Conecte-se conosco

header-top


 






 

14/06/2025
 

Canoas

SANTA ISABEL: Ação Social completa 63 anos de preocupação com as pessoas

Redação

Publicado

em

Nesta sexta-feira, uma das instituições mais tradicionais de Canoas completa 63 anos. A Ação Social Santa Isabel foi fundada em 2 de agosto de 1961.

A primeira instituição filantrópica para idosos e crianças de Canoas foi criada por Filomene Nienow de Meirelles com o objetivo de cuidar bem das pessoas. É o que continua defendendo o atual presidente, Everton Alfonsin, o Caco. “Não é pelo cargo, é o que fazemos por todos que usam os nossos serviços”, afirma.

Segundo ele, nada seria possível sem o trabalho incansável de dona Filomena. “Honramos sempre seu nome e levamos em todos os lugares em que eu vou”, diz Caco.

Filomene começou a sua atuação em um espaço cedido pela Paróquia São Luiz Gonzaga. Sua vida acabou marcada pela assistência social em prol dos mais vulneráveis na cidade de Canoas. Nunca aceitou cargos públicos, sempre operando como voluntária.

Sua filha, Angela Meirelles, lembra que Filomene tinha como vocação ajudar as pessoas. “O lema lá de casa, na nossa família, era ‘Servir, Amar e Perdoar’. Ela fazia as vezes de assistente social porque não existia a figura do assistente social nessa época”, fala.

A ação social começou com um trabalho para as crianças, mas a primeira e mais conhecida instituição criada pela Santa Isabel é o Lar da Velhice São José, o primeiro do município.

A gerente administrativa do São José, Priscila Pereira, explica que hoje o principal trabalho é o acolhimento institucional. “Hoje cuidamos do abrigo para 40 crianças em situação de vulnerabilidade, mais os 50 acolhimentos dos idosos por aqui, e ainda o nosso abrigo próprio para menores vítimas de violência funcionando ao mesmo tempo”, aponta.

Comemoração após a enchente

Caco explica que o momento não será de grandes comemorações, mas da entrega de muito trabalho, por conta do momento que Canoas passa após as enchentes de maio. “Normalmente nós faríamos um jantar ou um almoço, um evento para celebrar essa história. Mas em vez disso, vamos ter 1,4 mil metros de telhados novos, energia solar para as estruturas e a entrega de cestas básicas aos nossos colaboradores”, diz.

Priscila Pereira lembra do esforço feito pela diretoria e funcionários para auxiliar a população canoense após a catástrofe climática. “Nosso trabalho se intensificou. Abrimos as portas para sermos um centro de arrecadação e distribuição. Recebemos idosos de outras instituições que ficaram alagadas. Acolhemos crianças que passavam por situações de risco em abrigos. Procuramos atuar ainda mais para a comunidade desde o dia 1º de maio”, elenca.

Canoas

Prefeitura envia à Câmara projeto que altera regras do ISSQN e prevê reajuste de até 5% para 2026

Redação

Publicado

em

Prefeitura envia à Câmara projeto que altera regras do ISSQN e prevê reajuste de até 5% para 2026

O prefeito de Canoas, Airton Souza, encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 19/2025, que propõe alterações nas alíquotas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), tributo cobrado de empresas e profissionais autônomos que prestam serviços no município.

A proposta, que gera reação contrária do setor produtivo, prevê aumentos que variam entre 0,5 e 2 pontos percentuais, com vigência prevista para 1º de janeiro de 2026, caso o texto seja aprovado pelos vereadores.

Entre os principais pontos da proposta está o reajuste da alíquota de serviços ligados à educação e orientação pedagógica, que passará de 3% para 3,5%. O setor de registros públicos, incluindo cartórios, sofrerá um aumento mais expressivo, de 3% para 5%.

Além disso, uma série de outras atividades será impactada por uma elevação da alíquota para 4%. Estão nesse grupo serviços como medicina e veterinária, engenharia, arquitetura, urbanismo, contabilidade, advocacia, administração, limpeza urbana, saneamento, meio ambiente, transporte coletivo em terminais, armazenamento, estacionamento e serviços comerciais diversos.

A justificativa do Executivo para a proposta é a necessidade de adequar a arrecadação do município à atual realidade econômica, garantindo maior capacidade de investimento em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. A Prefeitura argumenta ainda que a revisão das alíquotas é necessária para corrigir distorções e atualizar a legislação municipal em sintonia com outros grandes municípios brasileiros.

Caso aprovada, a nova lei entrará em vigor após publicação no Diário Oficial do Município.

Setor produtivo é contra

Para Gerson Untertriefallner Costa, vice-Presidente de Serviços da CICS Canoas, quem pagará a conta será a sociedade. Em nota, o representante da entidade canoense afirmou ter recebido a notícia da tramitação do projeto com grande surpresa.

“O que causa ainda mais perplexidade é que a proposta foi encaminhada sem qualquer diálogo prévio com os setores produtivos, entidades empresariais ou apresentação de estudo técnico que justifique o impacto econômico dessa medida”, destaca.

Gerson afirma que a CICS Canoas manifesta com veemência sua oposição a qualquer tentativa de aumento da tributação sem transparência, sem diálogo e sem avaliação de impacto. “Reiteramos que faremos todos os esforços institucionais para evitar que essa proposta se concretize. O momento exige responsabilidade, coragem para rever estruturas de governo, eliminar excessos, reduzir cargos em comissão e, sobretudo, governar com eficiência e foco em resultados – e não com mais impostos”.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Canoas se manifestou através de uma nota:

“A Prefeitura Municipal de Canoas informa que está realizando um alinhamento de algumas alíquotas do ISSQN, algo fundamental para o ressarcimento previsto na Reforma Tributária, na qual Canoas irá perder em torno de R$ 350 milhões por ano. A medida tem a finalidade de equalizar com os demais municípios do Estado. Este realinhamento não atinge as micro e pequenas empresas optantes do simples nacional”.

Continuar a ler

Canoas

Programa Autonomia e Renda Petrobras está com vagas abertas

Redação

Publicado

em

Programa Autonomia e Renda Petrobras está com vagas abertas

As inscrições para diversos cursos, como caldeiraria, técnico em mecânica, auxiliar de serviços diversos, isolador de tubulações e pintor industrial, estão abertas para os canoenses. Os cursos são uma parceria entre a Petrobras com SENAI e Instituto Federal.

Os interessados podem se inscrever através do link www.autonomiaerenda.com.br

Continuar a ler

Canoas

Refis garante até 100% de desconto em juros e multas para canoenses com dívidas

Redação

Publicado

em

Refis garante até 100% de desconto em juros e multas para canoenses com dívidas

A Prefeitura de Canoas abriu mais uma oportunidade para quem precisa quitar dívidas com o município. Com o lançamento do Refis 2025, contribuintes terão descontos de até 100% sobre juros e multas em débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024, com possibilidade de parcelamento em até 120 vezes, conforme o valor e a modalidade escolhida.

O período de adesão ao programa vai de 16 de junho a 11 de julho. O objetivo é facilitar a regularização de créditos tributários e não tributários, como IPTU, ISSQN e taxas diversas, além de reforçar o caixa do município para a manutenção de serviços públicos.

Quem optar pelo pagamento à vista garante o maior benefício: isenção total de juros e multa. Também é possível parcelar a dívida em condições vantajosas, com descontos que variam de 50% a 90%, dependendo da quantidade de parcelas.

“O Refis é uma chance importante para quem quer limpar o nome, evitar ações judiciais e ainda contribuir com o desenvolvimento da cidade. A regularização desses débitos permite que Canoas siga investindo em áreas essenciais”, destaca o prefeito Airton Souza.

A adesão pode ser feita pela internet, no site da Secretaria Municipal da Fazenda, ou presencialmente nas subprefeituras e unidades de atendimento do município. Débitos que já estão judicializados também podem ser incluídos e recebem desconto de 100% na multa judicial, com atendimento específico na Procuradoria-Geral.

Para parcelamentos, o comparecimento presencial é obrigatório. O atendimento é feito na Rua Frei Orlando, 68, no Centro.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques