Clima
Defesa Civil do RS atualiza situação hidrológica para próximos dias no Estado

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual atualiza o prognóstico hidrológico para os próximos dias no RS em razão de mudança de status Inundação (vermelho), atentando para risco de inundações de rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, enxurradas e movimentos de massa em cidades do Litoral Norte e cabeceiras do Rio do Sinos, para as demais áreas do estado é indicado alerta (laranja) e atenção (amarelo) para as regiões destacadas no mapa, com risco de cheias em arroios e rios menores, alagamentos em perímetros urbanos, enxurradas e movimentos de massa em regiões com grandes declividades.
A condição hidrológica atual é de rios em limiar de normalidade no estado, com tendências de elevação ou estabilidade e precipitações moderadas a elevadas (até 90 mm) em todo o estado nas últimas 24 horas.
Atenção e alerta
Em função dos altos acumulados previstos para os próximos dias é indicada a condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, nestas faixas é atentado o risco de cheias em pequenos rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, além de riscos de enxurradas onde a chuva apresentar maiores intensidades e movimentos de massa em regiões declivosas.
Em função dos altos acumulados previstos para região litorânea, com chuvas fortes, é indicado risco de INUNDAÇÃO em cidades do Litoral Norte e cabeceiras do rio dos Sinos, em vermelho no mapa hidrológico, nesta faixa é atentado para risco de inundações em rios, arroio e riscos já apresentado nas faixas de atenção e alerta.
Atenção
Se você mora em áreas com alagamentos ou inundações frequentes, procure informações junto à Prefeitura da sua cidade para saber como agir caso seu município seja atingido por desastres.
Clima
Defesa Civil do RS realiza pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres; veja como votar

A pesquisa Percepção de Riscos de Desastres Pela População Gaúcha tem como objetivo aprimorar a comunicação de protocolos de segurança e atuação em caso de desastres no estado.
O instrumento, desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Riscos da Defesa Civil estadual, busca traçar um cenário sobre como a população percebe os riscos e quais protocolos de comunicação são mais eficazes.
Clima
Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas em parte do RS a partir da tarde de domingo, 5

Entre a tarde e a noite do domingo, 5, o deslocamento de uma frente fria deve provocar tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte nas regiões Oeste, Campanha e Sul.
Os acumulados variam entre 30 mm e 80 mm por dia. Os temporais iniciam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, indo em direção ao Centro, Noroeste e Missões no decorrer da noite. Na região Sul, algumas tempestades podem também ocorrer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.
Ao longo da segunda-feira, 6, o sistema segue avançando pelo Rio Grande do Sul, causando chuva pontualmente intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 30 mm e 70 mm por dia, e pontuais de 90 mm/dia no Centro e nas Missões. A partir da tarde, o tempo começa a se estabilizar nas áreas do Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul, com a entrada de um sistema de alta pressão por essas regiões.
A tendência é que, na terça-feira, 7, ainda haja condição para chuva fraca e maior nebulosidade nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. No decorrer do dia, gradualmente o tempo firme volta a predominar em todas as regiões do Estado, devido ao avanço de um sistema de alta pressão, que deve ocasionar a queda das temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
São esperados acumulados entre 50 mm e 100 mm, e pontuais de até 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. No restante do Estado, são previstos volumes de 10 mm a 50 mm.
A condição hidrológica atual é de níveis dentro dos padrões de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.
Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, com precipitações moderadas a intensas, é indicada a condição de Atenção e de Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação com risco de cheia em arroios e pequenos cursos d’água. Rios maiores devem apresentar elevações pontuais, com risco de atingir cota de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.
Clima
Rio Grande do Sul terá tempestades com chuva, raios, granizo e rajadas de vento intensas no final da semana

A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Monitoramento, atualizou, nesta quinta-feira, 18, as condições do tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. Entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, há previsão de tempestades com chuva forte, raios, granizo e intensas rajadas de vento.
Rajadas de vento poderão ultrapassar 100 km/h
A sexta-feira, 19, deve ser marcada por temporais isolados no Oeste, Campanha, Costa Doce e Sul, com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a pontualmente forte. Os volumes variam entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões.
No sábado, 20, a atuação de tempestades favorece as rajadas de vento de 60 a 80 km/h, podendo ficar acima dos 100 km/h na metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Centro, Missões e Noroeste. Nessas regiões podem ocorrer ainda queda de granizo, chuva forte e raios. Os volumes variam entre 15 e 60 mm/dia no Centro, Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Sul, podendo atingir os 75 mm/dia em áreas da Campanha e do Oeste.
Já na madrugada de domingo, 21, com o deslocamento da frente fria, uma linha de instabilidade avança pelo Estado, ocasionando rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, e chuva forte em praticamente todo o território gaúcho. Também há risco de granizo intenso nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro, Norte e Noroeste.
Ao longo do dia, uma chuva moderada a forte segue na metade Norte, e há risco de temporais com rajadas de vento e granizo no Noroeste e Norte. Os volumes variam entre 30 e 60 mm/dia, pontualmente, chegando aos 90 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Serra.
Tempo firme retorna no início da semana
A tendência é que, na segunda-feira, 22, ocorra chuva fraca a moderada nas regiões Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales, RMPOA, Litoral Médio e Norte, com volumes entre 5 e 20 mm/dia. O tempo firme retorna, gradualmente, ao Rio Grande do Sul ao longo do dia, devido ao avanço de um sistema de alta pressão que estabiliza o tempo e diminui as temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com estações pontuais em atenção para inundação no rio Gravataí e em lento declínio pelos últimos dias sem acumulados significativos de chuvas (as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio).
Em função dos volumes de chuvas previstos, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação rápida com risco de cheia em arroios, córregos e pequenos rios, e também recarga dos rios maiores, com elevação podendo superar as cotas de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas (elevado volume em pouco tempo).

Geral1 semana atrásComeça hoje 6ª edição do programa “Miau na Rua” com castração gratuita de gatos em Canoas

Transporte1 semana atrásCanoas reforça linhas de ônibus e cria linha especial no domingo de finados

Habitação1 semana atrásMutirão para regularizar imóveis da Cohab/RS a custo zero seguirá neste sábado em Canoas

Saúde5 dias atrásDivas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

Geral1 semana atrásEstudante da Ulbra Canoas usa realidade virtual para transformar tratamento de pacientes com Parkinson

ANIVERSÁRIO1 semana atrásSindilojas Canoas comemora 50 anos de representação e fortalecimento do comércio local

Saúde2 dias atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Segurança3 dias atrásEmpresários de Canoas buscam soluções contra arrombamentos noturnos

































































