Comunidade
Com salários atrasados, vigilantes de dois hospitais prometem paralisação
Trabalhadores que fazem a segurança nos hospitais Universitário (HU) e de Pronto Socorro (HPSC) em Canoas fizeram uma manifestação na última sexta-feira, 16. Eles reclamam por ainda não terem recebido o salário deste mês. O Sindivigilantes do Sul, sindicato que representa a categoria, afirma que os funcionários aceitaram a proposta da empresa de pagar o salário até o dia 22 deste mês. Em caso de novo atraso, prometem greve.
O Secretário de Políticas Públicas e Sociais do sindicato, Marlon Celso da Costa, aponta que o grupo Mãe de Deus, que administra os hospitais mesmo que estes sejam de responsabilidade da Prefeitura, emprega mais de 100 vigilantes. “No posto de serviço da Ulbra são auxiliares de segurança privada, auxiliam na segurança. Mas naquele posto tinham vigilantes e agora não tem mais”, aponta justificando que os auxiliares é quem fazem a segurança. Ainda segundo ele, outras empresas que prestam serviços direta ou indiretamente para a Prefeitura também apresentam problemas. “Fizeram um movimento [na sexta-feira] em protestos, paralisando até às 11 horas no HU. No momento do protesto, o pessoal ficou de braços cruzados”, conta Marlon.
Conforme informou, “ficou acertado com a empresa uma previsão para o dia 22 [de setembro]. Eu achei um absurdo. Os trabalhadores aceitaram essa proposta mediante algumas promessas, como fazer o pagamento no dia 22 e, no próximo mês, efetuar o pagamento no 5º dia útil. Se não receberem, a partir do dia 23 será greve”, conclui.
A diretoria do sindicato procurou o gestor responsável pelo contrato na quinta-feira, 15, mas não foram atendidos no HU. “Ele não quis atender os diretores que foram até o posto, Marlon Costa, Mariza Abrão e Gerson Farias”, informou o Sindivigilantes em seu site.
Os diretores decidiram, então, realizar um ato na frente da empresa prestadora do serviço, Equipesul (CTTE), no bairro Navegantes em Porto Alegre. A empresa é contratada pela Associação Educadora São Carlos – AESC, do Grupo Mãe de Deus, que, por sua vez, é a responsável terceirizada pela Prefeitura para administrar os hospitais.
Responsabilidades
Questionada, a Prefeitura de Canoas informou que “a responsável pela contratação da segurança é a Associação Educadora São Carlos (AESC), que informou à Secretaria Municipal de Saúde já ter feito o pagamento à empresa de vigilância”. A reportagem tentou contato com a empresa onde o sindicato realizou a manifestação, mas o responsável não se encontrava no local.
Comunidade
Último dia para aposentados, pensionistas e pessoas com renda de até um salário mínimo solicitarem isenção de IPTU
Aposentados, pensionistas e com renda até um salário mínimo podem solicitar a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL). A medida é prevista no Artigo 86 da Lei Municipal 1.943/1979.
O prazo para protocolar o pedido de isenção é até 30 de setembro. Caso aprovado, o benefício abrangerá o IPTU e a TCL para os cinco anos subsequentes, iniciando-se no ano seguinte à solicitação.
Os interessados em obter essa isenção devem iniciar um processo administrativo denominado “Isenção de IPTU”.
Esse processo pode ser feito de forma digital, com o envio da documentação necessária por e-mail (atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br) ou pelo Portal da Fazenda, na opção “Isenção de IPTU ‘ Aposentado / Pensionista”.
Quem tem direito à isenção:
– Aposentados ou pensionistas com renda total de até três salários mínimos
– Aposentados por invalidez permanente, independentemente da renda
– Idosos ou beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
– Trabalhadores com renda de até um salário mínimo
Requisitos do imóvel:
– Ser o único imóvel do proprietário ou do cônjuge falecido
– O imóvel deve servir apenas como moradia, sem cadastro econômico no endereço (comércio, indústria, serviço)
– Valor venal do imóvel deve ser de no máximo 67.162 URMs (Unidade de Referência Municipal)
– Imóvel cadastrado como tipo predial (com construções)
Documentação obrigatória:
– Requerimento de Isenção assinado
– Documento de Identificação (RG ou CNH)
– Capa do carnê do IPTU ou Boletim de Cadastro Imobiliário (BCI)
– Comprovante de moradia (conta de água ou luz emitida nos últimos 3 meses)
– Certidão de único bem no município, emitida pelo Registro de Imóveis
– Certidão de casamento e atestado de óbito do cônjuge (se aplicável)
– Comprovante de renda (CNIS para rendas recebidas pelo INSS)
Documentação adicional para rendimentos de até um salário mínimo:
– Cópia dos três últimos comprovantes de renda do requerente e do cônjuge
– Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)
– Carteira de Trabalho (identificação do trabalhador e último vínculo)
Comunidade
Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana
A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.
A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.
O que precisa levar
Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.
Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.
Comunidade
Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.
São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).
Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).
Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.
As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link
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