Comunidade
Um mapeamento dos cidadãos em situação de rua em Canoas
A maioria são homens adultos entre 18 e 39 anos, usuários de drogas lícitas e ilícitas e com conflito familiar
Por Bruno Lara
Após a matéria sobre Jorge Luís dos Santos ser publicada na edição anterior de O Timoneiro, o diretor do Departamento de Proteção Especial, que envolve os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste e Oeste, o Centro POP e o Albergue Muncipal, Marcio Antônio da Silva, 37 anos, abriu as portas da estrutura governamental para a visita de uma equipe de reportagem.
O Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) atende, em média, 15 pessoas ao dia, com os serviços de café (da manhã e da tarde), almoço e assistência social através da busca por familiares, documentação, saúde, donativos etc.
Em números
Com início dos trabalhos em outubro do ano passado, a estrutura elabora relatórios mensais de atendimentos. No mês de junho de 2015, foram atendidas 68 pessoas, das quais 62 eram homens e apenas seis eram do sexo feminino. A maioria dos atendidos está na faixa etária entre os 18 e os 39 anos, embora 15 homens tenham entre 40 e 59 anos. Chama atenção, no entanto, duas mulheres atendidas que possuem mais de 60 anos de idade.
Destes 68, apenas 28 residiam em Canoas antes de se encontrarem em situação de rua. Sete possuem alguma deficiência física ou mental. Ao todo, 13 não são alfabetizados, os outros 37 não concluíram o Ensino Fundamental, embora 12 tenham o diploma, e outros dois do Ensino Médio. Nenhum deles possui ensino superior iniciado ou concluído. São 54 usuários de drogas ilícitas – como o crack – e 60 que fazem uso de drogas lícitas – como o álcool e o cigarro.
Uma análise social
A profissão mais comum é na área da Construção Civil, com 28 pessoas inseridas. Seguida de coletor de material reciclável (17). Nenhuns deles era profissional do sexo e todos tinham uma profissão antes de ir para a rua. A grande maioria morava sozinho. O dado importante, na renda familiar, é que 14 deles recebiam auxílio do governo entre BPC Deficiente e Bolsa Família.
Ser usuário de drogas levou 38 deles para as ruas e, muitas vezes, este fato gerou o conflito familiar – outro motivo citado pelos que procuram o Centro POP. O desemprego foi outra causa apontada por 11 deles.
Segundo o Centro, que realizou 838 atendimentos e serviu 660 refeições no mês de junho deste ano, os moradores de rua vindos de outros municípios ou até estados, enfrentam problemas na documentação, mesmo que arrumem um emprego. Neste mês, cinco foram desligados por arrumarem empregou ou voltarem ao vínculo familiar.
Mais tempo no Albergue
Desde julho do ano passado, Marcio desempenha o trabalho a frente do departamento e considera a atuação positiva. “A gente vem fazendo um trabalho contínuo e consistente em cima dos equipamentos e vimos a mudança. O bom relacionamento entre o departamento e os próprios funcionários, o ambiente mais tranquilo, mais alegre. O bom funcionamento para atender melhor a população”, salienta.
A mudança nas diárias é uma reivindicação dos usuários do Albergue, embora elogiem o trabalho realizado no Centro POP. Segundo eles, os critérios para poder permanecer na estrutura é ímpar e não se aplicam a todos os interessados da mesma forma, havendo, por vezes, “favoritos” dos responsáveis pelo Albergue Noturno Rotary Club Canoas Industrial. Eles reivindicam mais noites na estrutura e que ninguém possa entrar após ingerir drogas lícitas ou ilícitas, como reclamam os usuários do espaço. A grande maioria usa o serviço há mais de um mês, alguns até mais do que um ano. Porém, variando de caso em caso, um prazo para permanência e um para vacância do leito é estipulado.
Segundo o diretor, se trata de uma regra, mas afirma que há um esforço para flexibilizá-la. “Na verdade é uma regra, um regimento do equipamento de anos e que a gente já vem acompanhando o dia a dia deles e tentando encaixar a melhor forma para poder atender. É um trabalho que estamos fazendo para rediscutir o regimento interno do equipamento”, confirma.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
- Habitação2 dias atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais7 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria6 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação6 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Política2 dias atrás
Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde7 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde