Clima
Semana será de temperaturas altas em Canoas; confira previsão do tempo

A semana começou ensolarada e com muito calor em Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o aumento de nuvens pode ocasionar pancadas de chuva na terça-feira, 15.
Embora possam ser fortes e passageiras, as ocorrências de chuva não devem apresentar riscos de transtornos na cidade. Novas precipitações estão previstas para os próximos dias, com exceção da quinta-feira, 17, quando o sol prevalece em meio a rajadas moderadas de vento.
A alteração dos prognósticos e eventual mudança de cenário serão comunicados pelo Eclima pelos canais oficiais da Prefeitura.
Previsão para os próximos dias:
Terça-feira (15): o tempo fica instável com muitas nuvens e pode chover a qualquer hora. As precipitações podem ser fortes e passageiras, mas sem riscos. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.
Quarta-feira (16): o dia começa com umidade e predomínio de nuvens e não se descarta chuva pela manhã. As pancadas devem ser de fraca intensidade. Durante a tarde, o sol aparece e esquenta. Mínima de 17°C e máxima de 28°C.
Quinta-feira (17): manhã com o predomínio do sol entre nuvens. O vento nos quadrantes Sul/Sudeste, com rajadas moderadas, reduz a sensação térmica ao ar livre. Mínima de 20°C e máxima de 29°C.
Sexta-feira (18): o sol predomina na manhã, com previsão de aquecimento gradual e aumento de nuvens no período da tarde. Há chance de chuva isolada da tarde para a noite. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.
Clima
Defesa Civil do RS alerta para chuva e vento fortes com raios nesta segunda-feira

A Defesa Civil do RS emitiu um alerta para chuva e vento fortes com raios nas regiões em vermelho no mapa válido até às 19 horas desta segunda-feira, 17.
Orientações
Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança.
Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.
Emergência ligue 190/193.
Clima
Defesa Civil apresenta perspectivas climáticas para o Rio Grande do Sul até agosto; confira

A Defesa Civil estadual apresentou, na quinta-feira, 6, ao governador Eduardo Leite, a perspectiva climática no Rio Grande do Sul para os próximos meses. Com base nos dados disponíveis até o momento, a tendência é de que não ocorram eventos meteorológicos extremos no primeiro semestre deste ano, ao contrário do que aconteceu em 2024.
Os prognósticos apontam para uma configuração de condições climáticas típicas – ou seja, dentro da normalidade climática – entre março e agosto de 2025.
A análise, apresentada pela meteorologista Cátia Valente, do Centro de Operações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, foi feita a partir de estudos de diversos institutos internacionais de meteorologia. A reunião, que ocorreu na sede do órgão, em Porto Alegre, também contou com a presença do chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, Luciano Boeira.
“Observando-se as condições do Oceano Pacífico, que é o regulador do clima global, percebe-se que há uma transição para um quadro de neutralidade. Desse modo, a perspectiva é de que se tenha, para o outono que se aproxima, uma condição climática bastante diferente do ano passado, quando estávamos sob a influência de um El Niño, com intensidade variando entre moderado e forte”, afirmou Cátia.
No outono, chegarão as frentes frias que trazem chuvas e, com o passar dos dias, as massas de ar polar, que carregam o ar mais frio.
“Em cada localidade, há fatores específicos, que ganharão predominância nesse período. Poderão acontecer chuvas pontualmente fortes, temporais localizados, alternados por dias frios e ensolarados e, até mesmo, quentes. Ou seja, poderão ocorrer eventos meteorológicos que resultem em transtornos com algum grau de severidade, mas não de forma extrema e generalizada como em 2024”, acrescentou a meteorologista.
Em relação às altas temperaturas que vêm afetando o Estado, a especialista explicou que, ainda que ocorram períodos quentes, não há previsão, a curto prazo, de uma onda de calor tão forte como a atual. Além disso, embora as previsões, neste momento, não indiquem a possibilidade de eventos extremos, a Defesa Civil do Estado seguirá realizando um monitoramento constante, pois pode haver alterações, geradas, principalmente, pelo aquecimento do Oceano Atlântico, que é um importante regulador do clima e exerce grande influência sobre o Rio Grande do Sul.
“A Defesa Civil realiza um monitoramento contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com o objetivo de manter a população constantemente informada. Reafirmamos nosso compromisso em aprimorar progressivamente os serviços e ações de prevenção a desastres”, ressaltou Boeira.
Fortalecimento da Defesa Civil
Durante o encontro, Leite também recebeu atualizações sobre o andamento dos projetos de qualificação da Defesa Civil, visto que há diversas ações em andamento.
“Diante dos desafios que enfrentamos, temos revisitado nossos métodos, ferramentas e estrutura. Estamos avançando no reforço do efetivo da Defesa Civil, na implantação do Cegird [Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres] e no emprego de novas tecnologias. Queremos dar novos passos, também, na cultura de prevenção e resiliência”, destacou o governador.
Por meio do Plano Rio Grande, serão destinados mais de R$ 550 milhões para aprimorar os serviços da Defesa Civil estadual. Nos próximos meses, serão abertos os editais de licitação para construção do Cegird e de nove Centros Regionais de Proteção e Defesa Civil no interior do Estado.
As ações abrangem, também, melhorias no sistema de monitoramento, modernização de equipamentos, reforço do corpo técnico e da infraestrutura, expansão da capacidade logística, ampliação da frota, dentre outras evoluções significativas. A Defesa Civil também vem realizando capacitações para os municípios gaúchos sobre gestão de riscos e desastres, além de estar desenvolvendo protocolos de emergência, juntamente com a Secretaria da Reconstrução Gaúcha.
Clima
Defesa Civil alerta para calor severo no estado entre os dias 5 a 9 de março

Desde 22 de fevereiro, diversas regiões enfrentam temperaturas muito acima da média, condição que deve persistir por pelo menos mais cinco dias devido a uma forte onda de calor. No Litoral e parte do Nordeste, as temperaturas seguem elevadas, ainda que de forma menos intensa.
Nesta quarta-feira, 5, há previsão de chuvas isoladas no Noroeste e Norte, enquanto nas demais regiões a atuação de uma massa de ar quente e seco mantém as temperaturas elevadas. As máximas variam entre 31 e 40°C.
Na quinta-feira, 6, uma região de baixa pressão favorece pancadas isoladas de chuva no Noroeste, Missões e Oeste, com acumulados entre 5 e 15 mm/dia. As mínimas ficam entre 19 e 25°C, e as máximas entre 31 e 39°C.
Na sexta-feira, 7, seguem as chuvas isoladas na metade Oeste e na Serra Gaúcha, com acumulados entre 5 e 10 mm/dia. As temperaturas mínimas variam entre 19 e 26°C, enquanto as máximas alcançam entre 31 e 39°C.
No sábado, 8, a aproximação de uma frente fria traz chuva moderada a forte na Campanha e no Sul. No restante do estado, a massa de ar quente e seco mantém as temperaturas elevadas. As mínimas ficam entre 21 e 27°C, e as máximas entre 31 e 40°C.
No domingo, 9, instabilidades se espalham pelo estado, com previsão de chuva forte, raios e possibilidade de granizo. Os acumulados variam entre 10 e 50 mm/dia. As mínimas ficam entre 21 e 24°C, e as máximas entre 31 e 38°C.
Próxima semana
A tendência para segunda-feira, 10, indica chuvas moderadas e persistentes no Norte, Noroeste e Nordeste, especialmente nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, com volumes entre 20 e 40 mm/dia. Devido ao avanço desta frente fria, as temperaturas não se elevam tanto em relação aos dias anteriores, com mínimas entre 11°C e 20°C e máximas entre 20°C e 28°C.
Recomenda-se atenção durante o período de calor intenso. É importante proteger crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e ventilados. A hidratação deve ser constante, com a ingestão regular de água, mesmo sem sensação de sede. Além disso, é indicado evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
- Policial1 semana atrás
Juiz do trabalho de Canoas tem R$ 20 milhões de bens bloqueados por suspeita de fraude de leilões
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias
- Cultura1 semana atrás
Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado
- Saúde1 semana atrás
Em reforma, Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe doação de materiais hospitalares
- Comunidade1 semana atrás
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses
- Esporte1 semana atrás
Inscrições para sorteio de vagas de cedência de espaços esportivos em Canoas são abertas
- Transporte1 semana atrás
Vereadores de Canoas aprovam lei para que ônibus tenham assentos cor de rosa para inibir assédio
- Esporte1 semana atrás
Peneiras do Programa Talentos do Esporte de Canoas seguem até sábado, 15