Conecte-se conosco

header-top







 

30/06/2025
 

Empresas & Negócios

Canoas dá sinal verde para instalação de três novas empresas de grande porte

Redação

Publicado

em

Canoas dá sinal verde para instalação de três novas empresas de grande porte

Na quarta-feira, 13, durante a reunião do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan), foram aprovadas pautas essenciais para a instalação de três grandes empresas no município.

Com as deliberações do comitê, Eirene, Multisider e Pantaneiro receberam sinal verde para avançar em seus processos de estabelecimento na cidade.

Presente na reunião, o prefeito Jairo Jorge falou sobre a importância da chegada das empresas à cidade.

“Essas medidas representam um importante passo para o desenvolvimento do setor econômico de Canoas, reforçando o compromisso da administração municipal com a criação de novas oportunidades de emprego e atração de investimentos para o município”, disse o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, pontuou o impacto positivo que a implementação das novas empresas terá sobre os canoenses.

“Antes de tudo, a gente tem que lembrar que por trás de cada CNPJ existem muitos CPFs. Cada um destas empresas vai trazer muitos empregos para a cidade e mudar para melhor a vida de centenas de canoenses”, concluiu a secretária.

Eirene

A empresa Eirene, que já obteve parecer favorável da Secretaria da Fazenda quanto aos demonstrativos do plano de negócios, teve aprovada pelo comitê a doação de dois lotes de terreno sem isenção de tributos. A medida permitirá que sejam iniciados os trâmites para a criação de uma lei municipal que oficialize o processo de doação, garantindo o início das operações da empresa em Canoas.

Multisider

Com a lei municipal de doação de imóvel já em vigor, a Multisider obteve, nessa reunião, a isenção de IPTU por um período de 10 anos e solicitou a isenção de ISSQN na construção de seu Centro Logístico. A empresa também recebeu uma prorrogação de um ano para a conclusão das obras, possibilitando a adequação dos prazos de execução conforme o plano de expansão apresentado.

Pantaneiro

Para a Pantaneiro, que já conta com lei municipal de doação de imóvel aprovada, o Comitê Gestor validou a isenção de IPTU por 10 anos e a isenção de ISSQN exclusivamente aplicada à construção do empreendimento. A empresa também recebeu uma extensão de prazo de um ano para a conclusão da obra, atendendo às necessidades de sua agenda de implementação.

Empresas & Negócios

2° Conexão da Inovação de Canoas será no dia 22 de maio na Unilasalle

Redação

Publicado

em

2° Conexão da Inovação de Canoas será no dia 22 de maio na Unilasalle

A 2ª edição do Conexão da Inovação de Canoas acontecerá no dia 22 de maio, na Universidade La Salle, das 10 às 12 horas. O evento é uma parceria da Prefeitura de Canoas e do Governo do Estado e será aberto para empresas, universidades, lideranças políticas e sociedade civil.

O encontro faz parte do programa estadual Inova RS, que tem por objetivo transformar municípios gaúchos em polos de inovação, além de torná-los mais conectados e tecnológicos. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten,

“a primeira edição aconteceu na Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas (CICS), em abril, e reuniu cerca de 80 pessoas. Para essa segunda edição, devemos formar um grupo qualificado do ecossistema de inovação para pensar no futuro da cidade. Estamos buscando meios de estimular o desenvolvimento e a inovação de Canoas de forma constante, por isso fizemos a parceria com Inova RS, que vai colocar o município no mapa da inovação do Estado e do Brasil”.

Continuar a ler

Empresas & Negócios

Iniciadas as obras da loja da Havan em Canoas

Redação

Publicado

em

Iniciadas as obras da loja da Havan em Canoas
A Havan iniciou as obras da sua loja em Canoas, na Rua Farroupilha, bairro Marechal Rondon. A previsão é que a inauguração ocorra na metade do segundo semestre deste ano, conta Nilton Hang, diretor de Expansão da Havan.

Segundo Nilton, a abertura da loja vai gerar em torno de 150 empregos diretos. Além disso, a empresa já está com vagas abertas para a filial canoense. Já a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, explica a importância da chegada da Havan para Canoas:

“A instalação da Havan em Canoas é um marco significativo para o desenvolvimento econômico e social do nosso município. A chegada de uma das maiores redes varejistas do país não apenas fortalece o comércio local, mas também gera empregos, movimenta a economia e oferece mais opções de consumo de qualidade para nossa população.”

Patrícia também comenta que a presença da empresa na cidade vai atrair ainda mais investimentos para a região, consolidando Canoas como um polo comercial estratégico no Rio Grande do Sul. Além disso, a geração de centenas de empregos diretos e indiretos é um benefício que impactará positivamente muitas famílias canoenses. Além disso, ela reforçou o compromisso com o crescimento, o progresso e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.

Continuar a ler

Empresas & Negócios

Susana Kakuta palestra em reunião ampliada da CICs Canoas nesta terça-feira, 29

Redação

Publicado

em

Susana Kakuta palestra em reunião ampliada da CICs Canoas nesta terça-feira, 29

A reunião de diretoria ampliada da CICS Canoas desta terça-feira, 29, contou com a palestra da executiva Susana Kakuta, diretora geral das instituições Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS. Ela assumiu no dia 1º de fevereiro e atua junto ao diretor-executivo da FIERGS, Paulo Herrmann.

Durante o encontro na CICS, Susana falou sobre educação para cidadania e trabalho, citou a inteligência artificial (IA) que já está presente e destacou que quase todas as áreas da vida e que todos os profissionais terão que se readequar para atenderem as necessidades da indústria.

“Os postos de trabalho operacional estão sendo ocupados por robôs e os trabalhadores estão sendo necessários na manutenção e na programação”, enfatizou.

Kakuta listou o que considera competências essenciais para o futuro:

– Criatividade
– Resiliência, flexibilidade e agilidade
– Curiosidade e aprendizado ao longo da vida
– Liderança e influência social
– Gestão de talentos
– Pensamento analítico
– Sustentabilidade

Ela avaliou que as tecnologias que moldam o futuro da indústria são:

– Computação Quântica
– Realidade Aumentada
– AI Generativa
– AI Aplicada
– Veículos Autônomos
– Biotecnologia
– Computação de ponta
– IoT
– Rede de Computadores

Leilão

Durante a reunião teve também um leilão de uma camisa da seleção brasileira de futebol para arrecadar fundos para a ONG Parceiros Voluntários.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques