Saúde
Canoas passa dos 7,7 mil casos de dengue em 2024
O município de Canoas já registrou 7.709 casos de dengue desde o dia 1º de janeiro. A informação está em boletim do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde com data de 18 de julho.
Foram 2.330 casos novos em 49 dias. Um a cada 45 canoenses teve a doença apenas neste ano.
Ao se comparar na proporção, Canoas tem mais casos que a capital gaúcha. Porto Alegre, em dados de terça-feira, 23, divulgou o registro de 10.279 casos de dengue. Como a cidade tem mais de 1,3 milhão de pessoas, isso significa que apenas um em cada 129 portoalegrenses pegaram a doença.
Dessa forma, é possível afirmar que, em Canoas, a taxa de infecção é quase três vezes maior.
De todos os casos registrados, continuam sendo apenas 10 os importados – ou seja, aqueles contraídos fora da cidade. Os outros 7.699 ocorreram dentro de Canoas, sendo considerados autóctones.
Casos por bairro
- Estância Velha: 1.664 casos
- Guajuviras: 1510 casos autóctones e 2 importados
- Niteroi: 910 casos autóctones e 2 importados
- Mathias Velho: 742 casos
- Harmonia: 619 casos
- Nossa Senhora das Graças: 448 casos autóctones e 2 casos importados
- Rio Branco: 464 casos
- Olaria: 383 casos
- Igara: 274 casos
- Marechal Rondon: 152 casos autóctones e 2 importados
- Fátima: 151 casos
- Mato Grande: 124 casos
- São José: 124 casos autóctones e 1 caso importado
- Centro: 91 casos autóctones e 1 caso importado
- São Luís: 36 casos
- Brigadeira: 7 casos
Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 18 de julho, às 9 horas, sujeito a alterações)
Saúde
Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município
A Prefeitura de Canoas e a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul dialogaram sobre a situação das contas públicas relacionadas à área da Saúde no município.
O encontro, realizado na segunda-feira, 13, reuniu o prefeito da cidade, Airton Souza, o titular da Saúde, Eduardo Bermudez, o secretário da Fazenda de Canoas, João Portella, e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e equipe.
“Conforme a orientação do nosso governador Eduardo Leite, estamos à disposição para um diálogo permanente, para a construção de programas que visem atender o interesse público, que é a nossa população, não só de Canoas, como da região de referência”, disse Arita, lembrando que a rede de Saúde de Canoas atende mais de 150 municípios.
Situação dos hospitais
Na reunião, o chefe do Executivo de Canoas e o secretário Bermudez colocaram à mesa situações que receberam em 1° de janeiro, como a saída da Kaplan da gestão da Oncologia no Hospital Nossa Senhora das Graças (NSG), o atraso dos pagamentos no Hospital Universitário (HU) e o local onde está instalado o Hospital de Pronto-Socorro do HPS.
Além do debate sobre investimentos e medidas para solucionar os gargalos da área, também esteve na pauta a ampliação de determinadas especialidades na cidade, a implantação do Gerenciamento de Consultas do Sistema Único de Saúde (Gercon), a avaliação de espaços para a criação de serviços de saúde, tratativas do Programa Avançar e as aquisições feitas para o Hospital Universitário, como uma torre de vídeo para ampliar cirurgias como bariátricas.
Para o prefeito de Canoas, o saldo foi positivo, e o sentimento é de otimismo.
“Esta é uma parceria que vamos estabelecer desde agora, fortalecendo o diálogo e ampliando os serviços para melhorar realmente a Saúde na nossa cidade e, consequentemente, no Estado”.
Saúde
Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de dengue no Estado
Com dias mais quentes nesta época do ano, o Rio Grande do Sul enfrenta um aumento de casos de uma das arboviroses já conhecidas pelos gaúchos, a dengue. O cenário epidemiológico de 2024 superou a alta de anos anteriores e colocou o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) em alerta para os meses de janeiro, fevereiro e março, quando historicamente ocorre o pico de ocorrências.
Para manter o monitoramento da dengue, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) mantém ativo repositório com diversos painéis, notas técnicas, comunicados de risco e informações sobre arboviroses, com recorte sobre a dengue e o vetor de transmissão, o mosquito Aedes aegypti.
Na página estão disponíveis indicadores por categorias que apontam incidência por municípios, regiões e macrorregiões em categorias como fixa etária, sexo, raça/cor. De acordo com a diretora do Cevs, Tani Ranieri, o repositório funciona como uma ferramenta de apoio à gestão para desenvolver ações de maneira mais oportuna conforme o estágio operacional de cada localidade, isto é, com base nos dados epidemiológicos detalhados de cada região.
Além do repositório, o Governo do Estado vem realizando, desde o final do ano passado, capacitações em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Saúde, os municípios e a atenção básica com o objetivo de orientar sobre protocolos de manejo clínico, diagnóstico e organização das equipes de assistência, dando prioridade aos pacientes com maior vulnerabilidade.
“Olhar de forma diferenciada para a dengue é fundamental para evitar agravamentos, hospitalizações e óbitos”, afirma Tani.
Cenário epidemiológico
O aumento de casos confirmados de dengue é uma realidade no Brasil e, agora, também no Rio Grande do Sul. Em 2024, foram mais de 200 mil casos confirmados no Estado, sendo cerca de 172 mil autóctones (quando a transmissão ocorre dentro do Rio Grade do Sul) e 281 mortes em decorrência da doença.
Na comparação, 2023 teve 73 mil casos confirmados (34 mil deles autóctones) e 54 óbitos. Em 2022, foram 98 mil casos confirmados (58 mil autóctones) e 66 óbitos.
A incidência da dengue no ano passado no Estado foi de 1.852 casos prováveis (total de notificações exceto os descartados) por 100 mil habitantes, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como alta incidência valores acima de 300.
A diretora do Cevs também explica que fevereiro é o mês de maior tendência à expansão no número de casos, o que justifica o alerta para gestores e população ainda no início de janeiro.
As capacitações que vem sendo desenvolvidas pelo Cevs buscam atualizar as Coordenadorias Regionais de Saúde e os municípios para melhor identificação de infestação do mosquito e de casos autóctones. As formações ocorrem tanto em vigilância ambiental, quanto em vigilância epidemiológica e, algumas vezes, de forma conjunta, a depender da demanda de cada município.
O Plano de Contingência para o Enfrentamento da Dengue 2024/2025 traz pospostas estratégicas para a organização de ações que deverão ser incorporadas e desenvolvidas em cada cidade gaúcha e está disponível para consulta no site da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.
Saúde
Administração Municipal anuncia que estoque de medicamentos e insumos foram regularizados no Hospital Universitário de Canoas
De acordo com a a atual gestão municipal, o Hospital Universitário (HU) de Canoas regularizou, na sexta-feira, 3, os estoques de medicamentos e insumos essenciais para os atendimentos. A reposição foi realizada através de uma compra emergencial de R$ 300 mil, feita através da Associação Saúde em Movimento (ASM), que atualmente gere o HU.
No sábado, 4, o prefeito de Canoas, Airton Souza, e o secretário municipal de Saúde, Eduardo Bermudez, vistoriaram os estoques para verificar a organização e distribuição dos itens nas farmácias e setores do hospital.
Durante a inspeção, o prefeito destacou o compromisso com a eficiência e a resposta rápida na gestão da saúde.
“Já suprimos a necessidade de medicamentos e insumos. Nosso governo é de ação para resolver problemas. Estamos atentos desde o primeiro dia e seguiremos trabalhando para garantir o atendimento adequado à população de Canoas,” afirmou Airton Souza.
O secretário de Saúde, Eduardo Bermudez, reforçou o compromisso com a continuidade do abastecimento.
“Nosso foco é manter a regularidade no fornecimento de medicamentos e insumos, assegurando que o Hospital Universitário tenha as condições necessárias para oferecer um atendimento seguro e eficiente,” destacou Bermudez.
Entre os produtos repostos estão antibióticos como Meropeném, Vancomicina e Oxacilina, além de anticoagulantes injetáveis, como Enoxoparina e Heparina. Também foram regularizados estoques de soro fisiológico, compressas de gaze, luvas e materiais para higienização.
- Canoas1 semana atrás
Rodrigo Busato assume como Prefeito em Exercício de Canoas
- Emprego1 semana atrás
Canoas oferece 270 vagas de emprego em diversos setores
- Emprego1 semana atrás
São Leopoldo recebe feirão de empregos dias 9 e 10 para 180 vagas de atacado em Novo Hamburgo
- Política1 semana atrás
DJ Cabeção é nomeado para a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas
- Cultura1 semana atrás
26º Porto Verão Alegre reúne 16 atrações, de quinta a domingo, em sua primeira semana de programação
- Cultura1 semana atrás
Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12
- Cultura1 semana atrás
Projetos do Sesc Canoas atenderam mais de 5 mil estudantes em 2024
- Comunidade1 semana atrás
Municípios ainda podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha