Conecte-se conosco

header-top






 

04/03/2024
 

Política

Após polêmica nas redes sociais e acusação de livro ata desaparecido, Prefeitura dá sua versão sobre posse de Cris Moraes como prefeito interino de Canoas

Redação

Publicado

em

Após polêmica nas redes sociais e acusação de livro ata desaparecido, Prefeitura dá sua versão sobre posse de Cris Moraes como prefeito interino de Canoas

Na manhã desta segunda-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Canoas publicou um texto no qual enfatiza que a posse do presidente da Câmara de Vereadores, Cris Moraes, como prefeito interino, na última sexta-feira, 24, cumpriu expressamente o texto da Lei Orgânica Municipal (LOM), “sem qualquer decisão imposta pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) ou pelo Poder Legislativo”.

Livro ata que teria desaparecido

A nota ainda diz que, “além disso, não procede a informação de que o livro ata teria desaparecido na sexta-feira, pois ele sempre esteve no mesmo local, no Paço Municipal. Ocorre que se trata de documento público, que não pode ser retirado do local ou ser entregue a qualquer pessoa, nem ser levado para outro município”.

Entenda a situação

Na tarde de sexta-feira, 24, o Gabinete do Prefeito (GP) recebeu uma ordem judicial sobre o afastamento do prefeito Jairo Jorge, que foi encaminhada à PGM para averiguar quais medidas deveriam ser tomadas.

Assim como ocorreu em 31 de março de 2022, no primeiro afastamento, a Câmara de Vereadores também recebeu a notificação e o presidente do Legislativo se encaminhou para a Prefeitura, a fim de dar posse ao vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques.

Segundo a gestão municipal, enquanto se aguardava a chegada do vice-prefeito, pessoas teriam tentando tirar o livro ata do seu local de origem, na tentativa de que o vice-prefeito tomasse posse de dentro do hospital, em outra cidade.

Nedy hospitalizado

A nota da Prefeitura ainda afirma que “Ao ter a informação de que Nedy estaria hospitalizado, após procedimento cardíaco, e em cumprimento à LOM, a PGM orientou que se fizesse contato pessoal com o vice-prefeito para que ele informasse se poderia tomar posse, o que foi feito tanto por servidores da Prefeitura quanto pelo próprio presidente da Câmara”.

E que, “após o não comparecimento do vice-prefeito e de diversas tentativas de contato pessoal, sem sucesso, seguiu-se os trâmites legais, cumprindo o Artigo 62, parágrafo primeiro, da Lei Orgânica Municipal. Assim, Cris Moraes assumiu interinamente como prefeito do município, até que o vice-prefeito tenha condições de tomar posse”.

“No final da tarde de sexta-feira, o oficial de Justiça esteve no Paço Municipal e verificou que o livro ata estava no local e que Nedy não estava presente para assumir. Não ocorreu, portanto, interferência entre os Poderes, e sim, apenas o cumprimento da Lei Orgânica, que indica que o presidente do Legislativo deve assumir em caso de impedimento conjunto do prefeito e do vice”.

Por fim, o texto fala sobre um atestado médico vencido de Nedy

“Além disso, o vice-prefeito tinha um atestado médico, que venceu na segunda-feira, dia 20. Como permaneceu hospitalizado, a Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (SMAP) enviou um memorando solicitando a renovação do atestado, na quarta-feira (22). De acordo com o Decreto nº 77/2018, ele tem o prazo de cinco dias para apresentar o documento”.

 

Política

Marcos Daniel Ramos é o novo secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Canoas

Redação

Publicado

em

Marcos Daniel Ramos é o novo secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Canoas - Foto: Amanda Furtado

Marcos Daniel Ramos é o nome definido pela gestão para responder pela Secretaria das Relações Institucionais, da Prefeitura de Canoas.

O escolhido pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, é empresário do ramo de confecções e presidente do Progressistas (PP) de Canoas, desde o ano de 2017.

Natural de Porto Alegre, Marcos Daniel Ramos cursa Gestão Pública. Ele esteve em cargo público, anteriormente, em Canoas, como secretário de Serviços Urbanos, em meados de 2019 a 2020. De 2021 a 2023, como responsável pela pasta dos Transportes.

A nomeação foi publicada no último dia 20 de fevereiro, em portaria no Diário Oficial do -Município de Canoas (DOMC).

 

Continuar a ler

Política

PSB Canoas anuncia saída da gestão de Nedy Vargas Marques

Redação

Publicado

em

PSB Canoas anuncia saída da gestão de Nedy Vargas Marques

Na terça-feira, 27, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Canoas reuniu sua direção e pré-candidatos a vereadores para discutir a participação do partido na atual gestão do prefeito interino Nedy de Vargas Marques.

Tendo em vista que o PSB integrava a aliança municipal vencedora no pleito de 2020, a sigla participava desde então da administração.

Segundo a nota do partido, passados três meses da posse do prefeito interino, porém, considerando a dificuldade de diálogo, as divergências ideológicas e a falta de condução de uma gestão eficiente e resolutiva para os problemas da cidade, a direção municipal e seus pré-candidatos oficializam a saída do PSB da atual gestão e orienta seus filiados a fazerem o mesmo.

“Continuaremos discutindo soluções para os problemas da cidade, ouvindo as comunidades e as bases do PSB, através do projeto Roda de Conversa, lançado pela sigla, que será realizado nos próximos dias nos quadrantes da cidade”, afirma o presidente do PSB Canoas, Diego Santa Helena.

Continuar a ler

Política

Jairo Jorge, Busato e vereadores formam bloco político para construir nominatas em Canoas

Redação

Publicado

em

Jairo Jorge, Busato e vereadores formam bloco político para construir nominatas em Canoas - Foto: Marcio Marques

Na manhã de segunda-feira, 19, o prefeito afastado de Canoas, Jairo Jorge, e o deputado federal Luiz Carlos Busato reuniram-se com 10 vereadores e uma vereadora para debater e projetar o futuro da cidade de Canoas, visando as próximas eleições municiais.

Aproximação de partidos

O encontro reuniu lideranças dos partidos PSD, União Brasil, PT, PV, PC do B, Podemos, Republicanos e PDT. Participaram também os vereadores canoenses Alexandre, Bamberg, Cris Moraes, Emilio Neto, Jefferson Otto, Laércio, Linck, Maria Eunice, Pastor Duarte, Patricio e Patteta.

Conforme os organizadores, o objetivo foi pensar um projeto para Canoas e construir de forma conjunta as nominatas de vereadoras e vereadores que irão concorrer pelos partidos.

Ainda de acordo com a nota, os próximos encontros devem ocorrer em breve e a base pode ser ampliada. Isto porque o bloco político está dialogando com outros partidos.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm