Conecte-se conosco

header-top



 




 

17/05/2024
 

Saúde

Hospital para casos suspeitos de dengue já atendeu mais de 350 pacientes

Redação

Publicado

em

Desde o o começo do sábado, 27 até o início da noite de domingo, 28, o hospital de campanha montado em Canoas contabilizou mais de 350 pacientes atendidos. A estrutura, montada ao lado da UPA Boqueirão, recebe pacientes com sintomas compatíveis com a dengue e funciona 24 horas, todos os dias, assim como as demais unidades de pronto atendimento da cidade.

Na sexta-feira, 26, os serviços das UPAs Rio Branco e Mathias Velho registraram, respectivamente, 284 e 237 atendimentos, enquanto a Boqueirão recebeu 330 pacientes. No sábado, 27, com o início da operação da nova estrutura, os números de atendimentos reduziram para de 269 na Rio Branco e 202 na Mathias. No domingo, ambas registraram 230 e 163, respectivamente.

Na UPA Boqueirão, foram realizados 435 atendimentos no sábado, sendo 250 apenas no Hospital de Campanha. No domingo, a procura foi de 340 pacientes, 94 deles acolhidos na nova estrutura até às 18 horas.

Redução no tempo de espera

Na avaliação da Secretaria da Saúde de Canoas, houve melhoras em relação ao tempo de espera para o primeiro atendimento. Na sexta-feira, a média era de quase 3 horas, enquanto no domingo chegava a pouco mais de 1 hora.

“Este primeiro final de semana foi importante para entendermos alguns fluxos que precisavam ser acertados, para que o atendimento seja mais rápido e eficiente. Mesmo assim, percebemos, com a alta procura, como essa estrutura era necessária para desafogar os demais equipamentos de saúde”, avaliou o secretário municipal, Mauro Sparta.

O atendimento foi aprovado por Kelly Araújo, moradora do bairro Guajuviras. Ela procurou o local porque os filhos apresentavam sintomas de dengue. Com o resultado dos testes em mãos, saiu aliviada porque o diagnóstico não se confirmou. “O hospital de campanha facilitou, vai ajudar bastante. É importante ter esse espaço por causa da superlotação que está tendo por causa da H1N1, muitos conhecidos meus estão com influenza. Acho muito importante essa separação. E vai agilizar bastante o atendimento”, afirmou.

Serviço

O Hospital de Campanha conta com três consultórios médicos, 14 salas de atendimento e observação e uma sala para medicação. No local, é feito o acolhimento dos pacientes para diminuir a pressão dos atendimentos na UPA Boqueirão, que registra o maior número de casos de dengue em Canoas. A estrutura funcionará por 90 dias no local. A Prefeitura de Canoas afirma que o atendimento nas UPAs é prioritário para casos de alta e média complexidade. Pacientes com sintomas leves devem procurar as unidades básicas de saúde.

ENCHENTE RS

População em abrigos no RS será imunizada contra a gripe

Redação

Publicado

em

Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade que foram para abrigos por conta das enchentes no Rio Grande do Sul serão imunizadas contra a gripe. Ao menos essa é a meta do governo estadual, que já está vacinando a população desses locais.

O Palácio Piratini afirmou, em nota, que o plano de imunização contra a influenza seja aplicado até a próxima segunda-feira, 20. O governo ainda afirma que uma nota técnica do Ministério da Saúde vai orientar sobre outras ações de vacinação no Estado, incluindo esquemas contra hepatite A, tétano e raiva humana em áreas atingidas pelas enchentes.

Em nota oficial, o governo estadual informou que está sendo feito um levantamento sobre o assunto. A intenção é de que os municípios que necessitam de doses de vacina contra influenza recebam os imunizantes a partir do fluxo logístico da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul começou em março. À época, foi direcionada somente para grupos prioritários. No começo de maio, já em meio às enchentes, a campanha foi ampliada para a população em geral com as doses remanescentes.

Foram vacinados até o momento 38% do público prioritário, composto por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas. Ao todo, já foram aplicadas mais de 1,8 milhão de doses contra a doença.

Prevenção

Ambientes fechados e com aglomeração de pessoas são propícios ao aparecimento de doenças infecciosas respiratórias. Confira algumas medidas de prevenção:

  • Proteger a boca e o nariz ao tossir e ao espirrar com um lenço de papel (na falta de um lenço, a recomendação é usar a dobra interna do cotovelo);
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos após contato com superfícies;
  • Fazer a higiene das mãos com água e sabão (caso não disponíveis, pode ser utilizado álcool em gel e, nesse caso, deixar as mãos secarem naturalmente) após tossir ou espirrar e antes de tocar olhos, boca e nariz.
Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Hospital de campanha da Força Aérea é aberto junto ao Gracinha

Redação

Publicado

em

Canoas ganhou o reforço de um hospital de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB). Instalada ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), no bairro Marechal Rondon, a estrutura começou a funcionar na manhã deste sábado, 11.

Os atendimentos ocorrerão entre 8h e 18h, todos os dias. O HNSG seguirá absorvendo as demandas fora desse horário.

Os pacientes que chegam à instituição de saúde passam por uma triagem antes de receberem atendimento com os profissionais. O hospital veio com um efetivo de 48 militares. O objetivo é prestar assistência, principalmente em casos de menor gravidade. “Nós vamos trabalhar em parceria e disponibilizamos de médicos clínicos, ortopedista, pediatria, ginecologia, obstetrícia, psicólogo e psiquiatra”, explica o major da FAB João Luiz Henrique da Silveira.

A estrutura conta com leitos de estabilização, sala cirúrgica para procedimentos de baixa complexidade, 8 leitos de observação e medicação, raio x e laboratórios de análises clínicas.

De acordo com o superintendente do HNSG, Leandro Gomes dos Santos, o reforço é importante porque Canoas perdeu diversos equipamentos de saúde em razão das fortes chuvas no município. “Foram perdidos 19 unidades básicas de saúde e o serviço do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é o grande hospital da emergência da cidade. Com isso, o Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu todas as urgências e teve uma sobrecarga de serviços. O hospital de campanha vem para ajudar a desafogar essa nossa demanda”, explica.

Continuar a ler

Saúde

Guajuviras tem unidade de saúde aberta neste domingo

Redação

Publicado

em

Neste domingo, 12, a Unidade Básica de Saúde Guajuviras estará aberta para atendimentos. O expediente será das 8h às 17h, segundo a Fundação Municipal de Saúde.

As atividades contarão com funcionários do Hospital Israelita Albert Einstein, que, de forma voluntária, apoiam os serviços no local.

A US Guajuviras fica na Avenida 17 de Abril, nº 1.991, no bairro Guajuviras.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm