Conecte-se conosco

header-top



 




 

16/05/2024
 

Comunidade

Canoense com câncer de mama terminal sem luz desde o dia 15 de outubro

Na quinta-feira, 22, a AES Sul foi criticada na Câmara de Vereadores pelo serviço que presta ao município

Avatar

Publicado

em

Velocina Izair Ferreira, 55 anos, moradora do Estância Velha

Velocina Izair Ferreira, 55 anos, moradora do Estância Velha. Foto: Bruno Lara/OT

Velocina Izair Ferreira, 55 anos, visitava o filho no dia do temporal que levou Canoas a decretar situação de emergência, 15 de outubro, quando um caminhão passou pela rua São Nicolau, no bairro Estância Velha e danificou os fios de sua residência. Cientes da demora para religar a energia, ligaram por diversas vezes, mas o temporal foi a desculpa para não realizarem os reparos.
No dia 20 de outubro, cinco dias após a queda dos fios, dois técnicos da empresa AES Sul foram até a casa. “Nós pensando que eles iriam ligar. Mas entraram no pátio e simplesmente levaram o relógio e disseram que meu poste estava condenado”, relata Izair.
A situação é ainda mais grave quando se trata de uma canoense que trata um câncer de mama terminal. “Eu disse para eles. Não posso ficar sem luz, estou tratando de um câncer. Como vou ficar em casa sem luz?”, questionou sem sucesso. A moradora do Estância Velha descobriu o nódulo em junho deste ano. “Dia 24 de agosto eu operei. Tirei um maligno. Semana passa foi no médico e descobriram outro tumor. Agora estou fazendo tratamento”, explica lembrando que a quimioterapia e a radioterapia são os próximos passos do tratamento.
A solução, segundo ela, é abdicar do conforto da casa e buscar alternativas como pode. “Eu to um pouco em cada casa. Não posso ficar na minha casa. To me sentindo deslocada”, uma das filhas, onde passa boa parte do tempo, é no bairro Rio Branco. Ir até lá é literalmente ter que atravessar a cidade. “Ás vezes ela tem que pagar táxi, pois não posso me movimentar muito”, lembra.
A campanha do Outubro Rosa foi bonita, gastou recursos, mas parece ter ficado nos desfiles no centro. Ela entrou em contato com a prefeitura, foi até a sede do poder Executivo municipal, mas nada resolveu. “Um passa para o outro, mas não dá em nada”, lamenta. Segundo ela, a troca que não obteve se quer um aviso prévio não pode ser mais importante que cuidar da saúde. “O dinheiro que eu estava juntando eu prefiro pagar o meu tratamento”, afirma referindo-se ao poste que, segundo ela consultou, custa em média R$ 800,00.

Câmara criticou
Não é a primeira vez que os parlamentares fazem uso da palavra no Plenário da Câmara dos Vereadores para criticar o atendimento prestado pela AES Sul no município. O assunto voltou a ser abordado na sessão desta quinta-feira, 22.
Em seu pronunciamento, o vereador José Carlos Patricio (PSD) defendeu maior rigor na fiscalização dos serviços prestados pela concessionária. “É preciso cobrar de forma mais rígida a responsabilidade da concessionária e o reajuste da tarifa deve estar acompanhado de retorno de investimento. A empresa tem mostrado falta de planejamento em suas ações”, sugeriu. Autor de Grande Expediente que contou com a participação de gestores da empresa, em setembro, o vereador Julio Barbosa (PP) reiterou que a empresa não respeita a administração pública e os moradores da cidade.

Governo do estado
não fala com AES Sul
A equipe de O Timoneiro entrou em contato com a assessoria de comunicação do governo do estado do Rio Grande do Sul. Com uma estrutura despreparada, inclusive atendendo ao telefone sem dizer o nome do órgão, respondeu que “a AES Sul é uma empresa privada e que não presta serviços pro governo do estado”. Questionados sobre um contato da empresa para que OT pudesse ouvir o lado da AES Sul, a Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul disse não possuir contato com a empresa, apenas com a CEEE.

O que diz a Prefeitura
Em resposta, a Prefeitura de Canoas informou que a “SMSU avalia que o serviço da AES Sul é bom”. Sobre Izair, informou que “A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) questiona o verdadeiro motivo da falta de energia da munícipe em questão.”

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Serviço de recuperação de documentos na cidade de Canoas começou nesta quarta-feira

Redação

Publicado

em

Serviço de recuperação de documentos na cidade de Canoas começa nesta quarta-feira

O Poder Judiciário do RS, em parceria com a Defensoria Pública e o Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) de Canoas  a partir desta quarta-feira, 15, uma força-tarefa para identificação e registro civil das pessoas atingidas pelas enchentes que estão abrigadas nos alojamentos temporários do município. O serviço funcionará das 9h às 17h.

“Recomeçar é Preciso!”

O Programa “Recomeçar é Preciso!” levará uma comitiva composta por juízes, servidores, estagiários e defensores públicos para realizar o levantamento dos dados para confecção da segunda via das certidões de nascimento e casamento e certidão de óbito, a fim de garantir o direito básico de identificação civil.

Nesta primeira fase, com o apoio de professores e alunos da Universidade Luterana do Brasil, serão atendidas as pessoas que estão no alojamento da Ulbra, pois conta com o maior número de atingidos pela catástrofe natural que assolou o Estado.

O alojamento da Ulbra está localizado na Av. Farroupilha, número 8001 – São José, Canoas

 

Continuar a ler

Comunidade

DESASTRE NO RS: Defesa Civil de Canoas reforça pedido por doação de cobertores

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Defesa Civil de Canoas reforça pedido por doação de cobertores - Foto: Bruna Ourique

A Prefeitura de Canoas, por meio da Defesa Civil, necessita, com urgência, da doação de cobertores para ajudar as famílias resgatadas pelas equipes de socorro. O item se faz necessário para aquecer as pessoas que estão sendo retiradas das águas.

As doações poderão ser entregues na Central de Doações, localizada na Cassol Centerlar, na Avenida Farroupilha, 5775, no bairro Marechal Rondon.

Além dos cobertores, a comunidade também pode contribuir com colchões, produtos de limpeza, itens de higiene, água, toalhas e alimentos perecíveis e não perecíveis.

Continuar a ler

Comunidade

DESASTRE NO RS: Barcos de voluntários fazem a diferença nos resgates na cidade de Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Barcos de voluntários fazem a diferença nos resgates na cidade de Canoas - Foto: Bruna Ourique

O apoio de voluntários com o uso de barcos e outras embarcações de pequeno porte vem fazendo a diferença nas ações de resgate em diferentes regiões da cidade de Canoas.

De acordo com a Defesa Civil, os meios de transporte possibilitam o acesso às áreas tomadas pelas cheias e onde não é mais possível a aproximação a pé ou com veículos automotores. Além disso, as estruturas também são utilizadas durante à noite, quando os resgates aéreos estavam impossibilitados.

Prefeito faz apelo por ajuda

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um apelo para que mais proprietários de embarcações contribuíssem com os resgates de modo voluntário.

“Se as pessoas tiverem barcos, nós estamos necessitando muito desses meios. Em grande parte dos locais, com a elevação da água, somente conseguimos ingressar de barco nos bairros. Então, apelamos para que as pessoas realmente cedam barcos para que a gente possa continuar trabalhando o dia. Solidariedade é a palavra certa. E, nós, felizmente, diante desta magnitude do desastre em Canoas, de outro lado, percebemos que, felizmente, a nossa raça humana continua sendo solidária”, destacou o prefeito durante live em suas redes sociais.

Os proprietários de barcos são orientados a comparecer até a sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas (Rua Humaitá, 1130, Nossa Senhora das Graças), para melhor organização dos resgates.

Já as demais pessoas interessadas em atuar como voluntários, em outras diferentes frentes, podem seguir até a sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, Nossa Senhora das Graças).

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm