Conecte-se conosco

header-top






 

15/07/2024
 

Geral

Eclima faz alerta para calor sufocante e temporais até a terça-feira de Carnaval

Redação

Publicado

em

Eclima faz alerta para calor sufocante e temporais até a terça-feira de Carnaval

Nos próximos dias, Canoas enfrentará um calor sufocante, especialmente nesta segunda-feira, 12, e parte da terça-feira, 13. A população experimentará um grande desconforto térmico durante esse período. O Eclima alerta que ao participar de eventos com aglomeração é preciso ficar atento à hidratação e ventilação.

Temporais previstos

Além do calor intenso, há a preocupação com temporais previstos para a segunda e terça-feira. Esses eventos meteorológicos podem incluir chuvas fortes, rajadas de vento de moderadas a fortes, grande atividade elétrica com muitos raios e até mesmo a possibilidade de granizo isolado.

Entretanto, uma mudança significativa está prevista para o fim da terça-feira, quando o vento se direcionará para o quadrante sul. Essa alteração no padrão de vento trará um refresco bem-vindo à região, amenizando as altas temperaturas.

Na quarta-feira, 14, o tempo ameno permanecerá ao longo do dia.

Saiba como se proteger das altas temperaturas:

– mantenha-se hidratado;
– se puder evite exposição solar direta entre 10h e 16h;
– use roupas claras e leves;
– use protetor solar;
– use chapéus e óculos escuros;
– mantenha os ambientes ventilados;
– não deixe crianças e animais em veículos estacionados ou em lugares sem ventilação.

PREVISÃO DO TEMPO

Segunda-feira:

Mínima: 24,0 °C
Máxima: 38,0 °C
O sol estará presente, mas com maior presença de nuvens ao longo do dia. A combinação de calor e umidade poderá resultar na formação de nuvens, trazendo consigo pancadas de chuva e temporais isolados da tarde para a noite. A chuva será irregular, com diferentes acumulados nos diversos bairros da cidade. É importante destacar a possibilidade de vendavais e granizo acompanhando a chuva.

Terça-feira:

Mínima: 25,0 °C
Máxima: 29,0 °C
Muitas nuvens predominarão ao longo do dia, com a chance de chuvas em qualquer momento. A intensidade da chuva poderá variar de moderada a forte em alguns momentos, e não se descarta o risco de temporais isolados. Apesar da elevação menos significativa da temperatura, o ar permanecerá abafado devido à alta umidade.

Quarta-feira:

Mínima: 21 °C
Máxima: 26,0 °C
O sol estará presente com variação de nuvens, e a temperatura terá uma elevação menor em comparação aos dias anteriores. Contudo, a sensação térmica ainda será de calor e ar abafado, mantendo as condições meteorológicas propícias para um ambiente mais quente.

 

Geral

Prefeitura de Canoas abre concorrência para transporte de entulhos da enchente para Gravataí

Redação

Publicado

em

O governo municipal de Canoas abriu um processo de dispensa eletrônica com disputa, que deve ocorrer na manhã de terça-feira, 16. O pregão vai utilizar o critério de julgamento pelo menor preço.

O objetivo da concorrência é a contratação em caráter emergencial de empresas com maquinário para levar os entulhos gerados pela enchente dos pontos de transbordo temporários emergenciais até o destino final, em Gravataí.

A disputa ocorre pelo site www.pregaobanrisul.com.br.

Propostas podem ser enviadas até as 9h do dia 16. A  disputa ocorre entre as 9h10 e 9h20.

Para consultas ou mais informações sobre o processo, além do próprio site Pregão Banrisul, está disponível o e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler

Geral

Programa para limpeza de casas e recebimento de eletrodomésticos em Canoas tem inscrições até a segunda-feira, 15

Redação

Publicado

em

As inscrições para novos beneficiários do Programa Canoas Volta pra Casa foram prorrogadas até segunda-feira, 15.  O prazo original era até a sexta-feira, 12.

A iniciativa oferece limpeza para residências e o recebimento de um kit de eletrodomésticos, contendo geladeira e fogão, aos canoenses contemplados. Serão 4.749 conjuntos, sendo 25 deles doados pelo governo estadual e 4.724 pela Petrobrás.

Para se inscrever, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico e residirem nas áreas atingidas pelas enchentes de maio.

A classificação e a seleção dos beneficiários obedecerá ao somatório de pontos de acordo com os seguintes critérios:

  • Pessoa idosa: 2 pontos por indivíduo
  • Número de filhos em idade de 0 até 12 anos: 2 pontos por filho
  • Número de filhos em idade de 13 até 17 anos: 1 ponto por filho
  • Pessoas com deficiência: 2 pontos por PCD
  • Renda per capita:
    • de 0 a 25% do salário mínimo: 5 pontos
    • de 26 a 50% do salário mínimo: 4 pontos
    • de 51 a 75% do salário mínimo: 3 pontos
    • de 76 a 100% do salário mínimo: 2 pontos
  • Responsável familiar desempregado: 2 pontos
  • Mulheres chefe de família: 5 pontos

As inscrições podem ser realizadas acessando este link. A lista dos beneficiários selecionados será publicada no site da Prefeitura até a quarta-feira, 17, por ordem de classificação e suplência.

Continuar a ler

Geral

Militares organizam Mutirão Social em Canoas neste sábado

Redação

Publicado

em

Neste sábado, 6, os membros das Forças Armadas que integram a Operação Taquari 2 mobilizaram o Mutirão Social na Emef Thiago Wurth (Av. Rio Grande do Sul, nº 4,240), no Mathias Velho.

Durante a manhã e a tarde, militares colocaram à disposição da população diversos serviços para os moradores de um dos bairros mais atingidos pelas enchentes de maio.

No Mutirão, estavam disponíveis consultas com médicos gerais, ginecologistas, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, veterinários, além da distribuição de lanches, rancho, materiais de limpeza, cobertores, água e ração para pets.

Houve também apresentação da Banda Militar de Canoas.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm