Conecte-se conosco

header-top







 

05/07/2026
 

Clima

Previsão da condição meteorológica no Estado para os dias 11 a 13 de fevereiro tem alerta de temporal

Redação

Publicado

em

Previsão da condição meteorológica no Estado para os dias 11 a 13 de fevereiro tem alerta de temporal

Os acumulados poderão variar entre 100 e 150 mm na Campanha, Sul, Centro, Oeste e Serra. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 80 mm.

A partir da tarde de terça-feira, 11, a aproximação de uma frente fria contribui para o retorno das instabilidades no Estado, especialmente nas regiões da Campanha, Sul, Centro-Leste, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e todo o Litoral, com potencial para temporais isolados.

A chuva deve ser moderada a forte, acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo superar os 80 km/h em áreas de maior instabilidade. Os acumulados de precipitação ficarão entre 20 e 50 mm/dia, podendo pontualmente atingir 70 mm/dia nas regiões do Sul, Campanha e Serra Gaúcha.

Na quarta-feira, 12, a frente fria segue avançando sobre o Estado durante a madrugada e manhã, trazendo chuva moderada a forte, descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h na metade Sul gaúcha. No decorrer do dia, as instabilidades se espalham para as demais áreas do Estado, com chuvas irregulares e mal distribuídas. Os acumulados de precipitação ficarão entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 90 mm/dia em áreas da Serra e Campanha.

Na quinta-feira, 13, a frente fria associada a uma área de baixa pressão mantém o tempo instável, favorecendo chuvas moderadas a fortes, descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h de forma generalizada no Estado. Os acumulados de precipitação variam entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 90 mm/dia na Serra, Centro, Vales, Oeste e Missões. No extremo Sul gaúcho, não há previsão de chuva, mas o mar permanece agitado.

A tendência é que, na sexta-feira, 14, a frente fria se afaste do Estado, permitindo que uma área de alta pressão contribua para o retorno do tempo estável em boa parte do Rio Grande do Sul. Na faixa Norte, ainda haverá condições para chuviscos e maior nebulosidade, enquanto nas demais regiões o sol deve aparecer entre poucas nuvens.

A Defesa Civil orienta

Feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.

Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.

Clima

Inmet emite alertas de tempestades, chuvas intensas e geada para RS, SC e PR

Redação

Publicado

em

INMET / Divulgação

As condições do tempo voltam a exigir atenção no Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para esta terça-feira, 30, e quarta-feira, 1º, indicando risco de chuvas intensas, tempestades e geada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para o segundo dia, o órgão elevou o nível de severidade em parte da região, com a emissão de um alerta laranja para tempestades.

Nesta terça-feira, está em vigor um alerta amarelo para chuvas intensas, com previsão de acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia. Os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h.

O aviso abrange grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo as regiões Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Noroeste, Central, Sudeste e Sudoeste, além de áreas de Santa Catarina, Paraná e do sul de São Paulo.

O Inmet também mantém um alerta amarelo para tempestades nas mesmas regiões. A previsão inclui chuva, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. O risco de transtornos, como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos, é considerado baixo.

Outro aviso em vigor nesta terça-feira é o de geada, válido entre a meia-noite e as 9h. O fenômeno deve atingir as regiões Sudoeste, Sudeste e Central do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas podem chegar a 3°C. Há risco leve de prejuízos para plantações.

Alerta laranja para quarta-feira

Para quarta-feira, 1º, o Inmet elevou o nível de atenção para “perigo” em parte da Região Sul e emitiu um alerta laranja de tempestade. O aviso contempla as regiões Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Noroeste e Central do Rio Grande do Sul, além de áreas de Santa Catarina e do Paraná.

Nessas localidades, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados que podem variar entre 50 e 100 milímetros no dia. Os ventos devem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo.

Segundo o instituto, há risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.

Além do alerta laranja, permanece em vigor um alerta amarelo de tempestade para outras áreas do Rio Grande do Sul, incluindo regiões Central, Sudoeste e parte dos municípios já abrangidos pelo aviso de maior severidade, além de localidades de Santa Catarina e Paraná.

Nessas áreas, a previsão indica chuva de até 50 milímetros, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Continuar a ler

Clima

Frio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Redação

Publicado

em

Happy Hour da Indústria em Canoas é adiado por conta de alerta de chuva intensa e risco de alagamentos

Uma frente fria deve provocar chuva em parte da Região Sul entre esta sexta-feira, 19, e o sábado, 20, antes da chegada de uma massa de ar mais frio que fará as temperaturas despencarem, especialmente no Rio Grande do Sul e em áreas serranas da região.

Nesta sexta-feira, as instabilidades começam pelo oeste da Região Sul, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Ao longo do dia, a chuva avança para outras áreas, atingindo o oeste, centro e sul do Paraná, o oeste e sul de Santa Catarina e também o nordeste do Rio Grande do Sul.

Durante a noite, as precipitações continuam avançando sobre o norte e o nordeste gaúcho, além de áreas catarinenses e paranaenses. Ao mesmo tempo, o tempo começa a firmar na faixa de fronteira com o Uruguai e no extremo oeste do Rio Grande do Sul.

No sábado, 20, a chuva perde força e fica concentrada principalmente no norte e leste do Paraná. No centro e sul paranaense ainda há possibilidade de chuva isolada. Nas demais áreas da Região Sul, o tempo volta a ficar estável, com variação de nuvens.

No Rio Grande do Sul, a Campanha poderá registrar formação de geada durante o amanhecer de sábado. As menores temperaturas são esperadas justamente na faixa de fronteira com o Uruguai e nas áreas serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os termômetros podem marcar cerca de 3°C.

No centro e norte gaúcho e no oeste catarinense, as temperaturas mínimas devem variar entre 8°C e 12°C. Já nas demais áreas da Região Sul, os valores ficam entre 12°C e 16°C.

As temperaturas máximas mais elevadas devem ocorrer no norte do Paraná, com marcas entre 24°C e 26°C nesta sexta-feira. Em contraste, nas áreas serranas do Sul do país, as máximas não devem ultrapassar os 10°C. No restante do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, os termômetros devem permanecer abaixo dos 16°C ao longo do período.

Continuar a ler

Clima

Governo do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Redação

Publicado

em

Autor: Mauricio Tonetto/Secom

O governo do Rio Grande do Sul lançou na quarta-feira, 17, o portal Prepara RS – El Niño, plataforma que reúne informações, dados e ferramentas relacionadas à prevenção e ao monitoramento de eventos climáticos extremos.

O anúncio foi realizado durante o lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño). A proposta da plataforma é concentrar informações de interesse público voltadas tanto para gestores quanto para a população.

Entre os recursos disponíveis estão o Clima RS, que reúne dados sobre condições meteorológicas, níveis dos rios e alertas de risco; o radar meteorológico da Defesa Civil, com imagens atmosféricas atualizadas em tempo real; o sistema de monitoramento hidrometeorológico, que disponibiliza informações de 129 estações; e o Simagro RS, destinado ao acompanhamento de dados meteorológicos e agroclimáticos.

Durante o evento de lançamento, o secretário estadual de Comunicação, Caio Tomazeli, explicou como a plataforma será utilizada.

“O portal será um espaço permanente para divulgar informações sobre a preparação do Estado para o El Niño, com atualizações sobre prognósticos climáticos e as ações em andamento. Além disso, teremos coletivas mensais de atualização e uma articulação contínua entre as equipes de comunicação estaduais e municipais. Nosso objetivo é garantir informação qualificada e atuação coordenada junto à imprensa, aos gestores públicos e à população”, afirmou.

O portal também disponibiliza acesso ao Mapa Único do Plano Rio Grande, que reúne informações sobre áreas atingidas por eventos climáticos registrados em abril e maio de 2024 e em junho de 2025. A plataforma ainda integra a Plataforma de Voluntariado da Defesa Civil, informações sobre manchas de inundação e os Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil dos municípios gaúchos.

Além disso, o site conta com seções de avisos, alertas, orientações de prevenção e notícias relacionadas ao fenômeno El Niño.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques