Conecte-se conosco

header-top






 

26/07/2024
 

Clima

Canoas tem pelo menos 15 pontos com bloqueio nas ruas pelo acúmulo de água

Redação

Publicado

em

A cidade de Canoas já tem diversos pontos de alagamento devido às chuvas que ocorrem desde o sábado, 27. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), desde então, já foram mais de 200 milímetros de precipitação no município.

As águas também causam transtornos no trânsito. A prefeitura registra os seguintes pontos de bloqueio:

  • Rua D, no bairro Olaria;
  • Avenida Guilherme Schell, próximo da Estação São Luiz;
  • Rua 14 de Abril, no bairro Fátima;
  • Rua Liberdade, próximo do Colégio Leonardo da Vinci, bairro Marechal Rondon;
  • Rua das Araras;
  • Pontos da rua Engenheiro Kindler, no Harmonia;
  • Pontos da rua Doutor Barcelos com Araçá;
  • Esquinas das ruas Machadinho com Pistóia e Cairu com Nicolau Seibel, ambas no Rio Branco;
  • Rua Canguçu;
  • Pontos da rua Florianópolis: esquinas com Tapes, Encantado e Soledade;
  • Rua Campinas: esquinas com Torres e Tapes, no bairro Mathias Velho.

Em outros locais, os acumulados de água já escoaram em algumas horas. Equipes da prefeitura seguem nesses fazendo a sinalização e trabalhando para favorecer o escoamento da água.

A previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até o domingo, dia 5 de maio.

Segundo a Defesa Civil de Canoas, até a manhã de terça-feira, 30, quatro pessoas (dois adultos e duas crianças) estavam desalojadas. Ambas são da mesma família e moradores do bairro Olaria. Eles seguiram para casa de familiares. As equipes também resgataram dois cães durante o atendimento.

Clima

Carlos Nobre em Porto Alegre: cientista realiza palestra sobre extremos climáticos

Redação

Publicado

em

Carlos Nobre em Porto Alegre cientista realiza palestra sobre extremos climáticos

O cientista e climatologista Carlos Nobre, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007 e referência mundial sobre mudanças climáticas, estará em Porto Alegre no próximo dia 07 de agosto para realizar a palestra de abertura do seminário “Extremos Climáticos – Romper com o negacionismo, superar a crise”.

O evento ocorre no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com  realização do mandato da deputada federal Fernanda Melchionna em conjunto com o mandato da deputada estadual Luciana Genro, ambas do PSOL-RS, por meio da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALRS.

“Já estamos em um ponto de não retorno e o negacionismo climático e neoliberal está custando a vida do nosso povo. Por isso esse seminário se torna fundamental”, afirma Fernanda Melchionna.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é necessário se inscrever por meio do link: https://bit.ly/extremosclimaticos

Sobre Carlos Nobre

Carlos Nobre tem uma vida de estudos sobre o clima, fez parte da equipe internacional de cientistas do IPCC (painel da ONU sobre mudanças climáticas) que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, por alertar sobre os riscos do aquecimento global, junto com o ex-vice-presidente americano Al Gore.

Nobre foi um dos primeiros cientistas a alertar sobre os perigos da savanização da Amazônia e ampliação de ciclones extratropicais no Sul do país, provocados pelas mudanças climáticas. É autor e co-autor de mais de 130 artigos científicos, livros e capítulos de livros.

Atuou com posição de destaque em instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, International Geosphere Biosphere Programme, Universidade de São Saulo.

Além do Nobel, recebeu premiações como Personalidade Ambiental do WWF (World Wildlife Fund), a medalha Alexander von Humbolt da European Geophysical Union (AGU), entre outras condecorações.

Serviço

  • O quê: Seminário “Extremos Climáticos – Romper com o negacionismo, superar a crise”
  • Quando 07/08, às 18hs
  • Onde: auditório da UFCSPA (Centro Histórico de Porto Alegre, rua Sarmento Leite, n.245)
  • Inscrições: por meio do link: https://bit.ly/extremosclimaticos
  • O evento é gratuito e conta com certificação.
Continuar a ler

Clima

Semana começa com sol e pode ter máxima de 26ºC na quarta-feira

Redação

Publicado

em

Semana começa com sol e pode ter máxima de 26ºC na quarta-feira

O sol e o tempo firme predominam ao longo da semana, com temperaturas acima da média para o inverno. Segundo o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), as máximas chegarão a 25ºC e poderão atingir 26ºC na quarta-feira, 24.

Início da semana com cerração

A primeira metade da semana começa com cerração nas manhãs. Na quarta-feira, 24, o vento Norte e Nordeste trará sensação de abafamento. Na quinta-feira, 25, uma frente fria causará variação de nuvens, podendo chover de forma esparsa em algumas regiões do Estado. As chances de chuva em Canoas são remotas e não predominam ao longo da semana.

Previsão detalhada

  • Terça-feira, 23: O dia começa com cerração e a tarde será ensolarada, com temperatura acima do normal. Mínima de 13°C e máxima de 24°C.
  • Quarta-feira, 24: Sol e tempo firme predominam. Vento quente de Norte e Nordeste gera abafamento. Mínima de 15°C e máxima de 26°C.
  • Quinta-feira, 25: A frente fria causa variação de nuvens e possível chuva esparsa. Temperatura menos oscilante. Mínima de 17°C e máxima de 22°C.
  • Sexta-feira, 26: Sol predomina. Uma massa de ar seco e fria traz refresco na temperatura. Mínima de 13°C e máxima de 22°C.
Continuar a ler

Clima

Semana será de tempo seco em Canoas

Redação

Publicado

em

Semana será de tempo seco em Canoas

O início da segunda quinzena de julho trará mudanças climáticas em Canoas. Segundo o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), a semana será marcada por tempo seco, com sol predominante e temperaturas em elevação. A única exceção é segunda-feira, 15, quando há uma chance remota de pancadas esparsas.

Previsão para segunda-feira

Segunda-feira, 15: Muitas nuvens ao longo do dia e chance de pancadas esparsas a qualquer momento. Temperatura mínima de 13°C e máxima de 16°C.

Previsão para terça-feira

Terça-feira, 16: Sol entre nuvens e aumento da temperatura à tarde. Vento predominante de Norte e Leste. Mínima de 12°C e máxima de 21°C.

Previsão para quarta-feira

Quarta-feira, 17: Tempo seco, sol e poucas nuvens. Vento de Norte gera abafamento à tarde após um amanhecer frio. Mínima de 10°C e máxima de 18°C.

Previsão para quinta-feira

Quinta-feira, 18: Tempo firme com sol e aquecimento gradativo. Mínima de 11°C e máxima de 21°C.

Previsão para sexta-feira

Sexta-feira, 19: Tempo seco com sol e nuvens. Temperatura amena à tarde. Mínima de 11°C e máxima de 21°C.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm