Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

12/10/2024
 

Geral

Mais de 7 mil toneladas de entulho foram retiradas das ruas desde o temporal de janeiro

Redação

Publicado

em

O temporal de 16 de janeiro provocou quedas de árvores, galhos, e entulho pelas ruas de Canoas, inclusive com obstruções de vias. Desde o evento, a Prefeitura tem intensificado a liberação de ruas e calçadas com mutirões e a operação Choque de Limpeza. Até esta terça-feira, 13, foram 7.160 toneladas retiradas, o que representa cerca de 906 cargas de caminhão. A força-tarefa foi operada pelas Secretaria de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Obras, além das subprefeituras.

As ações continuaram também durante o período de Carnaval. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlet, após desobstruir as vias e remover os vegetais que estavam caídos sobre as residências e em meio aos fios energizados, a mobilização foi constante, inclusive nos finais de semana e feriados. “Priorizamos os ecopontos e as escolas, devido ao retorno dos estudos. Atualmente, os ecopontos estão prontos para receber materiais e a maioria das escolas foi limpa. Acredito que até sábado teremos concluído. Nossa próxima ação será nas vias, começando com o Choque de Limpeza nas ruas recolhendo os galhos em frente às residências”, destacou.

A atenção às instituições de ensino se deve, principalmente, à proximidade do início do ano letivo, que ocorre na próxima segunda-feira, 19. Para isso, foi organizado um mutirão de limpeza e recuperação de prédios, envolvendo equipes das secretarias da Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, subprefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Entre as ações realizadas estão roçadas, poda de árvores e retirada de entulho dos pátios e entorno das escolas. Nesta terça, a limpeza ocorreu em três unidades no bairro Estância Velha: EMEF Tancredo de Almeida Neves, EMEI Teresinha Tergolina e EMEI Ulisses Machado Filho, com um total de 58 toneladas de carga recolhida.

Ecopontos

Os cinco Ecopontos da cidade, locais em que os cidadãos podem descartar diversos tipos de resíduos, incluindo caliça (restos de obra), madeira, móveis, galhos, resíduos de poda, papel, papelão, plástico, eletroeletrônicos e vidro, operaram normalmente. Os espaços também foram limpos pela prefeitura nestas segunda e terça-feira, em um total de 516 toneladas, o que representa 66 caminhões caçambas cheios.

Ações das subprefeituras

Um dos quadrantes mais atingidos da cidade foi o Sudoeste, que engloba os bairros Fátima, Mato Grande, Rio Branco e Ilha das Garças. A subprefeitura responsável trabalhou no feriado de Carnaval, com recolhimento total de 135 toneladas de resíduos em dois dias. O subprefeito distrital, Daniel Souza, argumentou que, após o evento climático, Canoas lembrava uma zona de guerra. “A prioridade no início foi a desobstrução de vias, árvores caídas sobre residências e sobre fios de energia. Superando isso, nós estamos realizando o trabalho de recolhimento”, explicou.

Geral

Empresas que trabalharam na retirada de resíduos da enchente protestam por falta de pagamento

Redação

Publicado

em

Empresas que trabalharam na retirada de resíduos da enchente protestam por falta de pagamento

Dezenas de veículos, entre caminhões e diversos tipos de automóveis, protestaram com buzinaços na tarde de quinta-feira, 10, pela cidade. Eles alegam que não receberam pelo trabalho de limpeza de resíduos da enchente.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem de O Timoneiro, a Prefeitura de Canoas disse que aguarda a chegada de recursos do Governo Federal para efetuar o pagamento.

Continuar a ler

Geral

Vizinhos de canoense atropelada realizam manifestação no domingo

Redação

Publicado

em

Vizinhos de canoense atropelada realizam manifestação no domingo

Moradores do Vivendas do Lago e Jardim do Lago, em Canoas, onde morava Carmen Regina Thomazi Ambrozio, vítima fatal de atropelamento no dia 03/10, realizarão uma manifestação pacífica por segurança e fiscalização no trânsito no domingo, 13, às 16 horas, na rótula da Avenida Farroupilha com a rua Aurora.

Carmen Regina Thomazi Ambrozio

Carmen Regina Thomazi Ambrozio

Continuar a ler

Meio Ambiente

XIV Seminário Água Para a Vida debateu mudanças climáticas, sustentabilidade e muito mais em Esteio

Redação

Publicado

em

XIV Seminário Água Para a Vida debateu mudanças climáticas, sustentabilidade e muito mais em Esteio

O município de Esteio sediou o XIV Seminário Água Para a Vida, na quinta-feira, 10, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Esteio. Os participantes tiveram a oportunidade, durante os dois turnos, de se aprofundarem em assuntos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano.

Tendo como tema principal Mudanças Climáticas-Degradação Socioambiental, o seminário contou com especialistas na área ambiental que debateram, em dois painéis, assuntos como: áreas degradadas; racismo ambiental; impactos climáticos; resíduos sólidos e uso de materiais recicláveis; cidades sustentáveis; doenças transmitidas pela água; EcoAnsiedade; traumas, saúde e bem-estar; entre outros.

O XIV Seminário Água Para a Vida é realizado pelo Fórum Regional da Sub-bacia do Arroio Sapucaia, com a organização da Prefeitura Municipal de Esteio e do Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, com apoio de entidades parceiras das cidades de Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

O evento foi gratuito e entregou certificado aos participantes.

Participação do Projeto Criança Cidadã

O Projeto Criança Cidadã, executado pelo Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, Unidade Social da Rede Verzeri, teve uma participação especial durante todo o seminário. Além da apresentação do grupo SomNaLata, o CFTV-Esteio teve, ainda, as oficinas de Educação Ambiental e Cidadania e Direitos Humanos, como também os seus três núcleos representados, que estiveram presentes através de exposições temáticas. São eles: EMEB Alberto Pasqualini e EMEB Dulce Moraes, ambos de Esteio, e Redipasc/Guajuviras, de Canoas.

O Projeto Criança Cidadã, que tem a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve oficinas socioeducativas no contraturno escolar para 240 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, moradores na cidade de Esteio e no bairro Guajuviras, em Canoas. O Projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Esteio e da comunidade.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm