Saúde
Vacina da dengue chegará a mais 61 cidades gaúchas, mas Canoas segue fora da lista

Municípios do Vale do Sinos, do Vale do Rio Pardo e do Alto Uruguai serão os próximos incluídos na estratégia de vacinação contra a dengue no Rio Grande do Sul. São 61 novas cidades gaúchas selecionadas pelo Ministério da Saúde, que se somam às outras seis da Região Metropolitana já contempladas.
Canoas continua de fora da lista. Isso por conta dos critérios de distribuição, que considera o histórico de casos de dengue, na respectiva região, dos últimos dez anos. Foi considerado o período de 2013 a 2022, visto que a estratégia foi definida antes do encerramento do ano passado.
Para as três novas regiões, cerca de 19 mil doses do imunizante devem ser distribuídas na próxima semana.
Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, idades que nacionalmente concentram maior número de hospitalizações dentro da faixa etária indicada pelo laboratório para receber a vacina (cinco a 60 anos). A vacina (de nome comercial Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma) não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas acima dos 60 anos, público que concentra o maior número de óbitos no Estado.
Para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue, são necessárias duas doses do imunizante incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS), com intervalo de três meses entre elas.
A relação dos municípios contemplados e o total de doses recebidas nessa remessa podem ser conferidos neste link.
Doses já aplicadas
Antes das regiões do Vale do Sinos, Vale do Rio Pardo e Alto Uruguai, já faziam parte da estratégia no Rio Grande do Sul as cidades de Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha. No início de maio, esses municípios receberam cerca de 31,5 mil doses.
Segundo relatório do Ministério da Saúde, até 29 de maio foram aplicadas 1,4 mil doses no Rio Grande do Sul. Na relação, ainda não constavam dados de Porto Alegre, que iniciou a aplicação na semana passada.
Saúde
Anvisa determina recolhimento de lote do medicamento Paramol 750 mg após indícios de contaminação por fungo
Saúde
Obras alteram atendimentos odontológicos e vacinação em duas UBSs de Canoas

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas informou que, a partir de segunda-feira, 27, os atendimentos odontológicos e de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Praça América e Cerne serão realizados em outros locais devido às obras de melhoria nas unidades. As mudanças são temporárias e permanecem até a conclusão dos serviços.
Os pacientes da UBS Praça América que precisarem de atendimento odontológico deverão procurar a UBS Mathias Velho, na Avenida Rio Grande do Sul, 1.615. Já os usuários da UBS Cerne serão atendidos na UBS União, localizada na Rua São Borja, 595.
Durante o período das obras, a vacinação poderá ser realizada em qualquer unidade básica de saúde do município, conforme a preferência do usuário ou na unidade mais próxima de sua residência.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as intervenções nas duas UBSs exigem a transferência temporária desses serviços para garantir a continuidade dos atendimentos à população.
Saúde
UBS Olaria recebe ação de conscientização sobre violência contra a mulher em Canoas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Olaria recebeu, nesta sexta-feira, 24, uma ação de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão e integrou a programação do Dia 25 Laranja, campanha mensal voltada à prevenção e ao combate à violência de gênero.
A atividade contou com a participação da secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Conter Arruda, e da diretora da Mulher, Sara Amaral Ávila. Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa com servidores da unidade de saúde, abordando os diferentes tipos de violência contra a mulher, os serviços de acolhimento e os canais de denúncia disponíveis no município.
Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, a ação também teve como objetivo orientar os profissionais da rede pública sobre a identificação de casos de violência e o encaminhamento das vítimas aos serviços especializados.
O Dia 25 Laranja é realizado mensalmente em Canoas e inclui ações educativas, distribuição de materiais informativos e divulgação dos canais de denúncia e da rede de proteção às mulheres.
“Levar palestras sobre feminicídio às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é uma estratégia fundamental de prevenção, acolhimento e proteção às mulheres. As UBSs são, muitas vezes, a principal porta de entrada da população aos serviços públicos, e é nesse espaço que inúmeras mulheres em situação de violência procuram atendimento por dores, ansiedade, depressão, lesões ou outros problemas de saúde, sem conseguir revelar a verdadeira causa do seu sofrimento”, afirmou a secretária Maria Beatris Conter Arruda.
“Ao promover palestras aos profissionais de saúde sobre o tema, levamos a informação para quem será o primeiro contato desta vítima, esclarecendo o que caracteriza a violência e como identificar os sinais de um relacionamento abusivo, quais são os fatores de risco para o feminicídio e onde buscar ajuda, todos os locais e telefones dos atendimentos de toda nossa rede. A informação salva vidas, rompe o silêncio e fortalece a rede de proteção”, completou.

Canoas7 dias atrásLivraria Pandorga celebra 5 anos com sarau e participação de escritores de Canoas

Previsão do tempo1 semana atrásGuaíba volta a subir e deve chegar à cota de alerta entre sexta e sábado
Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS emite alerta de risco muito alto para inundação nas Ilhas de Porto Alegre

Trânsito1 semana atrásChuvas deixam 18 rodovias estaduais com bloqueios totais ou parciais no Rio Grande do Sul

Canoas1 semana atrásPlano Diretor de Canoas terá debate sobre infraestrutura e saneamento na próxima segunda-feira, 27

Transporte7 dias atrásTrensurb terá circulação parcial neste domingo, 26, devido às obras do Dnit; confira as mudanças

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil alerta para risco de cheias nas Ilhas, Guarujá e Extremo Sul de Porto Alegre até segunda-feira

Defesa Civil5 dias atrásDefesa Civil do RS emite alerta vermelho para risco de inundação do Rio dos Sinos em São Leopoldo

























































