Empresas & Negócios
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas

No final da manhã desta quinta-feira, 14, um helicóptero pousou em um terreno que fica entre o Fort Atacadista e o Parkshopping, em Canoas. Nele estava uma pequena comitiva da empresa Havan, que deverá instalar finalmente uma unidade na cidade, segundo a Prefeitura de Canoas.
Na ocasião, registramos o encontro da secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, com o grupo de empresários, liderado por Newton Hang – Diretor responsável pela expansão de novas lojas da rede.
Ao O Timoneiro, Sabin falou sobre a vinda da loja para o município:
“Desde o ano de 2021 iniciamos a tratativa para trazer a HAVAN para Canoas e finalmente o projeto agora está se concretizando. Com previsão de abertura em abril de 2025, a Havan irá trazer novos empregos além de fomentar a economia do município. Estamos muito felizes com a notícia e com a certeza de estarmos fazendo um trabalho que está impactando positivamente a vida dos Canoenses. Atrás de um CNPJ existe vários CPFs”.
O Prefeito Jairo Jorge disse que a vinda da loja para o município irá impulsionar muitos empregos diretamente, impactando positivamente o município. O início das obras está previsto para breve e inauguração estimada para abril de 2025.
Empresas & Negócios
2° Conexão da Inovação de Canoas será no dia 22 de maio na Unilasalle

A 2ª edição do Conexão da Inovação de Canoas acontecerá no dia 22 de maio, na Universidade La Salle, das 10 às 12 horas. O evento é uma parceria da Prefeitura de Canoas e do Governo do Estado e será aberto para empresas, universidades, lideranças políticas e sociedade civil.
O encontro faz parte do programa estadual Inova RS, que tem por objetivo transformar municípios gaúchos em polos de inovação, além de torná-los mais conectados e tecnológicos. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten,
“a primeira edição aconteceu na Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas (CICS), em abril, e reuniu cerca de 80 pessoas. Para essa segunda edição, devemos formar um grupo qualificado do ecossistema de inovação para pensar no futuro da cidade. Estamos buscando meios de estimular o desenvolvimento e a inovação de Canoas de forma constante, por isso fizemos a parceria com Inova RS, que vai colocar o município no mapa da inovação do Estado e do Brasil”.
Empresas & Negócios
Iniciadas as obras da loja da Havan em Canoas

Segundo Nilton, a abertura da loja vai gerar em torno de 150 empregos diretos. Além disso, a empresa já está com vagas abertas para a filial canoense. Já a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, explica a importância da chegada da Havan para Canoas:
“A instalação da Havan em Canoas é um marco significativo para o desenvolvimento econômico e social do nosso município. A chegada de uma das maiores redes varejistas do país não apenas fortalece o comércio local, mas também gera empregos, movimenta a economia e oferece mais opções de consumo de qualidade para nossa população.”
Patrícia também comenta que a presença da empresa na cidade vai atrair ainda mais investimentos para a região, consolidando Canoas como um polo comercial estratégico no Rio Grande do Sul. Além disso, a geração de centenas de empregos diretos e indiretos é um benefício que impactará positivamente muitas famílias canoenses. Além disso, ela reforçou o compromisso com o crescimento, o progresso e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.
Empresas & Negócios
Susana Kakuta palestra em reunião ampliada da CICs Canoas nesta terça-feira, 29

A reunião de diretoria ampliada da CICS Canoas desta terça-feira, 29, contou com a palestra da executiva Susana Kakuta, diretora geral das instituições Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS. Ela assumiu no dia 1º de fevereiro e atua junto ao diretor-executivo da FIERGS, Paulo Herrmann.
Durante o encontro na CICS, Susana falou sobre educação para cidadania e trabalho, citou a inteligência artificial (IA) que já está presente e destacou que quase todas as áreas da vida e que todos os profissionais terão que se readequar para atenderem as necessidades da indústria.
“Os postos de trabalho operacional estão sendo ocupados por robôs e os trabalhadores estão sendo necessários na manutenção e na programação”, enfatizou.
Kakuta listou o que considera competências essenciais para o futuro:
– Criatividade
– Resiliência, flexibilidade e agilidade
– Curiosidade e aprendizado ao longo da vida
– Liderança e influência social
– Gestão de talentos
– Pensamento analítico
– Sustentabilidade
Ela avaliou que as tecnologias que moldam o futuro da indústria são:
– Computação Quântica
– Realidade Aumentada
– AI Generativa
– AI Aplicada
– Veículos Autônomos
– Biotecnologia
– Computação de ponta
– IoT
– Rede de Computadores
Leilão
Durante a reunião teve também um leilão de uma camisa da seleção brasileira de futebol para arrecadar fundos para a ONG Parceiros Voluntários.
- Política4 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Canoas 86 anos1 semana atrás
Semana de Canoas é marcada por atividades e início de obras de unidades de saúde
- Clima1 semana atrás
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas
- Transporte1 semana atrás
Aprovada em Canoas prorrogação de contrato com a Sogal até 2028
- Educação3 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade3 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Saúde1 semana atrás
Emenda impositiva destina R$ 426,8 mil para a reconstrução do HPSC