Conecte-se conosco

header-top








 

19/03/2024
 

Destaques

Trabalhadores tomam as ruas contra reformas do governo Michel Temer

Avatar

Publicado

em

20170315_105420Trabalhadores de diversas categorias protestaram contra a reforma da Previdência, na quarta-feira, 15, no Centro, na Greve Geral Nacional da Educação. Em Canoas, os educadores foram mobilizados pelo Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan), seguindo agenda da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os atos reuniram mais de 1500 pessoas durante o dia.

Os manifestantes se posicionaram contra o governo de Michel Temer e suas reformas trabalhistas e previdenciárias. Aos gritos de “Fora Temer” e “Nenhum direito a menos”, o grupo chegou a bloquear vias importantes, como a Avenida Victor Barreto e a BR-116.

Organização

Pela manhã, os profissionais de Educação se concentraram às 8h30min na Praça do Avião. Logo depois, seguiram em caminhada até o Calçadão, onde se uniram às entidades ligadas às demais categorias que também paralisaram as atividades no mesmo dia. O início da caminhada, organizada de forma pacífica, passou pela avenida Victor Barreto, seguiu pela rua Muck e pela Rua 15 de Janeiro. O final do trajeto foi na Avenida Inconfidência, na sede do INSS de Canoas.

Documentos

O grupo entregou para a Câmara de Vereadores, para o Prefeitura e para os gestores da sede da Previdência Social em Canoas, uma Carta Aberta sobre a PEC 287/2016. Na Prefeitura, o secretário adjunto das Relações Institucionais, Alexandre Bittencourt, recebeu o documento. No legislativo municipal, a carta foi recebida pelo o presidente da casa, vereador Juarez Hoy (PTB).

Pautas

De acordo com o presidente do Sinprocan, Jari Rosa de Oliveira, a reforma irá prejudicar todos os trabalhadores. “Queremos ter o direito de nos aposentar. Vamos mostrar cidadania para nossos alunos”, afirmou o sindicalista.
Paulo lanferman, delegado do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua-RS) em Canoas, comenta que a maior finalidade das manifestações foi de tentar conscientizar a população. “Estamos na rua pra que as pessoas saibam disso. Somos contra a reforma em sua totalidade. Não tem por que fazer dessa forma, nesse atropelo.”

Deputado

“É um dia histórico para nossa cidade. A mobilização dá uma demonstração de que os trabalhadores não aceitam que joguem em nossas costas os problemas estruturais do país”, discursou o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT), que acompanhou as manifestações durante a manhã. Segundo ele, as reformas irão “rasgar e jogar no lixo as conquistas dos trabalhadores”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Câmara entrega Prêmio Picucha Milanez a onze homenageadas

Redação

Publicado

em

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Câmara entrega Prêmio Picucha Milanez a onze homenageadas – Foto: Bruna Ourique

A Câmara promoveu na quinta-feira, 7, a 25ª edição do Prêmio Picucha Milanez, concedido pelo Legislativo canoense a mulheres que tenham se destacado em suas áreas de atuação. Foram onze agraciadas na cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Vereador Eric Douglas, Busato, Cris Moraes, Gisele Uequed e Nedy de Vargas Marques - Foto: Bruna Ourique

Vereador Eric Douglas, Busato, Cris Moraes, Gisele Uequed e Nedy de Vargas Marques compuseram a bancada – Foto: Bruna Ourique

Presidente do Legislativo, Cris Moraes iniciou a sessão solene enaltecendo as mulheres presentes. “Admiro-as pela resiliência, pelo empoderamento e pela consciência de suas capacidades de lutar por equidade de gênero em um mundo como o nosso”, concluiu Cris.

Discursos

Após receber o prêmio das mãos da única mulher vereadora de Canoas, Maria Eunice, Gisele Uequed, ex-prefeita de Canoas e homenageada escolhida como porta-voz das demais agraciadas, destacou o trabalho conjunto com diversas mulheres que se dedicam a diferentes áreas de atuação na cidade, desde a segurança pública até o apoio a crianças e animais, passando pela educação e pelo incentivo à participação feminina na política, incluindo a ex-vice-prefeita Beth Colombo, pela dedicação e trabalho realizado.

Ex-vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed

Ex-vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed – Foto: Bruna Ourique

Quem também compôs a mesa durante a cerimônia foi o ex-prefeito e deputado federal Luiz Carlos Busato, que em sua fala expressou sua gratidão e apreço pela vereadora e por todas as homenageadas, destacando a importância de suas contribuições durante os quatro anos de mandato em que trabalharam juntos.

Deputado federal Luiz Carlos Busato - Foto: Bruna Ourique

Deputado federal Luiz Carlos Busato – Foto: Bruna Ourique

Por fim, o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques expressou grande orgulho por retornar à Câmara, onde serviu por seis mandatos, e falou na ocasião de uma homenagem às mulheres.

Prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques - Foto: Bruna Ourique

Prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques – Foto: Bruna Ourique

A premiação

Instituído em 1997, por decreto legislativo, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas a mulheres que tenham se destacado em sua área de atuação ou meio social. O Prêmio recebeu o nome Picucha Milanez para homenagear Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973.

Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes.

Homenageadas

Neuza Rufatto foi diretora da Escola Jacob Longoni por 20 anos, promovendo educação de qualidade e melhorias estruturais via Orçamento Participativo. Fundou a ONG MarSeguro após uma tragédia pessoal, visando a segurança no surf. Concorreu a vereadora em 2020, sendo a mulher mais votada de seu partido, e atuou como Subprefeita do quadrante Sudeste de Canoas de 2021 a 2023 – indicação da bancada do PSD.

Vera Siqueira Santos, residente do bairro Rio Branco por 68 anos, tem uma trajetória destacada no engajamento comunitário, servindo como vice-presidente e presidente do Conselho Comunitário, e atualmente liderando a instituição até 2025. Ativa no Terceiro Setor desde 2006, ela contribui como Educadora Social voluntária e já presidiu o Lar da Solidariedade no bairro Guajuviras – indicação da bancada do PL.

Luciane Bertoletti, Delegada Titular da 3ª Delegacia de Polícia Canoas é casada com Vinicius Dal Pizzol e mãe de Manuela e Eduardo. Ocupou importantes cargos gerenciais e diretivos relacionados a grandes eventos como a Copa do Mundo e a Jornada Mundial da Juventude, além de funções estratégicas na Secretaria de Segurança Pública do Estado – indicação da bancada do Partido da Renovação Democrática.

Christiane Costa de Oliveira, conhecida como Professora Maluquinha, tem 30 anos de experiência em alfabetização e lidera, desde 2000, o Projeto Maluquinhos pela Leitura. Recebendo seu apelido de Ziraldo em 2002, ela é contadora de histórias na Secretaria Municipal de Educação de Canoas e trabalha em projetos que incluem educação fiscal e preservação ambiental, sendo criadora da Turminha da Reciclagem, que promove a conscientização sobre a separação de resíduos – indicação da bancada do NOVO.

Maria Rosa Almeida, destacada estilista e costureira de Canoas e ganhadora do Prêmio Costureira Nota 10 pela TV Record, é reconhecida por seu engajamento voluntário como vice-presidente da Associação da Vila Cerne e sua liderança espiritual como Pastora Presidente do Ministério RQ – Ribeiro de Querite – indicação da bancada do Solidariedade.

Gislaini I. dos Santos Zottis, com 36 anos ao serviço público em Canoas, possui formação em Direito e História, tendo atuado como professora municipal, diretora de Escola de Educação Infantil, e Assessora Jurídica na Secretaria de Educação. Expandiu sua contribuição ao município como titular do Escritório Regional da Junta Comercial e membro do conselho fiscal do Canoasprev, além de participar ativamente em iniciativas de desenvolvimento regional e voluntariado comunitário – indicação da bancada do MDB.

Mirian Rodrigues da Silva Soares, com 56 anos de residência no Bairro Rio Branco em Canoas e formação em Teologia, é Pastora da Igreja Pentecostal Jesus O Rei da Glória. Organiza doações e eventos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e crianças do bairro, seguindo o legado de seus pais, Presbítero Abilio e Antônia Rodrigues da Silva. Mirian é mãe de Isaac Jorge e Yasmin Luiza – indicação da bancada do Progressistas.

Mônica Ulrich, protetora Independente em 2005, focando na castração e adoção de animais, participou no Orçamento Participativo para melhorias no Bem-Estar Animal e liderou ações contra o uso de carroças e em situações de risco para os animais, como temporais. Contribuiu para a reestruturação da CBEA, desenvolveu projetos educativos nas escolas e colaborou com acadêmicos do UNILASALLE – indicação da bancada do PV.

Amanda Quadros de Oliveira, com 30 anos de voluntariado e destaque na imprensa. Sua trajetória inclui ser eleita Garota Verão e Rainha do Carnaval de Canoas, voluntariado, auxílio significativo durante a enchente de 2015 e a pandemia, e sucesso como digital influencer e colunista, culminando em seu papel atual como apresentadora âncora na Ulbra TV.– indicação da bancada do Avante.

Gisele Uequed, canoense de 43 anos, é advogada, mãe e ex-vice-prefeita de Canoas, com uma trajetória marcada pelo compromisso ambiental e a defesa das pautas femininas. Sua atuação política reflete uma dedicação contínua aos direitos e à sustentabilidade, evidenciando sua paixão e comprometimento com causas sociais – indicação da bancada do PT.

 

 

 

 

Continuar a ler

Destaques

Nedy diz em coletiva que Canoas vive crise financeira sem precedentes na história

Redação

Publicado

em

Nedy diz em coletiva que Canoas vive crise financeira sem precedentes na história

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 27, o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, ao lado do secretário da Fazenda, Luis Davi Vicensi Siqueira, apresentou os números referentes à crise nas contas públicas da Prefeitura de Canoas. O encontro aconteceu no Paço Municipal.

Com dados apurados até o dia 20 de fevereiro, o levantamento prévio do economista e responsável pela pasta da Fazenda apontou um déficit financeiro passou de R$ 154,5 milhões para R$ 421,9 milhões, de 2022 para 2023.

Isso representa um aumento no endividamento de 172,98% em um ano. A auditoria para chegar ao montante do endividamento foi determinada por Nedy de Vargas Marques ao retornar ao comando da Prefeitura, dia 21 de dezembro do ano passado.

“Estamos compartilhando com a sociedade de Canoas algo que nenhum político, nenhum homem público, nenhum gestor gostaria de estar compartilhando. Mas é necessário. É preciso encarar a realidade de frente, com coragem, transparência e determinação, para que juntos possamos superar este momento”, salienta o prefeito.

Nedy ainda ressaltou como encontrou o Município: “Nos deparamos com uma situação desesperadora: uma crise financeira sem precedentes na história de Canoas, com dívidas em todas as áreas.

Foi por isso que uma das primeiras medidas que determinei foi a realização de uma auditoria das finanças municipais. A gestão que nos antecedeu aumentou assustadoramente a dívida do município”, destaca o prefeito.

O secretário da Fazenda ressalta como a Prefeitura chegou ao montante da dívida.

“Os dados para essa projeção são resultado de um verdadeiro pente-fino, realizado desde a última semana de dezembro, e estão todos comprovados documentalmente. Os números podem ser acessados no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS)”, destaca Luis Davi.

Já o déficit orçamentário (receitas menos despesas) previsto no Município é de R$ 499,7 milhões. Ou seja, a Prefeitura pode chegar, ao final de 2024, com o caixa no vermelho em quase R$ 1 bilhão.

Entre os dados levantados pelo estudo financeiro estão possíveis reflexos em índices constitucionais da Saúde e da Educação. No exercício de 2023, Canoas aplicou 23,32% em saúde, ultrapassando o mínimo de 15% exigido por lei. Já na Educação, um dos pilares de toda e qualquer administração, o percentual de investimento foi 16,73%, enquanto o mínimo exigido era de 25%.

“O descumprimento desse percentual somado a outros débitos expõe uma fotografia fiscal muito ruim para a cidade no trato com a gestão financeira. E no caso da Educação, não alcançar o índice constitucional coloca em risco a qualidade do ensino e, também, o próprio retorno financeiro futuro de recursos, já que temos o parâmetro Educação na distribuição de ICMS. Em razão disso, estamos mobilizados para tomar medidas práticas para honrar compromissos”, acrescenta o secretário.

Ele enfatizou que manter em dia o pagamento dos servidores é prioridade.

Medidas de contenção

Um pacote de medidas também foi anunciado pela gestão atual durante a entrevista coletiva. Confira os principais pontos:
– Renegociação de dívidas junto aos credores
– Revisão de contratos, para que as secretarias apresentem cortes
– Controle do gasto público, cortando despesas não essenciais
– Revisão do plano de investimentos para 2024
– Revisão de contratos em saúde e do custeio na estrutura da área
– Venda de patrimônio subutilizado
– Ações que reforcem o combate à corrupção
– Priorização nas ações de aumento de receita
– Autorização criteriosa para o aumento de pessoal
– Continuidade da negociação de repactuação com o governo do estado no programa Assistir
– Apresentar resultados em processos de gestão, reduzindo burocracias e otimizando a eficiência nos serviços.

Reflexos em instituições hospitalares

O desequilíbrio financeiro também foi observado nos cofres públicos dos três hospitais da cidade. No Hospital Universitário de Canoas (HU), foi identificado um déficit financeiro a partir de um controle de notas fiscais a pagar na ordem de R$ 50.127.285,88 entre fornecedores e encargos trabalhistas.

Ainda segundo Luis Davi, que também é interventor do HU, com medidas estratégicas como corte de gastos e redução de pessoal na área administrativa, o hospital alcançou uma redução financeira de R$ 5.576.088,96 em apenas 50 dias.

No Hospital Nossa Senhora das Graças, a dívida passa dos R$ 22 milhões. Também foram identificadas inconsistências que resultaram em reflexos nos atendimentos. Nas áreas de oftalmologia e traumatologia (joelho), as filas de espera aumentaram de 15 dias para 180 dias.

Os novos gestores encontraram uma estrutura física sucateada no primeiro e segundo pavimento do prédio, com espaços sem forro, hidráulica danificada, elétrica comprometida e até sumiço de climatizadores, luminárias, entre outros equipamentos não localizados (camas e carros de anestesia).

 

Continuar a ler

Destaques

TEMPORAL: Agência bancária tem fila de três horas atendimento por conta de saques do FGTS

Redação

Publicado

em

No começo da tarde desta terça-feira, 23, o tempo de espera para ser atendido na Caixa Econômica Federal chegava a até três horas. A fila ocorreu na agência central do banco em Canoas, na esquina das ruas 15 de Janeiro e Fioravante Milanez. Por volta das 14h, cerca de 70 pessoas aguardavam o chamado dentro da agência, e uma fila de cerca de 50 pessoas esperava as senhas no entorno dos caixas eletrônicos.

A fila ocorreu por consequência do decreto de situação de emergência na cidade após o temporal que atingiu a Região Metropolitana e a capital, Porto Alegre, na noite do dia 17. Assinado pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, o documento contou com o parecer do Escritório de Resiliência Climática (Eclima). 

As pessoas atingidas pelos efeitos do temporal podem requisitar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas agências da Caixa por até 180 dias.

Mas, atenção

O decreto de emergência simplifica as contratações emergenciais necessárias por parte do governo e possibilita que, pela classificação de Nível II, os cidadãos afetados pelo desastre encaminhem a solicitação de saque do FGTS. Esse processo, no entanto, não é imediato, pois ainda depende da homologação do Governo do Estado e do reconhecimento pelo Governo Federal. A Prefeitura irá informar a população sobre essa liberação em seus canais oficiais de comunicação.

O evento climático teve registro de ventos de 100 km/h e deixou milhares de moradores sem luz e água por dias. A prefeitura espera um novo levantamento dos pontos ainda afetados pela falta de luz. No domingo, 21, segundo a concessionária de energia RGE, ainda haviam 993 endereços sem luz

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm