Conecte-se conosco

header-top


 






 

28/04/2025
 

Geral

Caminhada destaca o papel das mulheres na história e arquitetura de Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Caminhada destaca o papel das mulheres na história e arquitetura de Porto Alegre

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), através do Centro de Memória do CAU/RS, convida para a Caminhada “As mulheres na história e arquitetura de Porto Alegre”, que ocorrerá no dia 22 de março. O evento celebra o Mês das Mulheres e também o Aniversário de Porto Alegre, que completa 253 anos no dia 26 de março.

A iniciativa busca destacar o legado de mulheres que, por vezes pouco reconhecidas, desempenharam papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Durante o percurso, os participantes terão uma experiência exploratória pela arquitetura do centro histórico, identificando vestígios do protagonismo feminino na construção da identidade e da sociedade porto-alegrense.

Irmã e Trabalhadoras Santa Casa - ACERVO CHC

Irmã e Trabalhadoras Santa Casa – ACERVO CHC

O trajeto vai percorrer pontos do Centro Histórico, partindo da Santa Casa de Misericórdia, e seguindo por praças e prédios públicos, além de endereços famosos pelas suas lendas urbanas e menções culturais. A atividade está prevista para terminar no Museu do Trabalho, às 16h.

Mediadoras da Atividade

Carline Carazzo Arquiteta e urbanista, especialista em Cidades – Gestão Estratégica do Território Urbano (Unisinos), mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC) e doutoranda no PósARQ/UFSC. Atua em planejamento urbano, educação patrimonial, inventários participativos e metodologias colaborativas. Coordenadora da CED, Coordenadora Adjunta da CPC e Diretora do Centro de Memória do CAU/RS.
Cecília Esteve Arquiteta e urbanista graduada pela UFRGS e guia de turismo formada pelo SENAC. Diretora da agência de viagens Volá Viagens e idealizadora do ArqTur, programa de viagens acadêmicas especializadas em Arquitetura e Urbanismo, com roteiros pela América Latina e pelo mundo.

Programação

  • Data: 22 de março (sábado)
  • Horário: 13h45 – 16h
  • Ponto de encontro: Praça Dom Feliciano (próximo à Santa Casa de Misericórdia)
  • Ponto de chegada: Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230 – Centro Histórico)

A atividade contará com intérpretes de Libras.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE AQUI.

Geral

Dia 25 Laranja alerta para combate à violência doméstica em Canoas

Redação

Publicado

em

Dia 25 Laranja alerta para combate à violência doméstica em Canoas

Aconteceu nesta sexta-feira, 25, o evento chamado de “Dia 25 Laranja”, em prol do combate à violência doméstica, na Avenida Inconfidência esquina com Avenida Santos Ferreira, entre 14 e 15 horas.

Organizada pela Diretoria da Mulher, da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão (SMCMI), a manifestação conta com o objetivo de conscientizar e impactar a população que estiver circulando pela área, principalmente mulheres e meninas vítimas de violência.

Para a Secretária da SMCMI, Camila Nunes, “Todos os dias 25 iremos fazer uma ação na cidade em diferentes pontos, por isso nós e a Diretoria da Mulher tomamos a iniciativa, para não cair no esquecimento, de fazermos todo mês uma ação pontual de conscientização para a cidade, para diminuir os índices de violência doméstica”.

A Diretora da Mulher explica que a data de 25 de novembro foi estabelecida pela ONU como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Continuar a ler

Policial

Fernando Collor é preso após ordem de Alexandre de Moraes e será transferido para Brasília

Redação

Publicado

em

Fernando Collor é preso após ordem de Alexandre de Moraes e será transferido para Brasília

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira, 25, em Maceió (AL), enquanto se preparava para viajar a Brasília, onde planejava se apresentar voluntariamente à Polícia Federal. A ordem de prisão foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o esgotamento dos recursos no processo em que Collor foi condenado por envolvimento em um esquema de corrupção ligado à BR Distribuidora.

A defesa confirmou que a prisão ocorreu por volta das 4 horas, quando o ex-presidente estava a caminho da capital federal. No momento, ele permanece custodiado na sede da Polícia Federal em Alagoas, aguardando transferência para Brasília, onde cumprirá pena em regime fechado.

A condenação de Collor, que soma oito anos e dez meses de reclusão, é resultado das investigações da Operação Lava-Jato. Segundo a sentença, ele teria recebido R$ 20 milhões com o auxílio de dois empresários — Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos — para facilitar contratos fraudulentos entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia. Em troca, oferecia apoio político para manter diretores na estatal.

Na noite anterior à prisão, Moraes rejeitou um novo recurso apresentado pela defesa (embargos infringentes), considerando-o protelatório e sem respaldo legal, já que não houve votos absolventes suficientes no julgamento para justificar tal recurso. O ministro determinou o cumprimento imediato da pena, sem necessidade de esperar a publicação do acórdão.

Além de Collor, os outros envolvidos também tiveram suas penas executadas: Pedro Paulo deverá cumprir quatro anos e um mês em regime semiaberto, enquanto Luis Amorim foi condenado a penas restritivas de direitos.

O STF ainda julgará se mantém a prisão, em sessão virtual marcada para esta sexta-feira.

Continuar a ler

Geral

Invest RS visita Parque Canoas de Inovação na quinta-feira, 24

Redação

Publicado

em

Invest RS visita Parque Canoas de Inovação na quinta-feira, 24

Aconteceu na quinta-feira, 24, reunião com o objetivo de trazer mais empresas e investidores ao Parque Canoas de Inovação (PCI) e contou com a participação da Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Invest RS e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).

A Secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, afirma que a parceria com Invest RS é de suma importância para colocar Canoas no mapa dos investimentos do Governo do Estado, que possui a estratégia de desenvolver o RS com foco na inovação e tecnologia. Além disso, também ressaltou sobre um passo importante que foi dado em relação à governança do PCI, que passa a ser Tríplice Hélice: poder público, universidades e empresas.

“Cada hélice traz consigo expertises, recursos e perspectivas únicas que, quando alinhadas, criam um ambiente fértil para a geração e a aplicação de conhecimento. Com a formatação da nova governança, que deixa de ser exclusivamente pública, teremos mais possibilidades de impulsionar o PCI. O nosso primeiro passo é buscar recursos para investir na infraestrutura do Parque e viabilizar os lotes das demais fases”, explica.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques