Março de Luta, no Trilha Hub Cultural, em Sapucaia.

O encontro, em apoio ao projeto social @guriasrockcamp, reuniu oficinas Live paint/Graffiti, roda de fala, exposição, feiras e shows das bandas @semcarismaoficial, @cat.arcade, @bandadevastadoras e @loquetevoyadecir.

Evento ‘Março de Luta’ está de volta ao Rio Grande do Sul na sua 7° edição

De acordo com as organizadoras, o valor arrecadado com o ingresso tem como destino ajudar o projeto GURIAS ROCK CAMP e o valor da rifa (um produto de grafitti e Live paint feito no próprio evento pelas oficineiras) para pagar as bandas e a técnica de som.

Evento ‘Março de Luta’ está de volta ao Rio Grande do Sul na sua 7° edição

Segue lá as gurias e fica por dentro do que vem por aí: @marcodeluta.

 

Continuar a ler

Cultura

31ª Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 26

Redação

Publicado

em

31ª Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 26 - Foto: Vinicius Fonseca

A 31ª Feira do Peixe de Canoas começa na semana que vem. As bancas estarão abertas de 26 a 29 de março, das 8h às 20h, de terça a quinta, e das 8h às 12h, na sexta-feira. O evento acontece em cinco pontos da cidade: Centro, Mathias Velho, Niterói, Guajuviras e Rio Branco. Ao todo, 28 comerciantes participarão.

Nos bairros Mathias Velho e Guajuviras, haverá piscinas com peixes vivos. Nas bancas, a população poderá escolher variedades como bacalhau, camarão, filés e peixes inteiros. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a expectativa é superar as 40 toneladas de peixes vendidas em 2023.

Para o secretário adjunto, Vinicius Rabaioli, o evento é muito importante para a população.

“A Feira do Peixe é uma das mais tradicionais Feiras de Canoas que já acontecem há mais de três décadas. Além do fomento financeiro, auxilia significativamente o desenvolvimento do comércio local” completou.

Locais:

  • Centro: rua Cônego José Leão Hartmann
  • Mathias Velho: em frente à Igreja São Pio X
  • Niterói: rua José Maurício esquina com Júlio de Castilhos, junto à Praça Dona Mocinha
  • Guajuviras: rua 1, próximo da rótula
  • Rio Branco: Praça Cônego Lotário Steffens
Continuar a ler

Cultura

Carnaval Popular de Canoas 2024 encerrou domingo com show dos destaques das escolas de samba

Redação

Publicado

em

Carnaval Popular de Canoas 2024 encerrou domingo com show dos destaques das escolas de samba - Foto: Renan Caumo

O Carnaval Popular de Canoas encerrou no domingo, 17, com show dos destaques das Escolas de Samba Nenê da Harmonia, Rosa Dourada, Império da Mathias e Pérola Negra.

Diferentes sambas-enredos de cada agremiação e outras composições clássicas da folia carnavalesca marcaram a programação. O prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques e a primeira-dama Sadia Siqueira prestigiaram o evento.

Público diversificado

Muitas famílias e pessoas de diferentes idades acompanharam as apresentações das entidades carnavalescas. Mariana Schneider de Freitas, 7 anos, vivia o seu primeiro Carnaval.

Enquanto, Elga Maraglai, de 61, lembrava que desde criança já desfilava. Há 10 anos, ela não entra mais na avenida, mas continua acompanhando a festa. “É muito bom. Que pena que é uma vez no ano, tinha que ser todo dia, todo mês”, comenta.

Festa na avenida

Depois da passagem da Nenê da Harmonia, Rosa Dourada e Império da Mathias contagiaram o público presente. Antes da última escola entrar, a Pérola Negra, o DJ Cabeção chamou o público para ocupar o espaço de show.

Com a abertura dos portões que separavam o público das agremiações, a comunidade se misturou com os integrantes da escola para encerrar o Carnaval Popular de Canoas.

 

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm