Conecte-se conosco

header-top



 




 

29/04/2024
 

Cultura

Escolas do município participam do projeto “Sesc Mais Leitura”

Avatar

Publicado

em

Alunos da rede pública de ensino de Canoas participarão do projeto Sesc Mais Leitura nos dias 27 e 28 de junho, com a palestra “Ler para ver”, com Jéferson Assumção. Nos dias 4 e 5 de julho, está marcada a palestra de “Dom Quixote de la Mancha”, com Uili Bergamin. As atividades acontecem no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), às 10 horas e às 14 horas. As escolas interessadas devem realizar agendamento prévio pelo telefone (51) 3456-2013.
A proposta é trabalhar a diferenciação entre leitura utilitária e cultural, leitura solitária e leitura solidária, leitura de textos impressos e leitura nos demais suportes, chamando a atenção para a perspectiva interpretativa autônoma do mundo em contraste com a leitura passiva, consumista e feita de fora.

Clarice Lispector

O espetáculo “Não me toque, estou cheia de Lágrimas – Sensações de Clarice Lispector” é a atração do Teatro do Sesc de Canoas. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes da apresentação. Haverá audiodescrição para 25 pessoas, mediante agendamento no Sesc pelo e-mail igrabin@sesc-rs.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909.

Numa proposta inusitada, a obra coreográfica é baseada na personalidade, nos movimentos e na profundidade da prosa poética de Clarice Lispector. A montagem constitui-se de três partes: o nascimento, a infância e a vida adulta da escritora. Transita, assim, da dimensão lúdica às austeras paragens da maturidade. A Cia gaúcha GEDA transpõe a intimidade essencial de suas palavras à linguagem da dança por meio de uma moldura gestual ora sofisticada, ora impregnada de mágoas e reflexões sobre a vida.

Peça Não me toque, estou cheia de Lágrimas – Sensações de Clarice Lispector. Foto: Divulgação

Peça Não me toque, estou cheia de Lágrimas – Sensações de Clarice Lispector. Foto: Divulgação

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Câmara dos Deputados aprova a Lei Taylor Swift para punição a cambistas

Redação

Publicado

em

Um projeto de lei para endurecer punições para aqueles que compram ingressos de grandes eventos para revender mais caro depois foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta semana.

O texto foi apelidado de Lei Taylor Swift por conta dos casos envolvendo os shows da conhecida cantora pop norte-americana no Rio de Janeiro e em São Paulo em 2023. Na ocasião, muitos cambistas compraram ingressos pela plataforma responsável pelas vendas e aplicaram preços exorbitantes, o que acendeu o debate nas redes sociais sobre o tema.

Segundo o texto, os ingressos deverão mostrar a data da compra e o valor final, incluindo eventuais taxas cobradas, caso o projeto seja sancionado pelo presidente Lula. Antes disso, o projeto ainda passa pelo Senado Federal.

Em caso de sanção, três novos crimes associados à prática dos cambistas serão tipificados no Código Penal e aplicados a todo tipo de evento que cobre pela entrada. São eles:

  1. vender, colocar à venda ou portar para venda ingresso por preço superior ao fixado pela entidade promotora do evento;
  2. fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos mais caros;
  3. falsificar ingressos com o intuito de obter vantagem ilícita com a venda.

Além da multa, que pode variar entre 50 a 100 vezes o preço do item vendido de forma irregular, com preço diferente do original ou então falsificado, as penas de prisão atingem de 1 a 3 anos.

O projeto também prevê que indivíduos em posições privilegiadas que participam dos atos terão agravante na pena. Esse conceito inclui servidores públicos, diretores, administradores, gerentes ou funcionários das empresas que promovam, emitam, distribuam ou vendam os ingressos. Se forem pegos, as penas para eles sofrem aumento de 33 a 50%.

Já existia lei que tratava do cambismo como crime, mas ela abrangia apenas eventos esportivos, como partidas de futebol. Caso o projeto seja aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Lula, a conduta será criminalizada para qualquer evento.

Continuar a ler

Cultura

Semana da Dança segue com programação até segunda-feira em Canoas

Redação

Publicado

em

O sexto dia de apresentações da 12ª Semana da Dança de Canoas celebrou a inclusãopara jovens portadores de deficiência. O Teatro do Sesc teve ampla lotação na tarde da quinta-feira, 25. Dez grupos de quatro escolas (três públicas e uma particular) participaram da programação, que segue com espetáculos gratuitos em espaços da cidade até a próxima segunda-feira, 29.

Para Vitória Titton, agente de cultura do Sesc, esta edição é exitosa sob vários aspectos. “A gente vê a evolução do evento e o crescimento do público e dos grupos envolvidos. A Semana é uma oportunidade para fomentar toda uma cadeia que gira em torno dessa iniciativa, valorizando profissionais que atuam dentro e fora do palco. Temos mais de 40 grupos na cidade, e a presença das escolas e de instituições privadas com seus próprios grupos é cada vez maior também”, avaliou.

A Mostra Estudantil e de Projetos Sociais contou com a participação do Grupo Amar Elo, com o espetáculo “Nossa Identidade é a Felicidade”, Pestalozzi Grupo de Dança (Quase Calmos, Nosso Feeling), Tereza Francescutti (Fearless x Antifragile Remix, Hypercunt, Michael Tribute, It’s ur on tape), Gomes Jardim Em Cena (O tempo, Estoque de brinquedos), Dancing JPS (Arte e movimento).

A temática condutora da programação deste ano é “Ancestralidade, Corpo e Memória”. Espetáculos e ações formativas são destinados para o público em geral e para profissionais da dança. A 12ª Semana da Dança de Canoas é promovida pelo Sesc, em parceria com o Colegiado de Dança e a Prefeitura Municipal.

Programe-se

Continuar a ler

Cultura

4ª edição do Boi no Rolete ocorre de 3 a 5 de maio em Canoas

Redação

Publicado

em

Organizada pelo Piquete Filhos da Tradição, a 4ª edição do Boi no Rolete deve levar grande público ao Parque do Gaúcho, que fica dentro do Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima.

Entre os dias 3 e 5 de maio, a festa campeira reunirá a cultura tradicionalista e a culinária gaúcha. O evento é aberto à comunidade.

Programe-se:

  • Dia 3 de maio, das 14h à meia-noite
  • Dias 4 e 5 de maio, das 8h à meia-noite
  • No Parque do Gaúcho, que fica dentro do Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima
Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm