Conecte-se conosco

header-top



 




 

18/05/2024
 

Saúde

Continua o impasse no Hospital Nossa Senhora das Graças

Redação

Publicado

em

O jornal Timoneiro destacou, na edição da última semana, o impasse envolvendo o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e seu futuro. A situação tem sido debatida em reuniões entre a Prefeitura de Canoas, Ministério Público (MP), Sindicatos e a Sociedade Sulina Divina Providência, que ainda não definiu se prestará consultoria na gestão do HNSG.

Reaproximação

Em reunião com membros da Divina na última sexta-feira, 1º, o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB) se propôs a intermediar o diálogo com a Associação Beneficente de Canoas (ABC), mantenedora do hospital. Um impasse entre as direções das duas instituições é o que teria esfriado as negociações.

No encontro, Busato afirma que conseguiu reabrir a porta de diálogo com a direção da Divina Providência. Durante a conversa, a direção da Sociedade Sulina explicitou as condições sob as quais se propõe a participar do processo de recuperação do hospital – o que inclui o trabalho de consultoria com autonomia e sem aporte financeiro.

“Mesmo o Graças sendo uma instituição privada, queremos evitar o fechamento e proporcionar ao hospital um choque de gestão que o torne um local de referência em atendimento médico. Não vemos outra solução para o hospital a não ser aceitar a contribuição de uma entidade com reputação e histórico de boa gestão”, afirma o prefeito.

Representando a Sociedade Sulina Divina Providência, participaram da reunião a presidente Irmã Clair Teresinha Agnes, o diretor de Propósito e Desenvolvimento Mario Neto, e o diretor de Operações José Clóvis Soares.

A Prefeitura, em nota, afirma que está aguardando a posição da ABC, que estuda as propostas de consultoria para qualificação da gestão do Hospital Nossa Senhora das Graças. O Município recebeu na última quinta-feira, 7, representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que também esperam pela definição da ABC.

Repasse

A Prefeitura ainda afirma que realizou, na sexta-feira, 1º, um novo adiantamento, no valor de R$ 400 mil para auxiliar o Hospital Nossa Senhora das Graças em suas necessidades emergenciais. Já no dia 7, foram repassados outros R$ 4 milhões para que a instituição faça o pagamento de salários.

ABC e Divina

A reportagem tentou contato com as duas entidades, mas estas preferiram não se manifestar sobre o assunto.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

População em abrigos no RS será imunizada contra a gripe

Redação

Publicado

em

Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade que foram para abrigos por conta das enchentes no Rio Grande do Sul serão imunizadas contra a gripe. Ao menos essa é a meta do governo estadual, que já está vacinando a população desses locais.

O Palácio Piratini afirmou, em nota, que o plano de imunização contra a influenza seja aplicado até a próxima segunda-feira, 20. O governo ainda afirma que uma nota técnica do Ministério da Saúde vai orientar sobre outras ações de vacinação no Estado, incluindo esquemas contra hepatite A, tétano e raiva humana em áreas atingidas pelas enchentes.

Em nota oficial, o governo estadual informou que está sendo feito um levantamento sobre o assunto. A intenção é de que os municípios que necessitam de doses de vacina contra influenza recebam os imunizantes a partir do fluxo logístico da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul começou em março. À época, foi direcionada somente para grupos prioritários. No começo de maio, já em meio às enchentes, a campanha foi ampliada para a população em geral com as doses remanescentes.

Foram vacinados até o momento 38% do público prioritário, composto por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas. Ao todo, já foram aplicadas mais de 1,8 milhão de doses contra a doença.

Prevenção

Ambientes fechados e com aglomeração de pessoas são propícios ao aparecimento de doenças infecciosas respiratórias. Confira algumas medidas de prevenção:

  • Proteger a boca e o nariz ao tossir e ao espirrar com um lenço de papel (na falta de um lenço, a recomendação é usar a dobra interna do cotovelo);
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos após contato com superfícies;
  • Fazer a higiene das mãos com água e sabão (caso não disponíveis, pode ser utilizado álcool em gel e, nesse caso, deixar as mãos secarem naturalmente) após tossir ou espirrar e antes de tocar olhos, boca e nariz.
Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Hospital de campanha da Força Aérea é aberto junto ao Gracinha

Redação

Publicado

em

Canoas ganhou o reforço de um hospital de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB). Instalada ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), no bairro Marechal Rondon, a estrutura começou a funcionar na manhã deste sábado, 11.

Os atendimentos ocorrerão entre 8h e 18h, todos os dias. O HNSG seguirá absorvendo as demandas fora desse horário.

Os pacientes que chegam à instituição de saúde passam por uma triagem antes de receberem atendimento com os profissionais. O hospital veio com um efetivo de 48 militares. O objetivo é prestar assistência, principalmente em casos de menor gravidade. “Nós vamos trabalhar em parceria e disponibilizamos de médicos clínicos, ortopedista, pediatria, ginecologia, obstetrícia, psicólogo e psiquiatra”, explica o major da FAB João Luiz Henrique da Silveira.

A estrutura conta com leitos de estabilização, sala cirúrgica para procedimentos de baixa complexidade, 8 leitos de observação e medicação, raio x e laboratórios de análises clínicas.

De acordo com o superintendente do HNSG, Leandro Gomes dos Santos, o reforço é importante porque Canoas perdeu diversos equipamentos de saúde em razão das fortes chuvas no município. “Foram perdidos 19 unidades básicas de saúde e o serviço do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é o grande hospital da emergência da cidade. Com isso, o Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu todas as urgências e teve uma sobrecarga de serviços. O hospital de campanha vem para ajudar a desafogar essa nossa demanda”, explica.

Continuar a ler

Saúde

Guajuviras tem unidade de saúde aberta neste domingo

Redação

Publicado

em

Neste domingo, 12, a Unidade Básica de Saúde Guajuviras estará aberta para atendimentos. O expediente será das 8h às 17h, segundo a Fundação Municipal de Saúde.

As atividades contarão com funcionários do Hospital Israelita Albert Einstein, que, de forma voluntária, apoiam os serviços no local.

A US Guajuviras fica na Avenida 17 de Abril, nº 1.991, no bairro Guajuviras.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm