Conecte-se conosco

header-top



 




 

29/04/2024
 

Educação

Programa EsteioTec abre inscrições para novos cursos

Redação

Publicado

em

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Esteio abriu, nesta segunda-feira, 15, o prazo para inscrições de cursos da segunda fase do EsteioTec.

Podem participar estudantes acima de 16 anos que residam no município. O registro deve ser feito até a próxima segunda-feira, 22, através de formulário eletrônico. O início das formações está previsto para o dia 13 de maio.

Em parceria com o núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa), serão cinco cursos num total de 100 vagas (Autocad 2022, Informática Básica, Desenvolvimento Web – HTML, CSS e PHP, Gestão e Técnicas Avançadas em Culinária e Cuidador de Idosos). As aulas serão realizadas junto ao Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Rua Rio Grande, nº 2.263 – São Sebastião).

Outra qualificação será realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Espaço 4.0, que fica junto à antiga sede da Secretaria de Educação (Rua Alegrete, nº 455 – Parque Amador), voltada à Logica e Programação. A formação será dividida em três trilhas que, somadas, dão 216 horas/aulas. Para avançar para a próxima etapa, é necessário concluir a trilha anterior. Para seleção dos alunos, será aplicada uma prova, em dia a ser agendado, para testar o nível de conhecimento do interessado.

O Programa

O EsteioTec oferece cursos para áreas onde há carência de mão de obra. As vagas são destinadas, prioritariamente, para pessoas em condições de vulnerabilidade social atendidas pela rede de assistência social do município. A metodologia consiste em aulas teóricas, expositivas, interativas e práticas na modalidade presencial. Cada aluno recebe uma apostila e, para concessão de certificado, é necessário ter 75% de frequência.

Cursos oferecidos em parceria com a Cufa Esteio

Autocad 2022 (80 horas) – 20 vagas
Informática Básica (80 horas) –  20 vagas
Desenvolvimento Web (HTML, CSS e PHP) (90 horas) –  20 vagas
Gestão e Técnicas Avançadas em Culinária (120 horas)  – 20 vagas
Cuidador de Idosos (120 horas)  –  20 vagas
Local das aulas: CEU (Rua Rio Grande, 2;263 – São Sebastião)

Curso oferecidos em parceria com o Senac

Lógica e Programação (216 horas – Divididos em três trilhas) – 20 vagas
Trilha 1: Lógica e Programação (60 horas)
Trilha 2: Java Script (36 horas)
Trilha 3: Desenvolvimento completo no APP Inventor (120 horas)
Local das aulas: Espaço 4.0 ( Rua Alegrete, 455 – Parque Amador)

Educação

GREVE DE SERVIDORES: Calendário do IFRS é suspenso após paralisação nacional

Redação

Publicado

em

Após ser notificado da adesão dos servidores à greve nacional da categoria, o Conselho do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) deliberou pela suspensão do calendário acadêmico por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira, 29.

A direção-geral da instituição afirma que ainda deve se reunir com o comando da greve na região para determinar quais atividades poderão ser mantidas.

O sindicato e a direção reforçaram também que todas as aulas perdidas por conta da greve serão repostas após o fim da paralisação.

Continuar a ler

Educação

GREVE DE SERVIDORES: Campus Canoas do IFRS suspende aulas a partir de segunda-feira

Redação

Publicado

em

O campus Canoas do IFRS foi notificado sobre a deflagração de greve por tempo indeterminado dos servidores do campus nesta sexta-feira, 26.

Em âmbito estadual, a paralisação já ocorre desde o dia 22 de abril. Entretanto, as aulas ainda seguiam ocorrendo de forma oficial na sede da instituição no município, mesmo com significativa adesão da categoria na cidade.

A direção-geral do campus optou então por suspender as atividades a partir da segunda-feira, 29. O Conselho de Campus foi convocado para deliberar sobre a suspensão do calendário acadêmico de 2024 durante o movimento no campus.

Tanto o SINDOIF, que representa os professores do IFRS na Região Metropolitana, quando a direção já se propuseram a fazer a devida reposição das aulas assim que a greve terminar.

Reivindicações

Em assembleia na última quarta-feira, 24, os professores das instituições federais de ensino superior rejeitaram por unanimidade a atual proposta do governo federal para acabar com a paralisação.

Em contraproposta aprovada e enviada ao Comando Nacional da Greve, que regra a greve nos Institutos Federais nos Estados brasileiros, os docentes apontaram o que consideram ser as oito principais reivindicações do movimento:

  1. Recomposição do orçamento 2024 das instituições federais de ensino aos valores executados em 2023, inclusive no que se refere à assistência estudantil.
  2. Revogação imediata da Portaria MEC 983/2020.
  3. Somar os valores de vencimento básico (VB) e de retribuição por titulação (RT), em 2024, formando um único valor de remuneração docente.
  4. Aplicação linear de 3,5% na remuneração docente a partir de junho de 2024.
  5. Concordância com a proposta do governo referente a janeiro de 2025: reajuste de 9% e ampliação dos steps de 4% para 4,5% para progressão entre os níveis 2 até 4 das classes Adjunto e Associado (MS) e das classes DIII e DIV (EBTT).
  6. Aplicação de 8,8% de reposição em maio de 2026 e ampliação dos steps de 4,5% para 5% para progressão entre os níveis 2 até 4 das classes Adjunto e Associado (MS) e das classes DIII e DIV (EBTT).
  7. Aceitar a proposta de benefícios para maio de 2024 e exigir equiparação com os valores do judiciário e do legislativo até 2026.
  8. Apoiar a pauta de reposição salarial dos colegas técnico-administrativos em educação.
Continuar a ler

Educação

Professores municipais de Canoas declaram estado de greve

Redação

Publicado

em

O Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan) declarou estado de greve para a categoria na quarta-feira, 24. A decisão ocorreu em assembleia geral extraordinária, com votação por maioria dos associados presentes.

Com a medida, o sindicato poderá declarar a greve dos trabalhadores a qualquer momento.

Em nota, o Sinprocan afirma que a medida é uma demonstração da insatisfação da categoria sobre as condições da Educação e do funcionalismo municipal.

A entidade alega, dentre seus argumentos, perdas salariais e falta de profissionais, que acarretam sobrecarga de trabalho e desvio de funcionários de suas respectivas áreas de formação.

Além disso, a representação da categoria ainda luta por melhorias no Plano de Carreira, reformas e adequações das escolas e preenchimento do quadro de funcionários, adequação dos valores de auxilio transporte e alimentação.

Durante a assembleia, o coletivo também iniciou a elaboração de um Calendário de Mobilizações. O primeiro ato será realizado no dia 1º de maio, e promete apresentar a real situação das escolas e da educação da cidade.

A Prefeitura de Canoas declarou que deve chamar representantes do Sinprocan para conversar sobre a questão.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm