Conecte-se conosco

header-top


 






 

18/03/2025
 

Geral

Estações Canoas E Mathias Velho recebem ações da campanha Agosto Lilás

Redação

Publicado

em

Estações Canoas E Mathias Velho recebem ações da campanha Agosto Lilás - Foto Beatriz SchleinigerTrensurb

Iniciaram na quinta-feira, 15, as intervenções nas estações da Trensurb alusivas ao Agosto Lilás, mês de proteção à mulher e conscientização e combate à violência de gênero.

As ações são resultado de uma parceria da empresa metroviária com a Fundação La Salle.

No primeiro dia de atividades, integrantes do Setor de Responsabilidade Social da Trensurb e a equipe da Fundação estiveram nas estações Canoas e Mathias Velho, abordando as usuárias do metrô e entregando materiais gráficos buscando conscientizá-las. Outras quatro estações devem receber ações similares até o fim do mês.

“Nessa intervenção social nós estamos abordando as mulheres nas estações para conscientizar pelo fim da violência”, explicou a psicóloga Karla Haack, coordenadora da atividade pela Fundação La Salle.

Incentivo para que mulheres peçam ajuda

A ação buscou incentivar que as mulheres reajam e peçam ajuda caso estejam passando por alguma forma de violência. Além disso, divulgou canais de atendimento importantes como os telefones 190, para casos de emergência, e o 180, da Central de Atendimento à Mulher.

Chefe do Setor de Responsabilidade Social da Trensurb, Aline Nunes avalia que “essa ação é muito importante, pois estamos aderindo ao Agosto Lilás com a parceria da Fundação La Salle, para auxílio e conscientização das mulheres”.

Conforme Aline, “elas precisam saber quais são os tipos de violência e em quais meios elas podem denunciar. E o alcance, com o público que a Trensurb tem, é essencial”.

As próximas intervenções serão nas estações Sapucaia (21/8, 8h30), São Leopoldo (27/8, 8h30), Novo Hamburgo (27/8, 13h30) e Esteio (29/8, 8h30, 13h30 e 17h).

Concurso literário

Além das intervenções nas estações, La Salle e Trensurb também realizam o concurso literário Caminho Lilás, com inscrições abertas até 15 de setembro.

O concurso é uma oportunidade para que a população compartilhe suas vozes sobre temas essenciais como “Ser Mulher” e “As Mulheres no Enfrentamento à Violência”, visando fortalecer a conscientização e o debate sobre a violência de gênero, promovendo uma cultura de respeito e equidade.

Os participantes podem submeter poemas, contos ou crônicas que abordam essas questões com sensibilidade e profundidade. Para se inscrever no concurso ou obter mais informações, acesse bit.ly/4bZf09u.

Trensurb contra a violência de gênero

Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres.

Em 2013, a empresa formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres.

No mesmo ano, a estatal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais.

Em 2015, a empresa aderiu ao ElesPorElas e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor desse movimento mundial da ONU Mulheres, que busca envolver toda a sociedade, inclusive os homens, na promoção da igualdade de gênero.

Em 2023, a empresa instituiu sua Política de Gênero, Raça e Diversidade e um Núcleo de Apoio à Diversidade.

No mesmo ano, aderiu à iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, que busca envolver diversos setores em uma mobilização nacional para enfrentamento da misoginia enquanto raiz de todas as formas de violência contra as mulheres.

Geral

Comissão da Câmara dos Deputados visita dique em Canoas

Redação

Publicado

em

Comissão da Câmara dos Deputados visita dique em Canoas

O prefeito em exercício Rodrigo Busato, acompanhado de secretários municipais, adjuntos e vereadores, recebeu na manhã de sábado, 15, deputados federais integrantes da Comissão Especial Sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais para uma reunião e visita técnica de apresentação dos equipamentos de proteção do Município contra enchentes.

O grupo coletou informações sobre a resposta de Canoas à enchente de maio de 2024, os desdobramentos da calamidade e a reconstrução da cidade, escutou do vice-prefeito, secretários e vereadores relatos sobre as necessidades do Município e posteriormente visitou a Casa de Bombas n.° 6, no bairro Mathias Velho, e as obras do dique de contenção contra as cheias no ponto em que a estrutura rompeu-se parcialmente na enchente do ano passado.

Participaram da reunião e das visitas o presidente da comissão, Leo Prates (BA), o relator Gilson Daniel (ES), e os deputados federais gaúchos Luiz Carlos Busato e Bibo Nunes. Os vereadores Alexandre Duarte, Daurinei Alt, Neuza Rufatto, Heider Couto e Dario Francisco da Silveira também estiveram presentes.

Na reunião e nas visitas, o prefeito em exercício Rodrigo Busato reiterou a necessidade de que haja mais agilidade na liberação de recursos já aprovados para a reconstrução da cidade e melhorias nos equipamentos de proteção contra as cheias.

“Canoas tem pressa para essa reconstrução”, argumentou Rodrigo Busato, que destacou ainda a importância das ações de prevenção para que calamidades como a de 2024 não se repitam.

Por videochamada, o prefeito Airton Souza, que está em viagem de trabalho, pediu o apoio da comissão para sensibilizar o governo federal a liberar recursos com mais agilidade para o Município.

“Precisamos que nos ajudem para que o governo reconheça a licitação que foi feita, os contratos, porque a verba já existe”, pediu o prefeito, referindo-se às obras de reformas e construção dos diques da cidade. “E que a parte que compete a Canoas seja destinada para Canoas administrar.”

Os deputados se solidarizaram com os pedidos e receberam sugestões que serão incluídas no relatório final da comissão.

“Quando passa o desastre, os problemas ficam, e quisemos ver as sequelas desse desastre no Rio Grande do Sul e como a gente pode colaborar”, disse o deputado federal Leo Prates.

“Nosso objetivo é criar um Sistema Nacional de Desastres. Queremos melhorar a legislação para que as respostas sejam muito mais rápidas. A gente precisa estar muito mais preparado”, completou.

“Essa visita nos dá condições de ver de perto o sentimento das pessoas, o que está dando certo e o que está dando errado. A gente está vendo que os recursos não estão chegando”, comentou o relator da comissão, deputado Gilson Daniel, que lembrou ainda que a importância da prevenção de desastres ainda não se reflete no orçamento federal. “Temos um orçamento aprovado na União que não possui recursos para prevenção. Isso é um erro do poder público”

Deputados gaúchos defendem a importância da prevenção

O deputado Luiz Carlos Busato somou-se à cobrança por mais agilidade na liberação de recursos para os municípios afetados pelas enchentes, e defendeu que é preciso dar a devida importância para a prevenção de desastres semelhantes.

“Após as enchentes de maio, em Canoas foi criada uma consciência para a prevenção e o Município está trabalhando”, disse Busato. “Mas foram muitos recursos anunciados, muitas ações promovidas pelo governo federal, e muito pouco foi efetivado. Nós estamos novamente enfrentando o problema recorrente que é a demora.”

O deputado Bibo Nunes destacou que tramita no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição n.° 44, que visa destinar parte dos recursos das emendas parlamentares e do orçamento da União a ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres, além de incluir a alocação de recursos ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) e criar regras para a transferência direta de recursos aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

E lembrou que Canoas foi a cidade mais afetada pelas enchentes do ano passado. “Canoas é uma cidade que tem que ter todo o apoio”, declarou o deputado.

“Fico muito grato que os deputados tenham vindo ao Rio Grande do Sul para essa demonstração de apoio.”

Continuar a ler

Geral

CICS Cacnoas parabeniza gestão municipal de Canoas por instalação de empresa no município

Redação

Publicado

em

CICS Cacnoas parabeniza gestão municipal de Canoas por instalação de empresa no município

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) parabeniza o poder público, em especial a gestão do Prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – SMDEI, pela aprovação da instalação da empresa EIRENE neste Município.

Conforme sua apresentação, a EIRENE é uma empresa especializada em soluções para o agronegócio, responsável pela SaveFarm, um sistema inovador de sensores que, instalados em pulverizadores agrícolas, otimizam a aplicação de agroquímicos, promovendo a sustentabilidade e a eficiência no campo.

A vinda dessa empresa, segundo a SMDEI, representa um investimento inicial de mais de R$ 6 milhões em infraestrutura e equipamentos, com a geração de 100 empregos diretos, um significativo incremento no ICMS de Canoas e, mais importante, impulsiona o Parque de Inovação de Canoas (PCI), que, após anos de estagnação, recebe o primeiro estímulo na busca de seu potencial: abrigar 90 empresas, gerar 10 mil empregos e aumentar em até 20% o PIB municipal.

A CICS Canoas reconhece o esforço do poder público em buscar parcerias estratégicas, como o InvestRS e o InovaRS, para fortalecer a indústria, a inovação e o setor produtivo de Canoas.

Ao mesmo tempo, a CICS Canoas parabeniza a atuação da Câmara Municipal e dos Vereadores que votaram pela aprovação dos estímulos para a atração de investimento local, que possibilitarão maior desenvolvimento econômico e social do Município, a geração de empregos e de renda, e o aumento da arrecadação por meio do crescimento econômico (e não por aumento de impostos).

A prosperidade é capaz de produzir grandes transformações sociais e individuais, e é preciso que todos tenham esse entendimento.

Continuar a ler

Comunidade

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

Redação

Publicado

em

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.

“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.

A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.

A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.

“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.

Atendimento

O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques