Conecte-se conosco

header-top






 

27/07/2024
 

Saúde

Canoas cria comitê de enfrentamento ao mosquito da dengue

Redação

Publicado

em

Com 262 casos de dengue confirmados, sendo 257 autóctones (transmitidos dentro da cidade) e cinco importados, o governo canoense considera que são necessárias mais e maiores medidas para combater o vírus. Na manhã desta quarta-feira, 21, a prefeitura lançou o Comitê de Enfrentamento das Arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti — dentre, elas, a dengue.

A cerimônia de lançamento do órgão ocorreu no campus da Ulbra. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento de sensibilização e conscientização reuniu mais de 300 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, assim como autoridades municipais e representantes da comunidade.

O grupo surge como uma força-tarefa multidisciplinar. O objetivo é engajar diferentes setores da administração pública e da sociedade em ações efetivas de enfrentamento à dengue, atuando na prevenção, controle e conscientização. “Precisamos garantir uma rápida resposta ao crescente número de casos da doença na nossa cidade”, salientou o prefeito, Nedy de Vargas Marques, que assinou a criação do Comitê.

“A dengue é uma preocupação nacional que necessita da conscientização de todos para a prevenção. Nós temos que chegar antes que o mosquito chegue”, frisou o secretário de Saúde, Jurandir Maciel. Ele destacou que o órgão conta com a participação de diferentes secretarias, tais como Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Participam da comissão, ainda, representantes da Fundação Municipal de Saúde, dos três hospitais da cidade, UPAs, entidades empresariais e comerciais. “Queremos envolver toda a população canoense, a Base Aérea de Canoas, bem como os estudantes, instituições religiosas e comerciais, nesta grande campanha de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Juntos vamos vencer essa guerra e salvar vidas”, pontuou Jurandir, coordenador do comitê.

Alerta sobre criadouros

Durante o evento, o médico veterinário e técnico da Vigilância em Saúde/SMS de Canoas, Roger Halla, falou sobre o vetor das arboviroses, o Aedes aegypti, que é o mesmo transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A epidemiologia básica dessas doenças, a biologia do vetor, potenciais criadouros, sinais e sintomas e medidas de prevenção foram abordadas na apresentação.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue, conscientizando a população, fiscalizando possíveis focos e realizando ações de combate ao mosquito adulto Aedes aegypti, em diferentes bairros. Com surto epidêmico identificado, o bairro Estância Velha contabiliza, atualmente, 168 casos. A localidade tem recebido visitas dos agentes de endemias, com constantes aplicações de inseticidas para diminuir a proliferação do inseto.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 32361079.

Casos confirmados em Canoas – 2024

  • Estância Velha: 168
  • Guajuviras: 37 ( autóctones) + 1 (importado)
  • Olaria: 13
  • Nossa Senhora das Graças: 9 (autóctone) e 1 (importado)
  • Harmonia: 7
  • Marechal Rondon: 6 autóctones e 1 (importado)
  • Niterói: 6
  • Mathias Velho: 4
  • Rio Branco: 3
  • Igara: 2
  • São José: 1 autóctone + 1 (importado)
  • Mato Grande: 1
  • Centro: 1 (importado)

Além dos 262 confirmados, a Secretaria de Saúde informa que, atualmente, há 275 casos em investigação.

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas. Dados atualizados no dia 20/02 e sujeitos a alterações.

Saúde

Locais de atendimento provisório de saúde no lado Oeste de Canoas

Redação

Publicado

em

Unidade de Saúde e Farmácia Básica CAIC, em Canoas, abrem para atendimento no sábado

Devido aos danos causados pela enchente, várias unidades de saúde em Canoas estão em recuperação. Para garantir que a população do lado Oeste continue tendo acesso a serviços essenciais, foram instaladas estruturas provisórias que oferecem atendimentos médicos, de enfermagem, psicossociais, procedimentos ambulatoriais e vacinação.

Horários de funcionamento:

– Atendimentos médicos: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
– Vacinação: Até as 16h

Endereços dos locais de atendimento provisório:

1. Praça Cônego Lotário Steffens
Rua José de Alencar, 414, Rio Branco

2. CTG Piazitos do Sul
Rua Cairu, 1780, Fátima

3. EMEF Max Adolfo Oderich
Rua Professora Dona Sara, 100, Harmonia

4. Igreja Evangélica Pentecostal Cristã
Rua São João Batista, 1570, Harmonia

5. Estacionamento do Hospital de Pronto Socorro (HPS)
Rua Florianópolis, 1686, Mathias Velho

6. Ao lado da Unidade de Saúde União
Rua São Borja, 595, Mathias Velho

7. EMEF Thiago Würth
Av. Rio Grande do Sul, 4240, Mathias Velho

Esses locais garantem que a população continue a ter acesso aos cuidados de saúde necessários até que as unidades permanentes sejam restauradas.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura nova sala cirúrgica e amplia capacidade de atendimento

Redação

Publicado

em

Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura nova sala cirúrgica e amplia capacidade de atendimento

O Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura, nesta quinta-feira, 25, uma nova sala cirúrgica, equipada para realizar uma ampla gama de procedimentos cirúrgicos essenciais. Este novo espaço foi projetado para garantir máxima segurança e eficiência aos pacientes.

Com esta inauguração, o hospital agora conta com um total de nove salas cirúrgicas, sendo uma exclusiva para a oftalmologia. Este aumento significativo na infraestrutura permitirá que o hospital realize aproximadamente 200 cirurgias a mais por mês, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente à comunidade.

A nova sala cirúrgica será oficialmente aberta nesta quinta-feira. O investimento total para sua construção foi de aproximadamente R$ 22 mil, incluindo materiais de construção. A obra foi executada pela própria equipe de infraestrutura do hospital.

Este marco representa mais um passo significativo na trajetória do Hospital Nossa Senhora das Graças, fortalecendo o compromisso da instituição com a qualidade no cuidado com a saúde.

Continuar a ler

Saúde

Canoas passa dos 7,7 mil casos de dengue em 2024

Redação

Publicado

em

O município de Canoas já registrou 7.709 casos de dengue desde o dia 1º de janeiro. A informação está em boletim do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde com data de 18 de julho.

Foram 2.330 casos novos em 49 dias. Um a cada 45 canoenses teve a doença apenas neste ano.

Ao se comparar na proporção, Canoas tem mais casos que a capital gaúcha. Porto Alegre, em dados de terça-feira, 23, divulgou o registro de 10.279 casos de dengue. Como a cidade tem mais de 1,3 milhão de pessoas, isso significa que apenas um em cada 129 portoalegrenses pegaram a doença.

Dessa forma, é possível afirmar que, em Canoas, a taxa de infecção é quase três vezes maior.

De todos os casos registrados, continuam sendo apenas 10 os importados – ou seja, aqueles contraídos fora da cidade. Os outros 7.699 ocorreram dentro de Canoas, sendo considerados autóctones.

Casos por bairro

  • Estância Velha: 1.664 casos
  • Guajuviras: 1510 casos autóctones e 2 importados
  • Niteroi: 910 casos autóctones e 2 importados
  • Mathias Velho: 742 casos
  • Harmonia: 619 casos
  • Nossa Senhora das Graças: 448 casos autóctones e 2 casos importados
  • Rio Branco: 464 casos
  • Olaria: 383 casos
  • Igara: 274 casos
  • Marechal Rondon: 152 casos autóctones e 2 importados
  • Fátima: 151 casos
  • Mato Grande: 124 casos
  • São José: 124 casos autóctones e 1 caso importado
  • Centro: 91 casos autóctones e 1 caso importado
  • São Luís: 36 casos
  • Brigadeira: 7 casos

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 18 de julho, às 9 horas, sujeito a alterações)

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm