Conecte-se conosco

header-top



 




 

19/05/2024
 

Esporte

Em Canoas, crianças da Escola para Surdos Vitória evoluem na prática do voleibol

Redação

Publicado

em

Em Canoas, crianças da Escola para Surdos Vitória evoluem na prática do voleibol - Foto: Moreno Carvalho

Entre as crianças e os adolescentes que participam do projeto Escolinhas de Base APAV Vôlei, é difícil encontrar jovens mais animados que as dezenas de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos Vitória.

Quem adentra a escola em dia de aula de voleibol logo ouve a criançada em ação. Separados pela rede, os estudantes de turno integral juntam-se para exercitar muito mais que fundamentos de vôlei – eles põem em prática nada menos do que a integração com outros alunos, visando a suas perspectivas de futuro.

Foto: Moreno Carvalho/Ponto Multimídia 

Foto: Moreno Carvalho/Ponto Multimídia

Conforme o professor de Educação Física da Vitória, Vanderlei Pinzetta, “é louvável este trabalho da APAV aqui na escola, que dá todo incentivo aos alunos para que se desenvolvam integralmente”.

Segundo Vanderlei, o desenvolvimento não é apenas esportivo:

Foto: Moreno Carvalho/Ponto Multimídia 

Foto: Moreno Carvalho/Ponto Multimídia

“Eles se divertem com o vôlei, e isso é a primeira coisa. Se houver prazer naquilo que se faz, o resultado virá com mais facilidade. E é importante esta inserção do esporte na rotina deles, é fundamental para que se sintam valorizados como pessoas, afinal, é uma pessoa que vem de fora da escola para trabalhar com eles. Eles querem este contato”, explica o professor.

O trabalho exercido na Escola Vitória partiu da ideia do ex-presidente e fundador da APAV Almir Beltrame, falecido em 2023. Ele queria transmitir seu amor pelo esporte a adolescentes e crianças com alguma deficiência.

Ex-atleta da APAV, o professor Anderson Menezes, o Xanxa, revela satisfação pessoal em trabalhar com seus alunos da Vitória:

“A gente aprende mais do que ensina. Já falei para atletas meus, de outras equipes, que venham aqui ver a realidade e as diferenças das pessoas. Aqui se vê o que é ter dificuldade, e ainda assim eles se adaptam e fazem tudo da maneira que conseguem. E aprendem e evoluem. Basta ter boa vontade e disposição de se envolver, querer ensinar e fazê-los melhorar. Sou muito grato por cada uma das vitórias deles aqui, e valorizo muito essas realizações”, ensina Xanxa.
O Projeto Escolinhas de Base APAV Vôlei é uma conquista do clube por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal com o apoio de: Banrisul, Zaffari, Lojas Colombo, Móveis Kappesberg, Lojas Benoit, Kisafix, Guaibacar e Oderich.
Foto: Moreno Carvalho/Ponto Multimídia

Foto: Moreno Carvalho/Ponto Multimídia

Esporte

CBF consulta equipes e acata pedido de suspender duas rodadas do Brasileirão por causa das enchentes no RS

Redação

Publicado

em

CBF consulta equipes e acata pedido de suspender duas rodadas do Brasileirão por causa das enchentes no RS - Foto: Max Peixoto

Em solidariedade ao Rio Grande do Sul, que está em estado de calamidade pública em virtude das chuvas e enchentes das duas últimas semanas, que alagaram os estádios dos clubes gaúchos, a CBF decidiu suspender as rodadas 7 e 8 do Campeonato Brasileiro.

A nona rodada da competição está prevista para o dia 1º de junho. Das 20 equipes do campenato, os clubes que apoiaram o adiamento das partidas foram Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Vitória, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo, Internacional e Vasco. Já o Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Red Bull Bragantino não se manifestaram a favor da paralisação.

Anteriormente, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já havia encaminhado uma solicitação e adiamento dos jogos, endossando o pedido de seus clubes filiados.

“Esporte e sociedade caminham juntos”

“Nos últimos dias, o Brasil foi severamente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, consequentemente, o futebol praticado no Brasil. Nesse sentido, não se pode esquecer que o esporte e a sociedade caminham juntos, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira”, diz o comunicado da CBF.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil, que também é organizada pela CBF e que tem jogos na semana que vem, segue sendo disputada normalmente, com exceção das partidas envolvendo os times gaúchos do Grêmio, Internacional, Juventude e Ypiranga-RS.

Libertadores e Sul-Americana

Já a Conmebol reagendou as partidas em que os times do Rio Grande do Sul jogariam. A entidade organiza a Libertadores da América e a Copa Sul-Americana. Então, ospróximos duelos ficaram assim: os jogos do Grêmio pela Libertadores (contra Huachipato e Estudiantes) e do Internacional (contra Real Tomayapo e Delfin) pela Copa Sul-Americana ficaram para os dias 4 e 8 de junho.

Grêmio

O Grêmio vai passar a mandar suas partidas no Couto Pereira, e os treinos da equipe serão realizados até o dia 26 no CT do Corinthians, em São Paulo.

Inter

A equipe fará um treino aberto nesta sexta-feira, 17, para sócios, visando arrecadar doações aos atingidos pela tragédia no estado. O treinamento será realizado no complexo esportivo da PUC-RS, como tem ocorrido desde que o Colorado voltou a realizar atividades na última terça-feira, 14.

O Inter vai permitir a entrada de 1.300 torcedores, que têm que se inscrever no portal Mundo Colorado e doar, ao menos, 1kg de alimento não perecível.

Continuar a ler

Esporte

FUTEBOL FEMININO: Copa do Mundo Feminina de 2027 será no Brasil

Redação

Publicado

em

FUTEBOL FEMININO: Copa do Mundo Feminina de 2027 será no Brasil

A candidatura brasileira venceu a Holanda, Alemanha e Bélgica por 119 votos a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia, nesta sexta-feira, 17.

Esta será a primeira edição da competição realizada na América do Sul. Por ser o anfitrião da competição, o Brasil já está automaticamente classificado e os demais nove países da Conmebol vão disputar três vagas.

O Mundial Feminino 2027 será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.

Sobre a Copa

Uma vez definido o Brasil como sede do Mundial, a Fifa deve abrir uma subsidiária no país para começar a organizar o evento. Não haverá um Comitê Organizador Local (COL), como houve na Copa do Mundo de 2014.

Rio Grande do Sul na rota dos estádios das partidas

  • Beira-Rio (Porto Alegre)
  • Arena Corinthians (São Paulo)
  • Maracanã (Rio de Janeiro)
  • Mineirão (Belo Horizonte)
  • Fonte Nova (Salvador)
  • Arena Pernambuco (Recife)
  • Arena Castelão (Fortaleza)
  • Arena Amazonas (Manaus)
  • Arena Pantanal (Cuiabá)
  • Mané Garrincha (Brasília)

Datas previstas dos jogos

A partida de abertura está prevista para o dia 24 de junho e a final em 25 de julho de 2027, ambas no estádio Maracanã. Já as semifinais aconteceriam em Brasília e São Paulo, com a disputa do terceiro lugar em Belo Horizonte.

Continuar a ler

Esporte

Equipe de vôlei canoense conquista terceiro lugar na Copa Cláudio Braga

Redação

Publicado

em

Mesmo com a chuva, o público apareceu no Centro Olímpico Municipal, em Canoas, para assistir a Copa Cláudio Braga no sábado, 27. O torneio foi promovido pela Federação Gaúcha de Voleibol.

A equipe APAV/ACF Canoas ficou em terceiro lugar jogando contra equipes tradicionais como Sogipa, de Porto Alegre, e Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. Foi a primeira competição do ano para a equipe canoense, que ainda está em formação.

O técnico fez uma análise positiva sobre a participação da equipe. “A competição foi importante para adaptação às situações mais complexas. Os jogos vão nos dar essa dinâmica melhor para o futuro”, afirmou Charles Barros.

No domingo, 28, foi a vez dos pequenos mostrarem seus talentos na 1º Copa Apav/ACF Canoas Mirim Masculino. O torneio foi organizado pela Apav para equipes escolares e não federadas.

Foram quatro equipes disputando o título de campeão da série ouro, e mais quatro disputando a série prata. Foram elas: Apav/ACF Canoas, Sesi Apav A, Sesi Apav B, Geraldo Santana, Colégio Mauá, Sinodal Tiradentes (Portão), SetPoint e Real Capão.

“O intuito é sempre de fomentar o esporte. Assim, equipes que não têm tanta chance de poder jogar podem competir aqui em Canoas”, salientou o ex-atleta e coordenador da Apav, Gustavo Endress.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm