Empresas & Negócios
Canoas dá sinal verde para instalação de três novas empresas de grande porte

Na quarta-feira, 13, durante a reunião do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan), foram aprovadas pautas essenciais para a instalação de três grandes empresas no município.
Com as deliberações do comitê, Eirene, Multisider e Pantaneiro receberam sinal verde para avançar em seus processos de estabelecimento na cidade.
Presente na reunião, o prefeito Jairo Jorge falou sobre a importância da chegada das empresas à cidade.
“Essas medidas representam um importante passo para o desenvolvimento do setor econômico de Canoas, reforçando o compromisso da administração municipal com a criação de novas oportunidades de emprego e atração de investimentos para o município”, disse o prefeito.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, pontuou o impacto positivo que a implementação das novas empresas terá sobre os canoenses.
“Antes de tudo, a gente tem que lembrar que por trás de cada CNPJ existem muitos CPFs. Cada um destas empresas vai trazer muitos empregos para a cidade e mudar para melhor a vida de centenas de canoenses”, concluiu a secretária.
Eirene
A empresa Eirene, que já obteve parecer favorável da Secretaria da Fazenda quanto aos demonstrativos do plano de negócios, teve aprovada pelo comitê a doação de dois lotes de terreno sem isenção de tributos. A medida permitirá que sejam iniciados os trâmites para a criação de uma lei municipal que oficialize o processo de doação, garantindo o início das operações da empresa em Canoas.
Multisider
Com a lei municipal de doação de imóvel já em vigor, a Multisider obteve, nessa reunião, a isenção de IPTU por um período de 10 anos e solicitou a isenção de ISSQN na construção de seu Centro Logístico. A empresa também recebeu uma prorrogação de um ano para a conclusão das obras, possibilitando a adequação dos prazos de execução conforme o plano de expansão apresentado.
Pantaneiro
Para a Pantaneiro, que já conta com lei municipal de doação de imóvel aprovada, o Comitê Gestor validou a isenção de IPTU por 10 anos e a isenção de ISSQN exclusivamente aplicada à construção do empreendimento. A empresa também recebeu uma extensão de prazo de um ano para a conclusão da obra, atendendo às necessidades de sua agenda de implementação.
Empresas & Negócios
Reunião do Fórum das Entidades discute revisão do Plano Diretor, novas adesões e demandas institucionais

Uma reunião realizada no dia 6 de abril, em Canoas, reuniu representantes de entidades locais para discutir demandas institucionais, planejamento urbano e a ampliação da participação de organizações no debate público do município.
O encontro ocorreu das 12h às 14h, na sede do CREA, localizada na Avenida Victor Barreto, e contou com diferentes pautas voltadas ao desenvolvimento da cidade e à articulação entre entidades.
Entre os destaques da reunião esteve a participação do deputado Delegado Zucco, que realizou visita ao Fórum a pedido próprio. Durante o encontro, ele se colocou à disposição das entidades para auxiliar na condução de demandas de interesse do município no âmbito de sua atuação parlamentar. Outro ponto abordado foi a apresentação da secretária de Desenvolvimento Urbano, Joceane Gaspareto, que tratou do início dos estudos para a revisão do Plano Diretor. Segundo discutido, o processo pode trazer impactos em diferentes áreas, como a Lei da Liberdade Econômica, o Código de Obras e a legislação tributária. Também foi sinalizada a possibilidade de participação das entidades do Fórum na construção e elaboração de propostas relacionadas ao tema.
A reunião incluiu ainda a apreciação e votação de pedidos de ingresso de novos associados, entre eles a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Banco de Alimentos, que estavam aptos para análise. Por fim, foram tratados assuntos gerais de interesse das entidades participantes, reforçando o caráter do encontro como espaço de articulação e encaminhamento de pautas locais.
Empresas & Negócios
BNI lança grupo em Canoas no dia 12 de novembro
Empresas & Negócios
Ativação imersiva da Coca-Cola FEMSA Brasil leva o público para dentro do ciclo das garrafas retornáveis

A utilização de garrafas retornáveis é um modelo que fomenta a economia circular, proporcionando mais sustentabilidade na cadeia de consumo, porém o ciclo desse tipo de embalagem ainda gera dúvidas no público. A partir disso, a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, idealizou a ação itinerante “Da fábrica para a sua mesa!”, um circuito com foco em educação ambiental, composto por jogos e espaços interativos para explicar todo o curso desses produtos. No último final de semana, a ação foi realizada na Praça México, Zona Norte de Porto Alegre.
Na ativação, o público conferiu toda a jornada das garrafas retornáveis, que além do benefício ambiental, proporcionam economia financeira aos consumidores. Iniciando pela retirada dos recipientes em uma simulação real de estabelecimento, o circuito segue por um game com o carregamento dos caminhões e o retorno às unidades operacionais, seguindo com as etapas de inspeção, higienização e envase do produto, e finalizando na nova disponibilização dos refrigerantes nos pontos de venda. A próxima ação será realizada em São Paulo, nos dias 12 e 13 de outubro.
Os retornáveis fazem parte da estratégia da Coca-Cola FEMSA Brasil na frente de Economia Circular, que também envolve gestão de resíduos e utilização de resina reciclada, entre outras atuações.
“A economia circular é um pilar fundamental para a Coca-Cola FEMSA Brasil. Por isso, para além das nossas próprias práticas, sempre buscamos as melhores formas de disseminar o tema. Unindo ações lúdicas à educação ambiental, essa ativação contribui na conscientização sobre sustentabilidade e aproxima o público de um importante modelo de consumo”, afirma Fabiana Taislam, Head de Comunicação Externa e ESG da companhia.

Habitação1 semana atrásPrefeitura de Canoas entrega 70 matrículas de regularização fundiária nesta quarta-feira, 13

Economia1 semana atrásPIS/Pasep 2026 começa a ser pago para nascidos em maio e junho nesta sexta-feira, 15
Assistência Social1 semana atrásCanoas promove sessão gratuita com exibição do último capítulo de “Três Graças” nesta sexta-feira

Oportunidade1 semana atrásRS Qualificação Recomeçar divulga datas e locais de cursos gratuitos em Canoas

Policial1 semana atrásHomem é preso em São Leopoldo por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil

Sem categoria1 semana atrásCanoas realiza próxima mesa temática da revisão do Plano Diretor na próxima terça-feira, 19

Trânsito1 semana atrásBR-116 terá alterações no trânsito na região do Viaduto da Metrovel nas próximas semanas

Saúde1 semana atrásYpê pede chave PIX para reembolsar consumidores após suspensão de produtos pela Anvisa



























































