Conecte-se conosco

header-top



 




 

16/05/2024
 

Comunidade

Equipe da Pró-Renal fala sobre avanços da nefrologia

Avatar

Publicado

em

Carmen Heberle, proprietária da clínica, mostra o sistema de água da nova clínica. Foto: Bruno Lara/OT.

Carmen Heberle, proprietária da clínica, mostra o sistema de água da nova clínica. Foto: Bruno Lara/OT.

Na última semana, nossa equipe de reportagem retornou à clínica de nefrologia Pró-Renal (rua Cândido Machado nº 106), para conversar com a médica Carmen Heberle, que é sua proprietária, e também com a funcionária mais antiga, a enfermeira Maria Solange Santos da Silva. Durante o bate-papo, elas falaram sobre os avanços da área da nefrologia, tanto no campo da hemodiálise quanto dos transplantes de rins.

Avanços

A hemodiálise, como explica Carmen, é um procedimento que faz a filtragem do sangue através de um equipamento externo ao corpo do paciente. Ela ressalta ainda que sempre há uma doença de base que leva as pessoas a terem necessidade de hemodiálise. A respeito da adaptação e qualidade de vida destes pacientes, ela explica: “Hoje eles abraçam o seu tratamento como algo para salvá-los e entendem como algo contínuo que é para o bem deles. E não veem como algo que abrevia a vida, pelo contrário, eles veem que a diálise dá vida para eles. Já tivemos pacientes que fizeram o procedimento por quase 30 anos conosco”.

Solange conta que os transplantes também vem avançando em termos técnicos. “Nós atendemos aqui muitas pessoas que já estão optando por transplantes, é uma média alta, cerca de três casos por mês. Claro, vários tem problemas ainda em confiar por causa de problemas do passado em transplantes. Só que a nefrologia avançou muito rápido em termos de tecnologia e especialização dos profissionais”, avalia.

Maria Solange há 30 anos trabalha no Pró-Renal. Foto: Bruno Lara/OT.

Maria Solange há 30 anos trabalha no Pró-Renal. Foto: Bruno Lara/OT.

Acolhimento

Tanto Carmen quanto Solange afirmaram que o grande diferencial da Pró-Renal é o acolhimento aos pacientes, que são tratados como se fossem da família de quem trabalha ali. O acolhimento está ainda melhor desde junho de 2015, quando a clínica ganhou sua nova sede. “Estamos trabalhando na construção de uma biblioteca, e aceitamos doações de quem quiser contribuir com livros que possam ser lidos por nossos pacientes. Além disso, vamos preparar uma área de convivência em uma sacada que temos ao ar livre. É importante que estas pessoas se sintam em casa quando estão aqui”, afirma.

Tudo que foi dito pelas profissionais pode ser confirmado na conversa com os pacientes. Luís Madruga, 60 anos, afirma: “A hemodiálise é vida para mim. Essas pessoas aqui são parte da minha família. Quem precisa fazer hemodiálise precisa aceitar e estar disposto a receber o ótimo acolhimento que estas pessoas nos dão”.

Luis Madruga, paciente da Pró-Renal: “A hemodiálise é vida para mim". Foto: Bruno Lara/OT.

Luis Madruga, paciente da Pró-Renal: “A hemodiálise é vida para mim”. Foto: Bruno Lara/OT.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Serviço de recuperação de documentos na cidade de Canoas começou nesta quarta-feira

Redação

Publicado

em

Serviço de recuperação de documentos na cidade de Canoas começa nesta quarta-feira

O Poder Judiciário do RS, em parceria com a Defensoria Pública e o Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) de Canoas  a partir desta quarta-feira, 15, uma força-tarefa para identificação e registro civil das pessoas atingidas pelas enchentes que estão abrigadas nos alojamentos temporários do município. O serviço funcionará das 9h às 17h.

“Recomeçar é Preciso!”

O Programa “Recomeçar é Preciso!” levará uma comitiva composta por juízes, servidores, estagiários e defensores públicos para realizar o levantamento dos dados para confecção da segunda via das certidões de nascimento e casamento e certidão de óbito, a fim de garantir o direito básico de identificação civil.

Nesta primeira fase, com o apoio de professores e alunos da Universidade Luterana do Brasil, serão atendidas as pessoas que estão no alojamento da Ulbra, pois conta com o maior número de atingidos pela catástrofe natural que assolou o Estado.

O alojamento da Ulbra está localizado na Av. Farroupilha, número 8001 – São José, Canoas

 

Continuar a ler

Comunidade

DESASTRE NO RS: Defesa Civil de Canoas reforça pedido por doação de cobertores

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Defesa Civil de Canoas reforça pedido por doação de cobertores - Foto: Bruna Ourique

A Prefeitura de Canoas, por meio da Defesa Civil, necessita, com urgência, da doação de cobertores para ajudar as famílias resgatadas pelas equipes de socorro. O item se faz necessário para aquecer as pessoas que estão sendo retiradas das águas.

As doações poderão ser entregues na Central de Doações, localizada na Cassol Centerlar, na Avenida Farroupilha, 5775, no bairro Marechal Rondon.

Além dos cobertores, a comunidade também pode contribuir com colchões, produtos de limpeza, itens de higiene, água, toalhas e alimentos perecíveis e não perecíveis.

Continuar a ler

Comunidade

DESASTRE NO RS: Barcos de voluntários fazem a diferença nos resgates na cidade de Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Barcos de voluntários fazem a diferença nos resgates na cidade de Canoas - Foto: Bruna Ourique

O apoio de voluntários com o uso de barcos e outras embarcações de pequeno porte vem fazendo a diferença nas ações de resgate em diferentes regiões da cidade de Canoas.

De acordo com a Defesa Civil, os meios de transporte possibilitam o acesso às áreas tomadas pelas cheias e onde não é mais possível a aproximação a pé ou com veículos automotores. Além disso, as estruturas também são utilizadas durante à noite, quando os resgates aéreos estavam impossibilitados.

Prefeito faz apelo por ajuda

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um apelo para que mais proprietários de embarcações contribuíssem com os resgates de modo voluntário.

“Se as pessoas tiverem barcos, nós estamos necessitando muito desses meios. Em grande parte dos locais, com a elevação da água, somente conseguimos ingressar de barco nos bairros. Então, apelamos para que as pessoas realmente cedam barcos para que a gente possa continuar trabalhando o dia. Solidariedade é a palavra certa. E, nós, felizmente, diante desta magnitude do desastre em Canoas, de outro lado, percebemos que, felizmente, a nossa raça humana continua sendo solidária”, destacou o prefeito durante live em suas redes sociais.

Os proprietários de barcos são orientados a comparecer até a sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas (Rua Humaitá, 1130, Nossa Senhora das Graças), para melhor organização dos resgates.

Já as demais pessoas interessadas em atuar como voluntários, em outras diferentes frentes, podem seguir até a sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, Nossa Senhora das Graças).

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm