Conecte-se conosco

header-top

 






 

15/10/2024
 

Canoas

27ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência tem atividades desportivas e integração entre pais e filhos

Redação

Publicado

em

27ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência tem atividades desportivas e integração entre pais e filhos

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social, promove, entre os dias 21 e 28 de agosto, a 27ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A atividade é desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal das Direitos das Pessoas com Deficiência.

Serão realizadas atividades como práticas desportivas, palestras e atividades de integração entre pais e filhos, além de orientações sobre o sistema Braille, bailes inclusivos e uma mobilização em prol de entidades atingidas pela enchente.

Entre os parceiros estão a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), a Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação Pestalozzi de Canoas, a Associação Legato e a ONG Chimarrão da Amizade.

A Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social fica na Rua Pedro Weingartner, n° 238, no Centro.

Confira a programação:

Quarta-feira (21)
9h – Demonstração de jogo treino de basquete sobre rodas – Acadef ( Rua Fernando Abbot, 100, Nossa Senhora das Graças)
9h – Vivências Paralímpicas – Associação Pestalozzi (Avenida Guilherme Schell, 6206).

Quinta-feira (22)
10h – Atividade alusiva ao Dia Municipal do Braille – Biblioteca Pública Municipal (Rua Ipiranga, 105, Centro).
14h – Baile inclusivo: Reconstruindo sonhos (apresentação de grupo de dança e reencontro com as entidades) – Associação Pestalozzi (Avenida Guilherme Schell, 6206).

Sexta-feira (23)
14h – Demonstração de treino de arco e flecha – Acadef (Rua Fernando Abbot, 100, Nossa Senhora das Graças).

Sábado (24)
8h30 – V Mostra de Potencialidade – Associação Pestalozzi (Avenida Guilherme Schell, 6206 – atividade interna)
10h – Mostra de Capoeira – ONG Chimarrão da Amizade (Rua Caçapava, 180, Mathias Velho).

Segunda-feira (26)
14h – Oficina de Capacitação Vivências Inclusivas – Acadef (Rua Fernando Abbot, 100, Nossa Senhora das Graças).

Terça-feira (27)
Das 8h às 17h – Ação de mobilização em prol das entidades atingidas pela enchente – Apae (Avenida Victor Barreto, 3248).

Quarta-feira (28)

15h e 20h – Show Revival – Sesc (Avenida Guilherme Schell, 5340, Centro).

Quinta (22), segunda (26) e quarta-feira (28)
Das 8h10 às 11h50 e das 13h10 às 16h50 – Integração Pais e Filhos – Ceia Dirneide (Rua Curumim, 435, Estância Velha).

Canoas

SANTA ISABEL: Ação Social completa 63 anos de preocupação com as pessoas

Redação

Publicado

em

Nesta sexta-feira, uma das instituições mais tradicionais de Canoas completa 63 anos. A Ação Social Santa Isabel foi fundada em 2 de agosto de 1961.

A primeira instituição filantrópica para idosos e crianças de Canoas foi criada por Filomene Nienow de Meirelles com o objetivo de cuidar bem das pessoas. É o que continua defendendo o atual presidente, Everton Alfonsin, o Caco. “Não é pelo cargo, é o que fazemos por todos que usam os nossos serviços”, afirma.

Segundo ele, nada seria possível sem o trabalho incansável de dona Filomena. “Honramos sempre seu nome e levamos em todos os lugares em que eu vou”, diz Caco.

Filomene começou a sua atuação em um espaço cedido pela Paróquia São Luiz Gonzaga. Sua vida acabou marcada pela assistência social em prol dos mais vulneráveis na cidade de Canoas. Nunca aceitou cargos públicos, sempre operando como voluntária.

Sua filha, Angela Meirelles, lembra que Filomene tinha como vocação ajudar as pessoas. “O lema lá de casa, na nossa família, era ‘Servir, Amar e Perdoar’. Ela fazia as vezes de assistente social porque não existia a figura do assistente social nessa época”, fala.

A ação social começou com um trabalho para as crianças, mas a primeira e mais conhecida instituição criada pela Santa Isabel é o Lar da Velhice São José, o primeiro do município.

A gerente administrativa do São José, Priscila Pereira, explica que hoje o principal trabalho é o acolhimento institucional. “Hoje cuidamos do abrigo para 40 crianças em situação de vulnerabilidade, mais os 50 acolhimentos dos idosos por aqui, e ainda o nosso abrigo próprio para menores vítimas de violência funcionando ao mesmo tempo”, aponta.

Comemoração após a enchente

Caco explica que o momento não será de grandes comemorações, mas da entrega de muito trabalho, por conta do momento que Canoas passa após as enchentes de maio. “Normalmente nós faríamos um jantar ou um almoço, um evento para celebrar essa história. Mas em vez disso, vamos ter 1,4 mil metros de telhados novos, energia solar para as estruturas e a entrega de cestas básicas aos nossos colaboradores”, diz.

Priscila Pereira lembra do esforço feito pela diretoria e funcionários para auxiliar a população canoense após a catástrofe climática. “Nosso trabalho se intensificou. Abrimos as portas para sermos um centro de arrecadação e distribuição. Recebemos idosos de outras instituições que ficaram alagadas. Acolhemos crianças que passavam por situações de risco em abrigos. Procuramos atuar ainda mais para a comunidade desde o dia 1º de maio”, elenca.

Continuar a ler

Canoas

Trecho da Avenida Açucena tem mudança de sentido a partir desta segunda-feira

Redação

Publicado

em

A Av. Açucena, no bairro Estância Velha, tem mudanças a partir desta segunda-feira, 29.

O trecho que fica próximo à academia Engenharia do Corpo agora opera em sentido único, em direção à Av. Doutor Sezefredo Azambuja Vieira.

O local já recebeu a sinalização da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, a fim de orientar os motoristas.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm